
Postado originalmente por
Marcio Rossetto
O acoplamento de borracha é uma baita tecnologia, sem brincadeira
No ramo industrial é chamado de acoplamento Flexível auto alinhante .
Em alta rotação ele auto se alinha pois a borracha pela força centrifuga é deformada e os eixos ficam 100% alinhados .
Obs: (na verdade não é a força centrífiga e sim momento angular .)
Quando esta em baixa não há força centrífuga , então a borracha não se deforma e não se alinha os eixos , por isso que seu jipe vibra . Deve esta bem DESALINHADO O CONJUNTO .
Se por o acoplamento homocinético , vc pode ter uma situação invertida, em baixa rotação ele absorve o desalinhamento , porém em alta , se não tiver bem instalado e alinhado , vc gera uma bomba vibracional , inclusive pela MAIOR massa dele .
HÁ varios relatos disso no FORUM .
Inclusive na Trilha é o acoplamento de borracha que poupa os choques que podem danificar os rolamentos da Tcase . Por isso que há Nivas 91 com Tcase, rolamento traseiro do cambio , zerados .