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  • #1

    Próximo problema.




    Amigos,

    Já sei que logo mais terei um possível problema...pois é a segunda vez que me ocorre o seguinte: O NIVA está ligado e funcionando normalmente....aí quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga. Já me ocorreu 2 vezes e aí parou de ocorrer. Antes que eu tenha um problema maior com isso...o que deve ser ? Ignição ? Se for qual a solução mais econômica...já que sempre que tenho problemas as opções são as mais caras...heheheh. Se eu adaptar uma ignição eletrônica, resolve? Imagino que a ignição no niva original seja mais caro e difícil de achar do que adaptar uma eletrônica...Pode ser algum mal contato ? Quais fios posso checar nesse caso ? Algum auto-elétrico bom pra isso no RJ ?...já que os últimos que andei rodando quando olham qual é o carro ou fogem ou quando arriscam mexer e fica esquisito dão uma desculpa e deixam como está, condenando o carro!

    PS.: O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem...será que ficará bom até o dia da viagem pra STL...? Cada hora é uma coisa e o tempo ($$$) vai esgotando tb.


    Léo.
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Soldier
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    Citação Postado originalmente por leomichetti Ver Post
    Amigos,

    Já sei que logo mais terei um possível problema...pois é a segunda vez que me ocorre o seguinte: O NIVA está ligado e funcionando normalmente....aí quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga. Já me ocorreu 2 vezes e aí parou de ocorrer. Antes que eu tenha um problema maior com isso...o que deve ser ? Ignição ? Se for qual a solução mais econômica...já que sempre que tenho problemas as opções são as mais caras...heheheh. Se eu adaptar uma ignição eletrônica, resolve? Imagino que a ignição no niva original seja mais caro e difícil de achar do que adaptar uma eletrônica...Pode ser algum mal contato ? Quais fios posso checar nesse caso ? Algum auto-elétrico bom pra isso no RJ ?...já que os últimos que andei rodando quando olham qual é o carro ou fogem ou quando arriscam mexer e fica esquisito dão uma desculpa e deixam como está, condenando o carro!

    PS.: O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem...será que ficará bom até o dia da viagem pra STL...? Cada hora é uma coisa e o tempo ($$$) vai esgotando tb.


    Léo.
    Léo, já vi relatos deste mesmo problema neste e em outros fóruns e pelo que me lembro trata-se de um problema relativamente simples e barato... provavelmente o problema é no miolo da chave (nada a ver com a ignição eletronica) e se não tiver concerto, basta trocar o miolo da chave de ignição... de qualquer forma, se vc não souber fazer, certamente o Flugêncio poderá te ajudar ou indicar alguém que o faça...

    []s
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #3
    Citação Postado originalmente por Soldier Ver Post
    Léo, já vi relatos deste mesmo problema neste e em outros fóruns e pelo que me lembro trata-se de um problema relativamente simples e barato... provavelmente o problema é no miolo da chave (nada a ver com a ignição eletronica) e se não tiver concerto, basta trocar o miolo da chave de ignição... de qualquer forma, se vc não souber fazer, certamente o Flugêncio poderá te ajudar ou indicar alguém que o faça...

    []s
    RSRSRS...O Flugêncio vai virar meu consultor particular, hehehe...acho melhor pensar seriamente em abrir uma oficina nem que seja só de FDS para nós aki do RJ, hein Flugêncio ?! A hora que eu juntar um cascalho, me ofereço como seu sócio e embora não entenda muito eu tenho disposição e boto a mão na massa junto!

    Tb me ocorreu sobre Fusível...esses dias o mecânico disse que aproveitou e trocou uns 4 que estava queimado...será que não tá dando problema aí, tipo fechando contato direto, sei lá. Se for o miolo, qualquer um pode ser usado, é fácil de encontrar será?

    Com essas perguntas cretinas vou ser demitido da sociedade antes de começar, hahaha

    Obrigado e ogo mais posto as fotinhas de como tá ficando o NIVA.

    Léo.

  • #4
    Citação Postado originalmente por leomichetti Ver Post
    Amigos,

    Já sei que logo mais terei um possível problema...pois é a segunda vez que me ocorre o seguinte: O NIVA está ligado e funcionando normalmente....aí quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga. Já me ocorreu 2 vezes e aí parou de ocorrer. Antes que eu tenha um problema maior com isso...o que deve ser ? Ignição ? Se for qual a solução mais econômica...já que sempre que tenho problemas as opções são as mais caras...heheheh. Se eu adaptar uma ignição eletrônica, resolve? Imagino que a ignição no niva original seja mais caro e difícil de achar do que adaptar uma eletrônica...Pode ser algum mal contato ? Quais fios posso checar nesse caso ? Algum auto-elétrico bom pra isso no RJ ?...já que os últimos que andei rodando quando olham qual é o carro ou fogem ou quando arriscam mexer e fica esquisito dão uma desculpa e deixam como está, condenando o carro!

    PS.: O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem...será que ficará bom até o dia da viagem pra STL...? Cada hora é uma coisa e o tempo ($$$) vai esgotando tb.


    Léo.
    Concordo com o Soldier, o problema deve estar no miolo da chave de ignição (partida). Não deve ser algo muito complicado para um bom eletricista.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #5
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Concordo com o Soldier, o problema deve estar no miolo da chave de ignição (partida). Não deve ser algo muito complicado para um bom eletricista.
    O problema é esse..."um bom eletricista". E qto à dúvida do miolo ? Qual posso colocar ou se o do niva mesmo é fácil de encontrar...não pude pesquisar ainda.

    Léo

  • #6
    Amigo

    Peça pra um eletricista dar uma checada no comutador (partida).
    A chave de partida gira o comutador que aciona o motor de partida, e depois volta para o posição "on" que mantem a parte elétrica funcionando, e o motor de partida desligado. Certa vez, ao dar partida na minha Band, o comutador (que estava velho e estragado) travou na posição em que o motor de partida fica ligado. Vi o motor de partida fumacear e queimar na minha frente sem poder fazer nada a tempo de evitar a queima. Fui até um eletricista que refes o motor de partida e sugeriu a troca do miolo (+ chave) e do comutador, pois trabalham juntos, e se um deles não estiver legal, acaba zuando o outro.
    No seu caso, o comutador pode estar com problemas, pois quando vc desliga (gira a chave) o comutador não desliga o motor. Muito cuidado para não acontecer contigo o que aconteceu comigo, de o comutador quebrar, ou a chave travar na posição em que o motor de partida fique ligado.
    Sugiro no seu caso a troca do miolo + chaves e do comutador.

    Guilherme

  • #7
    Citação Postado originalmente por Guilherme Luis Batelochi Ver Post
    Muito cuidado para não acontecer contigo o que aconteceu comigo, de o comutador quebrar, ou a chave travar na posição em que o motor de partida fique ligado.
    Sugiro no seu caso a troca do miolo + chaves e do comutador.

    Guilherme
    Nem brinca com isso !!!
    Meu motor de partida é novinho em folha e paguei uma nota nele...isso não pode acontecer..rsrsr.
    Outra coisa...um cara da Araucária (não citarei nomes), disse que no caso do NIVA, a chave não pode virar até o fim...precisa deixar um tantinho antes, pouca coisa, pois se girar a chave toda a própria ignição corta a partida...ou seja ele fica girando sem fazer o motor ligar !!! No meu primeiro NIVA eu já tinha reparado que sempre que ficava lá com a chave virada até a posição normal ele demorava a pegar...mas virando um pouco menos ele pegava no estalo. Isso é verdade mesmo ou foi mera coincidência ? Nunca ouvi falar disso, essa foi a primeira vez...

    Léo.

  • #8
    Caro

    O comutador custa algo em torno de 15/20 reais, e um miolo + chaves novas algo em torno de 30/40 reais. No meu caso, depois da troca ficou tudo uma beleza. Se o seu caso for problema no comutador ou no miolo, como eu suspeito, vale a pena vc trocar os dois, pois queimar o motor de partida não é brincadeira.
    A melhor opção é vc procurar um eletricista de cinfiança e pedir pra ele checar esses itens.

    Abraço
    Guilherme

  • #9
    Citação Postado originalmente por leomichetti Ver Post
    "... O NIVA está ligado e funcionando ... quando vou desligar chego até a tirar a chave do contato que o Danado não desliga ... O meu problema antes a esse era justamente o contrário...não ligava! Era o arranque, agora, não desliga !!! Só pode ser sacanagem ...
    Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado . .

    Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
    mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né ?),
    engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
    Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
    Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
    (quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso ?)

    []'s e desculpa a brincadeira ...

  • #10
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado . .

    Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
    mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né ?),
    engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
    Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
    Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
    (quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso ?)

    []'s e desculpa a brincadeira ...
    Como sempre, uma solução engenhosa do nosso "Homem-Enciclopédia" Luciano! Mas , tendo em vista uma certa fragilidade da quinta marcha, acredito que seja melhor fazer esta manobra usando a quarta marcha, também pouco reduzida, mas mais robusta.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado . .

    Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
    mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né ?),
    engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
    Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
    Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
    (quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso ?)

    []'s e desculpa a brincadeira ...

    Boa, Google-man!!!

    Abs

    Ps.: Desculpe pela brincadeira!

  • #12
    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Não queria tanto que ele ligasse? Agora "guenta" ele ligado . .

    Brincadeiras a parte, as possíveis causas do problema, os colegas já falaram,
    mas, enquanto isso, se você estiver estacionando e precisar desligar o carro (não vai sair e deixar ele lá ligado, né ?),
    engate uma 5ª com ele parado e devagarinho tire o pé da embreagem.
    Claro que ele vai "morrer", e você terá desligado o carro.
    Nem se compara àquele tranco que ele dá quando se está em 1ª ao dar a partida, ou "tira o pé" da embreagem rápido demais
    (quando se está aprendendo - quem nunca passou por isso ?)

    []'s e desculpa a brincadeira ...
    Eu fiz diferente...como meu NIVA tem GNV, eu passeio o botão para o meio...nem gasolina nem gás, cortei o combustível e ele desligou.
    Mas se não me engano mesmo desligando o motor o painel ficou com a luz de ignição acessa...aí nesse caso quem vai pro saco é a bateria...hehehe.
    Final de semana assim que der eu dou um pulo no eletricista pra ver...
    Vou postar umas fotinhas do NIVA depois da reforma...são de celular e de nite...qualidade péssima, mas depois eu melhoro com umas fotos de verdade com câmera de verdade.

    Léo.
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