Como sabem o nosso amigo Pontone sofreu um acidente com seu Stalin
E-email de origem:

Estava vindo pra Para de minas por Pequi e stalin arrebentou os pneus
dianteiros. Eu estava a uns 60 por hora, fui parar no barranco e virei o
carro. Diagnostico pneus podres. Comprei pneus com roda achando que estavam
bons e eles estavam podres. To com luxacao na clavicula, algumas escoriacoes
e uma campanha politica pra dirigir.

a minha sorte que estava em estrada secundaria e nao na 262. Detalhe ... era
uma mg e o asfalto estava novinho.

agradeco ao dr. renato que me vendeu os pneus me garantindo que estavam
bons.

hasta.

cccpontone
niva stalin, bh

desculpem a falta de acento uma vez que estou digitando com uma mao.
Camarada Pontone,

estimo pela sua melhora, sou novo no grupo, só quem já capotou um carro sabe como é violenta essa experiência, mas de alguma coisa serviu, pena que você teve seus prejuízos físicos, morais e financeiros, mas foi muito bom esse seu relato para abrir os olhos, isso alertar, aqueles que estão comprando pneus usados, não só comprando, mas principalmente os que estão vendendo, claro, nem todo mundo sabe que os pneus têm prazo de validade, são perecíveis, parece até uma piada mas é verdade.
Embora seja um assunto muito controverso, os fabricantes alertam para isto.

"Os fabricantes informam um prazo de validade de cinco anos para os pneus. Após esse período, em média, começa a degradação da borracha e as condições de desempenho e segurança já não são as mesmas.
Naturalmente, o pneu que passou três anos guardado como estepe (em geral dentro do porta-malas, ou no cofre do motor como é no niva) não foi submetido a esforços e variações de temperatura e umidade acentuados como aquele usado na rodagem. Assim, não há risco em colocar em uso seu atual estepe em conjunto a três pneus novos. Apenas se lembre de que o ideal é que esse pneu seja substituído, ou volte a posição de estepe.
Como pneu tem validade de cinco anos, o motorista deve incluir o estepe no rodízio, para evitar que seu prazo vença. E se a validade estiver vencida, quando o motorista precisar dele ou se lembrar de que ele existe, não vai mais poder usá-lo, porque a borracha já estará ressecada. O estepe também pode ser incluído na primeira troca de pneus de um carro zero, se ele for da mesma medida dos outros quatro, reduzindo os gastos do motorista. Ou seja, em vez de trocar dois (os pneus devem ser trocados pelo menos aos pares, do mesmo eixo) ou quatro pneus, ele vai gastar com a compra de um ou três pneus novos. (texto extraído da internet)"

Como verificar a data de fabricação? Está marcada na lateral do pneu com o código DOT. Exemplo: DOT 4792 significa que o mesmo foi fabricado na semana 47 de 1992, para os fabricados de 2000 pra cá, DOT 340, semana 34 de 2000, e aí por diante, tem aqueles que dizem que é um mito, informando que o pneu possui período de fabricação estampado no seu flanco. Se for estocado de maneira correta não existe fim de vida útil por conta da validade.
Mas quem quer correr esse risco? Temos um exemplo em nosso grupo, infelizmente mas temos, ah de se considerar.
Um grande abraço à todos e votos de superação ao amigo Pontone, força!!!

Junior Scartezini - Öo\XXX/oÖ
Sobradinho - DF
Niva 90/91 - Bob Esponja (amarelo chumaqui)
juniorscartezini@hotmail.com
http://nivadoscartezini.blogspot.com/