Está aí mais uma lenda brasileira!
O principal indicador de criatividade de um país é o número de patentes que ele registra.
Infelizmente estamos muitoooooooooo distante neste quesito dos países desenvolvidos ou os em desenvolvimento.
Abs
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É?
O Brasil contribuiu muito e continua a contribuir para que idéias muitas vezes simples modificassem o nosso mundo. Muitas vezes estes inventores são injustiçados e relegados ao esquecimento. O complexo de vira-lata contribui para que o brasileiro não acredite em sua capacidade inovadora.
SANTOS DUMONT, p. ex., inventou:
- Balão a gás de pequeno porte que revolucionou a construção de aeróstatos. Foi batizado de Brasil, em homenagem à terra Natal de Dumont.
- Dirigível: ao colocar um motor movido a petróleo num balão a gás, Dumont inventou o primeiro dirigível. O modelo nº 9 foi o primeiro a dar a volta da torre Eiffel.
- O avião: o 14 Bis foi a primeira aeronave mais pesada que o ar a levantar vôo por seus próprios meios
- O precursor do ultraleve: o Demoiselle 20, um avião menor, mais rápido e com maior possibilidade controle que o 14 Bis, foi o último invento aeronáutico de Dumont. E o primeiro ultraleve da história. Tinha 115 kg, envergadura de 5,50m e comprimento de de 5,55m.
- O relógio de pulso: Dumont pediu ao amigo Cartier que transformasse o relógio de bolso em relógio de pulso, colocando alças no lugar da corrente, de modo que ele pudesse controlar facilmente o tempo que passava no ar.
- Hangar com portas de correr: em 1900, para fechar o galpão onde montava suas invenções, Dumont colocou portas que corriam sobre rolamentos. O primeiro hangar do mundo tinha 11 metros de altura, 7 metros de largura e 30 metros de extensão.
E não patenteou nenhuma de suas invenções.
A máquina de escrever foi idealizada originalmente pelo Padre FRANCISCO JOÃO DE AZEVEDO, em 1861. Parecia com um piano de 24 teclas que imprimiam letras num papel - para mudar de linha, era preciso pisar em um pedal na parte de baixo do aparelho. Alegando estar velho e doente, o padre entregou seu invento ao negociante George Napoleon Yost, com a promessa de que havia pessoas interessadas em fabricá-lo nos Estados Unidos. Em 1874, o americano Christofer Sholes apresentou um modelo quase igual ao do padre Azevedo. A empresa Remington se interessou e passou a fabricar as máquinas, sem nem lembrar do brasileiro.
Foi um brasileiro, NÉLIO JOSÉ NICOLAI, que inventou o sistema de identificação de chamadas, famoso Bina, que todos usamos hoje, principalmente nos celulares, sem nem perguntar de onde veio. O pior de tudo: Nicolai não recebe nem um centavo por isso. Também é invenção de Nicolai a tecnologia do Salto (Sinal de Advertência para Linha Telefônica Ocupada), ouvido durante a conversa telefônica e que anuncia que alguém está ligando. Todas as grandes telefônicas do planeta dispõem desse serviço. Nenhuma paga royalties ao brasileiro.
Ele inventou ainda os Micro-PABX, divisores de linhas e sistemas de acionamento de serviços de emergência (190, 191 etc). Foi Nicolai quem inventou a tecnologia que permite contabilizar diretamente as chamadas sem a interferência da prestadora do serviço, princípio que permitiu a difusão mundial dos números 0900.
Poderia me estender indefinidamente nesta relação de inventos brasileiros, a maioria desconhecida do grande público. Mas, este não é o lugar adequado.
A ciência produzida no Brasil tem alta qualidade, mas não resulta em produtos comerciais com freqüência por não atrair investidores privados globais. E o que afasta esses investimentos é a fragilidade do sistema brasileiro de propriedade intelectual.
Criatividade não falta aos inventores nacionais, o que falta é mais investimento do poder público nas inovações tecnológicas brasileiras.
Enquanto os países desenvolvidos registram milhares de patentes por ano, no Brasil, a cada 20 mil pedidos entregues ao INPI apenas mil são registrados.
Mas, isso talvez o meu camarada não soubesse, ofuscado que está pela “inteligência e criatividade” estrangeiras.Temos e devemos valorizar a “prata da casa”.
Mas o balão, ao menos o de ar quente, foi invenção do Bartolomeu de Gusmão, Santista, o "Padre Voador" (não aquela anta das bexigas).
Teve o Hércules Florence na fotografia, o Pe.Roberto Landell de Moura, inventando e demonstrando publicamente o rádio antes do Marconi...
Pessoal
Como esse niva esterça a direção ? Não flagrei como ele movimenta o munhão.
Só esse tubo-cardã aguenta o peso do veículo numa inclinação lateral ou pancada lateral?
Camaradas
O Bacalhau tem absoluta razão
Nao queria entrar nesse papo, mas a verdade deve ser dita.
Acrescentando a lista do Bacalhau no Brasil temos:
- a primeira transmissao de radio do mundo - entre o colégio santana e a avnida paulista
- a primeira travessida aera oceanica sem escala - avião Jau
- primeiros motores a combustivel alternativo
- primeiro aviao movido a alcool
- primeira torbinaa jato domundo movida a alcool
E afirmação que que é lenda que o povo brasileiro é criativo é verdade. Basera na quantidade de patentes para afirmar a criatividade de um povo é errado
a patente so tem sintido de existir quando vira um produto comerciavel se nao vira mao tem sitido virar patente.
Trabalho um centro de engenharia, considerada uma das melhores das americas, que nao vou citar o nome.
Estou fazendo doutorado e acredite se quiser, eu comprei o meu proprio computador e cadeira para trabalhar.
Minha pesquisa depende de miseros 10mil reais mensais e o que disponho é 500 reais
como muitos colegas que passaram por aqui, vou embora do Brasil na primeira oportunidade, pois aqui nao tem como trabalhar.
É triste, muito triste, mas eu tou cansado de vender peças de niva para poder comprar o mínimo necessari para minha pesquisa.
Essa é a realidade.... nossas melhores cabeças fazem patente em outros paises.
Vou dizer outra coisa,
o Governo lula TRIPLICOU o investimento em pesquisa e ainda lambemos o chao.
é triste , muito triste.... mas é a verdade
Como esse niva esterça a direção ? Não flagrei como ele movimenta o munhão. Parece que não tem espaço.
Só esse tubo-cardã aguenta o peso do veículo numa inclinação lateral ou pancada lateral? Não fica passarinhando na estrada?
Tem cáster nessa coisa?
Camarada
eu acredito que para virar ele deve girar as rodas em velocidades diferentes, assim como alguns tratores, ou ser articulado no meio... que eu acho que nao é
abracao
jossano
Me parece um jipe europeu da segunda guerra e que não chegou a ser produzido...
A foto focaliza a suspensão trazeira. A dianteira (se observar beeem) parece seu algo como uma McPerson. Mesmo assim não deve ter muito jogo não...
Numa das fotos dá para ver uma "bolota" parecida as dos eixos dianteiros dos Jeep para esterçar...cáster tem mas varia conforme a suspensão trabalha ( aumenta o cáster conforme a suspensão absorve), funciona mas não é assim que se faz...
Para fazer algo com critéro tem que usar por ex: um paralelogramo para o cáster mudar conforme a suspensão trabalha. A "bolota" deveria girar numa bucha controlada pelo paralelogramo, a Bimota lançou uma moto com um sistema destes.
Se vc olhar a suspensão trazeira de um Gurgel ou Kombi com homocinética, vai ver algo semelhante. Toda a torção e momento fletor lateral é "suportado" pelo "facão". Não vou dizer que isso dá muito certo num carro de lado apoiado apenas nas rodas e quase tombando... :parede: Mas com esses "tubinhos", deve resistir sim!
Verdade, em uma das fotos dá para ver, na traseira, o link do braço do munhão. Acredito que ele esterça as 4 rodas.
Com aquelas barras descendo do chassis até o braço do munhão, isso me sugere que seja full-hidro. Full-hidro não permite retorno natural do volante. Então, tanto faz o cáster. Se tiver algum cáster, deve ser favorecer o trabalho de retornar o volante na base do braço .
Dá para ver também, na foto, mais visível na traseira, que esse tubo-cardã não está sozinho. Tem um reforço lateral, pintado de vermelho, soldado logo após a área do pneu, que vai do tubo-cardã até o chassi, como um triângulo de reforço. Esse detalhe elimina a sensação de "coisa fácil de entortar" que tive.
Estou gostando dessa suspensão.