x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 40
  • #1

    A Maldição do Ventilador do Niva




    Mais uma vez, usei a pesquisa, e não encontrei nada relacionada a este, que segundo relatos, é um dos maiores defeitos de nossos amigos Russos ou Soviéticos. (o meu se ofende quando o chamam de russo, ele ainda não compreendeu o fim da cortina de ferro)

    Dando (ui) um breve relato sobre o meu veículo:

    Está muito bonito por fora, lataria muito boa, motor em bom estado, mas um verdadeiro pandemônio por dentro. Tudo despencando, rachado, sujo, meia-boca. O Carro foi usado até o osso mesmo por alguém sem o mínimo de carinho ou compaixão pelo bichinho.

    Com uma breve revisada, descobri que a chave que liga o ventilador, estava desligada, os fios estão presos na chave pelos terminais, no entanto, a outra ponta está dependurada.

    Pensando em solucionar este problema, ou ao menos conferir "in loco", tentei alcançar o ventilador soltando o console de rádio. Quando achei o bloco do ventilador, vi que ele estava caindo, pendendo para o lado, e quando o pressionei para a sua posição original, ouvi um barulho de algo estalando - resultado: tirei uma sacola de supermercado (tipo carrefourto ou extra) cheia de folhas de árvores secas. A Parte superior virou uma verdadeira composteira, só faltou a terra para as minhocas aparecerem e transformarem tudo aquilo em um belo humus.

    Depois de retirar todas as folhas, nada de encontrar as ligações dos fios,e mais um problema: na base do console de rádio, onde deveria estar aquela tampa que adorna as alavancas de redução, bloqueio e câmbio (o meu, não tem), existem duas saídas de ar. Ar quente, creio eu. Segundo o manual do próprio-otário, em português (possuo e é a minha leitura de banheiro favorita) deveria existir uma alavanca que controla as saídas de ar quente na lateral do console de rádio - não encontrei. E entre o ventilador e estas saídas, não existe absolutamente nada. Isso está correto?

    Gostaria de ter este detalhe funcionando no carro, incomoda ver um botão no painel, apertá-lo, e nada, sem função!

    Existem adaptações bem sucedidas para substituir os criticados ventiladores originais?

    Abraços a todos!
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #2
    Citação Postado originalmente por thgteixeira Ver Post
    Mais uma vez, usei a pesquisa, e não encontrei nada relacionada a este, que segundo relatos, é um dos maiores defeitos de nossos amigos Russos ou Soviéticos. (o meu se ofende quando o chamam de russo, ele ainda não compreendeu o fim da cortina de ferro)

    Dando (ui) um breve relato sobre o meu veículo:

    Está muito bonito por fora, lataria muito boa, motor em bom estado, mas um verdadeiro pandemônio por dentro. Tudo despencando, rachado, sujo, meia-boca. O Carro foi usado até o osso mesmo por alguém sem o mínimo de carinho ou compaixão pelo bichinho.

    Com uma breve revisada, descobri que a chave que liga o ventilador, estava desligada, os fios estão presos na chave pelos terminais, no entanto, a outra ponta está dependurada.

    Pensando em solucionar este problema, ou ao menos conferir "in loco", tentei alcançar o ventilador soltando o console de rádio. Quando achei o bloco do ventilador, vi que ele estava caindo, pendendo para o lado, e quando o pressionei para a sua posição original, ouvi um barulho de algo estalando - resultado: tirei uma sacola de supermercado (tipo carrefourto ou extra) cheia de folhas de árvores secas. A Parte superior virou uma verdadeira composteira, só faltou a terra para as minhocas aparecerem e transformarem tudo aquilo em um belo humus.

    Depois de retirar todas as folhas, nada de encontrar as ligações dos fios,e mais um problema: na base do console de rádio, onde deveria estar aquela tampa que adorna as alavancas de redução, bloqueio e câmbio (o meu, não tem), existem duas saídas de ar. Ar quente, creio eu. Segundo o manual do próprio-otário, em português (possuo e é a minha leitura de banheiro favorita) deveria existir uma alavanca que controla as saídas de ar quente na lateral do console de rádio - não encontrei. E entre o ventilador e estas saídas, não existe absolutamente nada. Isso está correto?

    Gostaria de ter este detalhe funcionando no carro, incomoda ver um botão no painel, apertá-lo, e nada, sem função!

    Existem adaptações bem sucedidas para substituir os criticados ventiladores originais?

    Abraços a todos!
    Thiago, acho que, no seu caso, o mais fácil é você examinar como é o sistema original de ventilação, bastando para isto você entrar em um Niva cujo sistema de ventilação esteja montado (ou seja, a maioria). A partir daí, você poderá fazer um balanço do que falta no seu, e providenciar para que o sistema volte a funcionar. Para isto, posso dar duas sugestões:

    - visitar uma oficina especializada Lada;

    - ir a um dos pontos de encontros de veículos 4x4. Para você, o mais fácil é o encontro das terças-feiras, no Poliesportivo de SBC.


    Quanto às adaptações, eu nunca vi nenhuma, o máximo que já vi foi a instalação de um daqueles ventiladores de painel, com se vê com freqüência em alguns táxis e caminhões.

    P.S.: a idéia da composteira foi ótima!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Eu cheguei a bolar uma caixa de ar para instalar ar-condicionado embutido inspirada pela caixinha que o Fugêncio tinha feito com partes de uma "gela-saco". Só que nunca cheguei a produzir, não tenho a menor paciência com fibra-de-vidro. Alguém se habilita? Mando o desenho por email.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Por favor, nunca põe um turbo clima ou nada parecido no teto!!!

    Mas realmente, esse não é a melhor hora pra planejar um AC?
    Põe um sistema qualquer pois normalmente o sistema puxa o ar direto de tras do porta luvas com um ventilador externo passando o ar por dentro de uma caixa com um sistema de refrigeração. se conseguires essa caixa com o ventilador e o radiador, depois só precisará do resto das peças que são mais fáceis de colocar.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Se o teu carro for um que vi a foto noutro tópico (painel removido, saidas de ar e forro à mostra) me pareceu que a caixa do ventilador está no lugar. Masss... vais ter de desmontar tudo, limpar e remontar sem aquele monte de folhas. E mesmo assim, lembre-se que é uma ventilação feita mais para aquecimento que refrigeração do habitáculo. Ou seja, o melhor fluxo de ar vai para os pés...
    Infernoooo!!

  • #6
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Por favor, nunca põe um turbo clima ou nada parecido no teto!!!
    Vishhhhh... e eu que sempre achei que aquilo era um sanitário químico...
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Mas realmente, esse não é a melhor hora pra planejar um AC?
    Põe um sistema qualquer pois normalmente o sistema puxa o ar direto de tras do porta luvas com um ventilador externo passando o ar por dentro de uma caixa com um sistema de refrigeração. se conseguires essa caixa com o ventilador e o radiador, depois só precisará do resto das peças que são mais fáceis de colocar.
    Uns tempos atrás tinha um cara no mercado livre que fazia caixa evaporadora sob medida... caras, mas pra quem pensa em AC deve valer a pena já preparar o sistema, ou pelo menos deixar o espaço... eu pretendia melhorar a ventilação ali, removendo o radiador de ar quente e aproveitando melhor aquele espaço com mais ventoinhas e saídas...

    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Eu cheguei a bolar uma caixa de ar para instalar ar-condicionado embutido inspirada pela caixinha que o Fugêncio tinha feito com partes de uma "gela-saco". Só que nunca cheguei a produzir, não tenho a menor paciência com fibra-de-vidro. Alguém se habilita? Mando o desenho por email.
    Curto muito fibra de vidro... recentemente reforcei os acabamentos internos, mas morando em apartamento, aquele cheiro da resina, e depois lixar e passar 3 dias me coçando... tô fora Porque não poe o desenho aqui mesmo? Fiquei curioso, e estando acessível... vai que alguém se anima...

    []s

    []s
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Preciso primeiro colocar a rede lá de casa para funfar. Na pior das hipóteses, no fim-de-semana. Se bem que dá para fazer um rascunho e enviar pelo outro computador hoje à noite!
    Vou ver se faço isso, se não se incomodarem com a falta de cotas em um rascunho à lapis.

  • #8
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Senhores e senhoras, eis aqui o pior rascunho que já fiz de alguma tralha. Não deu para usar o scaner pq eu tava bebemorando ontem a saida de um amigo dos quadros da Caixa. em sua homenagem (hic) o arquivo tmb se chama... caixa.
    Ah, em tempo, evaporador é aquele radiadorzinho que vai "dentro" do painel e que refrigera o ar. Motor é o motor do ventilador original do Niva (que deve ter sua hélice substituida por outra, de passo invertido. Questões de aerodinâmica) e cinta é um "U" de alumínio com largura igual à altura dos encaixes dos grampos que fecham a caixa original.
    Está sem nenhuma cota, está ma porcaria, mas já dá para ter uma idéia.
    Ah, sim, existia um desenho melhor... aliás, existe. Só que está num pen-drive dentro de um casaco pendurado dentro do armário de uma casa (que não é minha) em Minas Gerais!!
    Divirtam-se com a bagaça:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caixa.jpg  

  • #9
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Se o teu carro for um que vi a foto noutro tópico (painel removido, saidas de ar e forro à mostra) me pareceu que a caixa do ventilador está no lugar. Masss... vais ter de desmontar tudo, limpar e remontar sem aquele monte de folhas. E mesmo assim, lembre-se que é uma ventilação feita mais para aquecimento que refrigeração do habitáculo. Ou seja, o melhor fluxo de ar vai para os pés...
    Infernoooo!!
    A Foto não era do meu Niva não... Eu sei que o mecanismo não prima pela eficiência, ainda mais em um clima tropical, mas a questão é deixar funcionando, inteiro, e não pela metade como já está quase todo o carro.

    Vou desmontar e dar uma olhada.
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #10
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Se o teu carro for um que vi a foto noutro tópico (painel removido, saidas de ar e forro à mostra) me pareceu que a caixa do ventilador está no lugar. Masss... vais ter de desmontar tudo, limpar e remontar sem aquele monte de folhas. E mesmo assim, lembre-se que é uma ventilação feita mais para aquecimento que refrigeração do habitáculo. Ou seja, o melhor fluxo de ar vai para os pés...
    Infernoooo!!
    Acho que voce se refere a foto que eu postei
    Imagens Anexas -pa280007.jpg 
    4X4 Brasil
    [ ] s
    Peter

  • #11
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Por favor, nunca põe um turbo clima ou nada parecido no teto!!!

    Mas realmente, esse não é a melhor hora pra planejar um AC?
    Põe um sistema qualquer pois normalmente o sistema puxa o ar direto de tras do porta luvas com um ventilador externo passando o ar por dentro de uma caixa com um sistema de refrigeração. se conseguires essa caixa com o ventilador e o radiador, depois só precisará do resto das peças que são mais fáceis de colocar.
    Pode ser que sim Ed, só não faço a menor idéia de como o sitema pode ser executado. Se for embutido no painel, eu até topo. Se alguém quiser fazer uma parceria para produzir isso em grupo aqui em São Paulo/ABC de forma experimental, eu topo. Sozinho, sem experiência, fica complicado!

    Mas a idéia é boa sim!

    Mas, e a potência do motor?
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #12
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Peter Ver Post
    Acho que voce se refere a foto que eu postei
    Essa mesma Peter... Acho que vou aproveitar e jogar o cérebro fora que esse tá com defeito.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade