x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4

    Câmbio Niva quebrando com frequencia!!!




    Olá... gostaria de solicitar a ajuda dos amigos foristas para ver se soluciono o meu problema que pelo visto está se tornando crônico... há dois anos troquei meu câmbio original por um de niva... não me arrependi por gostar muito desse câmbio... tipo amor à primeira vista (uuuuiiiiiii).... mas tem me dado muita dor de cabeça... logo logo tive que refazer a quinta marcha pois ficou soltando... depois caiu um parafuso do trambulador dentro e tive que trocar a carcaça traseira... depois me quebrou dois dentes do carretão... recentemente, início do ano, a quinta marcha soltou novamente... mandei fazer o serviço... fiz uma viagem que não utilizei a quinta, pois o CJ voltou no reboque (prancha), fiz uma pequena viagem (utilizei a quinta)... e nessa semana em deslocamento de uma trilha (pelo asfalto), a velha quinta me solta de novo...
    Diante desse histórico gostaria de pedir opiniões e conselhos para o problema da quinta marcha do niva... é crônico tem solução ou vou ficar abrindo o câmbio de seis em seis meses, gastando dinheiro e acabando com todo o estoque de engrenagens de quinta marcha do CE?


    Abraços e desculpe a extensão!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/07/2007
    Local
    BALNEARIO CAMBORIU/SC
    Idade
    58
    Posts
    307
    Agradecimentos: 2

    cambio niva

    Amigo, tenho usado este cambio junto com a reduzida em meu jeep 51 já por mais de
    4 anos e nunca tive problema, cambio mais forte que de chevete, acho que seu problema pode ser erro de ajuste e montagem, realmente a quinta tem tendençia de gastar o engate, mais uma engrenagem nova dura muito.

  • #3
    Usuário Avatar de Donato.ptm
    Entrada
    07/09/2010
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    41
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0
    a porca da flange (saida do cambio)soltando faz com que a quinta comece a escapar, ja tive esse problema.

  • #4
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    É complicado mesmo... pois bem vejam.... aqui tenho três conhecidos mecânicos... o que meche em meu CJ... que confio nele... um que também confio... mas que não é vantagem consertar com ele, pois ele não tem oficina, trabalha na casa de um amigo... e fica muito longe, quase 30 km de minha casa, portanto inviável... e um que é famoso em consertar nivas.... na primeira vez que deu problema no câmbio o meu mecânico consertou... ficou bom... na segunda vez mandei esse que fica muito longe... ele me colocou óleo até as cucuias... muito óleo (nivelou com aquele bujão superior do câmbio, resultado ficava espirrando óleo direto e bastante), o terceiro conserto foi novamente com o meu mecânico que quando montou me disse que tinha calços demais... e o câmbio ficou duro demais... mas normal... aí na terceira vez... pensei... vou mandar no famoso que só conserta niva... resultado, foi o que menos durou... então voltarei lá e pedirei uma explicação... faz muito pouco tempo... e muito pouco uso... dependendo do que ele me disser... não sei o que faço... já pensei até em trocar de câmbio... mas é como falei... acho esse câmbio muito macio e resistente...

    Da segunda vez pensei ter pouco óleo no câmbio... por isso danificou a quinta... mas dessa vez eu quero ver qual o problema que o mecânico vai "dizer"...

    Abraços e irei ver esse negócio da porca...
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/03/2011
    Idade
    43
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Uma possibilidade

    Pablo o câmbio do meu niva também estava escapando, só que era a 3°, então abri enchi e frezei a engrenagem e luva, pois não tinha tempo para procurar uma nova. Após montado o câmbio começou a soltar, só que desta vez foi a 2°, então o mecânico trocou as molas e esferas, como não achamos as próprias, colocamos as mais parecidas que achamos, se não me engano são da FIAT (não sei de que carro).
    Depois disso o cambio nunca mais deu problema, só que ficou bem duro para entrar as marchas, porque a mola que achamos eram de maior pressão que a que tinha antes, contudo o câmbio vem ficando mais leve com o passar dos dias(o serviço foi feito acerca de 1 mês).
    Só para completar, o antigo dono do carro já tinha trocado elas, sei porque as esferas e molas estavam lá eram cada uma de um tamanho, as molas todas desiguais, ou seja uma bagunça.
    Me lembro que as esferas eram de 8 mm porém as molas não me lembro.
    Esse reparo pode ser feito sem tirar o cambio, pois tem acesso por uma tampinha na lateral dele que com um imã pode tirar elas de lá, dá um pouco de trabalho, mas é mais fácil que baixar o câmbio.
    Boa sorte.
    4X4 Brasil

  • #6

    cambio quebrando

    boa noite.amigo vou dar minha opiniao cambio começa a encrencar compra outro e barato!!voce compra laika a 350,oo ,500,00 p/desmanche tira a caixa e vende o resto !ja comprei laika por 400,00 tirei diferencial,igniçao,cabeçote que eu precisava e o carro sabe que eu fiz eu dei para o mecanico !

  • #7
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Câmbio por câmbio eu tenho um reserva... o problema se restringe à 5ª marcha!!! ok? Deve ter algum detalhe que o mecânico não está conseguindo ver, pra diagnosticar... essas molas dos garfos também já foram cogitadas!!!


    Abraços!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Câmbio por câmbio eu tenho um reserva... o problema se restringe à 5ª marcha!!! ok? Deve ter algum detalhe que o mecânico não está conseguindo ver, pra diagnosticar... essas molas dos garfos também já foram cogitadas!!!


    Abraços!!!

    Pablo


    Pablo Beleza , ja tive Niva com Ap 2.0 e hoje estou passeando por aqui ... Em primeiro lugar a quinta é uma marcha que vc não deve utilizar com força , ou com a reduzida , pois ela esta montada em um eixo flutuante.

    Confia na 1 até Quarta marcha.
    Possibilidade 1 : Existe um problema na quinta do niva , que é o parafuso da quinta marcha, esse parafuso prende a engrenagem no seu eixo motriz.
    Se ele quebrar , tudo fica ruim ...
    Solução :Quando seu mecanico desmontar parte de traz do cambio, voçe leva o eixo num torneiro e abre a rosca original, que é um parafuso numero de chave 13( 8mm) e faz uma rosca para um parafuso de numero de chave 15( 10 mm), utilize na montagem um parafuso Allien

    Possibilidade 2 : Na tampa traseira o eixo da quinta é apoiado em um rolamento que fica na carcaça de alumínio do cambio .
    Esse rolamento é de roletes e TEM QUE SER ORIGINAL . Os que tem a gaiola de plastico são mais reforçados .

    Possibilidade 3 : Desgaste do garfo , anel sincronizado ou luva de engate .
    Solução : se a ponta do garfo de engate da luva estiver gasta , a luva é conduzida torta e não engrena direito, ai escapa marcha.
    Leva num torneiro, enche de solda a ponta gasta do garfo e recupera-se a peça .
    Coloca um anel sincronizado novo, ajuda a luva de engate engrenar bem , 100% , na hora de engatar a quinta.
    Luva de engate e engrenagem da quinta marcha : Eu particularmente fresaria essa luva e engrenagem. Ja há cambios novos de fábrica que saem com o conjunto fresado . Quem executa esse serviço é uma retífica e custa barato. qualquer dúvida manda uma MP . OK .

  • #9
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Olá. Por acaso vi o tópico e resolvi deixar aqui minha opinião. Fui Niveiro entre 2001 e 2004. Nesse tempo usei desde o motor original até AP 1.8 álcool e um também a diesel. Enfim, isso não interessa. À época, tive problema com a quinta marcha e lembro que numa madrugada qualquer, debruçado sobre o pc, achei um documento redigido a mão de um mecânico russo - trabalhou na fábrica da Lada - dizendo que o câmbio de 5 marchas utilizado em determinados países possui um ponto fraco - justamente a quinta marcha. E a solução para sanar tal problema seria colocar óleo acima do nível da caixa. Inclusive existia a recomendação de, ao completar o óleo de câmbio, inclinar o veículo usando o macaco ou um calço (de +- 10cm) sob as rodas. Essa inclinação seria no lado contrário ao parafuso de acesso ao câmbio. Se não engano ele fica do lado esquerdo, logo o Niva deve ser inclinado à direta (ou vice-versa, caso eu etsteja enganado. Faz muito tempo que não entro debaixo de um Niva!). Por que tudo isso? Porque segundo o tal documento o câmbio de cinco marchas foi uma adaptação do de quatro marchas para ser exportado a determinados países - o Brasil foi um deles. E, por isso, a engrenagem da quinta marcha ficava fora do eixo principal, em um nível bem acima deste. Resultado: não era banhada com óleo. Isso explica o fato que não se deve utilizar a quinta marcha do Niva em baixa rotação, pois não haverá pressão/movimentação suficiente para fazer com que o óleo chegue a ela. Troquei de câmbio, á época comprei um usado de Laika por 200 reais, e resolvi experimentar a adição extra de óleo. Realmente nunca apresentou problema algum. Rodei mais de 150 mil kms no Niva com motor AP, rebocando carretas pesadas, rodando no dia a dia, etc. Abraço a todos.

    Raphael
    Brasília-DF
    Ex-Niva Diesel

  • #10
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Eu também já havia lido sobre esse negócio do óleo e tal... tanto que quando quebrou da penultima vez realmente o óleo estava abaixo do normal... e quebrou enquanto eu fazia uma viagem de 160 km... no meio da viagem... então aí justifica a quebra... mas na quebra recente eu tinha acabado de entrar na estrada.... e pumba solta a 5ª... pode ser óleo baixo de novo... aí eu vou dar uma surra no mecânico... de cipó de jurema preta.(quase não tem espinhos - parece a coroa de Jesus)!!!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #11

    Exclamation quinta marcha

    A algum tempo atras li aqui na net varios depoimentos de nivas com ap simplesmente acabando com a quinta marcha devido ao eixo piloto ser mm mais comprido .Se e verdade eu nao sei ?veja bem eu nao sei qual e o seu motor ?mas se for ap pode ser por ai o caminho! o meu atual niva tinha um ap com kit br2000 andou anos assim sem apresentar problemas de caixa para o antigo proprietario e eu tenho serias suspeitas que seu eixo piloto foi encurtado.

  • #12
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Eu já comprei a adaptação feita... mas meu mecânico (que foi quem fez essa adaptação) disse que o eixo realmente é emendado, mas pra maior, não pra menor...

    Motor AP 1.8 com comando do gol GTS 049-G
    Ainda não levei pra ver o diagnóstico do mecânico... eu só queria realmente ter certeza do que poderia ser... se for nível biaxo de óleo de novo, eu esgano aquele mecânico...

    Abraços!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. trocando a frequencia de HTs chineses
      Por amayumi no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/01/2011, 19:06
    2. Alteração de Frequência de Rádio HT
      Por GVS.VALENTIM no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 20/07/2010, 09:45
    3. f75 quebrando disco de embreagem
      Por Augusto mattos no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 11
      Última resposta: 12/01/2008, 15:32
    4. Frequencia em que vcs fazem trilhas
      Por Pagani no fórum Trilhas
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/10/2003, 09:54

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade