x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1

    Motor XUD no NIVA




    Olá, pessoALL.
    É o seguinte: Quem sabe dizer alguma coisa sobre a adaptação do motor Peugeot XUD no NIVA?
    O que precisa para adaptar?
    Fica bom?
    Alguém conhece algum caso real?

    Surgiu uma oportunidade de comprar um XUD-9A, turbo intercooler, completo.
    Como um AP 1.9 D é raridade e muuuuuito caro, pensei nesse. O que acham?

  • #2
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Olá, pessoALL.
    É o seguinte: Quem sabe dizer alguma coisa sobre a adaptação do motor Peugeot XUD no NIVA?
    O que precisa para adaptar?
    Fica bom?
    Alguém conhece algum caso real?

    Surgiu uma oportunidade de comprar um XUD-9A, turbo intercooler, completo.
    Como um AP 1.9 D é raridade e muuuuuito caro, pensei nesse. O que acham?
    Este é o motor instalado nos Nivas diesel, comuns na Europa, particularmente na França, os mesmos que seriam instalados nos Bognor Diva uruguaios. Aqui no Brasil, era instalado nosJPX, mas parece que os turbinados eram problemáticos.
    Imagino que haja, na Internet, informações sobre a adaptação feita nestes Nivas vendidos na Europa. Talvez o nosso colega d'além mar, que possui um Niva diesel, possa informar algo a respeito!

    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
    Tem esse site europeu ( portugal ) com algumas repostagens dicas e link`s talvez lá tenha algo já que o Niva com Xud parece mas comum por lá...

    http://ladaniva4x4.net/

  • #4
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Tem esse site europeu ( portugal ) com algumas repostagens dicas e link`s talvez lá tenha algo já que o Niva com Xud parece mas comum por lá...

    http://ladaniva4x4.net/
    Me desculpem pelo off-topic, mas o texto "Algumas considerações sobre o Lada Niva 4x4" do link que o camarada sugeriu é a mais pura verdade.

    []'s
    França.

  • #5
    Até onde sei ... esse motor aqui pro nosso clima não é muito bom não. Pois dá muito problema de aquecimento e alem disso não é essas coisas todas de potencia. Tanto que a maioria dos JPX tem outros motores adaptados.
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #6
    Bom, que os XUD são os motores usados nos NIVAs europeus eu sei.
    Que os motores turbinados usados nos JPX esquentavam também sei, mas não por ser um motor europeu. Para quem não sabe, em certos lugares da Europa, em determinadas épocas do ano, chega a fazer mais calor do que no Brasil. O problema desses motores (aspirados) era a falta de potência para os JPX, por isso resolveram instalar uma turbina, sem melhorar o arrefecimento (galerias subdimencionadas, radiador pequeno), além de outras Kg@d@s dos projetistas da fábrica do JPX, cujo dono devia se preocupar mais com a Luma de Oliveira (eu faria o mesmo ). Aí a coisa fervia literalmente, e não me refiro à cama da Luma, mas soluções foram encontradas. http://jpx.4x4brasil.com.br/html/montez.html

    O que eu quero mesmo saber é quais as adaptações a serem realizadas para colocá-lo no NIVA?
    Algumas: Calços do motor, capa seca do câmbio, embreagem e separar o diferencial dianteiro do motor (fixação).

    Com relação à potência, 90 CV (turbo) é beeeeem melhor que o original do NIVA, além de ser um motor leve e robusto.

  • #7
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Com relação à potência, 90 CV (turbo) é beeeeem melhor que o original do NIVA, além de ser um motor leve e robusto.
    Sem discutir as inequívocas qualidades (e alguns defeitos) dos motores diesel, lembro que a potência estimada do motor Lada com o comando Aerocar é de 88 CV (73+15), portanto muito próximo destes 90 CV.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #8
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Sem discutir as inequívocas qualidades (e alguns defeitos) dos motores diesel, lembro que a potência estimada do motor Lada com o comando Aerocar é de 88 CV (73+15), portanto muito próximo destes 90 CV.
    Comando Aerocar aumenta 15 CV?
    Só acredito depois de passar pelo dinamômetro.

    Além disso, estou pensando na economia do Diesel.
    O vendedor do motor garante que o mesmo, no JPX, faz 15 km/l. Se no NIVA isso cair para 12 ou 13... mesmo para 10 km/l, ainda estou no lucro.

  • #9
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Comando Aerocar aumenta 15 CV?
    Só acredito depois de passar pelo dinamômetro.

    Além disso, estou pensando na economia do Diesel.
    O vendedor do motor garante que o mesmo, no JPX, faz 15 km/l. Se no NIVA isso cair para 12 ou 13... mesmo para 10 km/l, ainda estou no lucro.
    Se são 15,14 ou 16 CV eu não sei, mas, por experiência própria, sei que o comando Aerocar faz uma baita diferença!

    A economia de combustível está entre as inequívocas qualidades dos motores diesel que citei, junto com a robustez e confiabilidade. Mas há os também citados defeitos, entre os quais o ruído, a fumaça, a lentidão nas arrancadas (no trânsito das cidades grandes é um porre, talvez em cidades menores não tanto) e as vibrações. Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria (mesmo as reforçadas, como deverá serr o caso do Pangaré)

    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Se são 15,14 ou 16 CV eu não sei, mas, por experiência própria, sei que o comando Aerocar faz uma baita diferença!

    A economia de combustível está entre as inequívocas qualidades dos motores diesel que citei, junto com a robustez e confiabilidade. Mas há os também citados defeitos, entre os quais o ruído, a fumaça, a lentidão nas arrancadas (no trânsito das cidades grandes é um porre, talvez em cidades menores não tanto) e as vibrações. Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria (mesmo as reforçadas, como deverá serr o caso do Pangaré)

    Gil, depois de demorados cálculos realizados com a ajuda dos computadores da NAZA (a Nazaré, dona do cyber) e utilizando o "Teorema de Chutágoras", cheguei à conclusão que o aumento de potência no motor do NIVA com o comando Aerocar é de exatos 15,78462885495 CV.
    Brincadeiras à parte, você está falando de um aumento de potência de mais de 20% no motor do NIVA. Nesse caso, esse comando deveria ser chamado de "Santo Aerocar" e deveria já vir instalado, de fábrica, em todos os carros. Como não acredito em santos, que dirá em milagres...
    Outra coisa: só a instalação do comando esportivo não resolve muita coisa. Tem que se mexer também no carburador, de forma a amentar a quantidade de combustível a ser admitida, entre outras coisas.

    Você vem falar em vibrações no NIVA?
    Mais especificamente "
    Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria" (referindo-se a motores diesel). Nesse caso, os NIVAs europeus, equipados com esse motor, estão se desmanchando. Não só os NIVAs, na Europa automóveis (monoblocos) com motor diesel são comuns há várias décadas, entre eles velhos Mercedes Benz que ainda estão rodando muito bem, obrigado. E antes que você diga que são motores modernos, não são não. São motores mais antigos do que os XUD em questão.
    4X4 Brasil

  • #11
    Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    419
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Se são 15,14 ou 16 CV eu não sei, mas, por experiência própria, sei que o comando Aerocar faz uma baita diferença!

    A economia de combustível está entre as inequívocas qualidades dos motores diesel que citei, junto com a robustez e confiabilidade. Mas há os também citados defeitos, entre os quais o ruído, a fumaça, a lentidão nas arrancadas (no trânsito das cidades grandes é um porre, talvez em cidades menores não tanto) e as vibrações. Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria (mesmo as reforçadas, como deverá serr o caso do Pangaré)


    Opa, sobre isso eu posso opinar:


    1 - A economia de combustível está entre as inequívocas qualidades dos motores diesel que citei, junto com a robustez e confiabilidade.

    R: Positivo. Lembrando que a economia é um misto de combustivel mais barato e um melhor redimento do motor Diesel, que no caso do VW 1.9 TDI, possui em consumo de combustivel que parece consumo de carro popular a gasolina (12 a 14 km/l). Quando eu tinha o motor com 84 cavalos (está agora com 110), chegava a 16 km/l.


