Amigo Lincas; porque o IPVA do 1.6 é mais caro que os outros?
Sergio,
O cáculo do valor venal é sempre estranho. Segundo o governo, ele é calculado pela Fipe, através de pesquisa de mercado (pela média de valor de jornais, lojas, etc.). Assim, segundo eles, o valor da tabela é o valor de mercado. Mas todo ano muita gente chia e discorda desse valor, principalmente nos modelos com maior variação no mercado. Mas tem que ficar quito e pagar sem chiar...
Para se ter uma idéia, um Niva 91 decente não custa 7.000,00 em São Paulo (você até acha, mas sabe-se lá como...). E um Pantanal 92 custa 6.000? Ótimo pra quem tem, pois vai pagar um IPVA mais barato.
Ao mesmo tempo, quem tem um Tempra que vale pela tabela para cálculo do IPVA 10.000,00 nunca vai vender o carro por esse valor (no ML você acha por 7, 8 mil) e vai acabar pagando um imposto maior do que o que realmente deveria.
O problema é que o IPVA é apurado pela Fipe através de uma média feita em 24 estados, descartando-se os valores muito abaixo ou acima. Daí que a média é nacional.
E, nisso, o pessoal de São Paulo normalmente acaba pagando o pato. Além do carro ser, normalmente, negociado por um valor um pouco abaixo da média nacional aí (logo, um pouco abaixo da Fipe), o IPVA de São Paulo também é de 4% para carros. Ainda bem que, pelo menos, os utilitários têm alíquota de 2%.
No Paraná, por exemplo, o pessoal fica no meio, com uma média de mercado um pouco acima e IPVA de 2,5% para carros (inclusive utilitários) e, em Santa Catarina, eles têm o melhor dos mundos, com uma média ainda maior e IPVA de 2% (inclusive para utilitários, também).
A desvantagem maior de se ter o veiculo avaliado pela fipe em um valor inferior ao do mercado local é pq se caso alguem que tenha seguro venha a dar uma P.T. no seu carro, a seguradora só vai querer pagar o valor da FIPE.
Neste ano no MS a novidade é que motos zero quilômetro de até 125 cilindradas terão desconto de 50% na alíquota do IPVA, que passa de 2% a 1%. Para motos usadas a alíquota é de 2%.
Carros zero quilômetro comprados em concessionárias do estado e veículos com mais de 15 anos são isentos.
A alíquota para veículos usados é 2,5%. Para caminhões e ônibus a alíquota é de 1,5%.
Em contra partida que compra carro fora e emplaca aqui paga ipva em dobro...
Campo Grande - Pantanal - Mato Grosso do Sul.
"Da terra onde o Brasil já foi Paraguai"