Olá Niveiros.
Já leio os vários tópicos deste fórum já tem um tempo, inclusive os das FAQ, que foram bem úteis para mim. Porém, de qualquer forma, preciso neste momento de uma opinião sincera de vocês, pois estou querendo trocar meu Palio 1.0 Fire 2005 por um Niva 95 original com kit gás, que seria portanto meu único carro. "Já" andei em 4 Nivas, então tenho um básica noção de como é o bicho.

Minhas reflexões colocadas na balança:

Palio:
Vantagens
- consumo fenomenal (13 a 14,5km/l)
- baixa e barata manutenção.
- atende quase completamente minhas necessidades.
- tá bem cuidado (pneus, embreagem, amortecedores e bateria: tudo novo). Gosto de manutenção preventiva etc.

Niva:
Vantagens
- pego um pequeno trecho de estrada de terra semanalmente e, raramente, na época de chuva, fica com uma subida intransitável para um 4x2.
- Sonho de consumo... Acho o design de tijolo do Niva lindo!
Desvantagens
- Consumo de combustível alto. Fator relevante, pois meu uso será principalmente urbano (o kit gás pode aliviar isto, além também da economia com seguro e ipva).
- Medo de ficar na mão (até o veículo ficar confiável).
- Medo de ficar muito tempo no mecânico esperando a chegada da peça. Sou professor e não posso ficar sem carro, devido aos deslocamentos entre as escolas.
- Voltar viajando com o Niva que gostei do Rio de Janeiro até Campinas com minha família dentro!

Enfim, é melhor aguardar algum tempo (podem ser anos) até juntar dinheiro suficiente para comprar um Niva para ter como segundo carro ou faço esta troca agora?

Grato
Daniel

p.s. - desculpem o longo texto, acho que foi mais uma reflexão pessoal para minha visualização dos prós e contras. Talvez a resposta esteja na cara, mas possivelmente não estou querendo enxergar por estar dentro da situação.