x
Convex Datacenter
Página 5 de 11 PrimeiroPrimeiro 1234567891011 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 124

Tópico: Cânister

  • #49



    A válvula a que você se refere é esta?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -valvula-canister.jpg  
    4X4 Brasil

  • #50
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Obrigado por confirmar, Gil. Ainda bem que minha massa encefálica serve para alguma coisa (ainda). Agora minha dúvida é se ele ainda filtra corretamente por que depois de tantas trilhas, talves tenha entrado água por este duto.
    Valeu as fotos, Bacalhau. Deu pra notar que o seu carburador é bem diferente do meu. É mais parecido com o do Gil, por isso as ligações tambem são diferentes, por exemplo, seu carburador possui uma saída a mais e não consegui ver qual duto controla a válvula de realimentação do coletor (diagragma) Só para esclarecer, segundo o que li na internet, esta válvula é responsável pela diminuição da emissão dos hidrocarbonetos após ser atingida a temperatura normal de operação do motor. Mas de qualquer forma já me ajudou a confirmar algumas suspeitas.
    Você tá falando da válvula EGR, Dinola?
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #51
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Você tá falando da válvula EGR, Dinola?

    Thiago, a válvula EGR apesar de ter a ver com a diminuição da poluição não tem nada a ver com o sistema Cânister.
    Enquanto o Cânister é responsável pela diminuição dos vapores da evaporação de combustível lançados à atmosfera, os hidrocarbonetos, a válvula EGR tem a função de controlar a temperatura da câmara de combustão visando reduzir a quantidade de óxidos de Nitrogênio (Nox) no escapamento.
    São sistemas independentes.


  • #52
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Obrigado por confirmar, Gil. Ainda bem que minha massa encefálica serve para alguma coisa (ainda). Agora minha dúvida é se ele ainda filtra corretamente por que depois de tantas trilhas, talves tenha entrado água por este duto.
    Valeu as fotos, Bacalhau. Deu pra notar que o seu carburador é bem diferente do meu. É mais parecido com o do Gil, por isso as ligações tambem são diferentes, por exemplo, seu carburador possui uma saída a mais e não consegui ver qual duto controla a válvula de realimentação do coletor (diagragma) Só para esclarecer, segundo o que li na internet, esta válvula é responsável pela diminuição da emissão dos hidrocarbonetos após ser atingida a temperatura normal de operação do motor. Mas de qualquer forma já me ajudou a confirmar algumas suspeitas.
    Dinola, não sei qual é o carburador que equipa o seu Niva, mas o carburador da foto que o Bacalhau enviou é o "Solex" russo, que euqipava os Niva de 1993 em diante. O meu Niva veio com este modelo de carburador, mas eu o troquei por um carburador novo, e o que está em meu Niva agora é do modelo "Weber" russo, que equipava os Niva até 1992, e é bem diferente do modelo "Solex" da foto. Estou anexando uma foto deste modelo de carburador, é uma foto de meu Niva 90/91 (com válvula de marcha lenta magnética, conforme o desenho da primeira foto). Você poderá observar que há diferenças visíveis entre este carburador e o da foto enviada pelo Bacalhau.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -carburetor-weber.jpg   -carburador-08.jpg  
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #53
    Usuário Avatar de cesar_am
    Entrada
    23/01/2009
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    56
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0

    Weber e Solex

    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Dinola, veja se isto lhe ajuda.
    Valeu , Bacalhau, fotos bem esclarecedoras !!

    Creio que não deva existir muita diferença, nestas ligações, entre o Solex e o Weber ...

    Ahhh, alguma novidade do Kit Berga ...

    Jimny 2012
    F-75

  • #54
    Citação Postado originalmente por cesar_am Ver Post
    (...)Creio que não deva existir muita diferença, nestas ligações, entre o Solex e o Weber ... (...)
    Há diferenças, e não são poucas, o "Solex" tem mais conexões e mangueiras, pois é um carburador bastante sofisticado, feito para atender às normas anti-poluição européias da época. Ao trocar o carburador original "Solex" de meu Niva 95 por um "Weber" russo, tornou-se necessário desativar algumas mangueiras e conexões.

    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #55
    Usuário Avatar de cesar_am
    Entrada
    23/01/2009
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    56
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0

    Duvida

    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Há diferenças, e não são poucas, o "Solex" tem mais conexões e mangueiras, pois é um carburador bastante sofisticado, feito para atender às normas anti-poluição européias da época. Ao trocar o carburador original "Solex" de meu Niva 95 por um "Weber" russo, tornou-se necessário desativar algumas mangueiras e conexões.
    Perfeito Gil !

    Mas me esclareça uma coisa ... ... o Cânister usado para o carburador Weber é diferente do usado para o Solex ...

    Abraço.
    Jimny 2012
    F-75

  • #56
    Citação Postado originalmente por cesar_am Ver Post
    Perfeito Gil !

    Mas me esclareça uma coisa ... ... o Cânister usado para o carburador Weber é diferente do usado para o Solex ...

    Abraço.
    Não que eu saiba, pelo que sei, não houve alteração no canister.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #57

    Sobre o Canister

    Amigos,
    Acho que posso esclarecer alguma coisa.
    O Canister faz parte do sistema de recirculação de gases dos veiculos a partir de 1978. Deste sistema fazem parte tambem o a valvula EGR (Exhaust Gases Recirculation) e o sistema BLOW-BY (ventilação do carter do oleo).
    O Canister consiste de um recipiente, contendo em seu interiro pequenas pedrinhas de carvão mineral ativado. Ele recebe os vapores de gasolina do tanque de combustivel (comb. puro e crú), e estes vapores em contato com o carvão ativado mais ar atmosférico, são abosrvidos pelo sistema de admissão (carburador ou corpo de borboleta), para que possam ser "queimados", passam pelo CATALISADOR e são lançados na atmosfera sem ser tão poluente como em estado crú.
    Nos veiculos mais antigos (decada 70 pra tras) os vapores de gasolina eram lançados nas atmosfera sem serem tratados, pelo respiro ou suspiro como dizem alguns. Os tanques destes veiculos sempre tinha ar atmosférico dentro, acelerando o processo de evaporação da gasolina.
    Nos veiculos mais modernos carburados, entrava um pouco de ar atmosferico no tanque, mas o respiro deixou de existir. Todos os vapores agora são enviandos ao canister e depois ao carburador. Ha neste meio, a valvula FORD, ou valvula de purga, que é acionada a vácuo, reponsável pela sangria do tanque. Nos veiculos com injeção eletronica esta valvula é acionada pelo modulo eletronico.
    Sobre a tal saida inferior, ela nao é ligada a nada, é apenas um dreno se o canister receber gasolina em estado liquido do tanque, o que pode ocorrer se o proprietario insisitir em encher o tanque de combustivel até a boca.
    Por isto que desenvolveram o sistema automatico dos postos de gasolina, sou seja, que interrompe sozinho o abastecimento qdo a pressão do tanque atinge sua maior marca.
    Jamais devemos encher o tanque até o gargalo, no risco de danificar o Canister.

  • #58
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Thiago, a válvula é esta mesmo (EGR) e a função dela é comentada pelo Bacalhau.
    A diferença entre os dois carburadores, pelo que pude comparar nas fotos, é que no solex existe uma saída a mais que serve apenas para controlar o avanço. No weber, o avanço é por molas no distribuidor abaixo do cachimbo (por favor, me corrijam se eu escrever asneira). O corpo do carburador também é diferente mudando a posição das mangueiras que nada interfere em suas funções. O cânister também é igual.
    As mangueiras mais finas são usadas para o controle das válvulas (do cânister e EGR) . Por elas não passam gasolina ou gases, só vácuo. Nas mangueiras grossas passam os gases vindos do cânister para serem reaproveitados.
    A EGR é controlada pelo vácuo constante vindo do coletor de admissão. Mas este vácuo só é liberado para a EGR (segundo o catálogo de peças) depois que a termo válvula abrir (mangueira (A) da foto do Bacalhau). Nesta foto não dá para ver a ligação da termo válvula para a EGR.
    Bacalhau, para onde está indo a mangueira que controla sua EGR ?
    []

  • #59
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    ...

    Bacalhau, para onde está indo a mangueira que controla sua EGR ?
    []
    Não entendi a pergunta...

  • #60
    Dinola,

    Válvula EGR, é só até 93, creio eu. O Meu Niva possui a válvula, pois é 1990. Eu postei algumas fotos do carburador e do cânister dele aqui, a algumas páginas atrás, veja se te ajudam!

    Se precisar, posso tirar mais algumas.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. O canister
      Por victorleyton no fórum Suzuki
      Respostas: 7
      Última resposta: 05/05/2008, 11:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade