x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 31
  • #13



    Pablo, boa tarde, tenho um Niva q só é usado pra trilha, até tento acompanhar uns jipes mais bem preparados e confesso que algumas vezes volto rebocado.... e já desisti da quinta já que em deslocamento pra trilha a quarta me serve, e meus pneus 100%off road não me permite passar de 70km/h, senão o Niva muda de pista sozinho, se precisar de mais embalo uso é a banguela mesmo! mas estou acompanhando a sua saga, se encontrar uma solução definitiva me avisa, pq vai me economizar uns litros de gasolina
    !Boa Sorte

  • #14
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Ok! pessoal... que bom que tem algumas pessoas acomapnhando o tópico...

    O conserto será desta vez bem minucioso, já que quero descobrir qual o problema real. Infelizmente estou sem o recurso para consertá-lo de imediato, mas embreve ele irá para o mecânico...

    Tem também um bizu à respeito do óleo, não do nível (esse eu já tinha conhecimento), mas do tipo... tem um tipo de óleo que não pode ser empregado em câmbios que possuam seus anéis sincronizadores de bronze.... tem um negócio desses não tem? Embora não ache que seja isso... mas vale lembrar... se fosse todos os outros anéis tamém estariam com defeito, ou menos menos mais algum.

    Eu estou apostando numa coisa, o garfo não está bem "usinado", não está casando muito bem a quinta, forçando e fazendo com que ela solte... hoje eu andei nele e forcei a quinta, ou seja, engatei a quinta e fiquei segurando com a mão, mas empurrando mesmo... ele não deu nenhum tranco forte a ponte de sentir não... ( o que acontecia da outra vez)... e quando eu soltei a mão ele logo logo desengatou...

    É isso qualquer novidade estarei postando aqui, ok?


    Abração à todos!!!
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #15
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Pessoal... revivendo o tópico...

    Nessa revisão que citei que ia fazer eu observei que o rolamento que fica na extremidade anterior, ou seja, aquele que vem logo após a embreagem, do eixo primário (arvore primária)... como esses rolamentos não se acha no Brasil (e quando tem custam mais que o carro)... ia fazer uma adaptação, usinando rolamentos comerciais e fazendo buchas... ia dar certo, quando me lembrei que tinha outra caixa de marcha em casa... e o rolamento estava muito melhor que o que vinha rodando... à priore ficou expetacular.... pelo menos espero que esse tivera sido o motivo de quebrar dois eixos carretões...

    Há um mês fui fazer um passeio no danado e ele anoiteceu e não amanheceu com a 4ª marcha, logo a quarta tão preciosa...

    Como ia passar uma semana no interior, quis me precaver para algo mais grave e saber se podia ficar rodando sem riscos de ficar no meio do nada no prego... aí abri o carter do cãmbio para verificar se via algum motivo aparente... drenei o óleo e não saiu nada inesperado (pedaços ou peças)... só uma limalha muito pouca... que acredito ser normal dos desgastes dos anéis sincronizadores... enfim... não vi nada que tivesse em desacordo, testei todos os possíveis causadores e não achei nada... só que a luva da quarta não entra, então presumi que fosse alguma aba criada no esforço...

    Aí me perguntam que esforço... meu jeep não tem o dispositivo onde só se reduz se tiver em 4x4... então se eu quiser andar com ele reduzido só em 4x2 eu consigo... e isso é uma boa pra mim que tenho bloqueio no diferencial dianteiro soldado... mas com isso eu subi algumas dunas em 4x2 reduzido usando a quarta marcha... foi a única explicação que achei...

    Passados os dias... o jeep encostado na garagem... quinta agora resolvi tirar a fera da garagem, dar uma volta, bagulhar os óleos, rolamentos e freios... mas pra minha surpresa as marchas não entram... como se tivesse sem embreagem... tentei regular e fui ao máximo e nada.... então das duas uma, ou o disco chegou ao zero (que acho meio difícil apesar do disco já estar realmente bem desgastado) e a outra é o disco ter colado no volante... enfim... agora ele vai entrar na fila das prioridades, antes ele tava só na fila de manutenção...

    Nessa viagem ao interior eu consegui resgatar mais um câmbio... achado sob demanda do destino, porque no meu interior não há nivas, mas um olheiro descobriu onde tinha um e matando (sucata)... fui bater lá, chegando lá, depois de muita pesquisa oral, não existia mais niva nenhum... tinha sido vendo para marambaia (jogar no mar para futuramente virar ponto de pesca de peixes)... é lógico que só utilizam a carroceria... a mecânica estava ainda na sucata, mas já era câmbio de chevette... e por sorte havia um Laika inteiro, menos o diferencial traseiro... depois de muita negociação e um pouco de otimismo... comprei mas acabei tendo que meter a mão na massa e tirar o raio do câmbio do carrinho... viramos o carro e mãos à obra... quase 3 horas para sacar o câmbio fora!!! regado à panelada e coca-cola!!! Cerva não pois ia pegar estrada, e aí não combina!!!

    O danado do Câmbio tá na garagem só escutando as conversas... quando terminar um trampo que peguei de um amigo, vou botar ele no rol da "fama", vai pra bancada!!!

    Agora não sei se troco o câmbio inteiro ou só as peças que necessitam... porque o eixo de prima e o de saída devem permanecer os mesmos devido à adaptação...

    É isso, mais uma vez o câmbio me dando mão de obra...

    E eu jurei que se ele me desse dor de cabeça mais uma vez eu iria por ele no lixo.... mas paixão é paixão, né!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #16
    Usuário Avatar de eliasFerreira
    Entrada
    19/01/2011
    Local
    Paraisópolis/MG
    Idade
    43
    Posts
    671
    Agradecimentos: 2
    Eu trocaria o câmbio inteiro.
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #17
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Câmbio inteiro.
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #18
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Obrigado aos opinantes!!!

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #19
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    O câmbio já tá fora... tirei ele segunda feira... o disco de embreagem colou... por isso não consegui sair nele no FDS... tinha até uma trilha pra ir... e ia assim mesmo... mas aí o danado empancou!!!

    Só um detalhe, eu trouxe junto com o câmbio que comprei no interior um disco de embreagem do samara... e eu fiquei bobo, não é o mesmo diâmetro do disco do tempra (que é o similar do niva), como não tenho o disco do niva original não sei se é igual ao do samara... só sei que meu disco do tempra mesmo comprando usado e já ter usado bastante, ainda permanece com os sulcos (já estão bem rasos)... tenho até medo de mandar recuperar e o material não ser tão bom quanto o original tempra (FIAT)... pois peças de reposição nunca duram a mesma coisa do original. Eu acho que vou mandar recuperar o do samara e botar pra rodar e ficar com o do tempra de reserva!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #20
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Não sei se o do Samara é o mesmo amigo, porque o motor é outro e o câmbio também. O samara usa tração dianteira. Por acaso você não comprou peças de um LAIKA ou da perua LAIKA SW? (estes sim usam motor e câmbio do Niva). Abraço
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #21
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Não sei se o do Samara é o mesmo amigo, porque o motor é outro e o câmbio também. O samara usa tração dianteira. Por acaso você não comprou peças de um LAIKA ou da perua LAIKA SW? (estes sim usam motor e câmbio do Niva). Abraço
    Isso mesmo confundi os bois... é o Laika...

    No meu caso eu uso o platô do santana, como comprei o disco do tempra, tive que mandar usinar para diminuir o diâmetro dele pra caber no platô do santana... agora esse disco do laika não precisarei usinar, ele inclusive é menor, mas mesmo assim fica uma boa superfície de contato com o platô.

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #22
    Usuário
    Entrada
    28/06/2010
    Idade
    61
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Boas

    Para te animar a desmontar esse câmbio vou postar umas imagens do meu serviço de arrumar um câmbio de Niva. Não sou mecânico profissional, mas já me atrevi a desmontar e montar quatro câmbios. Não é assim tão difícil, se vc tiver as ferramentas necessárias (chaves, sacadores, prensa, etc.). Se por acaso identificar alguma coisa estranha, pode comentar.
    Anexo 485885Anexo 485886Anexo 485887-img_4042.jpg-img_4044.jpg-img_4045.jpg-img_4046.jpg-img_4049.jpg-img_4071.jpg-img_4029.jpg

    Nivatoy

  • #23
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Nivatoy Ver Post
    Boas

    Para te animar a desmontar esse câmbio vou postar umas imagens do meu serviço de arrumar um câmbio de Niva. Não sou mecânico profissional, mas já me atrevi a desmontar e montar quatro câmbios. Não é assim tão difícil, se vc tiver as ferramentas necessárias (chaves, sacadores, prensa, etc.). Se por acaso identificar alguma coisa estranha, pode comentar.
    Anexo 485885Anexo 485886Anexo 485887-img_4042.jpg-img_4044.jpg-img_4045.jpg-img_4046.jpg-img_4049.jpg-img_4071.jpg-img_4029.jpg

    Nivatoy
    Perfeito... mas me tire uma dúvida... esse câmbio está sendo montado na fábrica? nunca vi nada tão limpo...

    Hoje eu desmontei os dois câmbios, o que comprei e o que deu problema... o primeiro estava muito bom, só com um problema no eixo principal (aquele que vai todas as engrenagens, luvas e sincronizadores)... próximo ao rasgo da chaveta ele apresenta duas lascas médias... o que me descarta o uso desse eixo no futuro.

    E quando abri o que deu problema vi que a presilha do sincronizador da quarta marcha estava dilatada e aberta, impedindo da luva engrenar na engrenagem... já troquei pelo "novo" conjunto e amanhã (que na verdade é hoje, pela hora) vou terminar de montar...

    Forte abraço!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #24
    Usuário
    Entrada
    28/06/2010
    Idade
    61
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Pablo:

    Sugiro não descartar o eixo. Todos os câmbios que desmontei apresentavam esse canal de chaveta com o mesmo problema que vc citou. Creio que esse eixo vive bem com esse problema durante muitos kms.

    Abraço
    Nivatoy

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. trocando a frequencia de HTs chineses
      Por amayumi no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/01/2011, 19:06
    2. Alteração de Frequência de Rádio HT
      Por GVS.VALENTIM no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 1
      Última resposta: 20/07/2010, 09:45
    3. f75 quebrando disco de embreagem
      Por Augusto mattos no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 11
      Última resposta: 12/01/2008, 15:32
    4. Frequencia em que vcs fazem trilhas
      Por Pagani no fórum Trilhas
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/10/2003, 09:54

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade