x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Bloqueio do niva

Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Local
    ./RS
    Agradecimentos: 0

Bloqueio do niva

A alavanca do bloqueio quando parado sempre estava travada ia um pouco e voltava. Até que eu nescessitei usar o macaco para erguer uma roda. Hoje eu percebi que entrava sem esforço como na reduzida um pouco mais leve até. Nao cheguei a andar com ele ainda por isso nao sei se isso é normal.
    Agradeceria muito se me dessem uma resposta. Obrigado
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Felipe 1600 Ver Post
    A alavanca do bloqueio quando parado sempre estava travada ia um pouco e voltava. Até que eu nescessitei usar o macaco para erguer uma roda. Hoje eu percebi que entrava sem esforço como na reduzida um pouco mais leve até. Nao cheguei a andar com ele ainda por isso nao sei se isso é normal.
    Você "desentortou" seu Niva!!!
    Pode parecer brincadeira, mas é verdade. Um esforço localizado (como o uso do macaco) gera uma distribuição de cargas em toda a estrutura mono bloco do carro, que se deforma em reposta ao esforço. Uma peça ou componente do carro que esteja preso a carroceria (e todos estão, já que se trata de um mono bloco), vai sofrer uma deformação também. Se esta peça estiver com algum problema (um encaixe ruim, por exemplo), quando o carro voltar ao "normal" (terminado o esforço, terminada a deformação), ela pode ser consertada ("desentortada", literalmente).
    Foi isso o que aconteceu.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

Usuário Avatar de Marcelo Cleto
    Entrada
    15/10/2008
    Local
    são paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Felipe 1600 Ver Post
    Ola .....
    Recentemente mandei balancear os cardãs e uma manutençao nos rolamentos e cruzeta dos mesmos......ainda na oficina testei reduzida e bloqueio....sendo que com o bloquei aconteceu como o seu....nao entrava....andei um pouco para frente engatou....hoje funciona normalmente as vezes acontecendo isso.....segundo meu mecanico isso é normal.........

Abraços
    MC

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Você "desentortou" seu Niva!!!
    Pode parecer brincadeira, mas é verdade. Um esforço localizado (como o uso do macaco) gera uma distribuição de cargas em toda a estrutura mono bloco do carro, que se deforma em reposta ao esforço. Uma peça ou componente do carro que esteja preso a carroceria (e todos estão, já que se trata de um mono bloco), vai sofrer uma deformação também. Se esta peça estiver com algum problema (um encaixe ruim, por exemplo), quando o carro voltar ao "normal" (terminado o esforço, terminada a deformação), ela pode ser consertada ("desentortada", literalmente).
    Foi isso o que aconteceu.
    []s.
    Isto é normal no niva. Qdo vc aciona o bloqueio no asfalto, fica difícil desbloquear. Tem que andar e tentar desbloquear várias vezes (ou levantar a roda como fez o Felipe). No barro é bem fácil
    O Maurício me desculpe mas não tem nada a ver com monobloco.
    Abs

Usuário Avatar de Marcelo Cleto
    Entrada
    15/10/2008
    Local
    são paulo/SP
    Ola Todos.....

Então.....qto mais NIVEIROS ratificarem que é normal melhor.....kkkk

Abraços

MC

Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Isto é normal no niva. Qdo vc aciona o bloqueio no asfalto, fica difícil desbloquear. Tem que andar e tentar desbloquear várias vezes (ou levantar a roda como fez o Felipe). No barro é bem fácil
    O Maurício me desculpe mas não tem nada a ver com monobloco.
    Abs
    Olá !

Ah, tem sim!
    O Niva foi construído para se "torcer" (como terá esforços em diferentes posições ao mesmo tempo, o seu mono bloco apresenta esta "flexibilidade"), não é incomum que numa destas "tocidas" algumas peças (como o acoplamento do bloqueio do diferencial central) liberem "tensões acumuladas" (faz o mesmo efeito você engatar uma ré; a inversão do movimento libera o bloqueio).
    Estas "tesões acumuladas" (o mome é meu) podem ser entendidas como um encaixe apertado. Imagine que você tenha dois copos de vidro encaixados tão bem que ficaram presos um no outro. Por que eles ficaram presos? Porque o atrito entre os vidros ficou muito grande (isso pode acontecer por excesso de força ou por uma leve deformação no vidro). Para soltá-los, o jeito é tentar girar os copos (liberando o esforço acumulado no encaixe) ou tendar ir "envergando" levemente o conjunto (o que tem o mesmo efeito).
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Local
    ./RS
    Agora o bloqueio entra e sai facilmente sem esforço algum e ele esta funcionando pois eu testei.

eu li muita coisa sobre a dificuldade de engatar o bloqueio e coisa e tal, no caso do meu niva engata e desengata com um dedo apenas e no asfalto tambem.
    []"

Usuário
    Entrada
    13/03/2010
    Local
    ./RS
    Citação Postado originalmente por Crasher Ver Post
    eu li muita coisa sobre a dificuldade de engatar o bloqueio e coisa e tal, no caso do meu niva engata e desengata com um dedo apenas e no asfalto tambem.
    []"
    É o mesmo caso do meu agora, e voce sabe se ele ta funcionando ?
    o meu eu ergui o macaco e girei uma roda com o bloqueio ligado primeiramente a roda nao gira muito e da para ver o cardam se movendo tanto o dianteiro quanto o traseiro.

Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    É assim mesmo Felipe. Fique tranquilo. O resultado do seu procedimento significa que o sistema está funcionando.
    Abs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem