Melhorar o desempenho do Niva em trilhas leves e médias? Hummm:pensativo:.
Bom, a dica do Flugêncio (tudo bem contigo, meu camarada???:)) para levantar o Niva somente se justifica com a substituição dos pneus (o que efetivamente melhora o vão livre de um carro é o tamanho dos pneus) por outros maiores. Isso significa mais esforço (torque) nas homocinéticas e nos cardãs.
Com relação aos pneus, uma troca de rodas (mudar de aro 16 para 15) permite um considerável aumento nas opções. Verifique um tamanho e modelo adequado para sua necessidade (o modelo Garra da Pirelli é excelene para trilhas, mas ruim no asfalto). A mudança (aumento dos pneus) melhora os ângulos de ataque e de saída do carro. Para melhorar ainda mais, somente com a troca dos para-choques por outros que fiquem mais "colados" a lataria (nem sempre uma boa opção:?).
Em outras palavras, "jaque" vai começar a mudanças na viatura, é bom estar a tento a tudo, como eficiência dos freios, mudança no raio de esterçamento, condições do motor (se estiver bom, apenas mudança no comando de válvulas é suficiente para melhorar o desempenho), etc. E ir separando o "din-din"...:putz:.
Como foi dito "Não existe almoço de graça" (lema do Artur "Porcão") e "cavalo que corre, também come".
Boa sorte e boas festas!!!! :smile:
Maurício (Tche).