x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 41

Tópico: Túnel de Vento

  • #25



    Citação Postado originalmente por Adriano-RS Ver Post
    Eu utilizei a manta de poliestireno aluminizada [...] o resultado é surprendente em relação ao custo.
    Essa manta isola muito bem, tanto calor quanto barulho... o unico problema que vejo nela é que não é muito resistente a pressão, ou seja, se tu colocar no fundo do carro... rapidinho estraga, pelo peso de ficar pisando nela... pro tunel, parede corta fogo e algumas outras áreas, acho ótima.

    Citação Postado originalmente por ajmoura Ver Post
    ...a que eu coloquei foi da marca vedacit e no meu caso nao resolveu nada.
    ajmoura, acho que vedacit é manta asfáltica, bem diferente do que a que o Adriano botou... essa vedacit, que eu saiba, não isola muito mesmo... o ideal seria usar ela e mais um outro tipo por cima...

    []s

  • #26
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ajmoura Ver Post
    MRaizer voce lembra onde comprou esta espuma aqui no RJ? Caso lembre tb +/- o custo posta ai para gente.
    Pois a manta eu já coloquei Não sei se é a mesma do Adriano-RS, a que eu coloquei foi da marca vedacit e no meu caso nao resolveu nada.
    Essa onda de manta asfáltica rolou a algum tempo e parece que não dava muito certo mesmo não. Eu mesmo tenho um rolo que está sendo jogado de um lado para outro esperando alguêm fazer uma reforma na laje de casa...
    Essa espuma eu comprei em Niterói numa rua onde estão localizadas várias lojas de refrigeração. Não lembro o preço (e acho que errei a medida postada). Quem me passou a dica foi um dos integrantes da lista Camaradas do Niva. Mas isso faz tanto tempo...
    Quando tiver em terra firme vejo.

  • #27
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Essa onda de manta asfáltica rolou a algum tempo e parece que não dava muito certo mesmo não. Eu mesmo tenho um rolo que está sendo jogado de um lado para outro esperando alguêm fazer uma reforma na laje de casa...
    Essa espuma eu comprei em Niterói numa rua onde estão localizadas várias lojas de refrigeração. Não lembro o preço (e acho que errei a medida postada). Quem me passou a dica foi um dos integrantes da lista Camaradas do Niva. Mas isso faz tanto tempo...
    Quando tiver em terra firme vejo.
    No Niva acredito que jamais teremos uma solução 100% pro calor interno, visto que é um projeto para países frios. Até tem aquecimento interno...
    Ao longo de mais de 10 anos tenho visto muitas dicas de isolamento térmico, mas na verdade nenhuma muito eficiente por características próprias.
    Nestes últimos dias tenho andado em Marruá 2008 no trabalho, mesmo sendo um veículo mais aberto, mais moderno, com um isolamento melhorado na parede corta fogo, ainda assim é quente.
    Acredito que para diminuir realmente o calor interno do Niva, uma das opções seria deslocar o motor/caixa/dif central mais pra frente, fazer uma ventilação mais eficiente do radiador através de ventoinhas elétricas instaladas entre a grade e o radiador, instalação de manta térmica na parede corta fogo, defletores de alumínio no primeiro 1/3 do sistema de escape, alêm de scoop e grades no capô.
    Senão e se acostumar com o calorzinho nas canelas rs rs rs rs

  • #28
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0

    Exclamation

    Lembrei quem sabe o nome desta espuma: o Enio!
    Flugêncio, lembra dele? Um cara magro, de óculos, foi ele quem me falou desta espuma de borracha anti-chama e isolante de calor e ruido.
    Ele era da comunidade dos Camaradas do Niva. Depois acho que foi para a "De Niva na Trilha". Enquanto não desembarco para ver em casa, é uma opção perguntar pra ele. Até pq com certeza ele vai saber melhor indicar onde comprar.
    Abraço!

  • #29
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Lembrei quem sabe o nome desta espuma: o Enio!
    Flugêncio, lembra dele? Um cara magro, de óculos, foi ele quem me falou desta espuma de borracha anti-chama e isolante de calor e ruido.
    Ele era da comunidade dos Camaradas do Niva. Depois acho que foi para a "De Niva na Trilha". Enquanto não desembarco para ver em casa, é uma opção perguntar pra ele. Até pq com certeza ele vai saber melhor indicar onde comprar.
    Abraço!
    O Enio tá no "De Niva na Trilha" vou perguntar pra ele.

  • #30
    Quando estive na Russia, uma das coisas que me impressionou foi que o verao la eh as vezes muito quente (proximo a Moscow). Estas altas temperaturas (quando ocorrem) nao duram mais de 2 semanas, entao os carros la nao sao projetados para estes limites extremos.

    Sabe o que os motoristas de Vans fazem para que elas nao tenham superaquecimento ?

    Abrem o capu, colocam uma garrafa Pet de cada lado e amarram o capu com elas. Em outras palavras eles conseguem aumentar a area de entrada de ar em uns 20 %, e com isso a Van anda mais "fria".

    Nao sei se o seu problema ocorre em velocidades baixas, engarrafamentos, ou em todas, mas se quiser testar se a tal grade do Volvo funciona antes de cortar a lata, ai vai uma ideia simples.

    Abraco

    -mlot-

  • #31
    Usuário
    Entrada
    16/09/2008
    Posts
    18
    Agradecimentos: 0
    Este fim de semana como foi de muito calor no aqui no RJ mais uma vez fiquei cozido.
    Estou com duas ideias para tentar uma redução imediata
    1- Colocar as grades do volvo, posso seguir esta dica aqui:
    http://www.natal4x4.com.br/ideias/grades01.jpg
    ou alguem tem uma outra melhor? a única coisa é que por estas medidas o Redutor(GNV) ficaria bem na direção da grade e acredito que deve entrar água
    por esta grade, e do outro lado o regulador de tensao e aquelas eletroválvulas então acho que terei um certo trabalho para
    remanejar isto, ou será que a quantidade de água que entra é despresível? seria uma boa!!!!
    2-Seria colocar uma chapa de aluminio com esta espuma por baixo do carro entre a descarga e o
    fundo, pois percebi que o fundo do carro fica absurdamente quente, não dá para colocar nem a mão
    deve fritar uma carne legal (eu tenho o termo tape).
    MRaizer espero que esta espuma não peque fogo mesmo e aguente o calor da descarga, pois eu nao aguento mais

  • #32
    ajmoura,
    a minha grade (no meu carro só coloquei do lado direito) fica bem em cima do redutor, regulador de tensão e mais algumas coisas... até hoje não tive problemas....

    A idéia da chapa com espuma eu não gostei hehehe... mas, se der certo, por favor nos avise...

    []s

  • #33
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Camarada , tira fora a valvula termostática do seu niva . A temperatura deve diminuir um pouco para uns 80 graus . Isso não vai afetar em nada o consumo aí no rio . No inverno põe de novo .

    Como disse o Flugencio , seu motor deve estar esquentando muito, atrabalhando acima de 100 ºC .


    Oque melhor isola o calor é o amianto , mais existe um feltro com asfalto que isolou muito bem no meu caso .

    Na minha opnião o fator mais considerável para o calor do Niva , é devido a transferencia de calor do motor para a caixa seca do cambio, portanto , comece forrando o tunel onde fica o cambio , inclusive bem perto do pé .

  • #34
    Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    918
    Agradecimentos: 0
    Dos rabiscos, saiu isso. Pensei agora é em aproveitar o motor do ventilador do Niva só que trocando a hélice e colocando uma com o passo invertido. Como hélices assim são bastante utilizadas em ventiladores e circuladores de ar, não duvido nada achar uma com o logotipo da Arno que encaixe certinho...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -caixa1.jpeg  

  • #35
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Camarada , tira fora a valvula termostática do seu niva . A temperatura deve diminuir um pouco para uns 80 graus . Isso não vai afetar em nada o consumo aí no rio . No inverno põe de novo .
    Não faz isso. Isso não ajuda nem um pouco. Porém, se for tirar a válvula, tem que vedar a mangueira de retorno pra bomba, senão o motor aquecerá sem a válvula.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #36
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Camarada , tira fora a valvula termostática do seu niva . A temperatura deve diminuir um pouco para uns 80 graus . Isso não vai afetar em nada o consumo aí no rio . No inverno põe de novo .

    Como disse o Flugencio , seu motor deve estar esquentando muito, atrabalhando acima de 100 ºC .

    ...
    Vamos pensar um pouco antes de escrever, pois se alguém colocar em prática tudo o que é postado aqui, sem pensar um pouco, vai ter NIVA...

    A válvula termostática, para quem ainda não sabe, funciona da seguinte forma: Quando o motor está frio, seja inverno ou verão, ela mantém fechada a circulação de água do motor para o radiador. Isso permite que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento mais rápido. À medida em que o motor atinge a faixa de operação da válvula, esta vai abrindo, permitindo que a água circule para o radiador.
    Se retirarmos a válvula, o motor vai demorar mais tempo para atingir a temperatura de serviço e, ainda que no verão isso ocorra mais rápido, será prejucial para o mesmo.
    Além disso, se o motor atinge XºC com a vávula, vai atingir esses mesmos XºC sem a válvula.

    Se o motor aquece além do normal, devem ser buscadas outras soluções, tais como:
    Verificar se a bomba d'água está promovendo a circulação do líquido de refrigeração de forma adequada.
    O radiador, mangueiras e galerias do motor não estão obstruídas por incrustrações em suas paredes devido ao uso de água da torneira (com flúor, cloro e outras porcarias).
    Usar como líquido de refrigeração água destilada com aditivo de boa qualidade. Isto evita as incrustações além de aumentar a vida útil da bomba d'água.
    Verificar se a passagem de ar através do radiador não está obstruída por lama ou outros detritos. Mesmo para quem não joga a viatura na lama mas mora em cidades de tráfego intenso, a fumaça dos escapamentos dos outros veículos vai depositando uma camada oleosa no radiador que vai fazendo com que a poeira vá se acumulando ali, o que dificulta a troca de calor.
    Velas fora das especificações, motor fora do ponto, ...

    Agora, como você está com problemas de aquecimento DENTRO do carro e como todos nós sabemos, o NIVA foi projetado para a uso na ex-URSS onde qualquer "calorzinho" e uma garrafa de Vodca são muito bem-vindos, compete a nós procurarmos soluções.
    Isolar termicamente o cano de descarga com uma fita de amianto é fundamental.
    Colocar um isolamento térmico na parede corta-fogo (lado do motor) e no túnel que aloja as caixas de câmbio e transferência (pelo lado de baixo) é igualmente importante.
    Minha idéia é usar uma fina manta de amianto (muito usada em sala de máquinas de embarcações) e uma lâmina fina de alumíno (semelhante às usadas pelas montadoras nos pontos quentes) ou inox.
    Ficaria uma espécie de sanduiche: chapa do carro/amianto/chapa de alumínio ou inox.
    A manta amianto (semelhante a um pano grosso e flexível), além da proteção térmica, por ser "porosa" vai funcionar também como isolante acústico. Será colada à chapa (tratada contra corrosão e revestida com algum emborrachamento) do carro.
    A chapa de alumínio ou inox terá como finalidade proteger a manta de amianto contra choques mecânicos, evitar o descolamento dando sustentação à mesma, além contribuir para refletir a radiação térmica.
    Porém, tem sempre um porém, tem que se evitar a infiltração de água no "recheio do sanduíche". O que não deve ser muito complicado pois penso em utilizar alguns dos produtos disponíveis no mercado:

    http://solutions.3m.com.br/wps/porta...beLNR1671H9Rgl
    http://solutions.3m.com.br/wps/porta...beLNR1671H9Rgl
    http://solutions.3m.com.br/wps/porta...beLNR1671H9Rgl

    No piso do carro, pelo lado de dentro, ainda estou maquinando. Tem que ser algo que não acumule água entre o revestimento e a chapa. Talvez use a manta de amianto impregnada com um emborrachamento. Ou seja, passo uma camada bem grossa de um produto (talvez o Vedador de Carrocerias 3M) aplico a manta de amianto e em seguida, pala selar, mais uma camada de vedador.
    Esse produto tem ótima aderência e fica flexível, não ocasionando trincas por onde a água possa penetrar.
    Na parede corta-fogo pelo lado de dentro e na parte de cima do "túnel" do câmbio/transferência creio que usarei a manta de amianto impregnada com alguma resina ou o mesmo Vedador.
    No teto, entre a chapa e a forração, também vai entrar algum isolante térmico. Afinal que nunca deixou o carro parado ao Sol e depois se sentiu um frango (ou BACALHAU ) assado no forno?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade