x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 35
  • #13
    Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    419
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)


    cRiPpLe_rOoStEr write:
    como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?


    Em resumo, para possuir motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1 Tonelada ou ter tracao 4x4 com reduzida.
    Qualquer coisa diferente disso, é ILEGAL no nosso país.


    PORTARIA Nº 23, DE 6 DE JUNHO DE 1994
    DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS

    RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.
    ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.

    O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.
    Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;
    Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:

    Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
    § 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
    § 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.


    § 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.

  • #14
    Banido
    Entrada
    11/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    419
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    O certo era legalizar as leis... ha ha ha. rídiculo proibirem diesel em carros pequenos (único país do mundo!)


    cRiPpLe_rOoStEr write:
    como fazer para legalizar um versailles ou um santana a diesel em manaus, ou aproveita o número do bloco do motor para registrar como se fosse a álcool?


    Em resumo, para possuir motor diesel o veiculo deve possuir capacidade de carga superior a 1 Tonelada ou ter tracao 4x4 com reduzida.
    Qualquer coisa diferente disso, é ILEGAL no nosso país.
    Vide essa Jurisprudência-exemplo:

    http://br.vlex.com/vid/42255835


    Abaixo, a legislação aplicável:



    PORTARIA Nº 23, DE 6 DE JUNHO DE 1994
    DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS

    RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.
    ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.

    O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.
    Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;
    Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:

    Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
    § 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
    § 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.



    § 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.

  • #15
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Aspectos gerais:
    1. Temperatura
    Normal, porém no Versailles (mesmo Santana) precisamos trocar um ventilador por um outro igual, porém mais curto, pois o original estava pegando na correia. Foi trocado o bulbo que dispara os ventiladores, de 90/103 para 80/90, para disparar o primeiro antes, em 80 graus e o segundo em 90 graus. Retiramos também o radiador do ar condicionado para facilitar a passagem do ar para o radiador de água.

    2. Desempenho
    Levemente melhor que o bloco do AP 1.6 diesel.

    3. Velocidade
    Levemente melhor que o bloco ap 1.6 diesel (acho q é pq aumentamos a altura dos pneus, de 60 p/ 70).

    4. Consumo
    Não medimos nada ainda, porém pressupõe-se que não haverá alterações significativas, pois o cabeçote, bicos e bomba é do 1.6...

    Daniel
    Daniel, como vai?!
    E aih? depois deste tempo todo, como está a DURABILIDADE do motor convertido para o Diesel?? Você já fez a média de Km/l rodando com este combustível? Teve alguma surpresa (boa ou ruim?) durante a utilização do motor convertido como está?

    Grande abraço!

  • #16
    Usuário
    Entrada
    09/01/2012
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=dsamaz;636522]Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


    Receita
    Ingredientes
    Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
    Pistões e bielas 1.8 álcool
    Cabeçote 1.6 diesel
    Bomba injetora 1.6 diesel
    Junta cabeçote 1.8 álcool
    * Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel

    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
    Só é vendida na consecionária VW.

    Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.

    PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO

  • #17
    Usuário Avatar de RicardoM
    Entrada
    29/10/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    939
    Agradecimentos: 0
    Alexandre,

    Você tem uma estimativa de quantos CV o motor alterado para Diesel 1.6 tem?

    Eu poderia colocar um cabeçote de 1.9 + bomba seguindo os mesmos passos?

    Abcs,

    Ricardo

    [QUOTE=ALEXANDREQUEIROZ;1604186]
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


    Receita
    Ingredientes
    Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
    Pistões e bielas 1.8 álcool
    Cabeçote 1.6 diesel
    Bomba injetora 1.6 diesel
    Junta cabeçote 1.8 álcool
    * Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel

    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
    Só é vendida na consecionária VW.

    Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.

    PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO
    Explorer XLT 97

  • #18
    Usuário Avatar de RicardoM
    Entrada
    29/10/2008
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    939
    Agradecimentos: 0
    Tem como vocÊ colocar uma foto frontal do motor, e da lateral da bomba, pois tenho que ver os espaços por conta do alternador, compressor do ar e bomba hidráulica que todas ficam do lado do motorista.

    [QUOTE=ALEXANDREQUEIROZ;1604186]
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Colegas,

    Depois de perder o bloco original do meu motor diesel VW AP 1.6 e não encontrar nenhum outro em lugar nenhum, conseguimos instalar um bloco (e outros components de força) de AP álcool nele.
    Como estes conhecimentos estavam restritos aos mecânicos mais velhos, e os mais novos não sabem direito como fazer, eu "colei" no velhinho q fez p/ mim o serviço e aprendi os procedimentos. Passo para vocês:


    Receita
    Ingredientes
    Bloco AP 1.8 ÁLCOOL
    Pistões e bielas 1.8 álcool
    Cabeçote 1.6 diesel
    Bomba injetora 1.6 diesel
    Junta cabeçote 1.8 álcool
    * Segredo: polia principal (da correia dentada) do eixo = AP 1.6 diesel

    Como fazer
    1. O bloco ap álcool necessita de vedação em uma canaleta de descida de água (retorno de água). É uma secundária que fica logo ao lado da principal. É facil perceber qual é, pois no cabeçote não há conexão para ela. Como vedar: usamos um retentor de cobre, igual aos retentores (selos) do motor, só que menor. Muito cuidado ao inserir o retentor, pois pode trincar o bloco. Vedar com pasta de motor.

    2. A junta do cabeçote do bloco a álcool também precisa ter o retorno secundário de água tampado. Usar como material outra junta, prestando atenção para q a peça redonda a ser inserida na junta nova não ultrapasse os limites da circunferência, criando sobressaltos. Sobressaltos na junta podem deixar escapar pressão, inviabilizando a queima de combustível.

    3. O resto dos procedimentos é igual à do diesel.

    Mais detalhes, se alguém quiser saber, podem perguntar.


    Obs: * sobre a polia da correia dentada, existem 3 tipos dela. É uma própria de versão DIESEL que se encaixa no eixo do AP 1.8 álcool.
    Só é vendida na consecionária VW.

    Obs 2: o eixo manivela do AP 1.8 álcool dá exatamente certinho no bloco do AP 1.6 diesel.

    PASSA SEU MSN VOÇE TEM UM PASSO A PASSO DESA TRANSFORMACAO
    Explorer XLT 97

  • #19
    Usuário Avatar de juleymar73
    Entrada
    23/07/2011
    Local
    Governador Valadares/MG
    Idade
    46
    Posts
    782
    Agradecimentos: 0
    Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
    que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?

  • #20
    Usuário
    Entrada
    23/02/2014
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    37
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por juleymar73 Ver Post
    Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
    que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?

    E ae Juleymar73, como ninguém responde aos tópicos desse fórum eu vou tentar te ajudar cara.. Bem já que vc vai por o ap diesel no seu niva faz assim.. Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel.. EU to fazendo assim no meu triciclo.. Cadastrei alcool e passei para diesel... Se vc fizer isso não dá nada... Nem barreira pára pra ver isso não... de boa.. Qualquer coisa faz assim.. Compra a Capa do motor AP injeção (aquela capa de plastico preta que tampa o motor dos carros novos e fica bonitinho..), ai vc coloca ela e essa tampa esconde as bombas injetoras e etc srsrs Fiz assim e além de estiloso com cara de novo esconde as tretas... É barata e fácil de instalar... Saca as fotos:

    http://mlb-s1-p.mlstatic.com/capa-mo...7_112013-F.jpg

    To apanhando aki para converter, ninguém ajuda mas to lutando sozinho com mecânicos e internet pra fazer.. Tenho ap1.6 e to convertendo para diesel.. Abç!

    Esqueci.. Pra ficar o motor com cara de um injetado a alcool, além da capa vc faz uma flange no coletor onde era o carburador e usa aquele filtro quadrado igual o do ap injeção srsrsrs ai fica origis.. Não se esqueça de dar uma recuada no escapamento pq as vezes da uma fumadinha.. ai vc recua ele um tiquim, coisa de centimentros ( de preferencia que ele não apareça na parte de tras do seu carro) e faz uma curva para o chão na ponta.. Ai a fumaçinha dispersa e dá uma cara legal!

    Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
    4X4 Brasil

  • #21
    Usuário Avatar de valmirjunior
    Entrada
    07/10/2009
    Local
    Taubaté/SP
    Posts
    562
    Agradecimentos: 8
    Se algum policial perceber sua mudança de combustível (em teoria o motor é o mesmo, somente foi mudado o cabeçote) voce receberá uma multa e no pior dos casos o seu veiculo será apreendido para que você "regularize" a situação (ou acerta o documento ou volta o combustível anterior).

    Quanto ao Detran do seu Estado não regularizar troca de motor, é lei federal, são obrigados a aceitar desde que seu veiculo passe nas vistorias de comprovação (veiculo 4x4 ou com capacidade superior a 1000kg de carga) e de segurança veicular do INMETRO.

    Se eles não aceitarem depois de tudo comprovado, contrate um advogado e entre na justiça.

    Citação Postado originalmente por juleymar73 Ver Post
    Ola amigos , eu to querendo usar um motor ap diesel no meu jeep willys , mais aqui no meu estado nao se legaliza motor diesel em jeep apesar de constar na lei , pensei me instalar o motor e andar assim mesmo pois aqui nao tem vistoria anual ,
    que riscos eu corro numa blitz da policia por exemplo ?
    Cuidado, homem trabalhando!

  • #22
    Usuário
    Entrada
    30/01/2012
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    TENHO UM COLEGA QUE TEVE DIFICULDADE EM REGULARIZAR MOTOR DIESEL EM UM JEEP ENTROU NA JUSTIÇA E LEVOU ATE INDENIZAÇÃO.....

    quanto ao motor, tenho um Niva com ap diesel, recentemente refiz o motor, meu cabeçote estava fora de medida, coloquei um zerinho e folha e uma bomba injetora de 1.9 a unica alteração necessaria foi o encaixe no suporte algo moleza, depois de montado com a bomba como saiu da caixa apenas foi necessario fechar o fluxo de oleo ficou otimo ja coloquei 130km na estrada mas a temperatura começou a subir e aliviei o pé

  • #23
    Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    41
    Posts
    2,340
    Agradecimentos: 17
    Citação Postado originalmente por marzolla Ver Post
    TENHO UM COLEGA QUE TEVE DIFICULDADE EM REGULARIZAR MOTOR DIESEL EM UM JEEP ENTROU NA JUSTIÇA E LEVOU ATE INDENIZAÇÃO.....

    quanto ao motor, tenho um Niva com ap diesel, recentemente refiz o motor, meu cabeçote estava fora de medida, coloquei um zerinho e folha e uma bomba injetora de 1.9 a unica alteração necessaria foi o encaixe no suporte algo moleza, depois de montado com a bomba como saiu da caixa apenas foi necessario fechar o fluxo de oleo ficou otimo ja coloquei 130km na estrada mas a temperatura começou a subir e aliviei o pé
    Amigo, seu motor é 1.6 com bomba do 1.9 e você deu 130 no Niva???? Não estourou o limite de rpm???
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #24
    Usuário
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    Xaxim/SC
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Pedro6i, responde ai por favor.
    - Voce disse: Pega o AP a álcool, cadastra a álcool de boa no detran e depois só tira o cabeçote e peças do ciclo OTTO (GAS ALC) e faz a conversão para diesel....
    Qual AP a alcool voce quer dizer: AP 1.8 ou AP 2.0.

    - Se quiser uma forcinha extra faça como eu...coloque o SUPERCHARGER do fiest 1.0 modelo m24 que é o mais barato.. No meu faz 21km/l de diesel com o supercharger e 24km/l sem ele.. Mas a força aumentou demais.. anda de 144 a 155 de boa... Abç! (Pistão e biela alcool origis..)
    Essa quilometragem por litro e velocidades voce esta fazendo no triciclo. Qual seria o rendimento no Niva.

    Abraços.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    3. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade