Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
Se a válvula termostática está vazia, desmiolada ou amassada, com certeza o motor irá
superaquecer sim. No caso, quando desligas o motor sem a válvula estar como deveria, a água pára de ser puxada do bloco e começa a trocar com a água do radiador em função da diferença da densidade da água do bloco quente com a água fria no radiador. E com certeza quando liga o motor, por um momento acaba puxando a água mais densa do radidor e baixa a temperatura, porém isso é um erro primário de muitos mecânicos e mexânicos.

O que o pessoal não consegue entender é que a válvula termostática define o fluxo da água nesse motor.

Sempre que é necessário fazer isso com a válvula termostática, deve ser entupida a mangueira pequena curva que une direto ao bloco. Esse caminho é mais curto e com menor restrição ao fluxo, aliada à uma densidade menor da água quente, a bomba acaba puxando a água quente e não a água fria.

Deu pra entender ou precisa desenhar?
Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
Pode ter certeza disso! Mas sinta o carro antes de encarar a viajem.
Recentemente fizemos 1300km e todos nivas foram e voltaram.
veja em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ev...ocaba-305.html (Encontros de NIVAS - Região de Sorocaba)

abraços e quem sabe não combinamos um passeio outra hora!

Bom dia!

Pessoal sou novo por aqui, mas estava enfrentando o mesmo problema que o camarada Junior, a valvula termostática estava desmiolada, e meu russinho estava ficando quente muito quente, segui o conselho do camarada Edintruder e pronto parece que o problema ta resolvido... irei comprar outra valvula assim que possivel muito obrigado pela ajuda embora eu não tenha participado da discussão, o post foi muito valido pra mim obrigado!!