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  • #1
    Usuário Avatar de Sérgio Soares
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    Controle ativo de ruído




    Pessoal do 4x4,

    Alguém já ouviu falar em controle ativo de ruído para automóveis no Brasil?

    Sei que existe essa tecnologia empregada em aviões e alguns carros importados e bem caros.

    Existe alguma empresa trabalhando com esse tipo de equipamento no Brasil?

    O princípio é basicamente o seguinte: instala-se um microfone no motor (capta seu ruído), leva-se este sinal para um equipamento que gera um ruído numa freqüência inversa e o amplifica para alto-falantes que ficam no interior do carro, reduzindo bastante o ruído do motor no interior do carro.

    Para quem tem um carro barulhento como o meu, aí da foto ao lado, deve ser uma boa.

    Se alguém souber de alguma empresa que esteja desenvolvendo este equipamento no Brasil, avisa...

    Sérgio Soares

  • #2

    Re: Controle ativo de ruído

    Citação Postado originalmente por Sérgio Soares
    O princípio é basicamente o seguinte: instala-se um microfone no motor (capta seu ruído), leva-se este sinal para um equipamento que gera um ruído numa freqüência inversa e o amplifica para alto-falantes que ficam no interior do carro
    Antes de mais nada, Sérgio, o que equipamento do tipo gera não é uma frequência inversa e sim um mesmo som com FASE inversa.

    O principio de funcionamento é extremamente simples: ondas sonoras geradas por fontes distintas somam-se quando em fase e subtraem-se quando defasadas de 180°, só que este efeito só acontece em um DETERMINADO ponto do espaço quando ambos os sinais são gerados absolutamente ao mesmo tempo e com a mesma intensidade, e na prática só se consegue coisa do tipo, e mesmo assim na base da atenuação e não eliminação total do ruído, fazendo uso de amplificadores com o menor tempo de resposta possível e com controle automático de ganho (volume) além de atuadores (falantes) dispostos de tal forma que a atenuação ocorra em um ponto muito especifico.

    Coisa do tipo requer um estudo muito apurado sobre o ambiente em que será instalado e só se consegue algum efeito com equipamento eletrônico desenvolvido especificamente para esta finalidade, e pode ter certeza que isso não sai barato.

    Abraços,

  • #3
    Usuário Avatar de Sérgio Soares
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    Prezado Sukys,

    Em primeiro, lugar obrigado pela resposta.

    Comecei a entender o problema.

    Segundo soube, em razão da resposta do amplificador ter que ser quase imediata, a atenuação obtida do ruído não será, infelizmente, de 100%, mas de uns 30%, ou mesmo de uns 25 a 30 decibéis, o que já seria uma "bênção".

    Após a publicação desta questão (Controle ativo de ruído), descobri, por meio da procura Google, a Empresa Alltec do Brasil, http://www.alltecbrasil.com.br/lancamentos.html, telefonei para lá e fui informado que está em desenvolvimento um equipamento semelhante ao que necessito para aplicação em automóveis.

    Certamente não será barato, nem terá os desejados 100% de eficiência, mas ajudaria a reduzir o problema do ruído da "barulhenta".

    Obrigado mais uma vez.

    Sérgio Soares

  • #4
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    Sérgio Soares,

    Em bem tinha lembrando do controle ativo no outro tópico seu sobre a F1000, mas como era coisa cara nem citei, cheguei a procurar na internet sobre o avião Mooney q tem o sistema, os Learjet, mas não há muita coisa na internet sobre isso, sorte ter achado a Alltec principalmente estando esta desenvolvendo um sistema automotivo.

    Nos aviões existem vários microfones e autofalantes, pois em cada lugar da cabine o som tem uma característica específica naquele ponto e q um dois metros depois a fase inversa já nao consegue anular a fase do som, necessitando de outra captação/processamento/emissão de fase inversa. Penso q nos carros a complexidade não é menor, mas o espaço é mais administrável.

    É importante lembrar que o controle ativo não anula o som, mas reduz significativamente, principalmente as frequencias de pico.


    veja no link abaixo o gráfico do ruido controlado (linha azul) num avião, bem como ouça a diferença entre o ruido normal e o controlado ( clicando no: Click HERE to hear the difference):

    http://www.tpd.tno.nl/smartsite531.html#

    esse sistema possui 48 microfones e 32 falantes (cabine de avião)


    valeu

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