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Hybrid View

  • #1

    Meu velho amigo começou a fumar...




    Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar. Pode ser só guia de válvula. Está com 153.000 km rodados originais.
    Parto para alguns questionamentos aos colegas niveiros:

    1. A Bomer continua com bom atendimento em peças?
    2. Alguma indicação para adquiir peças de motorização no caso de retífica?
    3. Esta quilometragem está dentro do padrão de cansaço do motor em uso urbano?

    Era isto, desde já agradeço qq contribuição dos colegas.

  • #2
    Citação Postado originalmente por Buke Ver Post
    Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar. Pode ser só guia de válvula. Está com 153.000 km rodados originais.
    Parto para alguns questionamentos aos colegas niveiros:

    1. A Bomer continua com bom atendimento em peças?
    2. Alguma indicação para adquiir peças de motorização no caso de retífica?
    3. Esta quilometragem está dentro do padrão de cansaço do motor em uso urbano?

    Era isto, desde já agradeço qq contribuição dos colegas.
    Olá, Buke!

    Realmente, este pode ser apenas um sintoma de guias de válvulas gastas. Neste caso, uma dica é trocar as guias pelas nacionais do Fiat Uno, fabricadas pela Sabó, cuja borracha é bem mais resistente do que as originais russas. No meu Niva anterior, duraram bem mais de 100.000 Km (as russas duram uns 40-50.000 Km)

    Quanto às suas perguntas:

    1. A Bomer mudou de dono, e está em uma fase de reestruturação, portanto pode ser que não tenha certas peças que você venha a precisar;

    2. Abaixo, alguns fornecedores de peças Lada em São Paulo, incluindo a Bomer:

    Alternativa 4x4: (0XX11) 6221.5359 / 6221.5327

    Auto Peças Diorio - Floriano e Wilton: (0XX11) 6557.8012 / 6557.7991 / 6553.5958 / 9577.1742 (Floriano) / 9995.7114 (Wilton)

    Bomer (antiga autorizada Lada em S. Bernardo do Campo): (0XX11) 4125.0044

    Lad Peças: (0XX11) 3825.1486 / 3825.1853 / 9986.4659 (Arruda)

    Saran'Car - Marli (em Guarulhos): (0XX11) 6432.2509 / 9508.9205 (Marli)

    Status (Santo André): (0XX11) 4451.7920 / 4974.3672

    3. É muito difícil responder com precisão a esta pergunta. Conheci motores Lada que tiveram que passar por retífica pouco depois dos 100.000 Km, mas o normal é que durem bem mais, desde que sejam bem tratados. Meu Niva anterior foi vendido com mais de 240.000 Km originais, e não gastava uma gota sequer de óleo, além de andar muito bem. Eu também conversei, em tempos idos, com motortistas de táxi cujos Laika tinham rodado mais de 300.000 Km sem abrir o motor. Portanto, é possível que o motor de seu Niva esteja apenas com as guias gastas, mas um exame mais atento será necessário para saber se está pedindo retífica.


    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
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  • #3
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    Meu velho amigo começou a fumar

    Bom dia Girti! na realidade a Guia e uma peça de metal e o retentor é uma peça de borracha,nas lojas você pede "GUIA DE VALVULAS" ou "RETENTOR
    DE VALVULAS"

  • #4
    Citação Postado originalmente por mauniva Ver Post
    Bom dia Girti! na realidade a Guia e uma peça de metal e o retentor é uma peça de borracha,nas lojas você pede "GUIA DE VALVULAS" ou "RETENTOR
    DE VALVULAS"
    De fato, falha minha , quis dizer uma coisa e escrevi outra, onde se lê "guia de válvulas", leia-se "retentor de válvulas", também conhecido com vedador de válvulas.

    Mauniva, obrigado pelo alerta!
    Gil Roberto
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  • #5
    Usuário Avatar de Savius
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    [QUOTE=Buke;863596]Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar. Pode ser só guia de válvula. Está com 153.000 km rodados originais.
    QUOTE]

    Se realmente estiver com 153.000 Km originais e se foi tratado com "carinho", acho que o mais provável é que apenas os retentores de válvula estejam gastos.

    Se for trocar, aproveite de uma olhada na corrente de comando e condiçoes gerais das molas e hastes de válvula.

    Abraços...

  • #6
    Citação Postado originalmente por Buke Ver Post
    Bom, um dia ia acontecer. Começou a largar aquela fumadinha logo ao ligar.
    Bem vindo ao clube!!!!!
    Abraços!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #7
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Quem sabe com este auxílio.......
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  • #8
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    Hahaha !!!!.... ele já bebeia bastante........e agora começou a fumar!!!!

  • #9
    Citação Postado originalmente por Savius Ver Post
    Hahaha !!!!.... ele já bebia bastante........e agora começou a fumar!!!!
    É um escravo do vício...
    Gil Roberto
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  • #10
    Alguém tem idéia de valores de retífica?

    Aqui em Sorocaba a retífica para passar de 1.6 para 1.7 com pistões,se não me engano, do Chevette, sai por R$3.500,00.

    Meu motor está ficando fraco e o mecânico disse que está na hora de retificar.

    Penso em passar para 1.7 e colocar o kit de injeção eletrônica da Pandoo que, me parece, custa uns R$1.500,00.

    Outra alternativa é colocar AP 1.9 TDi com kit BR2000. Mas só o motor está na casa dos R$12.000,00!!! Por isso retificar seria mais viável para mim, pelo menos enqto não ganho na loteria...

  • #11
    Pessoal,

    estou comprando um Niva, quando o proprietário ligou o motor pela primeira vez questionei a fumaça saindo da descarga...ele me disse que era a gasolina queimando no carburador, que o mesmo estava desregulado. Como faço para saber se realmente e isso mesmo ou se o motor já esta comprometido?

  • #12
    Tem que estar muito desregulado para perceber a fumaça saindo do cano. Se for uma fumaça azulada há desgastes de anéis ou coisa pior.Sair fumaça de cano é mau sinal.Leva um bom mecânico de confiança para um veredito se vc não se sente confiante.

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