Vamos agora a nossa próxima coluna no Fórum 4x4 Brasil e como assunto abordaremos: Expedições.
Recebi e.mails e PVTs parabenizando pela coluna e alguns pediram que fizesse uma séria sobre preparação de uma expedição, tudo que abordasse o assunto e por isso as próximas colunas serão sobre este assunto.
EXPEDIÇÕES
Expedições: subst fexpedição - expedições 1 viagem de estudo expédition uma expedição ao Pólo NorteuneexpéditionaupôleNord 2 envio envoi a expedição do correio
No nosso caso expedição é uma viagem de estudo, claro, estamos estudando uma cultura, uma geografia, um clima e tudo aquilo que envolve algo que não conhecemos, neste caso, novos lugares. No nosso caso expedição é estudo, mas acima de tudo é aventura!
As maiorias das expedições podem ser feitas por veículos comuns, mas algumas requerem veículos mais apropriados, com tração nas quatro rodas e adaptações especiais para determinados trechos.
Em 2007 realizei, juntamente com um grupo, uma expedição aos Andes, para este trajeto, todo feito em estradas mapeadas, com trechos em barro e piçarra, era totalmente possível ser feito em um veículo 4x2, bastando apenas ter uma boa altura livre do solo, evitando assim pequenos amassados e pancadas na parte inferior do veículo. Porem durante o trajeto, a cerca de 100 km do Salar do Uyuni resolvemos pegar um atalho guiado por GPS no meio das montanhas e nesse momento somente veículos 4x4 poderiam ter realizado esta empreitada, bem como andar no próprio Salar (que poderia muito bem ter sido feito em algum passeio para turistas existente na cidade de Uyuni), mas o trecho feito somente veículos 4x4. Mesmo assim tivemos diversos atolamentos neste trecho, Samurai, Troller e Land Rover 110 só saíram puxados. Isso demonstra que no planejamento de uma expedição devemos observar que tipo de veículo se faz necessário para a realização da mesma.
O Veículo
Nem sempre aquela máxima de que veículo bom e confiável é veículo zero km é verdadeiro, mas definitivamente é o melhor começo. Um veículo novo não possui o desgaste acentuado de um veículo muito usado, embora um veículo semi-novo transmita uma boa confiança, primeiro por não estar tão gasto e segundo por já ter passado por um amaciamento que tiraria a duvida em relação a uma possível quebra de alguma peça com defeito de fabricação. Aqui verificamos que adquirir um veículo recém lançado no mercado para realizar uma expedição de milhares de quilômetros e por vezes em terras insólitas seria um tanto perigoso.
Então qual seria o veículo indicado? Planejamento é a palavra e para planejar devemos levar em consideração diversos itens, tais como:
- Confiabilidade na marca: uma marca conhecidamente resistente e sem problemas graves ganha ponto na escolha do veículo;
- Tempo de mercado: um determinado veículo que está a um bom tempo sendo vendido e existe um grande número de conhecedores do seu funcionamento e peças de reposição gera mais pontos na escolha;
- Abrangência de mercado: aqui não quer dizer apenas mercado internacional, muitas vezes determinadas marcas são facilmente atendidas em termos de peças e serviços em algumas cidades e em outras seria um verdadeiro calvário encontrar reposição e mão de obra especializada. Se falamos em uma viagem internacional nada mais eloqüente que um veículo mundial, onde chegarmos tenhamos atendimento, pelo menos em uma capital;
- Economia: tudo bem que nem sempre nos preocupamos com o gasto de dinheiro em uma expedição, mas não é somente o gasto demasiado em um veiculo que consome mais que outros, mas a sua autonomia, uma vez que dependendo do seu roteiro é preciso levar muitos e muitos litros extras de combustível;
- Conforto: com milhares e ou dezenas de milhares de quilômetros pela frente, uma família dentro de um veículo e meio mundo de bagagens precisam ser bem acomodados, então é importante o dimensionamento do veículo para um deslocamento mais confortável;
- Capacidade de superar o trajeto: dependendo do roteiro escolhido se torna necessário determinado tipo de veículo, ou seja, não é porque o Idea Loocker tem bloqueio de diferencial dianteiro que ele irá suplantar uma estrada como a Transamazônica em época de chuvas, ou mesmo cruzar o Atacama, por isso a escolha do veículo está ligada diretamente ao tipo de roteiro.
Estes seriam alguns itens a serem analisados, mas existem muitos outros como: valor do veículo, valor de revenda, capacidade de passar despercebido evitando chamar muita atenção dos malfeitores, etc.
Definido o tipo de veículo a ser utilizado na expedição, devemos prepará-los adequadamente para o tipo de trajeto.
Alguns exemplos de trajetos e suas preparações:
Trajetos que envolvam uso de 4x4 extremo.
Como exemplo, temos uma expedição à região transamazônica e para enfrentar o tipo de caminho da região em época de chuvas se faz necessário utilizar alguns equipamentos no veículo como:
- Pneus especiais. Pneus de configuração de asfalto em pista de barro, seja seca ou principalmente molhado, tornam-se inapropriados, chegando ao ponto de não terem nenhuma tração e conseqüentemente impedindo o deslocamento do veículo, além do risco de um acidente sério. O pneu ideal para uso é um misto, modelo A/T, ou 50% asfalto e 50% off Road, mas mesmos estes em períodos mais chuvosos ficam inúteis, necessitando uso de pneus 100% off Road para maior segurança e deslocamento.
- Guincho de resgate. Um bom guincho de resgate se faz necessário quando o trecho está praticamente intransponível e o auxilio deste equipamento faz toda a diferença. Bem utilizado e dimensionado este equipamento será o responsável pelo sucesso da expedição neste tipo de terreno, bem como um auxiliar importantíssimo no resgate e segurança para determinados trechos.
- Snorkel. Em trechos alagados se faz necessário a utilização de snorkel para o motor, evitando entrada de água no mesmo e por conseqüência calço hidráulico. Além do motor se faz necessário a colocação de snorkel ou suspiros, na caixa de transmissão e diferenciais, para que não entre água e contamine o óleo, danificando as engrenagens.
- Equipamentos de resgate suplementares. Pá, enxada, Hi-Lift, corda, corrente, pranchas de desatolamento, facão, e demais equipamentos que possam auxiliar no resgate.