Mas não há duvida que um pneu de tamanho mais proximo do original deva levar a um consumo menor. Claro que seria melhor com um precinho mais baixo... :-)
Até.
Versão Imprimível
Olá!
Só para esclarecer, o Booster que Adsumus/Flugêncio comentou 2 mensagens acima
*** NÃO *** é da Motor Spice rsrsrs
Para dizer a verdade, nem sei que outro booster é este.
Economia é uma medida dependente de fatores diversos, inclusive aqueles não óbvios e/ou aparentementemente subjetivos (para o motor, nada é subjetivo). Mapa de ignição e "qualidade" da centelha afetam significativamente o consumo, mas obviamente não somente eles são importantes. Motor do Niva, Ford OHC alguns outros são especialmente beneficiados quando o mapa de ignição sofre adequação à gasolina atual (com 26% de etanol, oficialmente).
Importante que se tenha como referência (e bem definida) o consumo médio do carro daquele exato modelo em condições originais. De um ano para outro podem mudar certas peças e/ou especificações que afetaram a economia.
Comparações devem ser feitas em igualdade de condições, se não passa a ser necessária uma normalização e aí a coisa complica.
E a "igualdade de condições" deixa de existir quando os carros são usados em cidades diferentes, com motoristas diferentes e cargas transportadas diferentes, entre outras diferenças.
Especialmente no caso de carro "menos recentes" que já passaram por "transformações não documentadas" e "adaptações geniais", pode haver diferenças não visíveis/conhecidas que podem impactar no consumo.
Mudanças em certas características do carro para atender essa ou aquela necessidade/utilização especial podem afetar significativamente o consumo, como é o caso da largura e/ou raio dos pneus, tipo de carburador, acessórios com peso significativo, aumento da energia demandada pelos consumidores elétricos etc...
vou falar uma coisa....
Instale Roda Livre.
Sim, eu sei que ele é integral e vai forçar todo o sistema traseiro. Mas é o seguinte: se você colocar a roda livre e andar de forma SUAVE com o niva no transito, sem trancos de embreagem e desenvolvendo velocidade de forma tranquila NUNCA vai dar problema.
se quiser andar mais forte é só girar a roda livre pra posição 4x4 e pronto!
o jipe fica MUITO mais solto e econômico com roda livre.
Gil, não tinha roda livre, mas em viagem eu tirava o cardãzinho da frente. se tivesse o niva hoje com certeza colocaria a roda livre.
Mas ficava mais economico?
Esta adaptação não me agrada, desde que tive um Niva e pesquisei sobre ele que me falam que não é uma boa isto a longo prazo. Força partes do carro que não estão preparadas para este esforço continuamente.
Melhor ficar só com melhoramentos no motor original e pneus.
Abraços
niva pantanal 1.6 motor original, suspensão com kit scherer (pivos da D20), pneus 700 x 16 militar. fazia 6,5 - 7km/l na cidade e uns 9 na estrada
Acredito que o problema do Niva é ser muito pesado.
Um modelo desenvolvido com as plataformas atuais consegue ser mais leve e mais eficiente.
Mas a Lada ta de parabens com o projeto. O q eu faço com ele e aguenta, não ta no Gibi viu...
Abraços
Pessoal,
Já devo ter falado isto em algum outro forum ou tópico daqui mesmo.
A primeira média que fiz com meu novo Niva com os pneus 215/65 r16 deu 6,75 a 7 km/l na cidade e 9,5 na estrada. (método Grauça e Djalma da garrafa pet).
Após isso coloquei a bobina do Gol MI (qualquer ano), e fazendo o calculo somente após abastecer (sem o método Grauça e Djama), calculei uma média de 7,7 km/l na 1a. vez e 8,5 km/l na cidade na segunda vez.
Amanhã, sábado 12/03, vou testar esta média com o sistema da garrafa pet de dois litros na cidade e na estrada para dar o meu parecer final.
Aparentemente a bobina do Gol MI ´da uma bela ajuda na economia, mas amanhã poderei informar melhor.
Ainda quero comprar velas do Gol a alcool e cabos de vela Accel 8.8.
Beeeeeeem mais tarde devo partir pro kit comando e polia regulavel (se ainda estiverem a venda)
Abraços economicos.