OI pessoal..é minha primeira vez aqui....
to quase comprando o niva do meu amigo que eu ajudei bastante na manutenção do carro, algumas corretivas outra preventivas.O carro esta bom mas tem que trocar o kit embreagem, procurei por algum tópicos dicas pra trocar mas não achei sobre o assunto...alguem por favor sabe se tem algo escrito ou algumas dicas pra me passar...agradeço desde já.
Seja muito bem vindo Donato!
Espero que a viatura te traga muitos prazeres!
Quem esta atrás de uma embreagem também é o Dantas aqui do fórum. Ele estava me explicando esses dias sobre as vantagens e desvantagens de original e adaptada. Qualquer dúvida dá um "toque" nele.
Abraços.
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Tive que trocar do Donatello os dois cilindros de embreagem, e gastei quase o dobro dessa embreagem mecânica, e ela ficou bem mais dura, pois assim eh o sistema hidraulico de embreagem do niva. Na epoca desconhecia essa mecanica, mas se conhecesse teria sem duvida substituido, e praticamente plug em play. Vi essa embreagem no Carnivassauro quando estava na casa do flugêncio, e para que você esta pisando no pudim, super macia. Como jah troquei a minha deixarei pra trocar por essa mais pra frente, jah que não tenho mais dinheiro pra nada hahaha
Se tiver dúvidas para desmontar me diga que eu ajudo.
Já desmontei dois.
Mas, se precisar de ajuda para montar, esqueça-me. Faltei no dia em que ensinaram.
obrigado bacalhau...vou precisar sim mas ainda nao desmontei, estou dando umas voltas.A embreagem esta patinando mesmo e a quinta esta escapando (espero que seja só o sincronizado)...o cebolao da ventuinha ta com pau, eu comprei um só que o q esta no carro esta marcado 87-92°C e o q eu comprei esta 87-95°C....alguem pode me ajudar, 95°C é muito quente pra ligar a ventuinha??obrigado
Donato;
Eu coloquei uma ventoinha acho que era do astra e não consegui fazer o sisitema funcionar corretamente tentei com 3 cebolinhas de escalas diferentes e nada acabei voltando pra helice e coloquei uma ventoinha bem pequena de lado que ligo na chave.
Acacio
O sistema da helice funciona normal...minha duvida é se danifica o motor se ela ligar a 95°C pois estava ligando a 92°C...valeu...se alguem quiser o numero do cebolao só pedir...abraços
obrigado bacalhau...vou precisar sim mas ainda nao desmontei, estou dando umas voltas.A embreagem esta patinando mesmo e a quinta esta escapando (espero que seja só o sincronizado)...o cebolao da ventuinha ta com pau, eu comprei um só que o q esta no carro esta marcado 87-92°C e o q eu comprei esta 87-95°C....alguem pode me ajudar, 95°C é muito quente pra ligar a ventuinha??obrigado
Olá, Donato.
A marcação no "cebolão" indica a faixa de temperatura em que ela vai acionar o interruptor. Nesse caso, um valor entre 87ºC e 95ºC.
A temperatura ideal de funcionamento do motor do NIVA é aproximadamente 92ºC. Porém, 3ºC a mais ou a menos não vão fazer diferença.
Se você é um daqueles caras chatos e detalhista ao extremo, como eu , faça o seguinte. Teste, com a ajuda de um termômetro a temperatura em que o cebolão vai atuar.
Para isso, ligue o "cebolão" em série com uma lâmpada automotiva e uma bateria (ou então use um multímetro na escala de continuidade ou Ohms). Coloque o "cebolão" e um termômetro, com escala adequada, em uma panela com água no fogo baixo. Quando a lâmpada acender, faça a leitura da temperatura.
Não sei se no seu NIVA o cebolão fica no radiador ou na mangueira. Mas, se for na mangueira, você tem a possibilidade de, se a temperatura de acionamento for baixa for baixa (87ºC-90ºC), colocar o "cebolão" na mangueira de entrada de água do motor (mais fria). Se for alta (92ºC-95ºC), coloque-o na saída de água do motor (mais quente).
bacalhau...mais uma vez agradeço meu camarada...o cebolao ta no radiador...vou deixar assim mesmo então, acionando nos 95°C.Meu medo é que por exemplo no transito congestionado ficar um bom tempo em +ou- uns 93/94°C e prejudicar o motor (essa temperatura é prejudicial?)...haaaa ó que loko meu niva ta com motor original, a alcool mas com pistao de 1.7 acho q é de passat.
Pesquisei sobre kit embreagem meio por cima e li sobre um kit italiano q é o melhor e custa uns 320conto.Alguem sabe se ele é bom mesmo?...quase certeza q vou precisar do cincronizado da quinta(não desmontei ainda) mas não achei alguem sabe aonde posso achar......AGRADEÇO...e desculpe pelos erro de escritas