x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 95
  • #1

    Viagem à Ushuiaia - O Niva Aguenta?




    Olá amigos.

    Estou querendo comprar um Niva, para realizar uma viagem até Ushuaia na Terra do fogo, Argentina.

    Gostaria de saber da opniao de voces, se eu conseguir achar um Niva em bom estado, e fizer uma "revisão geral" nele. Trocando o que for necessário, e checando o que poderia dar problema, se ele aguenta uma viagem dessas na boa.

    Ja me falaram que o Niva tem um consumo muito alto, então teria que adaptá-lo para GNV talvez.. E que se posso passar calor nas estradas da patagonia..

    Mas me falaram tb que tem muitos Nivas na Argentina, e peça para ele caso precise não é problema por lá.

    Enfim, queria saber se algum de voces já fez essa viagem com o Niva, e se deu tudo certo.

    Grande Abraço.

    Renato

  • #2
    Citação Postado originalmente por projeto_tdf Ver Post
    Olá amigos.

    Estou querendo comprar um Niva, para realizar uma viagem até Ushuaia na Terra do fogo, Argentina.

    Gostaria de saber da opniao de voces, se eu conseguir achar um Niva em bom estado, e fizer uma "revisão geral" nele. Trocando o que for necessário, e checando o que poderia dar problema, se ele aguenta uma viagem dessas na boa.

    Ja me falaram que o Niva tem um consumo muito alto, então teria que adaptá-lo para GNV talvez.. E que se posso passar calor nas estradas da patagonia..

    Mas me falaram tb que tem muitos Nivas na Argentina, e peça para ele caso precise não é problema por lá.

    Enfim, queria saber se algum de voces já fez essa viagem com o Niva, e se deu tudo certo.

    Grande Abraço.

    Renato
    Renato, já fiz viagens bastante longas com meus Nivas (estou no quinto, um 95), e nunca tive problemas mais sérios. Entretanto, o tempo está passando, e os Nivas estão envenlhecendo (não só eles, é claro, outros ótimos veículos 4x4 também), e isto se reflete na sua confiabilidade.

    Em princípio, qualquer veículo poderá fazer esta viagem. Já li relatos sobre Fuscas, motos, Kombis e, recentemente, sobre 3 Ford Galaxie que fizeram o trajeto até Ushuaia. Entretanto, é necessário considerar se os custos desta empreitada são viáveis para você. Você vai ter que encontrar um bom Niva, fazer uma revisão extremamente rigorosa nele, rodar com ele por um tempo, fazendo pequenas viagens para testá-lo e ver se não há algo mais a ser feito, relacionar e comprar uma considerável quantidade de peças sobressalentes, para casos de quebras e/ou emergências. Isto, é claro, não fará com que ele esteja imune a quebras não previstas, e que você não consiga consertar. Trata-se, repito, de um carro com muitos anos de uso e abuso, certas peças podem estar à beira da fadiga de material, mas não será possível descobrir isto com antecedência.
    A autonomia é outro problema, o Niva tem um consumo alto, e, mesmo que haja GNV na Argentina, este não deve ser fácil de ser encontrado nos confins da Patagônia (aqui também não se acha GNV, longe das cidades maiores).

    Enfim, convém você analisar se realmente precisa de um 4x4 para uma viagem como esta. Talvez um carro "normal" (4x2) mais novo, que também seja encontrado na Argentina (Fiat Mille, por exemplo) seja uma opção a ser considerada.

    Uma sugestão: faça uma pesquisa na Internet a respeito de pessoas que fizeram esta viagem, veja com que veículo foram, e como se saíram na empreitada. Isto poderá ajudá-lo a decidir que carro o levará até lá.

    Boa sorte, um abraço!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/06/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    58
    Posts
    2,029
    Agradecimentos: 20

    Niva a Diesel

    Dependendo de sua po$$ibilidade financeira, pense em um Niva Diesel (motor adaptado AP 1.9 ou motor da Besta, fuja do AP 1.6 diesel). Ai terá um autonomia e economia bem melhor do que na gasolina e sem problemas de abastecimento como no GNV.
    A dificuldade é achar um Niva com uma adaptação bem feita e criteriosa no diesel.
    Pense tambem numa Saveiro diesel (só existem ano 1986 a 89-90). Roda 14 km/l na cidade e na estrada até 20 km/l de diesel.
    Abraços.

  • #4
    Já li relatos de Nivas na Patagônia. Lembro de um que foi o pai de Niva e o filho de Teneré 600.
    A título de curiosidade segue o relato de um camarada que fez Manaus-Rio de Janeiro.
    http://denivanatrilha.fot.br/AbreTem...gina=Manaus-RJ
    Existe um fórum de niveiros argentinos, lá você poderá tirar várias dúvidas. Se não me falha a memória está no www.parque4x4.com.ar.
    Nuestros hermanos niveiros sempre são prestativos...

  • #5
    Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    419
    Agradecimentos: 0
    Eu justamente estou planejando tal viagem para final de 2009 / início de 2010 com o meu Niva.

    Lembrando que meu Niva possui motor 1.9 Diesel (faz 16 km/l) e até lá já terei colocado um tanque de combustível de no mínimo 80 litros, adaptando-o sob o porta-malas.

    Aí eu fico mais tranquilo para ir até aquele fim-de-mundo com meu Niva ...

    PS: Lembre-se que sem faróis de neblina AMARELOS (e snme 2 estepes) você nem entra naquelas bandas da Argentina.

    Espero ter ajudado.
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário
    Entrada
    15/01/2007
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Não fui até Ushuaia mas rodei um bom pedaço da Argentina (pelo norte até Buenos Aires) com o meu.

    Em relação ao carro o maior problema era a autonomia, em algumas estradas do norte a distância de um posto até o próximo era de mais de 100KM. Para evitar ficar na mão eu andava com um galão cheio com 20 Lts dentro do porta malas...

    Outro problema era em relação à policia, em estradas um pouco mais longe da fronteira do Brasil eles enchem o saco. Comigo aconteceu um caso muito desagradável de um guarda que cismou com o carro (ele não conhecia um Niva) e desmontou boa parte dos acabamentos (arrancou os bancos, forro das portas, acabamento da traseira...) e só remontou quando o chefe dele apareceu e veio conversar comigo. O cara era dono de um fiat que parecia um Laika e queria saber como eu adaptei o carburador...

  • #7
    autonomia não é problema....

    já estive em Ushuaia 3 vezes, 2 de pickup e uma de moto.

    se a moto, cuja autonomia beira os 300 e poucos km, não encontrarás dificuldades, é so ficar de olho em entradas de cidades e abastecer

    quanto a idade do carro, o desgaste maior é a alta rodagem......

    na primeira vez de carro fomos numa ranger 2001, já com 300.000km rodados....
    sem problema nenhum, exceto uma pane na luz de freio. fomos direto de Poa a Ushuaia, sem dormir, fizemos os 4.402km em 54 horas.

    http://ramonpoa.blogspot.com/search?...max-results=11

    Em junho de 2007, com uma hilux SRV 2007, zero, com estradas congeladas e tudo e muita neve na terra do fogo, voltei direto de Ushuaia a Porto Alegre em 42 horas (olha como o carro faz diferença).

    enfim, se tiver paciência, chega lá.......
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

  • #8
    Usuário
    Entrada
    26/01/2006
    Idade
    47
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Eu tentei ir em 2004. Não conhecia nada de niva. O meu ferveu em Puerto Matrin (já na patagonia) e queimou a junta do cabeçote. Consegui consertar por lá mesmo (numa cidade super pequena e que tinha vários nivas, inclusive um mecanico com 2). Voltei porque acabou o dinheiro e o tempo. Foram praticamente 9.000km em 28 dias.

    Hoje, conhecendo mais de niva, eu iria tranquilo....

  • #9
    Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Idade
    44
    Posts
    1,242
    Agradecimentos: 0
    já fui pra Patagônia com um Ford Ka, e agora em Julho irei com o Feroza. Se tiver manutenção criteriosa e bem feita, não há problemas.
    www.pantanalpatagonia.com.br

    abraços

  • #10
    Citação Postado originalmente por Márcio Rahal Ver Post
    já fui pra Patagônia com um Ford Ka, e agora em Julho irei com o Feroza. Se tiver manutenção criteriosa e bem feita, não há problemas.
    www.pantanalpatagonia.com.br

    abraços
    Marcio,

    Onde vc tem feito manutenção do Feroza aqui em Campo Grande?
    Tem alguma boa oficina para me indicar para mexer com cambio e/ou caixa de redução?

  • #11
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Bem, minha opinião pessoal é a seguinte:
    Vc quer ir de Niva porque gosta de Niva ou não têm grana para um carro de maior valor? Pergunto isso pois tenho 2 Nivas e gosto do Niva, e ir de Niva será mais um desafio na aventura, tipo "com mais emoção" ou contando pra galera: Mas eu fui de Niva!.....
    Camaradas acima relataram viagens para lá feitas em 54, 42 horas.... de Niva com motor ORIGINAL descarta-se esse tipo de evento, distribua o passeio em dias. Um Niva com motor original e GNV não acompanha uma Honda Biz para vc ter idéia. Fiz em 20 Horas Rio - Brasilia...
    Ano retrasado fiz os calculos de viagem e desisti, pois ida e volta do Rio, com motor original, gastaríamos 30 dias "perdendo" 7 horas por dia para fazer o passeio. Mas dirigir todos os dias por 7 horas não têm sentido, pois praticamente seria ir até lá e voltar como motorista.
    Então estou reprogramando essa viagem para quando Boris IV estiver pronto.
    Sinceridade: se comprar um Niva por 10 mil reais e gastar mais 8 a 10 mil, terá um Niva "viável" para esse tipo de viagem com um tempo esperado.
    Terá um carro com motor praticamente novo. Mas gastará com certeza mais que isso e continuará com um jipe desconfortável para longas viagens, então eu optaria por um Vitara 4 portas que fará o mesmo, melhor e sem adaptações.
    Adoro meus Nivas, hoje são meu hobby mas acho que temos que saber bem o que queremos. Na revista 4x4&CIA saiu uma fantástica reportagem de um CJ3 que saiu do Rio, rodou todas as Américas até o Alasca, e na época que parte das rodovias inclusive nos Andes era por estrada de terra... então por isso pergunto se pretende que o carro faça parte da aventura ou somente te leve e traga de lá....
    Mas também não precisa de um 4x4 para isso. Compre uma Blazer por exemplo: http://veiculos.mercadolivre.com.br/vans/blazer dê uma olhada aqui, têm uma até blindada 29 mil, poderá dar um passeio no Rio também heheheheheheheh têm uma C20 Sulan 20 mil, Cherokee por 27 mil, Blaser 4.3 por 21 mil.......eita!
    4X4 Brasil

  • #12
    Pergunto aos mais experientes:
    O Niva num foi projetado para rodas pela antiga União Soviética, um pais de dimensões continentais e péssimas estradas??? Concordo que conforto e autonomia são problemas líquidos e certos. Mas será que não chega???

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade