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Convex Datacenter
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  • #13
    Usuário Avatar de buchmann
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    Uma coisa que percebi nesse carro é que ele possui um chassi, não um monobloco como o Niva.. e isso é muito bom..
    ex-Pajero 99 3000 2p
    ex-Niva 93
    Defender SW 110 99 Verde teto Braco - Piriquito.

  • #14
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    Entao, os russos mandaram esses carinhas pra antartida por algum motivo bom... talvez por serem a ar, como o amigo postou la atras, ou por serem um pouco mais reforçados que o niva, ou mais baratos... sei la.

    Russo nao brinca em serviço. Basta ver o ak-47. não é nenhuma maravilha da engenharia, não é o calibre mais eficaz, mas não trava nem que vc mije no cano e encha o ferrolho de terra, continua matando gente ate hoje, infelizmente...

    Diz que na epoca da conquista da Lua, os americanos tavam penando para criar uma caneta que não vazasse no espaço. Os russos simplesmente levaram lapis e apontador... ou seja: Keep It Simple, Stupid. Basico e eficaz.

  • #15
    Citação Postado originalmente por valterferraz Ver Post
    Entao, os russos mandaram esses carinhas pra antartida por algum motivo bom... talvez por serem a ar, como o amigo postou la atras, ou por serem um pouco mais reforçados que o niva, ou mais baratos... sei la.
    antes que uns malas venham querer me crucificar: não são todos os uaz que são refrigerados a ar, mas alguns com um motor produzido pela andoria, cujo modelo eu não lembro agora, que tb foi usado na gaz gazelle, cópia russa da ford transit mk5...

    http://www.andoria.pl/

  • #16
    Citação Postado originalmente por buchmann Ver Post
    Uma coisa que percebi nesse carro é que ele possui um chassi, não um monobloco como o Niva.. e isso é muito bom..
    Mas tem feixes de mola e eixo rígido na dianteira.... e isso, pelo menos pra quem tá acostumado com a suspensão macia do niva, é muito ruim

  • #17
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Mas tem feixes de mola e eixo rígido na dianteira.... e isso, pelo menos pra quem tá acostumado com a suspensão macia do niva, é muito ruim

    Aí vai depender do que se espera do carro.

    Robustez? Eixo rígido e feixes de mola.

    Conforto? Molas Helicoidais e homocinéticas.

    Cada sistema atende um propósito diferente.



  • #18
    Hmmmm.... "cada sistema atende a um propósito diferente".... isso pra mim é papo de quem tá com saudade da suspenção macia do niva

    Mas sério... por que não uma helicoidal robusta*??? NMSCO, os maiores acertos do niva são a suspenção e o 4x4 integral...


    *: E de preferência com um chassi, como o buchmann sugeriu.... aliás, novamente NMSCO, monobloco é o pior erro do niva
    4X4 Brasil

  • #19
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Hmmmm.... "cada sistema atende a um propósito diferente".... isso pra mim é papo de quem tá com saudade da suspenção macia do niva

    Mas sério... por que não uma helicoidal robusta*??? NMSCO, os maiores acertos do niva são a suspenção e o 4x4 integral...


    *: E de preferência com um chassi, como o buchmann sugeriu.... aliás, novamente NMSCO, monobloco é o pior erro do niva

    Gustavo

    Pegar aquelas estradinhas de terra, onde você consegue desenvolver uma certa velocidade, com o CJ.........hummmmmmmm, o bicho trepida pra Kct

    Mas quando o assunto é dificuldade...aí é que você começa a entender porque que um carro, as vezes com mais de 50 anos, ainda é tão utilizado em trilhas.
    Pra estas condições o projeto é perfeito. Por isso acho que quem pretende fazer um jipe robusto, copia muitas receitas do velho e bom CJ.

    Mas que em determinadas situações tenho saudades do Niva, isto não resta a menor dúvida.

    abs

    Cesar

  • #20
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    "... vai depender do que se espera do carro.
    Robustez? Eixo rígido e feixes de mola.
    Conforto? Molas Helicoidais e homocinéticas.
    Cada sistema atende um propósito diferente ..."
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    "... por que não uma helicoidal robusta*??? ..."
    Pra quem acha que Mola Helicoidal é FRÁGIL (ou que propicia menos robustez - o que vem a dar no mesmo),
    lembro que a suspensão "frágil" do ENGESA/Marruá é com Molas Helicoidais . . .

    A suspensão "sem robustez" da Land Rover Defender, também é com Molas Helicoidais,
    inclusive na traseira das Picapes 110 (cabine simples) e 130 (cabine dupla).

    Ah, a suspensão "delicada" do "caminhãozinho" UNIMOG também é com Molas Helicoidais.....

    Qual era a vantagem dos "Feixes" mesmo...........?

    []'s

  • #21
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Pra quem acha que Mola Helicoidal é FRÁGIL (ou que propicia menos robustez - o que vem a dar no mesmo),
    lembro que a suspensão "frágil" do ENGESA/Marruá é com Molas Helicoidais . . .

    A suspensão "sem robustez" da Land Rover Defender, também é com Molas Helicoidais,
    inclusive na traseira das Picapes 110 (cabine simples) e 130 (cabine dupla).

    Ah, a suspensão "delicada" do "caminhãozinho" UNIMOG também é com Molas Helicoidais.....

    Qual era a vantagem dos "Feixes" mesmo...........?

    []'s

    Luciano

    Não entendo praticamente nada ( pra não dizer absolutamente ) de mecânica.
    A gente vai lendo alguma coisa aqui, um comentário "acolá", algumas experiências pessoais e chega-se a algumas "imagináveis conclusões" .

    Acho que nem os profissionais da área devem chegar a um consenso, quanto a determinados assuntos: qual suspensão é melhor, qual motor é mais apropriado, QUAL CARRO É MELHOR.....

    Não existe verdade absoluta!!!

    Vou retificar o que escrevi:

    Na minha humilde opinião, o conjunto: chassi - eixo rígido - feixes de mola, é mais robusto que o conjunto: monobloco - homocinéticas - mola helicoidal.

    Certo?

    abs

    Cesar

  • #22
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    ...
    qual suspensão é melhor Helicoidal com homocinéticas na frente e eixo rígido atrás
    qual motor é mais apropriado VAZ 2121 1.6 injetado
    QUAL CARRO É MELHOR O Niva (tem potencial) .....

    Não existe verdade absoluta!!! Eu costumo acertar bastante

    Certo? Quase

    []s
    Gustavo.

  • #23
    Citação Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    " ... Vou retificar o que escrevi: Na minha humilde opinião, o conjunto: chassi - eixo rígido - feixes de mola,
    é mais robusto que o conjunto: monobloco - homocinéticas - mola helicoidal ... Certo? ... "
    Tudo depende do dimensionamento para o uso adequado !

    O Sistema "Monobloco" em si, não é frágil :
    Existem, inclusive, ônibus e caminhões de carga monoblocos !
    Será que são "mais frágeis" que, por exemplo, o Chassis de um Jeep Willis/Ford?
    Ou mesmo o monobloco de um Fiat Uno... Será mais frágil que o Chassis de um "Ford T"?
    Comparações esdrúxulas, talvez ....
    Mas é apenas para ilustrar que um "COCNCEITO" não pode ser "mais ou menos robusto" que outro,
    pois o conceito em si é diferente e não cabe compará-los, e sim SEU DIMENSIONAMENTO!

    As "Juntas Homocinéticas" (ou "heterocinéticas", como dizem por aqui - por que Homo é coisa de V**** . . .)
    também podem ser bem resistentes; inclusive, mais resistente que uma cruzeta (depende do dimensionamento).
    Inclusive, comparando ambas (Cruzeta e Bichacinética) de mesmo tamanho, a Hermafrocinética é mais resistente!
    Por exemplo, os já citados eixos de Band, contavam com "boiolocinéticas" (a partir de - acho - 80/81)
    e eram beeeem mais resistentes que as cruzetas+garfos dos Willis/Ford . . .
    Lembrando que o HUMMER também usa Pederasticinéticas !

    Em relação às "Molas Helicoidais", já comentei acima .


    Cesar, não to pegando no teu pé não, longe disso ,
    Inclusive peço desculpas se passei essa impressão . . .
    Estou apenas querendo, justamente, esclarecer alguns "mitos", beleza?

    VALEU!!!!!

    []'s

  • #24
    Usuário Avatar de Prieto 4x4
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Cesar, não to pegando no teu pé não, longe disso ,
    Inclusive peço desculpas se passei essa impressão . . .
    Estou apenas querendo, justamente, esclarecer alguns "mitos", beleza?

    VALEU!!!!!

    []'s

    Sem crises, Luciano.

    Estamos todos aqui para aprender, trocar informações, e se divertir.

    Estou aproveitando bastante, por exemplo, a dica de um tópico sobre eixo semi-flutuante, que você deu no tópico sobre diferenciais trazeiros para Niva.
    Já havia ouvido falar sobre os riscos deste sistema e estou lendo sobre as experiências de outros foristas.

    Acho que este é o principal objetivo do Forum.

    abs e segue o barco...

    Cesar

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