x
Convex Datacenter
Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 67
  • #13
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por Kirynoo Ver Post
    Sobre as considerações!

    - Então vá de Eixos, Cambio e CT de Toy.Band, encontra peças para ela no mundo inteiro!
    - Motor, Q20B é um temperamental sim, mas é simples direto e objetivo, faz seu trabalho sem reclamar!
    S4T-Plus é outro do mesmo genero, é bem mais bruto que o Q20B.
    - DH - ZF - é super confiável! e não estraga facilmente (quando muito trocar um reparo, que é bem simples)
    - Semi eixos, cruzetas e homocineticas e todos os envolventes, dependo dos eixos que vai usar!
    - Para todos tem opções de "reforço" desde os nacionais até os importados (depende do bol$$$$$o)


    Quanto aos pitacos:
    - Cruzetas/homocineticas - Depende do angulo que tera a suspa com maximo encutamento e maxima extensão, e outros detalhes básicos destes itens.
    - Porque este rebaixo no chassi, qual a funcionalidade dele? Aparentemente estaria limitando o vão livre com solo o que dificultaria transposição de algum obstáculo. Não seria mais apropriado para um veiculo para situações extremas, que os eixos tivessem uma movimentação mais livre? Como está usando Molas Helicoidais, poderia pensar numa solução diferente para o chassis que permita uma melhor mobilidade dos eixos.

    - Voce mesmo fará as dobras nas chapas ou vai mandar para alguma especializada?
    - uma observação simples na template do capô (1530mm), já observou que para dobrar este capô vai precisar de chapa fora do padrão comercializado no Brasil. ou talvez eu não tenha percebido corretamente.
    - Onde ficou o centroide do projeto? qual a altura relativa ao solo?

    - já projetou/simulou/pensou no rolamento lateral do projeto?
    - e a dinamica geral.

    Quanto ao Sketchup é interessante! ele faz montagens complexas, soldas, e tudo mais?

    Pessoal: é Eng.Mecânico?


    Sempre muito grato pela sua intervenção...
    4X4 Brasil

  • #14
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kirynoo Ver Post
    Sobre as considerações!

    - Então vá de Eixos, Cambio e CT de Toy.Band, encontra peças para ela no mundo inteiro!
    - Motor, Q20B é um temperamental sim, mas é simples direto e objetivo, faz seu trabalho sem reclamar!
    S4T-Plus é outro do mesmo genero, é bem mais bruto que o Q20B.
    - DH - ZF - é super confiável! e não estraga facilmente (quando muito trocar um reparo, que é bem simples)
    - Semi eixos, cruzetas e homocineticas e todos os envolventes, dependo dos eixos que vai usar!
    - Para todos tem opções de "reforço" desde os nacionais até os importados (depende do bol$$$$$o)


    Quanto aos pitacos:
    - Cruzetas/homocineticas - Depende do angulo que tera a suspa com maximo encutamento e maxima extensão, e outros detalhes básicos destes itens.
    - Porque este rebaixo no chassi, qual a funcionalidade dele? Aparentemente estaria limitando o vão livre com solo o que dificultaria transposição de algum obstáculo. Não seria mais apropriado para um veiculo para situações extremas, que os eixos tivessem uma movimentação mais livre? Como está usando Molas Helicoidais, poderia pensar numa solução diferente para o chassis que permita uma melhor mobilidade dos eixos.

    - Voce mesmo fará as dobras nas chapas ou vai mandar para alguma especializada?
    - uma observação simples na template do capô (1530mm), já observou que para dobrar este capô vai precisar de chapa fora do padrão comercializado no Brasil. ou talvez eu não tenha percebido corretamente.
    - Onde ficou o centroide do projeto? qual a altura relativa ao solo?

    - já projetou/simulou/pensou no rolamento lateral do projeto?
    - e a dinamica geral.

    Quanto ao Sketchup é interessante! ele faz montagens complexas, soldas, e tudo mais?

    Pessoal: é Eng.Mecânico?
    Sobre o motor... o que aparece no meu desenho é o Caterpillar 3406B 6 cilindros em linha não que eu vá utilizá-lo.

    Sobre as dimensões de chapa; pagina 2 do documento no link
    https://www.belgo.com.br/produtos/pl...anks_rolos.pdf

    o representante dessa empresa está a 70Km da minha casa em:

    Juiz de fora
    Endereço: Rua Henrique Burnier, 580
    Bairro: Mariano Procópio
    Cep: 36080-150
    Telefone: (32) 3228-7950

    Eu utilizo com certa freqüência chapas de 3m x 1,5m x 14; 16; 18 e 20

    Todo o projeto é provisório só o conceito não. Sobre esse ultimo: carro simples que possa ser fabricado até em uma serralheria e de uso severo (certamente me expressei mau com o termo “uso extremo”). Meu foco é nesse conceito e não no desenho da carroceria ou do chassi… Com meia dúzias de cliques no mouse posso fazer as alterações e correções pertinentes. E correndo o risco de ser arrogante, construí-lo com minhas próprias mãos é ainda mais fácil para mim.

    Veja o desenho agora o chassi é reto e claro não possui os pontos de fixação e ancoragem da suspensão, carroceria, motor, barras estabilizadoras etc. As travessas, é bem possível que sejam reposicionadas.

    Projetado do inicio ao fim-chassi-2.jpg
    Sobre a dobra das chapas, tenho algum recurso técnico e ferramental para esse intento. Acredite não é sofisticado.

    Sobre o centróide nunca havia ouvido ou visto esse termo, porém se ele se refere ao centro geométrico ou mesmo o centro de gravidade ou de massa e sua altura relativa do solo, isso pode ser definido, estimado, calculado ou encontrado empiricamente. Pensemos nisso depois!

    Sobre o rolamento certamente você sabe que está relacionado diretamente com o centro de massa e a dinâmica de uso. Como eu disse acima pensemos nisso depois!

    Quanto ao Sketchup eu diria que ele só não faz chover… Brincadeira. Utilizo muito o autocad, o Sketchup é muito bom por ser gratuito e para fazer maquetes eletrônicas em 3D. É possível construir qualquer elemento de máquina complexo. Pode-se montar o projeto como no mundo real, peça por peça e juntar tudo como em um quebra-cabeça.

    Imagino que queira saber minha formação quando pergunta se sou engenheiro mecânico:
    Permita-me uma lembrança. Tive um professor de filosofia que dizia que um doutor é um burro carregado de muitos livros ironicamente tenho quase 2000 sobre os mais variados temas, todos lidos reiteradas vezes. Vejo que você é muito inteligente e solícito só precisa ser mais cortês -fazer meu trabalho sem reclamar… lamentável, auto crítica não é reclamação! Voltando ao assunto, diziam no passado que eu era Físico mas isso já passou, hoje sou uma espécie de inventor em tempo integral. Trabalho dando forma e solução tecnológica aos conceitos de pesquisadores e cientistas de algumas universidades. Tecnicamente falando sou instrumentista científico (Também já tive confecção e quebrei). Nas horas vagas fabrico carretinha e congêneres.
    Desculpe-me se inflacionei a resposta.
    Mas a idéia é boa talvez eu volte a estudar Engenharia Mecânica.
    4X4 Brasil

  • #15
    Usuário
    Entrada
    04/05/2010
    Local
    Anápolis/GO
    Posts
    38
    Agradecimentos: 0
    ahahaahaha! Centroide, centro de Gravidade ou centro de massa são tudo farinha do mesmo saco, significam a mesma coisa!
    Correto que pode ser deixado para depois, bem como a parte geral de dinamica.

    Quanto a forma do Chassis, foi somente um questionamento simples. Para uso severo quanto mais simples e resistente melhor. Eu colocaria uma travessa a mais, o posicionamento vai depender do motor cambio escolhido para aumentar a resistencia do conjunto.

    Em hipótese nenhuma eu estava questionando sua formação, era somente para eu ter algum argumento mais específico. Quanto a cortesia, muitas vezes o texto não permite as várias nuances de entonação e nem sou muito bom em escrever também, (sacrifico o pobre do lusitano abrasileirado quase sempre). Muito bom ser inventor em tempo integral, dar forma e solução tecnológica a conceitos de pesquisadores realmente é uma dádiva! Tive o prazer de conhecer um, (Sr. Francisco, na época ele tinha uns 65 a 70 anos) que não tinha formação academica, mas era um mestre em traduzir em realidade os conceitos de fisica básica (mecanica).

  • #16
    Usuário
    Entrada
    14/06/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nicolaslancaster Ver Post
    Grato pelas considerações, conheço ambos modelos, são muito interessantes sobretudo, como você mesmo disse, pela simplicidade.

    O motor “Deutz a ar” seria o diesel f31912 ? Se for esse acho que ele tem uns 30 hp, diferente do VW nessa configuração deve dar para mais de 120hp

    Você já tem um esboço do seu projeto?
    Se tiver, sugestão, poderia posta-lo!

    Sobre a possibilidade de importação, é um questão muito interessante a se considerar.
    Se tiver mais informações que possa compartilhar agradeceria sua presteza em compartilha-la.
    Olá Nicolas,

    Sobre o motor Deutz, o que eu queria usar não é o 912 e sim o 914... o de 3 cilindros aspirado tem 62cv e torque de 20 a 1500... já o de 3 cilindros com supercharger tem 100 cv e torque de 26 a 1600, fora o peso que é mais leve que o MWM. Queria um motor diesel de baixa rotação e não muito pesado... além de durável e de fácil manutenção, ja que o meu projeto se guia pelo mesmo conceito do seu. Simplicidade de uso e manutenção.

    O meu projeto esta mais embrionário... ainda pesquisando os materiais e componentes... de molde, eu já estava me guiando pelo UMM e o COURNIL, que são bem simples... fora que eu ja gosto de um visual meio de tratorzinho rsrsrsrs

    Sobre a importação é algo que não sai de minha cabeça. Ja que no Brasil vc compra componentes usados pelos preço de um novo com impostos já inclusos... pelo menos os usados em minha região estão bem salgados.

    Um outro "jeep" nacional que eu gostei mas nao fabrica mais tbm é o do MATRA... tinha Chassis reto, lembra o Unimog com cara de UMM... Tbm pensei em usar Alumínio, mas acho que ficaria muito caro comparado a chapa de aço.

    Bom, eu tbm tava tentando usar o Scketup só que não tenho conseguido muita coisa... rsrsrsrss

    Vamos unir forças que acho que vai sair coisa boa... pq eu tbm queria algo que não fosse nada caro.

    Abs!!

  • #17
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por oliver.vs Ver Post
    Olá Nicolas,

    Sobre o motor Deutz, o que eu queria usar não é o 912 e sim o 914... o de 3 cilindros aspirado tem 62cv e torque de 20 a 1500... já o de 3 cilindros com supercharger tem 100 cv e torque de 26 a 1600, fora o peso que é mais leve que o MWM. Queria um motor diesel de baixa rotação e não muito pesado... além de durável e de fácil manutenção, ja que o meu projeto se guia pelo mesmo conceito do seu. Simplicidade de uso e manutenção.

    O meu projeto esta mais embrionário... ainda pesquisando os materiais e componentes... de molde, eu já estava me guiando pelo UMM e o COURNIL, que são bem simples... fora que eu ja gosto de um visual meio de tratorzinho rsrsrsrs

    Sobre a importação é algo que não sai de minha cabeça. Ja que no Brasil vc compra componentes usados pelos preço de um novo com impostos já inclusos... pelo menos os usados em minha região estão bem salgados.

    Um outro "jeep" nacional que eu gostei mas nao fabrica mais tbm é o do MATRA... tinha Chassis reto, lembra o Unimog com cara de UMM... Tbm pensei em usar Alumínio, mas acho que ficaria muito caro comparado a chapa de aço.

    Bom, eu tbm tava tentando usar o Scketup só que não tenho conseguido muita coisa... rsrsrsrss

    Vamos unir forças que acho que vai sair coisa boa... pq eu tbm queria algo que não fosse nada caro.

    Abs!!
    Olá meu caro como estas?
    Eu não conhecia o Matra, sabe o que aconteceu com essa montadora?
    “Visual tratorzinho” gostei da expressão, acho que esse visual é quase uma unanimidade entre os amante do 4x4
    Sobre seu projeto, se tiver um esboço a mão livre que seja, poderia escaneá-lo, posso tentar montá-lo para você no Scketup.
    Sobre o alumínio, esse material é espetacular porém de difícil união por solda em chapas finas pode-se pontilhar, soldar com tig ou mesmo mig/mag, cada uma dessas com uma técnica diferenciada nunca um processo muito direto como nos trabalhos com aço. Para o alumínio uma grande saída é o rebite seja o de repuxo (pop) ou de rebater (O Defender tem boa parte de sua carroceria rebitada)
    Eu estava pensando no meu projeto e acho que em relação a lataria eu poderia dividi-la em partes intercambiáveis, por exemplo:

    Capô e para-lamas dianteiros fixados por parafusos e de fácil remoção, A parede “corta-fogo”, aquela que separa o motor da cabine, formar um conjunto com o quadro do para-brisas e distinto do resto da cabine e sustentando as portas. O teto da cabine poderia ser removível junto com as laterais superiores da parte de trás. A parede que separa a cabine da carroceria também poderia ser removível e com isso ficaria fácil de montar diversas versões.

  • #18
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kirynoo Ver Post
    ahahaahaha! Centroide, centro de Gravidade ou centro de massa são tudo farinha do mesmo saco, significam a mesma coisa!
    Correto que pode ser deixado para depois, bem como a parte geral de dinamica.

    Quanto a forma do Chassis, foi somente um questionamento simples. Para uso severo quanto mais simples e resistente melhor. Eu colocaria uma travessa a mais, o posicionamento vai depender do motor cambio escolhido para aumentar a resistencia do conjunto.

    Em hipótese nenhuma eu estava questionando sua formação, era somente para eu ter algum argumento mais específico. Quanto a cortesia, muitas vezes o texto não permite as várias nuances de entonação e nem sou muito bom em escrever também, (sacrifico o pobre do lusitano abrasileirado quase sempre). Muito bom ser inventor em tempo integral, dar forma e solução tecnológica a conceitos de pesquisadores realmente é uma dádiva! Tive o prazer de conhecer um, (Sr. Francisco, na época ele tinha uns 65 a 70 anos) que não tinha formação academica, mas era um mestre em traduzir em realidade os conceitos de fisica básica (mecanica).
    Olá meu caro;
    Você deu-me uma dica de ouro quando disse “o posicionamento vai depender do motor cambio escolhido” vou partir para definir esse conjunto. Suponho que, depois seja conveniente a definição de eixo e suspensão. Correto? Se sim depois redesenho o chassi.
    Humildade, você demonstra ter essa virtude, apesar de não conhece-lo pessoalmente tenho certeza de que é um homem de caráter.
    Sobre a formação: O trabalho e a profissão de um homem devem ser respeitados. A formação… isso sim é perfumaria (serve para abrir certas portas). Já o estudo contínuo, seja ele por qual meio for, preenche muitas lacunas e apara as arestas do nosso conhecimento.
    Sobre o Sr. Francisco deve ter sido um privilégio conhecê-lo. Eu mesmo tive a sorte de ser aprendiz de muitos mestres. Uma grande revolta que eu tenho é que essas pessoas não podem dar aulas em escolas formais, existe um artifício legal para que eles lecionem mas, nesse caso eles, lamentavelmente e por conta de uma lei estúpida, não são chamados de professores e sim instrutores.
    Vou deixar um link que simboliza essa minha revolta
    Rubem Alves - Urubus e sabis
    4X4 Brasil

  • #19
    Usuário
    Entrada
    14/06/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nicolaslancaster Ver Post
    Olá meu caro como estas?
    Eu não conhecia o Matra, sabe o que aconteceu com essa montadora?
    “Visual tratorzinho” gostei da expressão, acho que esse visual é quase uma unanimidade entre os amante do 4x4
    Sobre seu projeto, se tiver um esboço a mão livre que seja, poderia escaneá-lo, posso tentar montá-lo para você no Scketup.
    Sobre o alumínio, esse material é espetacular porém de difícil união por solda em chapas finas pode-se pontilhar, soldar com tig ou mesmo mig/mag, cada uma dessas com uma técnica diferenciada nunca um processo muito direto como nos trabalhos com aço. Para o alumínio uma grande saída é o rebite seja o de repuxo (pop) ou de rebater (O Defender tem boa parte de sua carroceria rebitada)
    Eu estava pensando no meu projeto e acho que em relação a lataria eu poderia dividi-la em partes intercambiáveis, por exemplo:

    Capô e para-lamas dianteiros fixados por parafusos e de fácil remoção, A parede “corta-fogo”, aquela que separa o motor da cabine, formar um conjunto com o quadro do para-brisas e distinto do resto da cabine e sustentando as portas. O teto da cabine poderia ser removível junto com as laterais superiores da parte de trás. A parede que separa a cabine da carroceria também poderia ser removível e com isso ficaria fácil de montar diversas versões.
    Olá,
    O Matra foi uma marca que nasceu para substituir o toyota bandeirantes, mas a Toyota acabou comprando a marca e a fechou. Era um projeto robusto e de facil manutenção, com chassis reto, cara que lembra os primeiros Unimogs e o UMM. Particularmente acho chassis reto facil e pode permitir um bom vao livre.
    Outro ponto seria um chassis monobloco como os do UMM e COURNIL.... É pq nao sei postar fotos ainda, mas logo trato de por fotos.

    Meu projet no fundo seriacopiar um UMM.... Mas vou ver o que encontro aqui e posto.

    A lataria, seria o de menos, as peças sobre salientes podem ate ser de fibra de vidro.

    Vamos colocando as ideias! Acho que em breve vai sair coisa boa, pq tbm tenho pensado muita coisa.

    E sobre os motores, ja pensou em alguma coisa???

    Abs!

  • #20
    Usuário
    Entrada
    14/06/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Tinha esquecido, me digam se estiver errado.

    O chassis reto, nao baixaria o centro de gravidade?

  • #21
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por oliver.vs Ver Post
    Olá,
    O Matra foi uma marca que nasceu para substituir o toyota bandeirantes, mas a Toyota acabou comprando a marca e a fechou. Era um projeto robusto e de facil manutenção, com chassis reto, cara que lembra os primeiros Unimogs e o UMM. Particularmente acho chassis reto facil e pode permitir um bom vao livre.
    Outro ponto seria um chassis monobloco como os do UMM e COURNIL.... É pq nao sei postar fotos ainda, mas logo trato de por fotos.

    Meu projet no fundo seriacopiar um UMM.... Mas vou ver o que encontro aqui e posto.

    A lataria, seria o de menos, as peças sobre salientes podem ate ser de fibra de vidro.

    Vamos colocando as ideias! Acho que em breve vai sair coisa boa, pq tbm tenho pensado muita coisa.

    E sobre os motores, ja pensou em alguma coisa???

    Abs!

    Eis um presente:
    Não fui eu quem desenhou, encontrei na rede, tenho o arquivo do SketchUp se quiser é só mandar um e-mail
    Eu gosto muito desses outros que eu coloquei junto o primeiro é um THAIRUNG MUV4 o segundo um Ibex

    Projetado do inicio ao fim-umm1.jpgProjetado do inicio ao fim-muv4.jpgProjetado do inicio ao fim-ibex.jpg
    4X4 Brasil

  • #22
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por oliver.vs Ver Post
    Tinha esquecido, me digam se estiver errado.

    O chassis reto, nao baixaria o centro de gravidade?
    Sobre o centro de massa ou centro de gravidade

    Não, levanta.

    Projetado do inicio ao fim-blocos-1.jpgProjetado do inicio ao fim-blocos-2.jpg

    Considere dois blocos como no desenho e que esses blocos possuem a distribuição de massa homogênia em seus corpos e que estejam sobre um plano. As medidas dos blocos estão no desenho

    Considere também que exista duas linha diagonais na face vista de cada bloco

    Considere ainda que você pendurou um pêndulo naquele encontro das diagonais(bem no centro dos blocos)

    Nessas condições as diagonais do primeiro bloco terão 45° e as do segundo 63,4°

    No primeiro bloco como ele é mais “baixo” começa a “tombar” se você inclina-lo a 45° que é quando a linha daquele pêndulo coincide com a linha diagonal

    Já o segundo bloco como é mais alto começa a tombar a 26,6° ou seja quando a linha do pendulo atingir a diagonal desse bloco.

    Bem, o bloco mais alto tomba mais facilmente

    Assim se o chassi for reto parte da massa se desloca para cima e o veiculo tomba mais facilmente. Se você aumenta na largura diminui esse efeito. Determinar o centro de gravidade é determinar os limites de uso do veiculo

    Esse ponto é muito importante por isso disse ao Kirynoo que pensássemos nesse problema depois.
    4X4 Brasil

  • #23
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Depois de um tempo parado eis umas outras imagens!
    Na parte central da cabine deverá ter um recuo onde vão ser alojadas a embreagem, a caixa de marcha e possivelmente a caixa de transferência
    Lembrando sempre que os desenhos aqui são apenas um estudo e não um projeto de engenharia.

    Projetado do inicio ao fim-carro-7a.jpg

    Projetado do inicio ao fim-carro-7b.jpg

    Projetado do inicio ao fim-carro-7c.jpg
    4X4 Brasil

  • #24
    Usuário
    Entrada
    22/09/2013
    Local
    São João Nepomuceno/MG
    Posts
    61
    Agradecimento: 1
    Essas imagens novas são uma atualização, já tenho o chassi mais bem definido e vou fazer um protótipo para testeProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-curto-3.jpgProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-curto-2.jpgProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-curto-1.jpgProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-caminhao-3.jpgProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-caminhao-2.jpgProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-caminhao-1.jpgProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-2.jpgProjetado do inicio ao fim-chassi-lancaster-1.jpg
    em tubo de 120 x 50 x 4,75 (mm) vai ficar muito rígido

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Inicio Gaiola 4x4
      Por fag.online no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 190
      Última resposta: 12/11/2010, 14:44
    2. Gaiola Inicio
      Por Marder no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/08/2010, 13:29
    3. Início... Comprando um CJ-5
      Por GustavoAndrade no fórum Jeep Willys
      Respostas: 19
      Última resposta: 21/11/2009, 20:55
    4. Aproveite- KIT GNV com suporte projetado para CJ5 - R$1600,00
      Por Rossi no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 25/08/2008, 23:41
    5. Início dos trabalhos
      Por Beto Ferrari no fórum Jeep Willys
      Respostas: 14
      Última resposta: 13/05/2004, 23:17

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade