x
Convex Datacenter
Página 1 de 7 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 83
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Smile Niva - Como ter mais economia.




    Pessoall,

    Gostaria de iniciar aqui um tópico onde poderiamos concentrar todas as informações sobre como manter o carro e o motor original e fazer dele mais econômico.

    Já vi diversas informações em tópicos separados, mas acho que seria mais interessante se colocassemos tudo o que sabemos sobre isso num só lugar.

    O tópico poderia ser fixo. Isso evitaria que novatos criassem um tópico novo a cada ano sobre este assunto que é tão importante para nossos bolsos.

    Claro que peço a preferencia para relatos de quem fez a modificação em seu próprio carro, e não aquele "ha... eu ouvi dizer que tal coisa ajuda".

    Aqui podemos colocar: experiências com rebaixamento de cabeçote, booster, dis, carburador etc.

    Eu não tenho mais NIva, mas quando tive melhorei a economia com carburador Weber 450 (miniprogressivo), ventoinha elétrica e pneus mais baixos. Quando comprei o Niva ele fazia 5,5 km/l na cidade, depois passou a fazer 6,5 km/l.

    Vamos lá pessoal.

    Abraços
    Marcelo J. Manente

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Mais uma coisa

    PAra chegar a 6,5 Km/l ainda coloquei ignição eletronica do Laika.
    Vamos colaborar pessoal, só olhar não vale.

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #3
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    PAra chegar a 6,5 Km/l ainda coloquei ignição eletronica do Laika.
    Vamos colaborar pessoal, só olhar não vale.

    Abraços.
    Cacilda, eu escrevi uma longa mensagem neste tópico, e ela desapareceu... acho que as forças ocultas não querem um Niva econômico...

    Não vou escrever tudo de novo, mas, resumindo: os pneus são importantíssimos, pneus grandes e/ou borrachudos (lameiros) irão prejudicar o consumo de forma significativa, pois irão "segurar" o Niva, seja pelo peso, seja pelo perfil mais agressivo da banda de rodagem. Tive um Niva que fazia entre 7,5 e 8,0 Km/l, em grande parte graças aos ótimos (mas fora de linha há anos) pneus radiais Michelin 175/80 R16 (medida dos radiais originais). É claro que há inúmeros outros fatores a serem considerados, mas lembrem-se dos pneus!

    Xexelo, na sua primeira mensagem você fala que seu Niva tinha "pneus mais baixos". O que significa isto? Eram menores que os originais? Andavam sempre murchos?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Cacilda, eu escrevi uma longa mensagem neste tópico, e ela desapareceu... acho que as forças ocultas não querem um Niva econômico...

    Não vou escrever tudo de novo, mas, resumindo: os pneus são importantíssimos, pneus grandes e/ou borrachudos (lameiros) irão prejudicar o consumo de forma significativa, pois irão "segurar" o Niva, seja pelo peso, seja pelo perfil mais agressivo da banda de rodagem. Tive um Niva que fazia entre 7,5 e 8,0 Km/l, em grande parte graças aos ótimos (mas fora de linha há anos) pneus radiais Michelin 175/80 R16 (medida dos radiais originais). É claro que há inúmeros outros fatores a serem considerados, mas lembrem-se dos pneus!

    Xexelo, na sua primeira mensagem você fala que seu Niva tinha "pneus mais baixos". O que significa isto? Eram menores que os originais? Andavam sempre murchos?
    Gil,

    Depois que vc escreveu eu me toquei. Grande parte da melhora do consumo que eu consegui na época foi por causa dos pneus com certeza.
    Quando comprei o Niva ele tinha os Garra 6.50, barulhentos e com certeza freiam o Niva. Depois passei para uns 6.50 com desenho 100% asfalto, já melhorou o consumo.
    Mas ficou bom mesmo quando coloquei uns pneus 205/65 R16 tbm 100% asfalto, que mais tarde tbm recapei. Então não eram menores que o pneu original, mas menores que os que eu andei no começo.
    Gil, estes pneus que falei por ultimo devem ficar bem proximos do original, correto? Não me pergunte qual marca que não me lembro.

    Abraços.
    4X4 Brasil
    Marcelo J. Manente

  • #5
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Gil,

    Depois que vc escreveu eu me toquei. Grande parte da melhora do consumo que eu consegui na época foi por causa dos pneus com certeza.
    Quando comprei o Niva ele tinha os Garra 6.50, barulhentos e com certeza freiam o Niva. Depois passei para uns 6.50 com desenho 100% asfalto, já melhorou o consumo.
    Mas ficou bom mesmo quando coloquei uns pneus 205/65 R16 tbm 100% asfalto, que mais tarde tbm recapei. Então não eram menores que o pneu original, mas menores que os que eu andei no começo.
    Gil, estes pneus que falei por ultimo devem ficar bem proximos do original, correto? Não me pergunte qual marca que não me lembro.

    Abraços.
    Existe um site que permite a comparação de pneus de medidas diferentes, o endereço é http://www.voxwheels.com/. Usei este site e comparei os pneus originais 175/80 R16 com os 205/65 R16 que você usava. O resultado:

    Diâmetro pneu 175/80 R16: 686,4 mm

    Diâmetro pneu 205/65 R16: 672,9 mm

    Ou seja, os pneus que você tinha em seu Niva o deixavam um pouco mais baixo (muito pouco, apenas 13 mm) do que ficaria com os pneus originais. Se tivessem as meddias 215/65 R16, teriam 685,9 mm de diâmetro, seriam portanto quase idênticos, em termos de diâmetro, aos originais.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #6
    Usuário Avatar de pmarc
    Entrada
    14/07/2008
    Local
    Santos/SP
    Idade
    46
    Posts
    379
    Agradecimento: 1

    D=2*r

    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Diâmetro pneu 175/80 R16: 686,4 mm

    Diâmetro pneu 205/65 R16: 672,9 mm

    Ou seja, os pneus que você tinha em seu Niva o deixavam um pouco mais baixo (muito pouco, apenas 13 mm) do que ficaria com os pneus originais. Se tivessem as meddias 215/65 R16, teriam 685,9 mm de diâmetro, seriam portanto quase idênticos, em termos de diâmetro, aos originais.
    Ops, apenas 7mm!

    686,4 - 672,9=13,5mm de diferença no DIÂMETRO. Apenas 6,75 no raio.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #7
    Citação Postado originalmente por pmarc Ver Post
    Ops, apenas 7mm!

    686,4 - 672,9=13,5mm de diferença no DIÂMETRO. Apenas 6,75 no raio.
    De fato, na altura do carro a diferença seria de 6,75 mm
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Voltando a economia

    O pacote completo de meu Niva foi:

    Ventoinha eletrica
    Pneus menores
    Ignição eletrica do Laika
    Carburador Weber 450 - miniprogressivo

    Gostaria de saber a opinião de vcs sobre booster, DIS, MSD e tudo mais.

    Outra coisa: O Niva que estou vendo esta com problemas nos cardãs, já foi pra balanceamento e o mecanico condenou. Me disseram que da pra adaptar o cardã de opala e que, como eles são mais leves, podem até dar um ganho pequeno de consumo.
    Será que isto procede?
    A proposito, o Niva que estou vendo é um 95, já com ign. eletrica e diferenciais 10/43. Está relação ajudaria no consumo?

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #9
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    O pacote completo de meu Niva foi:

    Ventoinha eletrica
    Pneus menores
    Ignição eletrica do Laika
    Carburador Weber 450 - miniprogressivo

    Gostaria de saber a opinião de vcs sobre booster, DIS, MSD e tudo mais.

    Outra coisa: O Niva que estou vendo esta com problemas nos cardãs, já foi pra balanceamento e o mecanico condenou. Me disseram que da pra adaptar o cardã de opala e que, como eles são mais leves, podem até dar um ganho pequeno de consumo.
    Será que isto procede?
    A proposito, o Niva que estou vendo é um 95, já com ign. eletrica e diferenciais 10/43. Está relação ajudaria no consumo?

    Abraços.
    Xexelo, o fato de o Niva ser 95 não garante que os diferenciais sejam 10/43. Os do SUVdesenvolvido, por exemplo, não eram (agora são! ). Talvez a relação mais longa ajude, em algumas situações, mas a diferença deve ser pequena.

    Quanto à "ignição elétrica", acho bastante conveniente que ela assim o seja!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Ig

    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Xexelo, o fato de o Niva ser 95 não garante que os diferenciais sejam 10/43. Os do SUVdesenvolvido, por exemplo, não eram (agora são! ). Talvez a relação mais longa ajude, em algumas situações, mas a diferença deve ser pequena.

    Quanto à "ignição elétrica", acho bastante conveniente que ela assim o seja!
    certo, Ignição eletronica.

    É isso Gil? kkkkkk

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #11
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Xexelo, o fato de o Niva ser 95 não garante que os diferenciais sejam 10/43. Os do SUVdesenvolvido, por exemplo, não eram (agora são! ). Talvez a relação mais longa ajude, em algumas situações, mas a diferença deve ser pequena.

    Quanto à "ignição elétrica", acho bastante conveniente que ela assim o seja!
    Xexelo, preciso fazer uma correção, eu confundi as coisas, talvez você também o tenha feito: muitos Nivas 95 vinham equipados com os diferenciais 11x43, ao contrário dos modelos anteriores, que costumavam vir com a relação 10x43. A relação 11x43 é mais longa, o que traz como conseqüência menos força e mais velocidade final. O meu Niva veio com a relação 10x43, e recentemente eu mandei trocar os diferenciais, sendo que atualmente o SUVdesenvolvido tem a relação 11x43, mais longa.

    Voltando à sua mensagem: ao mencionar o Niva em que você está interessado, você realmente quis dizer 10x43, ou na verdade estava pensando na relação 11x43, que é mais longa e equipa boa parte dos Niva 95?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #12
    Mais economia?
    Meu Niva só usava para trilha. Então se eu colocasse um pneu 100% asfalto iria ter mais economia na trilha?
    Ou esse tópico deveria chamar: como ter mais economia no asfalto?
    Só uma dúvida!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade