x
Convex Datacenter
Página 4 de 14 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 159
  • #37



    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Do seu texto acima, só um comentário, circuito do tipo não poupa a bobina de superaquecimento, apenas evita o desgaste dos contatos do platinado.
    Esses amplificadores de corrente ajudam muito no desgaste dos platinados, e quando BEM PROJETADOS não atrapalham no desempenho da bobina, e só, não esperem nada além disso porque neste assunto não existe milagre, e faísca mais energética só com a utilização de bobina mais parruda, e mesmo assim se o amplificador de corrente tiver como chavear, caso contrário só com o uso de ignição CDI.

    Sds,
    Sukys
    Justo !!!! Eu sei que o ideal é um distribuidos Hall, mas já que o din din tá curto, vai esse circuitinho mesmo !
    Talvez tenha me expressado errado em algum lugar, nunca quiz comparar essa ignição que coloquei no meu carro com uma ignição tipo CDI ou uma ignição eletronica tipo original !!!!
    Mas volto a afirmar que por 60 réis, tá da hora

  • #38
    Alexandre,

    Eu sei que você não está querendo comparar ignição convencional com ignição cdi, e nem eu, tanto que deixei claro, "só para ilustrar", qual é o comportamento de uma faísca realmente energética.

    Quanto ao distribuidor com sensor Hall, ou mesmo sensor indutivo (impulsor, aranha ou o apelido que for), vocês continuam fazendo confusão, e escrevo "vocês" no plural porque a confusão rola solto pra tudo quanto é lado.
    Pra quem quiser, no meu site já existe informação técnica sobre sistemas de ignição, de forma bem detalhada, e por aqui faço um resumo bem simples.

    Sensor Hall ou sensor indutivo tem que ser encarado como chave elétrica, exatamente da mesma forma que o platinado.

    Podemos colocar a coisa de forma bem simples:

    -Sensor Hall, chave eletrônica de baixíssima corrente
    -Sensor indutivo, chave indutiva de baixíssima corrente
    -Platinado, chave mecânica com razoável capacidade de corrente

    Três componentes com a mesma função: CHAVE, INTERRUPTOR, LIGA/DESLIGA, só e tão somente isso, e como qualquer chave, não tem absolutamente nada a ver com faísca de ignição, apenas com COMUTAÇÃO.

    Agora as particularidades de cada um.

    O platinado tem uma razoável capacidade de corrente, o que permite chavear a bobina diretamente, DESDE QUE a corrente drenada pela bobina não exceda a capacidade dos contatos, e esta capacidade está limitada à bobina que faz par com o platinado. Nada impede de se utilizar bobina mais parruda com platinado PORÉM, os contatos vão pro espaço em pouquíssimo tempo.

    Sensor Hall e sensor indutivo não tem a capacidade de chavear a bobina diretamente porque na saída destes sensores a corrente circulante é baixíssima, da ordem de poucos miliampéres, daí que junto a estes sensores existe a necessidade de amplificar a corrente, e isso é feito pelas famosas "caixinhas de ignição".

    Só pra facilitar mais ainda as coisas, as famosas caixinhas de ignição ou, mais apropriadamente "amplificadores de corrente", podem ser entendidos como se fossem um relé, onde um sinal elétrico de baixa corrente faz a comutação de contatos que aguentam uma porrada de corrente, e da mesma forma que um relé, os amplificadores de corrente também tem uma capacidade máxima de corrente, que tem que ser compatível com a bobina utilizada.
    E já que estou fazendo um paralelo vou continuar com exemplo que se encaixa perfeitamente: se o farol do carro tem 100W, de nada adianta colocar um relé que aguenta 500W porque a luminosidade continuará a mesma. Se colocar um relé que só aguenta 10W, de imediato o farol até poderá acender com a mesma luminosidade, mas em pouco tempo os contatos do relé poderão ir pro saco por excesso de calor.
    Com ignição é a mesma coisa, e pra entender o exemplo basta substituir o farol pela bobina, e o relé pelo platinado ou pelo amplificador de corrente.

    Resumindo:

    Intensidade da luz depende do "potencial" da lâmpada e de mais ninguém.
    Intensidade da faísca depende do "potencial" da bobina e de mais ninguém.

    Para aproveitar o máximo potencial da lâmpada o relé tem que ser compatível com a corrente drenada pela lâmpada. Relé com maior capacidade de corrente não atrapalha, mas também não ajuda em nada. Com menor capacidade de corrente, baubau iluminação.
    Para aproveitar o máximo potencial da bobina o amplificador de corrente tem que ser compatível com a corrente drenada pela bobina. Amplificador com maior capacidade de corrente não atrapalha, mas também não ajuda em nada. Com menor capacidade de corrente, baubau faísca.

    Agora a diferença: lâmpada fica acesa direto, bobina não.
    Bobina tem um tempo de carga, igual a uma caixa d'água, que tem um tempo para encher. Passou deste tempo a água vaza pelo ladrão, e como bobina não tem ladrão, o excesso de tempo que a dita fica ligada se transforma em calor. E esquenta um pouco agora, outro tanto daqui à pouco e lá vai a bobina pro saco, daí a importância do controle do tempo de carga, ou dwell time, que no caso do platinado é feito pela abertura dos contatos, no caso do sensor hall é feito pelo disco de janelas, e no caso do sensor indutivo é feito pelo próprio sensor ou pelo amplificador de corrente.

    Resumo do resumo: instalar um amplificador de corrente pra dar um descanso pro platinado é algo realmente interessante, interessante e de baixo custo, PORÉM o amplificador de corrente tem que ser bem projetado.
    Se bem projetado A ÚNICA VANTAGEM é o aumento da vida util dos contatos do platinado. Só isso, absolutamente isso, nada mais do que isso.
    Ah, mas instalei um amplificador de corrente e a ignição está mais forte que cuspida de dragão! Quando isso acontece a explicação é simples: antes de instalar o dito a ignição estava funcionando com a ajuda de todos os santos, pai de santos e avós de santos. Até o diabo estava com pena da situação e dava uma mão, daí qualquer melhora é melhora, o que não significa dizer que ficou melhor que o original, quanto muito empata.

    Na internet existem zilhões de esquemas de amplificador de corrente pra platinado, alguns funcionam bem, outros nem tanto, e outro tanto só serve pra perder tempo montando.
    E quero deixar bem claro o seguinte: pra quem não quer montar existe a opção de comprar, e 60~80 mangos é um valor até que apropriado para um sistema decente, e sendo decente vale a pena sim, mas não sendo é melhor gastar este dinheiro em platinado, combustível ou pizza.

    Sds,
    Sukys
    4X4 Brasil

  • #39
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Olá Sukys,

    Aprendi muito com a sua explicação !!!!!

    Didática nota 100!!!!!! Escrita idem...... Coisas raras por essas bandas.

    Agradeço a paciência em escrever e tirar as dúvidas minhas, e de nossos colegas.

    Saudações,

    Octávio

  • #40
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Sukys,

    O que acontece com os seus sites que não abrem ou estão com página não encontrada?

    SDS,

    Octávio

  • #41
    Octávio,

    O Geocities passou a ter limite de banda, e quando o site é muito acessado... pimba, sai do ar.
    Já providenciei espaço no Tripod http://sukysbr.tripod.com/ mas por lá a encrenca é com as janelas popup que tenho na seção sobre teoria, e só não providenciei domínio próprio porque esta não é minha atividade principal. Gostaria que fosse, mas ainda tenho isso mais por diletantismo do que qualquer outra coisa.

    Sds,
    Sukys

  • #42
    Ola

    Então respondendo a pergunta de quem tem a tal caixinha da ignição, do Marcelo Tonela.

    Tenho ela instalada em meu Niva motor 1.6 original Zero, eletrica refeita toda, bateria nova 75Ah, alternador novo 75Ah, cabos de velas, velas 3 eletrodos do gol MI

    não sei se foi pela mudança de todo o motor mas mesmo antes de fazer td isso jah tinha instalada e deu diferença sim em partidas bem melhores, economia e desempenho melhora tb, sem magicas mas muda

    ________________________
    Niva 1.6 1991

  • #43
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Sukys,
    Aprendi muito com a sua explicação !!!!!
    Didática nota 100!!!!!! Escrita idem...... Coisas raras por essas bandas.
    Agradeço a paciência em escrever e tirar as dúvidas minhas, e de nossos colegas.
    Saudações,
    Octávio
    Octávio,

    Se foi de valia pra pelo menos pra um, o dia foi útil pra pelo menos dois, porque nesta situação quem escreve também ganha... nem que seja em prática de digitação.

    Sds,
    Sukys

  • #44
    Opa.... pode me por na lista!

    Sukys já teve niva??? Alguém dá um niva pra ele??? Isso ia resolver várias pendengas nossas heheheh

  • #45
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0
    Depois dessa aula (ave mestre Sukys ), acho que vou deixar do jeito que tá, rsrs !!
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #46

    Talking Vamos lanças a campanha, ...................

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Opa.... pode me por na lista!

    Sukys já teve niva??? Alguém dá um niva pra ele??? Isso ia resolver várias pendengas nossas heheheh
    E por que não lançar a Campanha : - Vamos dar um Niva para o Suks !
    Eu gasto tanto dindin com cursinho de M# que não ensina nada e o Suks dando aula de gratis ai !!! Não ia me pesar nada fazer uma contribuição pra campanha


  • #47
    Citação Postado originalmente por Soldier
    acho que vou deixar do jeito que tá
    Soldier, nem tanto ao céu e nem tanto à terra. Um amplificador de corrente já justifica seu uso pelo aumento de vida útil do platinado. Mas tem que ser bem projetado, porque instalar coisa do tipo pra ajudar platinado sacaneando bobina não vale a pena.
    Outro lance importante, existem circuitos que não desabilitam a carga da bobina com o motor parado, e neste caso, se esquecer a chave de ignição ligada a bobina terá que segurar o baque. Bobina pra platinado até que segura o tranco, mas bobina mais parruda não aguenta muito tempo.
    Amplificador de corrente tem que ser feito levando em conta um monte de detalhes, e se bem feito, nada contra.

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva
    Sukys já teve niva???
    Gustavo, nunca tive Niva mas já tive carro ruço e se quer saber, sou mais um carro antigo bem conservado, devidamente atualizado naquilo que realmente vale a pena.
    Também gosto de video-game sobre rodas, mas não gosto de IPVA, seguro contra roubo, preço de peças importadas, assalto em semáforo e, principalmente, motor empacado com luzinha vermelha piscando no painel.

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva
    Alguém dá um niva pra ele??? Isso ia resolver várias pendengas nossas
    Várias eu não digo, mas pra pendenga que tem a ver com potência e economia já tenho coisa pronta, devidamente testada e aprovada em GM e VW à ar. Já comentei sobre este assunto em outro tópico há mais de mês, só que o dono de oficina com quem combinei uma avaliação ficou de arrumar um Niva, e acho que foi procurar um no Afeganistão.
    Se alguém por aqui conhecer dono de Niva que esteja em boas condições funcionais, que use o carro rotineiramente, que tenha distribuidor com sensor Hall e que more em Sampa, favor avisar. É desejável algum conhecimento sobre motores, assim fica mais facil a troca de idéias e a avaliação. Só preciso cortar um fio e emendar quatro, mais nada. Em motor modificado em taxa, comando, aumento de cilindrada ou no álcool ou GNV, eu tenho certeza de que existirá melhora, só não sei qual será o ganho em motor original, e é justamente em motor original que gostaria de fazer a avaliação.

    Sds,
    Sukys

  • #48
    Camaradas

    Faz tempo que estou observando esse topico e achando muito legal toda essa historia.... nada como aprender...

    Com relação ao aplificador de corrente e o dispositivo para eliminar o platinado, tenho uma pergunta.

    Nos sistemas modernos de ignição eletronica exite o tal do sensor hall, que no meu ponto de vista é um sensor optico e a resposta da luz todos concordamos que é muito rapida. Existem tambem sensores a base de chaves magnéticas.... e no caso proposto o platinado esta sendo o sensor.

    O platinado tem uma distancia de milimetros e distancia tem que ser venciada atraves de uma velocidade e temos um tempo de resposta, que pelo fato de ser mecanico é muito inferior que um siatema optico.... entao como fica o rendimento deste sistema em altas rotações?

    A corrente se mantem, para altas rotacoes onde a carga de variação de pressão na vela é "maxima"??

    Vcs podem me ajudar

    Abracos

    Jossano

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade