x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 67
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1

    Projetado do inicio ao fim




    Abri esse tópico pois não vi algo parecido.
    Essa imagem é de um esboço no qual estou trabalhando
    Ficaria muito honrado com vossas opiniões
    A inspiração...
    Engesa, Ibex, JPX
    A carroceria será de aço (do bom minério da minha Minas Gerais)
    O visual quadradão é intencional, tenho sempre em mente uma construção simples. Simples a ponto do trabalho poder ser executado em uma serralheria.
    Imagino que toda a lataria possa ser cortada sob templates (moldes, gabaritos) e dobrada em uma dobradeira básica.
    A união das partes deverá ser com ponteadeira, mig/mag e até parafuso em determinados pontos
    O chassi tenho diversas opções; tubular como o engesa e troller, como o Defender e o Ibex recortado e montado em partes como um queba-cabeças,
    ou ainda longarianas um "U" como os CJ... Só descartei o monobloco

    Projetado do inicio ao fim-lancaster-4x4.jpg
    4X4 Brasil Razão: adição de imformação

  • #2
    Usuário
    Entrada
    04/05/2010
    Local
    Anápolis/GO
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Gostei da idéia!

    Uns pitacos.
    - Chassis - Tubolar (preferencialmente retangular +- 70x70 ou 80x60 +- 5mm de expessura parede e todo soldado
    - Eixos - O que pretende usar?
    Suspa dá pra perceber as molas helicoidais, (angulo de ataque e saida?), curso suspa?
    - Cambio e CT - ???
    - Motorização - ???

    tem video do projeto? onde seja possivel rotacionar para dar mais alguns pitacos.....

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Grato Pelos “pitacos”, são sempre bem vindos.

    O chassi; é bem possível que seja tubular; 5mm dá um pouco mais de 3/16 avos de polegada. É uma boa medida de espessura para evitar torção.
    Os eixos possivelmente o mesmo do troller
    O ângulo de ataque está próximo de 77° e o de saída 45° Entretanto, o ângulo de saída pode ficar na dependência da versão da carroceria e chassi mais curtos ou mis longos (com balanço menor ou maior talvez).
    Realmente suspensão é helicoidal, o curso, nesse projeto, é da ordem de 260mm
    A caixa de transferência e reduzida eu mesmo vou fazer; imagino que semelhante a dos caminhos engesa porém, dimensionada para uma viatura menor. Tenho equipamentos de usinagem como torno fresadora… (nunca fiz uma) mas, creio que o desafio seja estimulante. a transmissão, em função desse fato fica em aberto assim com a motorizarão mas, aceito sugestões.
    Lembrem-se por favor de que essas imagens são ainda de um esboço inacabado.
    Estou mandando outras imagens e depois mando um vídeo

    Projetado do inicio ao fim-lancaster-4x4-2-copia.jpgProjetado do inicio ao fim-lancaster-4x4-3.jpgProjetado do inicio ao fim-lancaster-4x4-4.jpgProjetado do inicio ao fim-lancaster-4x4-5.jpgProjetado do inicio ao fim-lancaster-4x4-6.jpgProjetado do inicio ao fim-lancaster-4x4-7.jpg
    4X4 Brasil Razão: adição de informação

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Estou enviando o vídeo prometido:

    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/05/2010
    Local
    Anápolis/GO
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Bom projeto!

    Uso misto? expedição ou trilhas...

    Algumas coisas nem precisa inventar.... mas é interessante!

    - Eixos do Troller são bons. Mas este é um veiculo um pouco maior e com mais massa!
    - Eixos Hilux, coloque dois eixos de Hilux, pegue um dos trazeiros instale munhoes nele e faça um direcional. Vai ter um par de eixos que não estraga facilmente... alem de ter várias opções, de alteração
    - Eixos de Toy.Band também são parrudinhos, e facil de encontrar peças.

    - Motor
    - poderia ser power train completo hilux, Leve e robusto e faria um bom conjunto com os diferenciais

    - Q20B também é uma boa pedida (antigo mas confiável e facil encontrar peças reposição)
    - S4T-Plus é bruto.
    - Poderia ser o 2.8 (S-10) tambem leve.
    - 3.2 Troller

    Cambio e CT
    - Nestes dois casos (Q20B e S4T), poderia usar a Cambio e CT Toy.Band. (5M com reduzida), bastaria uma flange de acoplamento. e ajustar os eixos.
    - Como voce pretende construir a CT, Cambio Clark 5m (tampa aluminio) esqueci o modelo mas depois eu posto ele aqui.

    - Dir. Hidraulica - pode ser a mesma do Opala (ZF) também fácil de encontrar e barata

    - Rodas / Pneus - ai depende bastante... do uso que pretende.... Poderia ser 33x12,5x15 ou dai pra cima. desta forma aumentaria o vão livre, que melhoraria a transposição de obstáculos. Caso o uso seja mais urbano, poderia se 33x10,5x16 ou 17.

    Como vejo um guincho também, e pensando na possibilidade.
    - Coloque tomada de força na CT e guincho mecânico.
    # se for resolver por CT Toy.Band (ja tem a tomada)

    O resto é basicamente perfumaria.

    Está usando o SW para montar o projeto?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Meu caro, estou sempre grato por sua intervenção!
    O uso desse veículo pode ser o mais variado possível. A condição indiscutível é que a sua aplicação seja para uso extremo assim, ele deverá ser muito robusto, só não consigo vê-lo nas mãos de quem não faz idéia da utilização de um 4x4. É como uma chave com tamanho acima de 19mm ou 3/4 de polegada só tem quem sabe como, quando e onde usar.
    Sou muito favorável às peças do bandeirantes – confiáveis, fáceis de encontrar e relativamente baratas - poderia até ambicionar fazer uma pequena série bem padronizada. Brincadeira…
    Com relação ao motor tenho alguma experiência com o perkins Q20b pois uma draga de extração de areia do meu irmão utiliza esse motor. Diga-se de passagem, ele esteve submerso por um mês e bastou retirá-lo de dentro do rio limpá-lo e ele rodou tranquilamente apesar de sua fama de temperamental.

    O cambio e caixa de transferência podem ser do bandeirantes de fato para fazer par com os eixos
    A direção do Opala (tive um diplomata azul escuro ano 88; que saudade!) pode ser.
    Aqui cabe uma crítica a mim mesmo no que diz respeito à caixa de transferência. Esse projeto deve ser relativamente barato, isso implica em peças de fácil aquisição, carroceria e chassi, factíveis da forma mais simples possível assim, caixa de transferência ou outras peças complexas feita por mim acho que devemos cortar
    Com relação às rodas e pneus concordo plenamente.
    Deixei para falar do eixo traseiro adaptado para direcional porque gostei muito dessa ideia. Tanto que vou experimentar o mais breve possível. Caso você tenha mais informações a respeito que possa compartilhar por favor, não deixe de mandar, principalmente sobre os semi-eixos e suas articulações (juntas articuladas, cruzetas, homocinética por exemplo)

    Sobre o programa SketchUp 8

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/06/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Muito legal o projeto, to tbm entrando em um, junto a meu irmão, mas quero algo nos moldes do UMM português e Cournil. Quero uma mecânica Hiper simples e confiável...

    Queria usar motor Deutz a ar, 3 cilindras são extremamente duráveis e econômicos e mais leves que os MWM 229 3 cil... e difíceis de achar. o Outro seria um motor VW 2.0 a álcool, cabeçote rebaixado pra dar tx 14,0:1. bebe menos e nao precisaria de turbo...

    Cambio to por fora, mas tem muita opção... ate importador que são mais baratos que os daqui

    Eixo eu usaria os de Bandeirantes... confiáveis.

    A carroceria do seu me lembra os UMM...rss Muito legal... coloca mais infos... e não esqueça, as vezes é vantagem importar peças... aqui o preço é abusivo!

    ABS!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Essa imagem é a template do capô desse projeto. As linhas indicam os pontos de dobra. Esse é só um exemplo.
    Foram omitidas medidas ângulos etc.
    Claro que o capô tem vigas de reforço indicação de ponto de solda e uma série de informações. Como eu disse é só um exemplo.
    A medida em que eu for definindo com precisão as medidas dos componentes poderei postar

    Projetado do inicio ao fim-carro-6-templates-capo.jpg
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário
    Entrada
    14/06/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Vc vai fazer as dobras como?? chassis será reto?
    fui ver os Ibex e é muito parecido com o UMM so muda a frente.
    Eu gostei do projeto... vc ja fez uma estimativa do custo final?

  • #10
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Grato pelas considerações, conheço ambos modelos, são muito interessantes sobretudo, como você mesmo disse, pela simplicidade.

    O motor “Deutz a ar” seria o diesel f31912 ? Se for esse acho que ele tem uns 30 hp, diferente do VW nessa configuração deve dar para mais de 120hp

    Você já tem um esboço do seu projeto?
    Se tiver, sugestão, poderia posta-lo!

    Sobre a possibilidade de importação, é um questão muito interessante a se considerar.
    Se tiver mais informações que possa compartilhar agradeceria sua presteza em compartilha-la.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por oliver.vs Ver Post
    Vc vai fazer as dobras como?? chassis será reto?
    fui ver os Ibex e é muito parecido com o UMM so muda a frente.
    Eu gostei do projeto... vc ja fez uma estimativa do custo final?
    As dobras serão com uma dobradeira comum, mesmo as vigas travessas estruturais o serão.
    De fato o Ibex lembra o UMM com as laterais do capô rebaixadas. A título de informação o Ibex foi baseado no Land Rover Defender (estruturalmente falando) mas são bem distintos
    Acho o Ibex muito bonito
    Sobre o valor, eu não gostaria que ultrapassasse uns R$40.000,00 quanto menos melhor.
    Sobre o chassi eis a imagem
    Ainda farei muita alteração para ajustá-lo as condições de realidade

    Projetado do inicio ao fim-chassi-6.jpg
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/05/2010
    Local
    Anápolis/GO
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    Sobre as considerações!

    - Então vá de Eixos, Cambio e CT de Toy.Band, encontra peças para ela no mundo inteiro!
    - Motor, Q20B é um temperamental sim, mas é simples direto e objetivo, faz seu trabalho sem reclamar!
    S4T-Plus é outro do mesmo genero, é bem mais bruto que o Q20B.
    - DH - ZF - é super confiável! e não estraga facilmente (quando muito trocar um reparo, que é bem simples)
    - Semi eixos, cruzetas e homocineticas e todos os envolventes, dependo dos eixos que vai usar!
    - Para todos tem opções de "reforço" desde os nacionais até os importados (depende do bol$$$$$o)


    Quanto aos pitacos:
    - Cruzetas/homocineticas - Depende do angulo que tera a suspa com maximo encutamento e maxima extensão, e outros detalhes básicos destes itens.
    - Porque este rebaixo no chassi, qual a funcionalidade dele? Aparentemente estaria limitando o vão livre com solo o que dificultaria transposição de algum obstáculo. Não seria mais apropriado para um veiculo para situações extremas, que os eixos tivessem uma movimentação mais livre? Como está usando Molas Helicoidais, poderia pensar numa solução diferente para o chassis que permita uma melhor mobilidade dos eixos.

    - Voce mesmo fará as dobras nas chapas ou vai mandar para alguma especializada?
    - uma observação simples na template do capô (1530mm), já observou que para dobrar este capô vai precisar de chapa fora do padrão comercializado no Brasil. ou talvez eu não tenha percebido corretamente.
    - Onde ficou o centroide do projeto? qual a altura relativa ao solo?

    - já projetou/simulou/pensou no rolamento lateral do projeto?
    - e a dinamica geral.

    Quanto ao Sketchup é interessante! ele faz montagens complexas, soldas, e tudo mais?

    Pessoal: é Eng.Mecânico?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Inicio Gaiola 4x4
      Por fag.online no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 190
      Última resposta: 12/11/2010, 14:44
    2. Gaiola Inicio
      Por Marder no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/08/2010, 13:29
    3. Início... Comprando um CJ-5
      Por GustavoAndrade no fórum Jeep Willys
      Respostas: 19
      Última resposta: 21/11/2009, 20:55
    4. Aproveite- KIT GNV com suporte projetado para CJ5 - R$1600,00
      Por Rossi no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 25/08/2008, 23:41
    5. Início dos trabalhos
      Por Beto Ferrari no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 13/05/2004, 23:17

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade