Postado originalmente por
Girti
Sem dúvida, ainda mais com dois anéis de pistão quebrados! :neutral: E o pior é que o carro andava bem mesmo assim!
Sei que o amaciamento é importante, estou seguindo as instruções do manual do Niva (não o brasileiro, que é fraquíssimo, e sim o português (de Portugal, ó pá!). Não ultrapassar os 4.000 giros, não forçar o motor em subidas fortes ou terrenos muito difíceis, etc, etc, etc...
Também pensei em trocar óleo e filtro aos 1.000 Km, mas o manual recomenda rodar 2 a 3 mil Km antes da primeira troca, e é o que eu farei. Vou viajar por uns 20 dias, e a quilometragem prevista está dentro destes 3.000 Km. Também conversei com o Wilson a respeito, ele diz que o bloco foi cuidadosamente limpo antes da montagem dos pistões, ao contrário do que acontece na linha de montagem, quando a esta montagem do motor, feita em grande escala, ocorre logo após a usinagem, o que, é claro, gera mais resíduos a serem eliminados nesta primeira troca de óleo e filtro. Como o bloco foi limpo, haverá menos resíduos.
O artigo é ótimo, li e guardei, mas, como ele mesmo esclarece, é baseado em pesquisas na internet, ou seja, ele está repetindo o que leu, mas não é um expert no assunto, portanto terei reservas quanto a o que ele escreveu, da mesma forma que tenho ao ler na internet qualquer artigo cujo autor eu desconheça (e portanto, desconheça o grau de conhecimento dele sobre o assunto em pauta). Em meu entender, deve ser usado o bom senso. No caso do motor retificado, isto significa não rodar em altas rotações, não forçar o motor em subidas fortes, observar a temperatura (existe uma tendência de superaquecimento, visto que, em razão das peças serem novas, o atrito entre elas ser maior, ocasionando um aquecimento maior do que o de um motor já rodado, cujas folgas são maiores), etc...
Obrigado pela dica e pelos desejos de longa vida. Meu motor :mrgreen: e eu agradecemos!
[ ]s