    2 - Mas há os também citados defeitos, entre os quais o
    - ruído

    R: Confere, é muito alto, ainda mais no Niva, que é um veículo minusculo e mal revestido antiruído na parede corta-fogo. Mas ruído de motor turbodiesel é música para meus ouvidos


    - a fumaça

    R: Confere, mas isso é até bom, pois nos coloca no mesmo patamar dos Land Rover Defender da vida


    - a lentidão nas arrancadas (no trânsito das cidades grandes é um porre, talvez em cidades menores não tanto):

    R: Discordo. Desde que você não use motor 1.6 de Kombi Diesel. O VW 1.9 TDI com 110 cavalos, por exemplo, me faz andar mais que qualquer carro 1.0 da vida, seja em arrancadas de sinal, rodovias, retomadas, aclives, etc. Só perco na velocidade final devido a relacao final do meu cambio. Isso é a minha percepção cotidiana das coisas. Não fico apostando corrida por aí ...


    - as vibrações. Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria (mesmo as reforçadas, como deverá serr o caso do Pangaré)


    R: Concordo. Vibra muito mesmo e estou já planejando adotar coxins hidráulicos para minimizar esse problema. Mas a vibração é somente do motor. É como ligar um caminhãozinho.
    Um Niva com transmissão desalinhada é infinitamente pior em termos de vibração.



    My 0,02 cents

  • #12
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    [FONT=Comic Sans MS][SIZE=3]Gil, depois de demorados cálculos realizados com a ajuda dos computadores da NAZA (a Nazaré, dona do cyber) e utilizando o "Teorema de Chutágoras", cheguei à conclusão que o aumento de potência no motor do NIVA com o comando Aerocar é de exatos 15,78462885495 CV.
    Brincadeiras à parte, você está falando de um aumento de potência de mais de 20% no motor do NIVA. Nesse caso, esse comando deveria ser chamado de "Santo Aerocar" e deveria já vir instalado, de fábrica, em todos os carros. Como não acredito em santos, que dirá em milagres...
    Se você morasse em São Paulo, eu o convidaria para dar uma volta no SUVdesenvolvido, assim você fazia o teste de São Tomé.. A diferença entre antes e depois de instalar o comando é muuuuuuito grande, tanto no Niva 90/91 anterior, como no atual. Mas não posso obrigá-lo a acreditar...


    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    [FONT=Comic Sans MS][SIZE=3]Outra coisa: só a instalação do comando esportivo não resolve muita coisa. Tem que se mexer também no carburador, de forma a amentar a quantidade de combustível a ser admitida, entre outras coisas.
    Fundamental: o carburador precisa estar em bom estado. Quando instalei o comando no SUVdesenvolvido, fiquei desapontado, pois o Niva antigo (ainda em meu poder) andava beeem melhor do que ele. Levei o carro à Aerocar, e o Giba "desenganou" meu carburador, dizendo que seria necessário trocá-lo por um em bom estado, para obter o resultado desejado. Importei um carburador russo, instalei e...SHAZAM!!!, o comportamento do Niva melhorou enormemente!
    Quanto à giglagem, vou desapontá-lo: a giglagem de combustível do carburador que eu instalei foi parcialmente reduzida:

    1o estágio combustível: 110 (original 120)
    2o estágio combustível: 150 (mantida, por enquanto)

    1o estágio ar: 170 (original 150)
    2o estágio ar: 160 (original 150)

    Ainda estou fazendo testes e ajustes, mas o SUVdesenvolvido está fazendo, atualmente, entre 7,0 e 8,0 Km/lna cidade (muito trânsito e um pouco de estrada ou marginal). Nas estradas, algo em torno de 9,0 e 10,0, dependendo do tipo de estrada (serra ou plano, altas velocidades ou não, etc...)


    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Você vem falar em vibrações no NIVA?
    Mais especificamente "
    Estas últimas, em um carro monobloco, poderão trazer, a médio prazo, trincas na lataria" (referindo-se a motores diesel). Nesse caso, os NIVAs europeus, equipados com esse motor, estão se desmanchando. Não só os NIVAs, na Europa automóveis (monoblocos) com motor diesel são comuns há várias décadas, entre eles velhos Mercedes Benz que ainda estão rodando muito bem, obrigado. E antes que você diga que são motores modernos, não são não. São motores mais antigos do que os XUD em questão.
    A diferença é que, a despeito de suas qualidades de robustez, o Niva tem uma estrutura deficiente, bem inferior à maioria dos modernos veículos.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade