Cara, ACHO que o Niva do teu amigo (o que tem direção hidráulica) tá com problema de CASTER.... :pensativo:
Geralmente, "ângulo pequeno" de caster, faz o volante não retornar após a curva - ou o faz de forma mais lenta - ;)
[]'s
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Pois é... eu gastei menos que isso e já fico em dúvida se não teria sido melhor juntar mais $$ e tentar uma hidraulica... até porque, não sei se é impressão minha ou pelos pneus "grandes" 215/80/16, mas o peso da direção com o carro parado (que é quando me incomoda) mudou muito pouco :parede: ... andando a diferença parece maior...
Nunca dirigi niva com direção de maverick, mas me disseram que fica mais leve que a francesa... é isso mesmo?
[]s,
Gustavo.
Concordo com o roubo de potência, que no Niva já é escassa pra quem usa motor original!! Qualquer mero cavalinho já faz uma falta:parede::parede:!!
Agora problema com correia e vazamento vai depender mais da colocação, se bem feita (centralizada em relação a polia, com um suporte decente, mangueiras no tamanho certo e boas conexões) não deve ter maiores problemas não.
Abraços.
Nunca dirigi um Niva com a direção do Maverick adaptada, mas todos os relatos que ouvi a respeito desta direção informavam que ela de fato é muito leve, mas que, provavelmente devido a esta grande desmultiplicação da caixa de direção do Maverick, o Niva ficava bastante desagradável (alguns até consideraram perigoso) de dirigir em estradas, em linha reta, pois era necessário corrigir a direção a todo momento. Ou seja, a tendência do carro era de andar em ziguezague... :(
ok, ok, ok...vou deixar meu testemunho! Todos são baseados em fatos reais e vivenciados por mim. Tirem as crianças da sala.
1 - Direção normal - credo! Nunca vi algo tá desagradável. Além de pesada a danada sempre fica com folga. No Laika vai bem....mas no Niva? Os russos foram muito otimistas mesmo!
2 - DH de OPALA - Leve, precisa. Mas usa o mesmo sistema de braços do original, que na minha opnião é uma fonte de possibilidades de folgas. Com a DH as possibilidades aumentam pois como vc não sente o sistema sendo forçado...tudo vira alegria...até a hora que começa a estourar as buchas da barra central...a tal bucha do braço auxiliar...etc. A bucha do braço auxiliar só resolvi quando mandei usinar em material mais duro. Mas depois soube que dava pra por um rolamento por ali...além de mais leve...não estourava nunca mais. Com DH de Opala a direção ficou muito rápida...digo, menos desmultiplicada. Contudo, dá um certo trabalho pra instalar (Flange, Corte de carroceria, Pitman), mas é com certeza a opção barata para o assunto. Aliás tenho o conjunto aqui pra vender (Caixa DH, Flange e Pitman).
3 - Maverick. Dirigi um Niva com esta direção. No meu blog é o Niva branco com faixa vermelha e amarela. Não tem como negar, ficou mais leve que a DH de Opala, uma manteiga. Mas realmente as inúmeras voltas para uma simples conversão de pista me irritaram. Por algumas vezes quase tasquei o carro no barranco! Pelo que vi é muito simples de instalar. Mas eu, pessoalmente, não usaria está opção.
4 - Direção VW. Quando ganhei uma caixa de Santana (meu tio iria instalar em um Willys e desistiu) e havia um vazamento na minha caixa de Opala (depois descobri que era no O-ring da conexão com a mangueira que vinha da bomba) decedi instalar a direção VW. Na verdade confesso, já não havia mais nada pra fazer no carro! Comprei o Kit da ACATAMA 4x4 que veio com berço, braços e parafusos. Perde-se o protetor de carter, pq o berço fica instalado à frente do carro...usando os parafusos do parachoque. Invertem-se os cubos de rodas. É rápido de instalar pois elemina a questão dos cortes de lata e etc. Elimina-se todo o sistema anterior de braços, barras, etc. O Kit é caro, mas vale. A direção ficou mais precisa (acho que por conta de eliminar o sistema antigo de barras e braços) mas ficou mais desmultiplicada que a DH de Opala (mais voltas). O alinhamento ficou de uma simplicidade única. Depois descobri tb que 80% dos barulhos que me incomodavam vinha do sistema original de direção. Há a opção de usar sem ser DH, quem usou disse ter ficado infinitamente mais leve que a original mesmo sem ser DH. Tb há opção de usar a bomba elétrica do Astra ou Polo no lugar das bombas hidráulicas. Se vc pensa em ficar muito tempo com o Niva parta pra esta opção. Tem algumas fotos em meu blog...pode ser referência para quem quer tentar instalar sem comprar o kit pronto.
Tomara que Niva zero venha com DH de fábrica.
Tambem estou achando R$1000,00 na francesa meio caro :putz:
Mas parece que qualquer outra opção vai ficar na mesma faixa de preço, o problema é que a direção que esta no meu niva esta com muita folga e segundo o mecanico não tem muito a fazer a não ser trocar , ai é decidir mesmo com qual opção eu fico :pensativo:
Continuo aceitando dicas :-D:-D:-D:-D
Meu pitaco.
Se eu não tivesse uma "francesinha" apertadinha :shock: (sem folgas) de 17 aninhos, mas com pouquissímo uso :mrgreen: e depois de ler o que o "eterno" NIVeiro Rones Jr. tão bem explanou acima, partiria para a direção VW mecânica (opção mais barata) ou para a hidráulica (mais cara). Quem tem está muuuuito satisfeito.:concordo:
Por outro lado, a opção da direção hidráulica VW com uma bomba elétrica, me parece bem interessante. :pensativo: Não tenho idéia dos custos e da confiabilidade deste sistema. Talvez seja interessante, neste caso, também substituir o fraquinho alternador original.
Prezado, o preço de uma caixa de direção francesa usada em bom estado aqui no Brasil é esse mesmo. É a velha lei da oferta e da procura ...
Eu já possuía a caixa espanhola (semelhante à francesa) no meu Niva. A diferença de maciez para a original já era grande, apesar dos meus pneus serem de grandes dimensões e pesadões.
Agora que substituí os pneus pelos de medida original do Niva, a direção espanhola parece uma DH.
Lembre-se: é a única coisa que podes fazer para melhorar a direção sem ser uma ADAPTAÇÃO.
Também achei ótimo... um dos melhores posts em muito tempo aqui... :concordo:
Só não sei se confio na opinião do Rones sobre a de maverick :mrgreen: só dirigiu 1x e tem muito de costume em 'gostar de uma direção'... e quem tem costuma elogiar, p.ex. Otávio aqui do fórum...
[]s