Postado originalmente por
robertofs
Pois eu acho que tudo o que falta para o pequenino motor 1.6 do Niva é um turbocompressor ou compressor para melhorar a eficiência volumétrica do mesmo. E a razão é bem simples: se considerarmos que o Niva utiliza o motor do Laika, e que no Laika ele tem consumo e desempenho aceitáveis, inverso do que acontece no Niva, então podemos concluir que no Niva o motor trabalha com uma mistura mais rica que no Laika, e sendo assim, o que falta ao motor no Niva é mais ar para queimar o excedente de combustível em relação ao uso no Laika.
É claro que há uma série de alternativas para permitir o motor aspirar mais ar, mas quando se usa um carburador isso se complica um pouco. Posto isso, não há dúvidas de que a melhor alternativa seria então um turbocompressor ou compressor mecânico! Além do mais, o motor tem taxa de compressão baixa, o que é ideal para sobrealimentação. Também tem escape e admissão do mesmo lado, que no caso de se usar um turbocompressor facilita a conexão do compressor (parte fria da turbina) à tampa do carburador.
Eu já tive um Niva turbinado de fato, e digo o seguinte: melhor coisa que fiz para melhorar o rendimento! Usava um carburador Solex 2E, uma turbina de L200, um intercooler de Gol 1.0 16VT, bomba elétrica de combustível de Kadett e outras coisinhas mais. Andava a 90, 100 km/h sem muito esforço, e ainda fazia até 6 km/l de álcool na cidade, e até 8 km/l de álcool na estrada, dependendo do percurso e tocada. A turbina era regulada para pressurizar a no máximo 0,4Kg, e geralmente andava com 0,2Kg.
Abaixo, algumas fotos de como era.
Agora, tem problemas com a polícia, detran e afins? Tem! Melhor considerar regularização.
Tem problema de desgaste prematuro do motor? Tem, se abusar. Pra andar com baixa pressão como eu andava, não causa dano algum.
O custo é alto? É! Pra mim foi só uns trocados, mas se for comprar tudo novo, pagar mão de obra e tal, não deve ficar por menos de R$ 2.000,00. Mas que fica bom fica
[]'s
França.