x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de simtesch
    Entrada
    24/12/2006
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    285
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Niva 1.6 Diesel aguenta trilha leve/passeios???




    Olá Niveiros,
    Já tive Niva original e fazia alguns passeios e trilhas com ele!!!!!!! meio fraco mas dava pro gasto!!!!Surgiu a oportunidade de um Niva com motor diesel Ap 1.6, já sei que é fraco e problemático c aquecimento, alguém da lista teria um Niva com essa versão e que faça trilhas leves/ passeios??????Pretendo mudar em breve este motor para um Ap 2.0, mas queria amortizar essa substituição por um tempo e manter o ap diesel até abrir o bico!!!!!!!!!!
    Aguardo comentários!

    Simtesch

  • #2
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17

    Sim aguenta!

    A questão é polêmica. Uns dirão que sim, outros que não. Eu já tive um Niva com esse motor, ainda usando turbo e intercooler. Rodei mais de 100 mil kms nele. Não fazia trilhas, mas puxava vez e outra reboques com peso bruto total de 1000kgs. Sem contar que era meu veículo no dia a dia. Tudo depende de como você irá usá-lo, bem como o estado do veículo e o rigor na manutenção, especialmente preventiva. Se o motor estiver bom, procure usar um radiador de alumínio, com capacidade no mínimo igual ao original. Uma boa ventoinha elétrica, de preferência com opção de ligá-la manualmente. Use uma válvula termostática que abra com temperatura menor. A original se não engano são 82º. Eu usava de 78º no meu. Óleo de boa qualidade sempre é bem vindo também. Nas ocasiões em que usei meu ex-Niva em estradas de terra com velocidade baixas, quase parando, preferi reduzí-lo para evitar usar muito a embreagem. Você vai pensar que está dirigindo um trator. Se eu fosse usar um motor desse em algum Niva que comprasse, certamente adotaria essas medidas e ainda adicionaria um compressor mecânico - tipo aquele que saiu um tempo atrás nos Ford Fiesta. No EBAY tem várias opções. Acho melhor opção que usar turbina, pois essa começa a entrar em ação geralmente em rotações mais altas (exceto as TGV). O uso do compressor mecânico irá fazer com que o motor respire melhor em todos os regimes de rotação. A qualidade da mão de obra na manutenção do motor também é muito importante. É bom você fazer as manutenções nesse motor, especialmente a troca da correia dentada, em um mecânico que mexa com esse motor e o conheça bem. Espero ter auxiliado. Saudações.

    Raphael
    Laika 93/4
    ex-Niva 91 diesel
    Brasilia-DF

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Veja no Nivaclube

    Niva Clube - Dicas e Adaptações

    Nesta pagina tem uma relato de uma pessoa que teve um Niva 1.6 diesel.

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #4

    iNFORMAÇÃO SOBRE ADAPTAÇÃO

    Ola bom dia à todos, sempre fui apaixonado pelo Niva e faz uns 4 meses q comprei um Pantanal 91, veio todo cheio de adaptações, vidro elétrico, alarme, ar condicionado "q luxo", direção hidraúlica, estribos, para-choques tubulares com towbar, rodas de liga, bagageiro e bancos de concha,muito lindo, só q estou tendo alguns problemas na parte mecânica, e está dificil arrumar um mecânico na minha região pra arrumar. O motor é fraco,o carburador vira e mexe dá problema, tem vez q estou andando com ele e o motor perde a força, não chega a desligar mas chega a perder toda a potência, se estou andando em 5ª marcha ele perde velocidade e cai na 1ª. Já troquei cabos de vela, velas e não resolveu. Gostaria de obter informações sobre a adaptação de um motor AP, qual fika melhor, 1.6, 1.8 ou 2.0, alcool, gasolina ou diesel, é necessário comprar um kit de adaptação? Onde posso fazer, estou em Barroso no interior de Minas Gerais, prócimo a cidade histórica de Tiradentes, ha 180 kms de BH, algúem pode me ajudar? Deste já agradeço, ANDERSON BARROSO OFF ROAD

  • #5
    Usuário Avatar de Juninho 4x4
    Entrada
    30/01/2011
    Idade
    42
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    amigo dercinho sou sao joao del rei , tenho um niva com motor original carro fino , meu mecanico e muito bom !!
    antes de ter este niva , tive um branco eu coloquei motor ap 1.8 a alcool , ficou otimo !!!
    kit tem varios lugares que tem esse kit , alternativa 4x4 !! eu comprei na epoca foi do rogerio bacelar kit fino bem feito !!!
    aki em sao joao tem pessoas que coloca esse motor ap para vc !!!
    qualquer duvida , entra la no off topic entra no topico jeep clube estrada real , que a gente troca mais ideias !!
    abraços !!!!!
    lada niva 91 pneus tork 225.75.15.px
    JUREMA.Ford f75 PNEUS FRONTIER 750 .16

  • #6
    Usuário Avatar de simtesch
    Entrada
    24/12/2006
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    285
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up AP Diesel Receita turbina + cooler+ radiador

    Olá Rafael,
    Tava olhando a antiga Lista de Discurssão do Yahoo Grupos Niva Diesel e vi várias msgs suas!!!!Vc lembra qual turbina qual intercooler vc utilizou no seu antigo Niva? Tinha algum radiador especial, de qual ap vc utilizou a válvula termostática que abre mais fria?posso utilizar sem válvula termostática????Radiador de óleo tem como usar? sabe algum modelo?Filtro de ar tb interfere, acho o original muito pequeno!!!Me mande mais dicas de sua experiência....!!!!eheheh!!!!Ontem vi um belo do "armengue", o cara isolou a bomba de vácuo, retirou o hidrovácuo do Niva, o freio já não é bom com o hidro imagine sem nada!!!!deve utilizar freio motor.....!!!!

  • #7
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17

    Resposta:

    Citação Postado originalmente por simtesch Ver Post
    Olá Rafael,
    Tava olhando a antiga Lista de Discurssão do Yahoo Grupos Niva Diesel e vi várias msgs suas!!!!Vc lembra qual turbina qual intercooler vc utilizou no seu antigo Niva? Tinha algum radiador especial, de qual ap vc utilizou a válvula termostática que abre mais fria?posso utilizar sem válvula termostática????Radiador de óleo tem como usar? sabe algum modelo?Filtro de ar tb interfere, acho o original muito pequeno!!!Me mande mais dicas de sua experiência....!!!!eheheh!!!!Ontem vi um belo do "armengue", o cara isolou a bomba de vácuo, retirou o hidrovácuo do Niva, o freio já não é bom com o hidro imagine sem nada!!!!deve utilizar freio motor.....!!!!
    E ai amigo. A turbina era uma Garrett .48 se não engano. O intercooler era do Audi, mas não lembro o modelo, porém era pequeno e dentro do cofre do motor (próximo à bateria). O radiador era original, mas selado e adaptado reservatório de expansão do Gol bola. A válvula eu não lembro, mas só você pedir em uma loja de peças uma válvula que abra em 78º mais ou menos. Não é recomendável usar sem válvula, pois a temperatura do motor ora irá ficar fria demais, ora quente demais. Não tem motor/óleo que aguente. Radiador de óleo pode usar sim. Procure algum utilizado em veículos de competição e adapte. Filtro de ar você pode usar o da Kombi se não engano. É maior. Bom, agora vou te sugerir algumas alterações do modelo que eu usava. Primeiramente eu usaria um radiador de alumínio, já selado de fábrica. Acho que o do Santana 2.0 serve no cofre do Niva tranquilamente. Aproveite que usará do Santana e adapte duas ventoinhas elétricas. Uma de acionamento automático, ligada ao cebolão mesmo. E a outra faça uma ligação que você possa ligá-la manualmente. Usará em caso de quebra da automática ou então para auxiliá-la, se necessário for. Quanto ao intercooler, não sei se faz tanto efeito na prática. Mas se ainda assim quiser usá-lo, use-o na frente do veículo, onde não sofra o calor do próprio motor, de modo que pegue ar frio. O meu mecânico diz que o hidrovácuo pode ser utilizado o do Fiat 147 (plug and play), mas tem que ser o BOSCH ou VARGA. Nenhum outro presta. Mas já que está sem, aproveite para utilizar as fórmulas que outros colegas já usam aqui, como o do Kadett. Quanto à turbina, é como já disse. Eu usaria um compressor mecânico (ou elétrico) no lugar da turbina, pois esse fornece ar desde às baixas rotações, ao contrário das turbinas convencionais. É isso. Abração.

  • #8
    Ola bom dia Amigo Juninho, obrigado pela dica, vou entrar em contato, um grande abraço

  • #9
    Usuário Avatar de Juninho Flora
    Entrada
    26/10/2009
    Local
    SAO JOAO DEL REI/MG
    Idade
    42
    Posts
    203
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    E ai amigo. A turbina era uma Garrett .48 se não engano. O intercooler era do Audi, mas não lembro o modelo, porém era pequeno e dentro do cofre do motor (próximo à bateria). O radiador era original, mas selado e adaptado reservatório de expansão do Gol bola. A válvula eu não lembro, mas só você pedir em uma loja de peças uma válvula que abra em 78º mais ou menos. Não é recomendável usar sem válvula, pois a temperatura do motor ora irá ficar fria demais, ora quente demais. Não tem motor/óleo que aguente. Radiador de óleo pode usar sim. Procure algum utilizado em veículos de competição e adapte. Filtro de ar você pode usar o da Kombi se não engano. É maior. Bom, agora vou te sugerir algumas alterações do modelo que eu usava. Primeiramente eu usaria um radiador de alumínio, já selado de fábrica. Acho que o do Santana 2.0 serve no cofre do Niva tranquilamente. Aproveite que usará do Santana e adapte duas ventoinhas elétricas. Uma de acionamento automático, ligada ao cebolão mesmo. E a outra faça uma ligação que você possa ligá-la manualmente. Usará em caso de quebra da automática ou então para auxiliá-la, se necessário for. Quanto ao intercooler, não sei se faz tanto efeito na prática. Mas se ainda assim quiser usá-lo, use-o na frente do veículo, onde não sofra o calor do próprio motor, de modo que pegue ar frio. O meu mecânico diz que o hidrovácuo pode ser utilizado o do Fiat 147 (plug and play), mas tem que ser o BOSCH ou VARGA. Nenhum outro presta. Mas já que está sem, aproveite para utilizar as fórmulas que outros colegas já usam aqui, como o do Kadett. Quanto à turbina, é como já disse. Eu usaria um compressor mecânico (ou elétrico) no lugar da turbina, pois esse fornece ar desde às baixas rotações, ao contrário das turbinas convencionais. É isso. Abração.
    ok amigo , se precisar estamos ai !! abraços
    Jpx Montez ano 1998
    motor 1.9tdi AGR pneus hinno guinho warn cambio clark
    sw4 2006 4d jipe shopim

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/09/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, acabo de comprar um motor diesel 1.6 de saveiro para o meu niva. O mesmo estava com documentação Diesel e motor AP 1.6 Gasolina. Fiquei com pena de passar o documento para gasolina e comprei um motor diesel de um contato do meu mecânico.

    Ele está com as rodas do Willys e estou vendo algumas opções. O meu mecânico disse que roda aro 15 é melhor para o motor diesel, vocês sabem se tem algo a ver? Estava querendo umas rodas aro 16 que vi vendendo no ML com pneus mas gostaria de levar o que fosse melhor para o desempenho da viatura (principalmente em velocidade final já que consumo e torque já está satisfatório). Alguma dica?

    Abraços

  • #11
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Pneus menores

    Citação Postado originalmente por guarita Ver Post
    Pessoal, acabo de comprar um motor diesel 1.6 de saveiro para o meu niva. O mesmo estava com documentação Diesel e motor AP 1.6 Gasolina. Fiquei com pena de passar o documento para gasolina e comprei um motor diesel de um contato do meu mecânico.
    Ele está com as rodas do Willys e estou vendo algumas opções. O meu mecânico disse que roda aro 15 é melhor para o motor diesel, vocês sabem se tem algo a ver? Estava querendo umas rodas aro 16 que vi vendendo no ML com pneus mas gostaria de levar o que fosse melhor para o desempenho da viatura (principalmente em velocidade final já que consumo e torque já está satisfatório). Alguma dica?
    Abraços
    Tudo depende do que vc quer fazer.
    Vc quer um jipe de trilhas ou um jipe multitarefas, tipo, para o dia a dia e passeios no final de semana e de preferencia com economia?
    Se vc quer para trilhas, o aro 15 é melhor por ter uma gama maior de pneus para se escolher. Lembrando que o motor 1.6 diesel é mais fraco que o motor original a gasolina dele.
    Se vc quer o multitarefas, procure colocar o pneu aro 16 com o tamanho mais próximo do original que puder (175/80 r16). Isso deixará o Niva mais ágil, mas com velocidade final menor, em compensação deve ficar mais economico.

    Se vc tiver bala na agulha, pense em trocar os conjuntos coroa e pinhão original 10/41 por modelos 10/43 ou 11/43 (somente importado). Vai melhorar bastante com esse motor.

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #12
    Usuário
    Entrada
    09/09/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    38
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Opa, demorei pra voltar aqui mas vamos lá:

    Meu mecânico (ele que está cuidando da 'restauração' da viatura por enquanto) me disse que o conjunto coroa/pinhão desse Niva já é 10/43 (ele falou o mesmo que você que tem uma relação boa para o meu motor).

    Quanto ao pneu, estou com a roda de ferro do willys, aro 16. Pretendo colocar uns pneus modelo militar (600.16) ou rodo rural (preciso pegar as medidas) r16. Estou tendendo para este segundo já que algumas pessoas em outro fórum (acho que vi até alguns posts seus - Xexelo - lá) disseram que o militar na chuva fica que nem sabão nas curvas.

    Estou querendo rodar muito mais em asfalto/estrada de terra leve do que em trilha de barreiro pesado. Estou ainda reformando o jipe, vou ainda postar as fotos que estou tirando do processo...

    Abrazz!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Niva aguenta Duna?
      Por mukeka no fórum Niva
      Respostas: 25
      Última resposta: 14/03/2011, 04:43
    2. O Troller Aguenta Trilha Mesmo?????
      Por Giovanne Vieira no fórum Troller
      Respostas: 154
      Última resposta: 11/09/2010, 20:32
    3. Caixa de chevete aguenta trilha
      Por trovãojeep no fórum Jeep Willys
      Respostas: 20
      Última resposta: 08/09/2009, 22:06
    4. Respostas: 26
      Última resposta: 04/09/2006, 15:50
    5. Niva aguenta ir pra praia???
      Por pedrodoniva no fórum Niva
      Respostas: 9
      Última resposta: 20/03/2006, 11:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade