Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.
1- O motor nunca trabalha na temperatura certa, o que influencia na queima e na economia.
2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.
3 - Em dias muito gelados, o carro fica fraco, ruim de dirigir porque esta sempre abaixo a temperatura certa. (gasto de combustível).
Então acho melhor manter a válvula no lugar e o carro funcionando como se deve.
Eu para garantir que esta tudo certo, limpo, troco a água e sempre coloco aditivo no meu Niva a cada um ano, assim ele nunca esquenta ou da problemas.
Eu acho totalmente furada andar sem a termostatica pelos seguintes motivos.
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2 - Se você passar muito tempo exigindo do motor na trilha ou no trânsito parado, o motor vai ferver, o que acaba com o óleo, juntas, e vai diminuindo a vida do seu motor.
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Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática.
Não entendi o que o item 2 tem a ver com a válvula termostática.
A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.
Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.
A válvula segura a água no radiador e quando o motor esquenta ela abre e troca a água mais fria que esta no radiador pela quente que esta no motor, esse tempo que ela passa fechada, faz com que a água fique mais tempo no radiador e esfrie mais, só a liberando para entrar no motor quando realmente é necessário. Sem a válvula, a água circula direto, sem parar no radiador tempo suficiente, então motor vai esquentando o volume todo de água, que não para de circular, até ferver.
Eu tive esse problema com o meu diplomata, que tinha um radiador muito maior que o original, parado no transito, e no caso do Niva na trilha, por mais que a ventoinha tente, não desloca ar o suficiente, a água não resfria como deve e o que acontece é que depois de um tempo o carro acaba fervendo.
Creio que o amigo está equivocado. A válvula termostática não segura a água no radiador para ela esfriar mais não.
Ela, quando o motor está frio, fica fechada para que o motor aqueça mais depressa, bloqueando a passagem do líquido para o radiador. Quando atinge uma determinada temperatura (normalmente acima dos 80ºC) ela começa a abrir. Quanto o líquido de arrefecimento atinge cerca de 100ºC, ela já está totalmente aberta, assim permanecendo até o motor esfriar novamente.
Se o carro ferver, não é porque a água "não parou tempo suficiente no radiador".
Pois é o meu deu uma "fervida " estes dias em uma trilha no Morro da Cruz...vou fazer uma limpeza geral este fim de semana e dar uma revisada na válvula..!