x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Flanges

  • #1
    Usuário Avatar de Carlos Valente
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    Santa Maria Madalena/RJ
    Idade
    55
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0

    Flanges




    Camaradas, não seria interessante termos um tópico dedicado à gabaritos das mais variadas flanges confeccionadas para o Niva? Pensando bem não apenas, mas peças confeccionadas como, barras, vidros inteiriços para portas, alargadores e etc., porém todos os modelos postados devem vir com as devidas medidas. Vamos discutir esse assunto? Abraço a todos.

  • #2
    Carlos Valente

    Para o que voce ta sugerindo foi criado o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=8446&page=42 Peças Niva,que inclusive fica sempre no inicio dos topicos.
    [ ] s
    Peter

  • #3
    Usuário Avatar de Carlos Valente
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    Santa Maria Madalena/RJ
    Idade
    55
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Peter Ver Post
    Carlos Valente

    Para o que voce ta sugerindo foi criado o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=8446&page=42 Peças Niva,que inclusive fica sempre no inicio dos topicos.
    Sim, porém se formos procurar algo por lá seria procurar agulha no palheiro. Seria interessante tópicos específicos: motorização, elétrica, suspenção, acessórios, flanges e etc.
    Caso o interessado precise de mais detalhes sobre a peça, aí sim teríamos uma discussão, no bom sentido, aberta. abraço

  • #4
    Usuário
    Entrada
    29/12/2008
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0

    Flange para caixa de chevette

    Oi, pessoal!
    Fiz uma flange para colocar a caixa do Chevette 5 marchas no NIVA.
    OBS: Os nivas que estão com o motor AP e usam o Kit BR 2000 podem trabalhar com a caixa do chevette, basta colocar esta flange.
    No caso de usar o eixo piloto original do chevette, ou seja, colocar a caixa do chevette sem mexer em nada nela, coloque o disco de embreagem do chevette para trabalhar no platô ou prensa do NIVA. Mas confira se o tamanho do piloto original do chevette será suficiente e se a ponta deste piloto é do mesmo diâmetro do original. No meu caso, cortei a ponta do piloto do chevette e soldei a ponta do piloto do motor AP (pois estava com motor AP), mas se tivesse medido o comprimento do mesmo e a espessura de sua ponta, talvez não precisaria ter desmontado a caixa e soldado. Isso vcs terão que fazer, e, se der certo, será plug and play.
    Desculpem a confusão.
    Vou tentar colocar o molde desta flange aqui, mas não sei como fazer, me ajudem!
    Grato, Fabiano Oliveira!

  • #5
    É fácil, abaixo do quadro onde você redige a mensagem tem um botão "Gerenciar Anexos" (primeira imagem abaixo).
    Ao clicar nele, outra janela se abrirá (segunda imagem). Nela você seleciona o arquivo que você quer mandar. Nessa janela estão os tipos de arquivos permitidos e o seu tamanho.
    Terminado de selecionar e enviar os arquivos, feche esta janela e envie a sua mensagem.
    Dúvidas...?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Flanges-anexos.jpg   Flanges-gerenciar.jpg  

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/12/2008
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Consegui entender. Vou tirar fotos e enviar.
    Grato, Fabiano Oliveira!
    OBS: pessoal, esqueci de dizer que a flange é de uma chapa de ferro que vai parafusada na capa seca da caixa do NIVA e a capa seca da caixa do chevette deve ser serrada em sua base para receber essa flange. Assim, a flange vai parafusada de um lado na capa seca da caixa do NIVA e, de outro, na capa seca serrada da caixa do chevette.
    Se não for preciso soldar o eixo piloto, a única alteração na caixa do chevette será esta eliminação de sua capa seca (serrando sua base).
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de Carlos Valente
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    Santa Maria Madalena/RJ
    Idade
    55
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabiano Oliveira Ver Post
    Consegui entender. Vou tirar fotos e enviar.
    Grato, Fabiano Oliveira!
    OBS: pessoal, esqueci de dizer que a flange é de uma chapa de ferro que vai parafusada na capa seca da caixa do NIVA e a capa seca da caixa do chevette deve ser serrada em sua base para receber essa flange. Assim, a flange vai parafusada de um lado na capa seca da caixa do NIVA e, de outro, na capa seca serrada da caixa do chevette.
    Se não for preciso soldar o eixo piloto, a única alteração na caixa do chevette será esta eliminação de sua capa seca (serrando sua base).
    Fabiano, bom dia, não entendi, a cx do Chevette + flange+motor do Niva, correto?
    2 - cx do Chevette+flange (a mesm fange)+motor ap? Como?
    A tração continua normalmente?
    Abração.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    29/12/2008
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Oi, Carlos!
    É assim: Se vc tiver com o NIVA original e quiser substituir a sua caixa pela caixa do chevette (que é mais fácil ser encontrada), vc deverá deixar a capa seca da caixa do niva aparafusada no motor dele e agora vc aparafusa a flange de um lado nessa capa seca e, de outro, a flange receberá a caixa do chevette com sua respectiva capa seca serrada.
    Se o Niva tiver com o motor AP e a caixa original de Niva, proceda da mesma forma, deixando a capa seca da caixa do Niva aparafusada no motor AP e aparafuse a flange, de um lado, nesta capa seca e, de outro, na capa seca serrada da caixa do chevette. Essa capa seca serrada da caixa do chevette é um "sanduíche" entre a flange e a caixa do chevette propriamente dita.
    A parte de tras da caixa do chevette precisa ter uma cruzeta que liga na caixa de transferência original do Niva. Este serviço, qualquer torneiro consegue fazer.
    O calço da caixa e seu suporte também devem ser trocados.
    Então é o seguinte: Se vc encontrar uma caixa de niva boa e barata, é melhor comprá-la e evitar essas 4 ou 5 adaptações (trocar o calço da caixa do niva pelo do chevette, trocar o suporte do calço de lugar, solda no piloto se precisar, confecção de cruzeta para ligar a caixa do chevette na caixa de transferência do niva e serviço de serrar a capa seca do chevette). Eu adaptei porque não encontrei caixa de niva usada em bom estado e barata. Agora, qualquer problema na caixa é mais fácil resolver, até trocá-la é possível pois tem muita caixa de chevette boa e barata nos ferros velhos.
    A relação de transmissão da caixa de marchas do niva e da caixa da chevette de 5 marchas são bem parecidas, não notei diferença nem em força nem em velocidade.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Carlos Valente
    Entrada
    21/01/2009
    Local
    Santa Maria Madalena/RJ
    Idade
    55
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabiano Oliveira Ver Post
    Oi, Carlos!
    É assim: Se vc tiver com o NIVA original e quiser substituir a sua caixa pela caixa do chevette (que é mais fácil ser encontrada), vc deverá deixar a capa seca da caixa do niva aparafusada no motor dele e agora vc aparafusa a flange de um lado nessa capa seca e, de outro, a flange receberá a caixa do chevette com sua respectiva capa seca serrada.
    Se o Niva tiver com o motor AP e a caixa original de Niva, proceda da mesma forma, deixando a capa seca da caixa do Niva aparafusada no motor AP e aparafuse a flange, de um lado, nesta capa seca e, de outro, na capa seca serrada da caixa do chevette. Essa capa seca serrada da caixa do chevette é um "sanduíche" entre a flange e a caixa do chevette propriamente dita.
    A parte de tras da caixa do chevette precisa ter uma cruzeta que liga na caixa de transferência original do Niva. Este serviço, qualquer torneiro consegue fazer.
    O calço da caixa e seu suporte também devem ser trocados.
    Então é o seguinte: Se vc encontrar uma caixa de niva boa e barata, é melhor comprá-la e evitar essas 4 ou 5 adaptações (trocar o calço da caixa do niva pelo do chevette, trocar o suporte do calço de lugar, solda no piloto se precisar, confecção de cruzeta para ligar a caixa do chevette na caixa de transferência do niva e serviço de serrar a capa seca do chevette). Eu adaptei porque não encontrei caixa de niva usada em bom estado e barata. Agora, qualquer problema na caixa é mais fácil resolver, até trocá-la é possível pois tem muita caixa de chevette boa e barata nos ferros velhos.
    A relação de transmissão da caixa de marchas do niva e da caixa da chevette de 5 marchas são bem parecidas, não notei diferença nem em força nem em velocidade.
    Fabiano, estou precisando dessa flange, a quinta do meu Niva escapa quando há trepidação. Se possível coloque as medidas da flange e fotos, vou tentar fazer uma. Se for comercializar, estou interessado. Abraço
    "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las." Voltaire

  • #10
    Usuário
    Entrada
    29/12/2008
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    Desculpe a demora.
    Vou colocar as fotos, mas acho que não vai adiantar muito. Vai ficar mais fácil se eu xerocar o molde (ele é de papelão) e mandar pelo correio. Aí o tamanho é o real.
    Se quiser, me mande uma msg privada com o endereço.
    Grato, Fabiano Oliveira!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    17/01/2010
    Idade
    41
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Fabiano Oliveira Ver Post
    Oi, Carlos!
    É assim: Se vc tiver com o NIVA original e quiser substituir a sua caixa pela caixa do chevette (que é mais fácil ser encontrada), vc deverá deixar a capa seca da caixa do niva aparafusada no motor dele e agora vc aparafusa a flange de um lado nessa capa seca e, de outro, a flange receberá a caixa do chevette com sua respectiva capa seca serrada.
    Se o Niva tiver com o motor AP e a caixa original de Niva, proceda da mesma forma, deixando a capa seca da caixa do Niva aparafusada no motor AP e aparafuse a flange, de um lado, nesta capa seca e, de outro, na capa seca serrada da caixa do chevette. Essa capa seca serrada da caixa do chevette é um "sanduíche" entre a flange e a caixa do chevette propriamente dita.
    A parte de tras da caixa do chevette precisa ter uma cruzeta que liga na caixa de transferência original do Niva. Este serviço, qualquer torneiro consegue fazer.
    O calço da caixa e seu suporte também devem ser trocados.
    Então é o seguinte: Se vc encontrar uma caixa de niva boa e barata, é melhor comprá-la e evitar essas 4 ou 5 adaptações (trocar o calço da caixa do niva pelo do chevette, trocar o suporte do calço de lugar, solda no piloto se precisar, confecção de cruzeta para ligar a caixa do chevette na caixa de transferência do niva e serviço de serrar a capa seca do chevette). Eu adaptei porque não encontrei caixa de niva usada em bom estado e barata. Agora, qualquer problema na caixa é mais fácil resolver, até trocá-la é possível pois tem muita caixa de chevette boa e barata nos ferros velhos.
    A relação de transmissão da caixa de marchas do niva e da caixa da chevette de 5 marchas são bem parecidas, não notei diferença nem em força nem em velocidade.

    Fabiano, é muito boa a sua adaptação. No meu caso meu NIVA utiliza um motor e câmbio de chevette porém 4 marchas.
    Neste caso a parte traseira do câmbio foi muito fácil de se fazer, vou deixar a minha dica ao leitor:
    Utilizei um cardã original do chevette que é acoplado atrás do câmbio. Neste "cardãzinho" há um cruzeta logo no final da luva (aquela que é acoplada ao câmbio), eu cortei este cardã cerca de 8 cm após a cruzeta e mandei fazer um flange no torneiro. O custo desta adaptação apenas R$80,00. Não foi preciso modificar a Caixa de Transferência de lugar e utilizei até a mesma travessa que suporta o câmbio original do niva, sendo necessário apenas uma furação nova nesta para receber o câmbio. No meu caso, foi necessário fazer um corte no túnel pois o cambio está bem alto, talvez pela utilização do câmbio do chevette. Também é necessário fazer outro corte no túnel deslocando a alavança das marchas para a direita.

    Se alguém mais se interessar, posso fornecer maiores dados.

  • #12
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Fabiano, pelo que entendi, você está usando o motor do Niva com a caixa do Chevette mantendo a caixa seca do Niva, com uma flange entre a caixa seca do Niva e a caixa de marchas do Chevette, e substituiu o acoplamento elástico pelo eixo cardã do Chevette encurtado, deixando-o com apenas oito centímetros, correto? Gostaria que comentasse como ficou o quesito vibração, se teve que fazer um terceiro ponto de apoio na caixa de transferência... e explicasse melhor o detalhe da caixa seca serrada do Chevette, parece que você manteve um pedaço da caixa seca do Chevette....
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade