x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Idade
    41
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0

    Adaptação do Cilindro Mestre do FIAT 147




    Pessoal,

    Me ajudem por favor!

    Eu vejo muitos comentário sobre adaptação do cilindro de freio do 147 no Niva. Pois, resolvi fazer o mesmo como o meu e substitiu o original que estava bem ruim por um de 147. Também modifiquei o sistema de freio pois o 147 tem três saídas do Cilindro. Ficou assim:

    1ª saída da pistão da frente do cilindro: direcionei para a roda esquerda, porém saindo um "T" próximo a roda para alimenta a pinça de freio (que esta novinha)
    2ª saída do pistão da frente do cilindro: fiz a mesma coisa pra roda direita.

    ùnica saida do pistão traseiro do cilindro: direcionei para as rodas traseiras, retirei aquela válvula equalizadora e há um "T" para a divisão de cada roda.

    Enfim, ficou boa a nova sistemática do freio, porém, nem com reza brava consigo fazer o pedal ficar alto... Fica baixo mas não borrachudo.

    Já sangrei N vezes....

    Já recondicionei as lonas de freio traseiras..

    Algúém tem alguma idéia do que possa ser?? o cilindro de 147 funciona corretamente mesmo???

    Lí ou outro tópico sobre assunto semelhante, mas aparentemente não há desgastes nos cantos as sapatas de freio onde há o contato com o burrrinho, mas também não tenho referência para saber se a sapata está boa, não tenho uma boa pra comparar..

    Muito obrigado e um abraço a todos.

  • #2
    Nunca fiz essa adaptação, mas, será que o êmbolo do Fiat 147 não é mais curto que o do NIVA?

    Em um equipamento tão importante quanto o freio e se tratando de dois componentes que trabalham intimamente ligados, como é o caso do servo-freio e cilindro mestre, eu não faria "misturas".
    Eu colocaria o servo e o cilindro de um mesmo carro. Optaria pelos do Fiat Uno.
    Como você colocou o cilindro do 147, porque não coloca o servo desse carro também?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Idade
    41
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Bacalhau, bom dia!


    A idéia do Cilindro do FIAT UNO é boa, porém a rosca dos canos de freio são diferentes, aí teria que fazer aquelas emendas.

    Quanto ao servo freio, de fato existe esta possibilidade do niva ser mais curto que o 147. Sinceramente, eu não tenho referências para saber como é a do niva.

    O seu niva freia bem? o pedal fica bem alto?? Faço essas perguntas pois nunca ví meu NIVA com freio alto....não sei se é mal do carro isso....

    Um abraço...

  • #4
    Zé, o que você chama de "fazer aquelas emendas"?
    Se você se refere aos conectores das tubulações de freio com o cilindro mestre, é fácil. Corta a as tubulações bem próximo às pontas, o suficiente para os conectores roscáveis sairem, coloca conectores compatíveis com o cilindro e pronto. Rápido, simples e barato.

    O freio do "Félix" funcionava satisfatoriamente bem, apesar de freiar apenas nas rodas dianteiras.
    O antigo dono rompeu a tubulação de freio próximo à roda traseira direita, ao invés de trocar do "T" do eixo traseiro até à roda (cerca de 1 metro de tubo), dobrou e esmagou a tubulação para evitar perda de fluído.
    Quando desmontei o sistema, ao tirar o conector que ligava o tubo de freio ao cilindro traseira esquerda, vi que a ponta do tubo estava entupida com um prego e estopa.
    Decerto, o cilindro da roda apresentou problema, talvez vazamento, e, por preguiça ou burrice, ao invés do cara abrir a roda e olhar o cilindro, resolveu fazer essa asneira.
    Talvez tenha pensado: é um carro russo, tem que mandar vir um cilindro de fora, ...
    Se ele tivesse olhado o cilindro talvez tivesse visto que é igual ao do Uno. É nisso que dá não frequaentar este "hospício".

    Ainda bem que não deu problema nas duas pinças ou no cilindro mestre. Era capaz do abestado isolá-las também.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esmagada.jpg   -prego.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Zé Henrique Ver Post
    Bacalhau, bom dia!


    A idéia do Cilindro do FIAT UNO é boa, porém a rosca dos canos de freio são diferentes, aí teria que fazer aquelas emendas.

    ..
    Bom dia Zé e BACA,
    Ví seu comentário à respeito de que as roscas dos cilindros originais e do uno são diferentes e digo que eu uso e outros tb um kit de adaptação do cilindro e servo do uno sistema at após 91 e são as mesmas roscas(M10x1,25).

    Mais informações no link abaixo.
    Abç
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66203


    “TER UM NIVA...UMA LIÇÃO DE VIDA !!!”
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59021
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -montagem-kit-023.jpg  

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Idade
    41
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Zé, o que você chama de "fazer aquelas emendas"?
    Se você se refere aos conectores das tubulações de freio com o cilindro mestre, é fácil. Corta a as tubulações bem próximo às pontas, o suficiente para os conectores roscáveis sairem, coloca conectores compatíveis com o cilindro e pronto. Rápido, simples e barato.

    O freio do "Félix" funcionava satisfatoriamente bem, apesar de freiar apenas nas rodas dianteiras.
    O antigo dono rompeu a tubulação de freio próximo à roda traseira direita, ao invés de trocar do "T" do eixo traseiro até à roda (cerca de 1 metro de tubo), dobrou e esmagou a tubulação para evitar perda de fluído.
    Quando desmontei o sistema, ao tirar o conector que ligava o tubo de freio ao cilindro traseira esquerda, vi que a ponta do tubo estava entupida com um prego e estopa.
    Decerto, o cilindro da roda apresentou problema, talvez vazamento, e, por preguiça ou burrice, ao invés do cara abrir a roda e olhar o cilindro, resolveu fazer essa asneira.
    Talvez tenha pensado: é um carro russo, tem que mandar vir um cilindro de fora, ...
    Se ele tivesse olhado o cilindro talvez tivesse visto que é igual ao do Uno. É nisso que dá não frequaentar este "hospício".

    Ainda bem que não deu problema nas duas pinças ou no cilindro mestre. Era capaz do abestado isolá-las também.


    Que gambiarra horrível fizeram neste cano de freio......rsrsrs

    De fato é possível instalar aquela ponta de adaptação nos canos, mas é não original... será que é tão confiável assim,??

    O freio do meu estava assim também...um verdadeiro balaio de gato.... Tem gente que pensa que NIVA é sucata.....mas vezes também me passa pela cabeça..rsrs

    Um abraço

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Idade
    41
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GENIVA Ver Post
    Bom dia Zé e BACA,
    Ví seu comentário à respeito de que as roscas dos cilindros originais e do uno são diferentes e digo que eu uso e outros tb um kit de adaptação do cilindro e servo do uno sistema at após 91 e são as mesmas roscas(M10x1,25).

    Mais informações no link abaixo.
    Abç
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=66203


    “TER UM NIVA...UMA LIÇÃO DE VIDA !!!”
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59021

    Sistema muito bom este....

    Porém o meu já montei todo esquemas com o cilindro do 147. Os caninhos de freio também são do 147, porém usinei as pontas e ficaram iguais as originais..

    Obrigado pela atenção..

    Um abraço

  • #8
    Fala meus caros amigos!!! Trilha marcada a mais de um mês amanhã seria o grande dia e hoje pela manhã o Niva perdeu o freio...
    Duas semanas atrás, troquei as lonas do freio, pensei que o meca pudesse ter montado algo errado ou deixado ar no sistema, lei novamente e veio a má noticia, cilindro mestre e o pior troquei esse cilindro a pouco mais de um ano... vendo esse tópico me animou colocar um do Uno, mas fiquei com uma dúvida basta colocar o cilindro mestre ou têm que trocar tudo? tudo que eu digo é a cuica nem sei se é assim que se chama... e quanto aos cilindros auxiliares posso manter os mesmo? abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade