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Tópico: Niva herdado

  • #1
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    Red face Niva herdado




    Herdei um Niva e nao sei como usar um 4x4. Ja aprendi no forum qnd usar cada alavanca, mas nao sei como. Posso simplesmente trocar ou engatar a reduzida ou bloqueio enquanto o carro estiver em movimento? E o cambio convencional deve estar engatado? E depois que engatei a reduzida ou a bloqueio devo usar normalmente o cambio convencional?

    Obrigado.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Rogerio Verta Ver Post
    ...Posso simplesmente trocar ou engatar a reduzida ou bloqueio enquanto o carro estiver em movimento?
    Não... ambos devem ser engatados ou desengatados com o veículo parado.

    Cabe um adendo em relação ao bloqueio... muitas vezes ele fica "preso" quando vc tenta desengatá-lo... neste caso, basta dar uma ré de um ou dois metros e tentar novamente.

    Citação Postado originalmente por Rogerio Verta Ver Post
    E o cambio convencional deve estar engatado?
    Indiferente... desde que vc pise na embreagem

    Citação Postado originalmente por Rogerio Verta Ver Post
    E depois que engatei a reduzida ou a bloqueio devo usar normalmente o cambio convencional?
    Sim... normalmente!

    Outra questão... vc notará que com a reduzida engatada, a primeira ficará curta... portanto, podendo sair inclusive em subidas, com a 2ª marcha.

    []s e boa sorte
    4X4 Brasil
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  • #3
    O bloqueio pode ser engatado/desengatado com a viatura em movimento, desde que em baixas velocidades.
    Para facilitar o engate/desengate do bloqueio sempre o faça com as rodas retas, aliviando as engrenagens do diferencial central.
    A reduzida tem que estar parado e com a embreagem acionada.
    Você pode usar como quiser, só bloqueado, bloqueado e reduzido, só reduzido, etc...
    O bloqueio só deve ser utilizado em pisos de baixa aderência (lama, areia, terra solta), pois em pisos aderentes pode danificar o diferencial central.

  • #4
    Primeiramente, bem-vindo Fantástico Mundo Niva (onde você aprenderá - ao menos - noções de mecânica, mesmo que não queira ). . .

    E também Bem-vindo ao Forum
    Vou falar o que sempre digo ao novatos: A principal ferramenta do Forum é a PESQUISA!!
    É um "botãozinho que fica piscando lá em cima (meio à direita) e com ele você consegue (quase) tudo . . .
    Se algo não estiver lá, grita aê que teremos prazer em (ao menos tentar) ajudar a resolver a bronca, beleza?


    Citação Postado originalmente por Rogerio Verta Ver Post
    " ... Posso simplesmente trocar ou engatar a reduzida ou bloqueio enquanto o carro estiver em movimento? ... "
    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    "... O bloqueio pode ser engatado/desengatado com a viatura em movimento, desde que em baixas velocidades ... A reduzida tem que estar parado e com a embreagem acionada ...
    Alguns Nivas "não aceitam" o bloqueio em movimento e, pra desbloquear (como já foi dito aqui), às vezes, é necessário dar ré . . .

    Quanto à reduzida..... bom, sabe fazer "dupla-embreagem"?
    Por exemplo: Se na hora em que você for "reduzir" o motor estiver, digamos, a 2000 giros;
    aperte a embreagem, coloque em "neutro" e solte a embreagem.
    Leve o motor à "exatos" 3558 giros, aperte a embreagem e engate a reduzida !

    Por que 3558 giros?
    Lembre que a diferença entre as "marchas" é de 77,9%; então,
    você multiplica 2000 (giros) por 1,779 e obterá 3558 (giros) . . . compliquei ?

    []'s
    4X4 Brasil

  • #5
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    Valeu!!

    Muito obrigado !! Me ajudou bastante... Vou testar no final de semana

  • #6
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    Question Central ou de eixo?

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    O bloqueio pode ser engatado/desengatado com a viatura em movimento, desde que em baixas velocidades.
    Tb já ouvi falar nisso... mas nem tento pra evitar desgaste$...

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    O bloqueio só deve ser utilizado em pisos de baixa aderência (lama, areia, terra solta), pois em pisos aderentes pode danificar o diferencial central.
    Estava eu ouvindo uma discussão sobre esse assunto entre antigos proprietários de Niva outro dia e algumas dúvidas surgiram (pra mim)

    Vamos ver se consigo explicar: Segundo esses mesmos "sábios", por ser o diferencial "central" e não dianteiro ou trazeiro... os diferenciais não ficariam travados lateralmente (as duas rodas dianteiras ou as duas trazeiras lateralmente) e sim os dois eixos, deixando que os diferenciais das rodas trabalhassem normalmente... ou seja, se fosse um bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro (como no caso da Fiat Locker ) aí sim haveria esse risco, mas diante disso, essa história de piso de baixa aderencia e riscos extremos cairiam por terra segundo essa teoria...

    Bem, foi pro ventilador...
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  • #7
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
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    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Estava eu ouvindo uma discussão sobre esse assunto entre antigos proprietários de Niva outro dia e algumas dúvidas surgiram (pra mim)
    Vamos ver se consigo explicar: Segundo esses mesmos "sábios", por ser o diferencial "central" e não dianteiro ou trazeiro... os diferenciais não ficariam travados lateralmente (as duas rodas dianteiras ou as duas trazeiras lateralmente) e sim os dois eixos, deixando que os diferenciais das rodas trabalhassem normalmente... ou seja, se fosse um bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro (como no caso da Fiat Locker) aí sim haveria esse risco, mas diante disso, essa história de piso de baixa aderencia e riscos extremos cairiam por terra segundo essa teoria...
    Bem, foi pro ventilador...
    Mas e a diferença de rotação entre os diferenciais? Vai pra onde?
    Imagine fazendo uma curva de 360º na lama, observe q vc terá 4 trilhos diferentes, então cada roda percorre um distância diferente, resultando em rotação diferente em cada diferencial.

    Para simplificar, ligue o bloqueio no asfalto, gire todo o volante e comece a andar bem devagar, vc terá a sensação de que o carro está com o freio de mão puxado...isso é resultado da diferença de rotação, e por não ter escorregamento dos pneus vem essa sensação.
    Vc pode continuar andando assim até ver as peças do diferencial central começarem a cair no chão

    Por esse motivo que carro que não tem diferencial central não deve andar como o 4x4 no asfalto.

    Abraço,
    Thiago
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #8
    É isso aí, com diferencial central bloqueado o Niva funciona como um jipe part time (que tem 4x2 e 4x4) quando tracionado, a cada giro do "eixo" dianteiro um giro do "eixo" traseiro... os diferenciais dos eixos continuam funcionando (uma "roda" pode ficar no ar e a outra parada), pois não estão bloqueados (ainda não vi bloqueio p/ "eixo" de Niva, só ESAB...).
    A palavra "diferencial central" confunde um pouco, pense nela como uma caixa de transferência que fica mais fácil... mas diferentemente das CTs dos jipes part time, a CT do Niva (e das Defenders também) funcionam como um diferencial, o que possibilita que estes possam andar em pisos aderentes 4x4 full time...
    Ajudei ou atrapalhei mais ainda?!?!?

  • #9
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Tb já ouvi falar nisso... mas nem tento pra evitar desgaste$...



    Estava eu ouvindo uma discussão sobre esse assunto entre antigos proprietários de Niva outro dia e algumas dúvidas surgiram (pra mim)

    Vamos ver se consigo explicar: Segundo esses mesmos "sábios", por ser o diferencial "central" e não dianteiro ou trazeiro... os diferenciais não ficariam travados lateralmente (as duas rodas dianteiras ou as duas trazeiras lateralmente) e sim os dois eixos, deixando que os diferenciais das rodas trabalhassem normalmente... ou seja, se fosse um bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro (como no caso da Fiat Locker ) aí sim haveria esse risco, mas diante disso, essa história de piso de baixa aderencia e riscos extremos cairiam por terra segundo essa teoria...

    Bem, foi pro ventilador...
    E aí Soldier, beleza?
    Só pra corrigir uma coisa:
    Galera, por favor, o sistema locker da Fiat NÃO É BLOQUEIO DE DIFERENCIAL como imaginamos, ele é acionado através do abs que freia a roda que está "patinando". É uma evolução daquele sistema gurgel de dois freios de mão.
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #10
    Usuário Avatar de Soldier
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    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Para simplificar, ligue o bloqueio no asfalto, gire todo o volante e comece a andar bem devagar, vc terá a sensação de que o carro está com o freio de mão puxado...isso é resultado da diferença de rotação, e por não ter escorregamento dos pneus vem essa sensação.
    Vc pode continuar andando assim até ver as peças do diferencial central começarem a cair no chão
    Thyago, era justamente essa a discução... estou questionando se essa espécie de "efeito de arrasto" não é em relação aos eixos dianteiro e trazeiro e não em relação as rodas ...

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    É isso aí, com diferencial central bloqueado o Niva funciona como um jipe part time (que tem 4x2 e 4x4) quando tracionado, a cada giro do "eixo" dianteiro um giro do "eixo" traseiro... os diferenciais dos eixos continuam funcionando (uma "roda" pode ficar no ar e a outra parada), pois não estão bloqueados (ainda não vi bloqueio p/ "eixo" de Niva, só ESAB...).
    Pois é... eu quis dizer que o bloqueio não é nas rodas e sim de um diferencial em relação ao outro...

    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    A palavra "diferencial central" confunde um pouco, pense nela como uma caixa de transferência que fica mais fácil... mas diferentemente das CTs dos jipes part time, a CT do Niva (e das Defenders também) funcionam como um diferencial, o que possibilita que estes possam andar em pisos aderentes 4x4 full time...
    Ajudei ou atrapalhei mais ainda?!?!?
    Só fiquei na dúvida se vc concordou com essa teoria ou discordou

    []s
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  • #11
    Usuário Avatar de Soldier
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    Thumbs up Beleza

    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    E aí Soldier, beleza?
    Só pra corrigir uma coisa:
    Galera, por favor, o sistema locker da Fiat NÃO É BLOQUEIO DE DIFERENCIAL como imaginamos, ele é acionado através do abs que freia a roda que está "patinando". É uma evolução daquele sistema gurgel de dois freios de mão.
    Abraços.
    Beleza Camarada!!

    O que eu intecionei foi comparar em função de a Fiat locker ter tração dianteira e o que é "bloqueado" é o "eixo" de tração dianteiro... certo (independente da forma como este é "bloqueado")...

    Mas valeu a informação... fiz o test drive dela na Adventure Fair e os "monitores" não mencionaram essa característica técnica...

    []s
    SOLDIER ADVENTURES
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  • #12
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Beleza Camarada!!

    Mas valeu a informação... fiz o test drive dela na Adventure Fair e os "monitores" não mencionaram essa característica técnica...

    []s
    Os cara são "VENDEDORES" e na boa: eles não vão falar que de bloqueio de diferencial mesmo não tem nada (não que não funcione tá), fora isso, alguns nem devem saber direito o que é bloqueio!
    Esse tipo de "bloqueio" não afeta em nada se usado em terreno com aderência por 2 motivos:
    Ele tem uma central que ativa o freio somente com uma margem de segurança para que não confunda uma curva com um terreno acidentado.
    ele funciona até em torno 30 km/h somente.
    Abraços.
    E vamos falar a verdade heim, a palio locker ficou linda!!!!
    4X4 Brasil
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

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