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KIT Injeção Eletronica para motor original

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  • 24/07/2009, 11:16
    buchmann
    Obrigado pelas dicas de novo Roberto.. :D

    Ah.. eu ontem sai atraz do coletor de admição e toda a parafernalha... e adivinha o que encontrei??? Somente o coletor, sem a flauta, sem o sensor do borboleta, sem nada.. somente o coletor.. Achei meio caro o quanto eles estavam pedindo (R$250) e dai não comprei..

    Mas se seu achar uma flauta sobresalente eu te aviso.

    t+
  • 26/07/2009, 06:37
    Gustavo Niva
    Citação:

    Postado originalmente por buchmann Ver Post
    Somente o coletor, sem a flauta, sem o sensor do borboleta, sem nada.. somente o coletor.. Achei meio caro o quanto eles estavam pedindo (R$250) e dai não comprei..

    Por esse preço provavelmente dá pra pegar uma tbi monoponto... e dependendo do módulo que tu usar, a diferença entre mono e multi não vai ser muita...

    []s
  • 26/07/2009, 21:27
    Rones Jr
    olha...depois muitas tabelas, estatísticas e pitacos...concluí que para nossos motores originalmente carburados, não vale a pena gastar tubos pele injeção MI...multibicos, afinal não temos as demais inovações dos blocos com multibicos.

    Antes de vender o Shrek estava em pleno projeto de injetar o russo e verifiquei que a monoponto do GOL 1.6 e Uno 1.5 (salvo engano)... usam TBI com furação compatível com a do Weber 460, logo...de nosso coletor russo, com vantagem para o Gol que usava até distribuidor com hall. Pra que gastar mais? Pra fazer 6,18 km/l na multibico em vez de 6,09 na monobico?

    Não tenho nada contra às idéias de multi, mega, etc. Muito ao contrário, curto e leio tudo atentamente...só estou tentando otimizar a praticidade para quem usou carbura a vida toda e quer algo eficiente, gastando menos possível.

    Meio caminho já tá aí, pra quem acha q o ótimo é inimigo do bom.

    Boa sorte,

    Rones
  • 27/07/2009, 10:42
    robertofs
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    olha...depois muitas tabelas, estatísticas e pitacos...concluí que para nossos motores originalmente carburados, não vale a pena gastar tubos pele injeção MI...multibicos, afinal não temos as demais inovações dos blocos com multibicos.

    A questão é: o cabeçote do Niva 1.7 com injeção multiponto é diferente do cabeçote do Niva 1.6 carburado? Salvo pequenas melhorias que devem ter ocorrido desde a versão carburada até a injetada multiponto, não há evidências no manual ilustrado do Niva, que demonstra o sistema carburado, o monoinjetado e o esquema elétrico do multi-injetado, de que haja mais de um cabeçote, o que me leva a crer que o alojamento dos bicos no multi também foi no coletor, e não no cabeçote, logo, qual seria as demais inovações? O bloco é o mais provável de ser o mesmo. Mas é o que penso, afinal, nunca vi um Niva com motor 1.7 com injeção multiponto de perto.

    Citação:

    Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    Antes de vender o Shrek estava em pleno projeto de injetar o russo e verifiquei que a monoponto do GOL 1.6 e Uno 1.5 (salvo engano)... usam TBI com furação compatível com a do Weber 460, logo...de nosso coletor russo, com vantagem para o Gol que usava até distribuidor com hall. Pra que gastar mais? Pra fazer 6,18 km/l na multibico em vez de 6,09 na monobico?

    Camarada, concordo com você em número, gênero e grau. Se eu não tivesse conseguido um coletor do Fiat 1.6 8v MPi por R$ 120,00, que tem TBI incorporado, e 4 bicos zeros de Astra Flex por R$ 160,00, com certeza iria de monoponto. Inclusive, meu Lada Niva já possui ignição baseada em sensor hall original do Niva. No meu caso, não poderia ser mais fácil ;-)

    Citação:

    Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    Não tenho nada contra às idéias de multi, mega, etc. Muito ao contrário, curto e leio tudo atentamente...só estou tentando otimizar a praticidade para quem usou carbura a vida toda e quer algo eficiente, gastando menos possível.

    Meio caminho já tá aí, pra quem acha q o ótimo é inimigo do bom.

    Boa sorte,

    Rones

    Já ouvi dizer que os VW Gol 1.6 monoponto eram bem mais econômicos que os multi, mas se tem algo que me motiva a adotar injeção multi é a questão da impedância dos bicos. Bicos utilizados em sistemas monoponto são maiores que aqueles utilizados em sistemas multi, por questões óbvias. A característica de bicos maiores é serem de baixa impedância. Bicos de baixa impedância requerem o controle de corrente aplicada à eles através de PWM ou de um circuito P&H (Peak and Hold). O controle por PWM gera ruídos no sistema em função da frequência que é gerada, e um circuito P&H gera custo e complicação adicionais para um esquema "faça você mesmo" de injeção eletrônica, isso porque bicos maiores precisam de uma corrente maior para vencerem a resistência da mola para movimentar o êmbolo interno, mas depois de aberto, é necessário reduzir a corrente para mantê-lo apenas aberto e não gerar aquecimento no bico, que pode reduzir sua vida útil. Daí a minha opção pelo sistema multi, com bicos de alta impedância, que não requerem maiores cuidados. Outro aspecto dos sistemas multi é que sendo a válvula de admissão geralmente o alvo do esguicho (imagem abaixo), estando a válvula aquecida a probabilidade do contato do combustível com a válvula quente gerar vaporização é bem maior que aquela gerada apenas com o aquecimento do coletor de admissão, e combustível em estado gasoso é sinônimo de melhor homogeinização com o ar admitido, sem falar que é também mais provável que um cilindro será alimentado sempre com a mesma mistura ar/combustível no sistema multi, ao contrário de sistemas mono. Outro ponto também é que sistemas multi oferecem menos restrição à passagem do ar para os cilindros. Enfim, tudo isso deve gerar mixarias de melhora em relação a consumo e desempenho do motor, mas no meu caso, como disse, não poderia ser diferente ;-)

    []'s
    França.
  • 27/07/2009, 11:08
    Rones Jr
    A questão da impedância me convenceu...não tinha sequer passado pr estes detalhe na pesquisa anterior. Sobre os coletores, alguém já comparou com os FIASA do Palio...desconfio que sejam muito parecidos (conexões) com a do Niva. Bem, basta comparar as juntas de um e de outro, certo? Se forem...
  • 27/07/2009, 12:12
    robertofs
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    A questão da impedância me convenceu...não tinha sequer passado pr estes detalhe na pesquisa anterior.

    Mas para não parecer que é algo inviável, pelo menos para o módulo que irei utilizar, que é o Megasquirt baseado na placa V2.2 com processador MS1, há vários casos de sucesso no uso de injeção mono e bico controlado por PWM, mas também há muitos relatos sobre os ruídos gerados. É uma questão de acerto da frequencia e também da qualidade do isolamento da placa e do chicote a ser utilizado.

    Citação:

    Postado originalmente por Rones Jr Ver Post
    Sobre os coletores, alguém já comparou com os FIASA do Palio...desconfio que sejam muito parecidos (conexões) com a do Niva. Bem, basta comparar as juntas de um e de outro, certo? Se forem...

    Eu optei pelo coletor do SEVEL porque estive com o do FIASA em mãos. O do Fiasa é mais estreito na conexão com o cabeçote, e não casa com as janelas do cabeçote do Niva. Também é mais alto. Inicialmente, pensei em pegar uma parte do coletor do Fiasa e soldá-la a uma parte do coletor do Niva, mas isso tornaria a distância dos bicos em relação à válvula maior, além de que os bicos ficariam em uma posição diferente das janelas. Enfim, não me pareceu viável. Pra minha sorte, encontrei o do SEVEL e constatei que era 99% plug&play, e pelo preço que achei não pude dispensá-lo ;-)

    Também é possível confeccionar o alojamento dos bicos no coletor original do Niva, mas esse sim não é um coletor que ofereça os requisitos ideais para um sistema multi, já que não tem plenum (aquela caixa maior nos coletores multi onde são conectados os dutos que vão para o cabeçote), e também não parece ser ideal nem para monoponto, se comparado com o coletor do Tipo 1.6 monoponto (foto em anexo), que também, a exemplo do coletor multiponto do tipo 1.6MPi, seria também 99% plug&play com o cabeçote do Niva.

    []'s
    França.
  • 27/07/2009, 21:40
    BACALHAU
    5 Anexo(s)
    Eu vou brincar com isto aqui:
    Esta TBI com central GM, que estava instalada (adaptada) em um Tempra 2.0 e funcionando que era uma beleza.
    Esta é 99,5 % P&P com o coletor do NIVA, pois só precisei fazer dois furos (destacados em vermelho).
    Lembrando: vou aumentar a cilindrada do Pangaré para 1.8 (pistões do Tempra 2.0).
    O motivo principal: quero me livrar do carburador, pois cada vez é mais difícil obter peças de reposição e encontrar quem realmente saiba o que está fazendo em termos de manutenção desse item. Se daí vier economia e aumento desempenho (tem tudo para isso), ótimo. :dance:
    Para quem acha que é mais difícil "futucar" numa TBI do que em um carburador, ou nunca mexeu em um, ou no outro, ou em ambos. :mrgreen:
    Se o medo for ficar enguiçado em um interior por falta de peças (bico injetor, p.ex.) digo o seguinte: se aqui no fú do mundo eu encontrei (o bico é novo, juntas novas,...), em qualquer outro lugar encontra. :twisted:
    Vamos ver no que vai dar. :shock:
  • 27/07/2009, 22:52
    buchmann
    Ei Baca..

    Quanto vc pagou pelo TBI com central GM??? Só por curiosidade
  • 27/07/2009, 23:18
    BACALHAU
    Cara, nem sei.
    Encontrei um sucateiro meio doido em uma cidade da região.
    A TBI, o módulo, um compressor de AC, uma caixa de filtro de ar cilindrica, a coluna de direção completa do Tempra, o pedal do acelerador do Escort, um AC completo do Tempra (compressor (outro), caixa do painel com ventilador e tudo o mais), um engate de reboque excelente e não sei se esqueci mais alguma coisa, por R$ 600,00 (seiscentos reais) mais um hidrovácuo, duas pinças de freio e as pedaleiras de um Gol, que eu tinha e ia instalar em um CJ (antes do NIVA).
    Me arrependi de não ter comprado o motor do Tempra. Estava em ótimo estado e o cara me vendia completo (com alternador, DH e tudo o mais por R$ 1.000,00 (mil reais). Com documentação.
    Li por aqui no Fórum que alguém comprou só a TBI e o módulo, me parece que em SP, por R$ 700,00.
    Uma dica para negociar com sucateiros. Entro pedindo algo que sei que é difícil o cara ter, aí vou olhando, aparentando desinteresse, o que o cara tem. Vou conversando sobre carros e peças diferentes do que eu quero na realidade. Quando vejo o que eu quero, pergunto como quem não quer nada e digo que talvez, quem sabe, dê para adaptar. Pimba, sai baratinho.
  • 28/07/2009, 17:05
    robertofs
    Citação:

    Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Eu vou brincar com isto aqui:
    Esta TBI com central GM, que estava instalada (adaptada) em um Tempra 2.0 e funcionando que era uma beleza.
    Esta é 99,5 % P&P com o coletor do NIVA, pois só precisei fazer dois furos (destacados em vermelho).

    Acho que vai ficar show!

    Hoje chegaram umas pecinhas pro meu, que podem ser vistas em http://forum.msbr.com.br/viewtopic.p...p=13747#p13747.

    Recomendo a Nafil. Ótimo preço e atendimento

    []'s
    França.
  • 28/07/2009, 20:02
    BACALHAU
    Citação:

    Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Acho que vai ficar show!
    ...
    []'s
    França.

    Você está de brincadeira...
    Perto do que você está fazendo estou até envergonhado. :oops:
    Manda bala. :palmas: :palmas: :palmas:

    Me avisa quando você começar a aceitar encomendas. Quero uma.
  • 29/07/2009, 12:52
    buchmann
    Muito intessante Roberto, se um dia eu conseguir peças com preço bom por aqui vou entrar de cabeça no Multiponto... mas por enquanto vou procurando.
    Bom.. se achar um Monopnto bom e barrato, creio que pego ele primeiro..

    Só na procura hehehe
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