Todas as suas dúvidas vc pode obter no mesmo link citado acima. Veja tambem as discuções em outro tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=70636
Abs
Versão Imprimível
Todas as suas dúvidas vc pode obter no mesmo link citado acima. Veja tambem as discuções em outro tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=70636
Abs
Pessoal;
Não sei como está o Niva de vocês, mas sobre a inspeção, é bacana fazer algumas considerações importantes:
1 - Os Nivas tem de 15 a 20 anos de idade, obviamente os parâmetros são mais flexíveis para os nossos amigos Russos do que para veículos mais atuais. Nivas costumam passar tranquilamente, desde que estejam com todos os itens em funcionamento (cânister, conjunto de escape em ordem, carburador limpo e regulado, etc)
2 - Por dentro da tampa do capô do Niva, existe uma etiqueta com os níveis de emissão do motor. Se não encontrarem mais por dentro do capô, existe no manual do mecânico, E É COM BASE NESTE NÚMERO QUE ELES DEVEM FAZER O TESTE!!!
3 - Sim, o cânister tem vida útil! É um filtro de carvão ativado que trás os vapores do tanque de combustível para serem reaproveitados na admissão do motor. É bom revisar todas as mangueirinhas, válvulas e o próprio filtro antes de entrar na fila da Controlar.
4 - Motos costumam não passar, principalmente as que pertencem a motoboys, muito judiadas. Por isso essa "maracutaia" do Alcool, que deveria ser bem mais vigiada.
Creio que com tudo funcionando, ninguém terá problemas com a inspeção.
Aliás, Dinola e demais camaLADAS;
Segundo o site do CONAMA, estes são os índices que nos interessam, para os Nivas (1990-1995 e com raras exceções, acima de 95)
Ano/modelo - 1990 e 1991
Marcha-lenta* - 6,0
2 500 rpm* - 3,5
Ano/modelo - 1992 a 1996
Marcha-lenta* - 5,0
2 500 rpm* - 3,0
Ano/modelo - 1997 em diante
Marcha-lenta* - 1,5
2 500 rpm* - 1,0
* em % de Co; Fonte: Conama
Vejam como a tolerância é bem maior para a grande maioria dos Nivas, que foram fabricados entre 1990 e 1993. Existem os 94/95 também, que estão praticamente na mesma gama.
Em tempo: A Inspeção para motores a diesel é diferente.
Amigos com motor diesel e AP: Se não estiver tudo regularizado no documento, toma pau antes do teste com a mangueirinha. (oops)
Alterações feitas, aprovadas e documentadas: Não esquente a cuca. Mas mantenha o carro em dia.
Em tempo: Meu Niva está sendo transferido da Capital para S.Bernardo do Campo. Terei que fazer a inspeção em Abril para fazer a transferência e já estou providenciando o necessário. Em São Bernardo do Campo não há ainda a necessidade de inspeção veicular.
E sou a favor dela, há sim alguns parâmetros que podem melhorar, mas 57 reais, não fazem falta pra ninguém! Questão de consciência e de compromisso com o ar da nossa cidade/região metropolitana.
Em tempo: É a minha opinião.
`
É Thiago se fosse só 57 reais, mas nós já pagamos Licenciamentos, seguro obrigatorio, ipva.......etc, etc, etc... então não é 57 reais é mais 57 reais...rsrsrs
Tambem seria a favor, se isso fosse uma coisa seria...e não apenas para tirar dinheiro do povo e encher os bolsos de politicos corrupitos e safados, que na verdade não estão preocupados com nosso ar e sim com seus gastos....como diz um despachante amigo meu ""O BRASIL É UM PAIS QUE CRIA A DIFICULDADE PARA VENDER A FACILIDADE"" pq se fosse uma coisa seria, eles te reprovariam e te orientariam a fazer as devidas melhoras, e não apenas um " vc foi reprovado, tente novamente"
Precisamos de educação, boa vontade e conciência.... para ai sim cuidarmos de nossas terras e nossos rios e quem sabe teremos um brasil melhor....só vemos lixos nas ruas, e pessoas sofrendo, se esse dinheiro fosse aplicado para melhorar o pais, seria diferente, mas todos sabemos e a grande maioria é desviada dos nossos cofres e curiosamente aparecem em uma conta no exterior...""ESSE DINHEIRO NÃO É MEU""
Mas é só uma opinião e espero estar errado !!! ...desculpe-me o desabafo...
abç- Fabio
Desculpe, mas não concordo com você!
Existem parâmetros que ainda podem ser alterados na Inspeção Veicular, fato. Mas ela é extremamente necessária! Quem vive na Cidade de São Paulo e em sua Região Metropolitana (meu caso), vive em média um ano a menos só por conta do maldito ar que respiramos e que achamos normal. Não, não é normal!
Reclamamos da ingerência do setor público, então este privatiza a inspeção, que tem hora marcada e data pra acontecer (sem filas). Aí a reclamação é por conta da taxa, de R$ 57,00, que antes era devolvida aos nossos bolsos caso fôssemos aprovados, depois passou a ser recolhida por resolução federal, e pra mim é aí que está o erro. Antes a Prefeitura premiava o proprietário que mantinha o veículo em condições satisfatórias em relação aos níveis de emissões: Você pagava a taxa, se tomasse "bomba", eles ficavam com ela, você levaria o carro pra oficina, voltaria pra fazer o teste, e se desse tudo certo, seria reembolsado. Agora, a taxa fica, mas sinceramente, eu acho justo.
O Pessoal se preocupa muito com o desempenho do carro, mas será que se preocupa um pouquinho com o que o carro causa? Não! A Nossa cidade é uma vítima do uso excessivo do carro, deixou de ser uma bela cidade para se transformar em um verdadeiro inferno, com obras privilegiando o transporte individual em detrimento do coletivo e enfeiando a cidade. Veja fotos de como era o Parque Dom Pedro II nos anos 50, ou da Avenida São João e da Rua Amaral Gurgel sem o Minhocão para constatar.
Pago IPVA (meu último ano), licenciamento, pago o Seguro Obrigatório, e pago a taxa com satisfação, e ainda injeto grana nos cofres da CPTM, da SPTrans e da Cia do Metropolitano de São Paulo, pois faço questão de ir trabalhar de metrô/trem/ônibus em alguns dias da semana para não contribuir com essa poluição, e também pra não precisar judiar de mim e do Niva no meio dos congestionamentos.
Agora sou eu quem pede perdão pelo desabafo! Mas está na hora de São Paulo deixar o carro em casa. "ah, mas o transporte coletivo é uma desgraça!" - Se ele fosse usado por todos, e todos cobrassem soluções, duvido que seria! E o nosso Metrô e a nossa rede de trens anda muito boa e evoluindo muito! (e eu economizo tempo e dinheiro, e poupo o Niva para os finais de semana com a minha namorada e para os encontros do pessoal)
Cara concordo com tudo que vc disse !!! concordo mesmo de coraçaõ, mas acho que é errado cobrar uma coisa que nós sabemos que não resolverá, pois nós pequenos não mudamos nada, agora os grandes, desmatam, poluem.....etc.. e pagam para os fiscais fingirem que não viram nada, é sobre essa educaçaõ que me referi, PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO E NÃO DE TAXAS E GASTOS....
Só que as taxas e gastos neste caso estão promovendo um bem maior, para todos. E o controle de emissões irá resolver sim, é necessário, e é praticado com taxas e gastos no mundo todo.
As Taxas e os gastos são instrumentos de um Estado organizado visando um bem maior, que é a nossa sociedade, desde a escala menor até o macro. Se são bem aplicados ou não, cabe a nós fiscalizarmos.
Não há como exigir as coisas só de um lado! Precisamos de educação? Claro que precisamos! Mas precisamos nos mover pra isso, promover a educação em nossas pequenas atitudes do dia a dia. O Estado pode ditar regras básicas, para o macro, mas o micro faz parte da nossa responsabilidade.
É Thiagão..
É tudo questão de opnião... eu tenho uma, vc tem outra e com certeza alguem tem uma 3ª uma 4ª......etc..
Tem coisas que não se discute, e essa é uma delas pq se fosse uma coisa séria..com preocupação pelo meio ambiente, os grandes que inventaram não deviam cobrar pela mesma, pois já estariamos ajudando o meio ambiente, tem muitos funcionarios publicos que não fazem nada e no final do mes seus salários estão lá, graças as taxas e obrigações que nós pagamos...sou a favor da preservação e melhora do meio ambiente mas sou completamente contra taxas e leis que nós sabemos que amanha ou depois não existiram mais.....ex. quite de primeiros socorros do veiculos (vc deve ter comprado um) cadê..era obrigatório tb.... mas deixa pra lá..
o importante é que vc como eu, somos apaixonados por NIVA.... rsrsrsrsrs
Desculpa se fui rude, não era minha inteção...
abç - Fabio