x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1

    Adaptação sistema de freio no Niva.




    Bom dia amigos, tudo bom?

    Gostaria de tirar uma duvida com vcs.

    O freio do meu Niva nunca foi dos melhores e cada dia me assusto um pouco, principalmente depois de andar com meus outros carros.

    Gostaria de saber se da para adaptar o sistema completo de outro carro. Ex: queria tirar o freio de um veiculo desmontando e colocar nele.

    Colocar as pinças na frente, discos ventilados, coisas assim. Daria para colocar do Tempra ou de algum modelo grande assim?

    Abraços
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cirdan Ver Post
    Bom dia amigos, tudo bom?

    Gostaria de tirar uma duvida com vcs.

    O freio do meu Niva nunca foi dos melhores e cada dia me assusto um pouco, principalmente depois de andar com meus outros carros.

    Gostaria de saber se da para adaptar o sistema completo de outro carro. Ex: queria tirar o freio de um veiculo desmontando e colocar nele.

    Colocar as pinças na frente, discos ventilados, coisas assim. Daria para colocar do Tempra ou de algum modelo grande assim?

    Abraços
    Cirdan,

    Num dá não!

    Tem que partir pra adaptação mesmo. A pouco, vendí um conjunto completo de freio à disco traseiro adaptado no Niva que estou desmontando pra ficar só com a carcaça.
    O conjunto era: Pinças de Tempra turbo, disco de freio de kits pro CJ5, e uma flange made in home. Já tive um outro Niva com freio à disco na traseira, o "Niva Cangaceiro", acredito que ainda tenho o gabarito da flange de fixação das pinças. Não tem mistério em, fazer mas tem uns detalhes que devem ser levados em conta.
    As adaptações geralmente ficam mais caras que simples ajustes, mas com certeza, essa é uma das que funcionam muito bem. Vc pode tb para melhorar o freio do seu Niva, adaptar somente o conjunto hidrovácuo/cilindro mestre.

    Qualquer coisa estamos aí!

  • #3
    Usuário Avatar de Cursino
    Entrada
    25/04/2006
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Idade
    38
    Posts
    325
    Agradecimentos: 0
    Cirdan, dá uma olhada nisso aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ghlight=freios

    Na minha opinião, o sistema de freios original do niva funciona a contento desque tudo esteja em ordem, a começar pelas lonas traseiras. Lonas gastas e "longe" dos tambores causam esse efeito de freio baixo. Revise tubulações, flexíveis lonas, pastilhas cilindros de rodas traseira e estado dos reparos das pinças dianteiras.
    Os cilindros de roda, pode-se usar os do FIAT 147, que é plug'n'play. Lonas, recomendo usar as originais ou fazê-las sob medida em oficinas de freios.
    Não curto essa história de refurar as sapatas e adaptar lonas de kombi.

    A única adaptação que acho válida para o freio do niva é colocar servo freio e cilindro mestre do siena, com diâmetro interno de 22mm, contra os 19mm originais. Isto está explicado no tópico linkado acima.
    QQ dúvida, dá um berro
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #4
    Citação Postado originalmente por Cirdan Ver Post
    Bom dia amigos, tudo bom?

    Gostaria de tirar uma duvida com vcs.

    O freio do meu Niva nunca foi dos melhores e cada dia me assusto um pouco, principalmente depois de andar com meus outros carros.

    Gostaria de saber se da para adaptar o sistema completo de outro carro. Ex: queria tirar o freio de um veiculo desmontando e colocar nele.

    Colocar as pinças na frente, discos ventilados, coisas assim. Daria para colocar do Tempra ou de algum modelo grande assim?

    Abraços
    Como já explicaram os colegas, adaptar outro sistema é muito complicado, não vale a pena, o que dá para fazer sem muitas complicações é adaptar um outro servofreio, como o do Gol, do Santana, do Monza ou do Kadett. Entretanto, posso lhe assegurar que os freios originais do Niva, embora não sejam o supra sumo da eficiência, podem ser bastante satisfatório se estiverem em bom estado, isto é, se tudo estiver em ordem. Minha recomendação é uma revisão completa do sistema original ANTES de fazer as modificações. Se depois de feito este serviço você ainda não estiver satisfeito, pode-se conversar novamente a respeito do assunto.

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #5
    Eu tava levantando os custos e realmente vale a pena dar umar revisada.

    Eu acredito que o freio do meu já sofreu alguma adaptação, pq ele tem dois reservatorios de oleo e um igual de um carro mais moderno. E bem abaixo da onde fica o estepe.

    To prometendo umas fotos, vou tirar amanhã de tudo.
    Agora ele vai para SP revisar, vou aproveitar para ver tudo isso. Queria saber se da para colocar disco ventilado na frente?

    Hj eu fui abrir para ver onde entrava água no lado do passageiro e achei um ninho de barata. Meu pai e meu cunhado estavam comigo e me ajudaram a desmontar tudo na frente e sair atras e limpar. O carro ficou novo. Aproveitei para arrumar umas coisas q estavam com problemas e fazendo barulho.

    Agora vou revisar. Vai trocar todas as borrachas, pivos, batentes e buchas. Amanhã vou colocar esse na parte coberta da garagem, tirar a roda dianteira e estudar o freio.

    Aproveito para tirar fotos e a noite eu posto tudo aqui.

    Abraços

  • #6
    Usuário Avatar de jhugor
    Entrada
    14/03/2014
    Local
    bh/MG
    Idade
    52
    Posts
    105
    Agradecimentos: 0
    eita foto demorada
    Suzuki Jimny 2013/2014 4Sport - AZEITONA
    MUD BF Goodrich Terrain 215/75/R15

  • #7

    Adaptação de cilindro de roda nacional no Niva

    Pessoal. Segue post em meu blog detalhando a adaptação do cilindro de roda da linha Fiat no Niva.


    Niva: Cilindro de freio nacional na roda traseira do Niva.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade