x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Dúvidas sobre Roda Livre no Niva




    Pessoal bom dia. Faz algum tempo que nao visito o forum, e neste meio tempo andei reformando meu niva, entao vamos aos questionamentos.

    Meu niva está com motor 1.8 AP Gasolina, foi dado uma geral nele e até que o motor está bom, porém gostaria de melhorar o desempenho do niva na estrada.

    Minhas opçoes são: TENTAR colocar uma roda livre (atrás ou na frente, tanto faz) mas nao sei se é possivel, ninguem nunca tirou essa dúvida aqui no fórum.
    Alongar o diferencial, comprando outro, ou trocando a relaçao do atual, nao sei se é possivel.
    Trocar o cambio, colocando um cambio de volks que custa baratinho, 600 reais, mas também nao sei se melhoraria tanto assim..
    E por ultimo trocar o motor, colocando um MWM 2.8 ou o MWM 2.5 que equipa as HS....

    O problema do jipe é em estrada, se vc pega uma subida na Bandeirantes por ex pode se preparar pra perder velocidade e ir descendo marcha, pq o jipe nao mantém nem a 90km/h.. O niva seria ideal se PELO MENOS andasse a 90km/h na reta e também na subida...

    Preciso da ajuda e experiência dos amigos... abraços!

  • #2
    Usuário Avatar de Eduardo Tescarollo
    Entrada
    22/01/2007
    Local
    Itatiba/SP
    Idade
    60
    Posts
    833
    Agradecimento: 1
    Amigo, já tive dois Nivas com motores originais, mas vou tentar te ajudar:
    1º O niva por ser uma carro de tração integral não pode ter roda livre, ou então teria que se mudar o sistema todo.
    2ºAlongando o diferencial voçê iria perder mais torque ainda, naquela subida que voçê diz não manter 90Km seria ainda menor. Talvez voçê já esteja com pneus grandes e seria o motivo de tanta perda, visto que seu motor atual é mais forte que o original. Tente achar uma relação do Niva pantanal ela e mais curta, ou ainda uma apimentado no seu AP.
    3º estes motores que voçê citou são muitos grande para o Niva, nunca ouvi falar destas adaptações. Um bom motor para ele seria e VW 1.9 td.

    Espero telo ajudado

    Abç

  • #3
    Citação Postado originalmente por Turtle Ver Post
    Pessoal bom dia. Faz algum tempo que nao visito o forum, e neste meio tempo andei reformando meu niva, entao vamos aos questionamentos.

    Meu niva está com motor 1.8 AP Gasolina, foi dado uma geral nele e até que o motor está bom, porém gostaria de melhorar o desempenho do niva na estrada.

    Minhas opçoes são: TENTAR colocar uma roda livre (atrás ou na frente, tanto faz) mas nao sei se é possivel, ninguem nunca tirou essa dúvida aqui no fórum.
    Alongar o diferencial, comprando outro, ou trocando a relaçao do atual, nao sei se é possivel.
    Trocar o cambio, colocando um cambio de volks que custa baratinho, 600 reais, mas também nao sei se melhoraria tanto assim..
    E por ultimo trocar o motor, colocando um MWM 2.8 ou o MWM 2.5 que equipa as HS....

    O problema do jipe é em estrada, se vc pega uma subida na Bandeirantes por ex pode se preparar pra perder velocidade e ir descendo marcha, pq o jipe nao mantém nem a 90km/h.. O niva seria ideal se PELO MENOS andasse a 90km/h na reta e também na subida...

    Preciso da ajuda e experiência dos amigos... abraços!
    Olá!

    Vamos por partes:

    Um Niva com o motor original chega bem a uns 100 -110 Km/h, nas retas e, de fato, perde muito de sua velocidade nas subidas longas;
    Um Niva como o meu, como motor original modificado pelo comando de válvulas da Aerocar, chega aos mesmos 100 - 110 Km/h com muito mais facilidade e rapidez, e mantém, nas subidas longas, uma boa velocidade, algo entre 80 e 100 Km/h, desde que não se tenha pena de apertar um pouco o acelerador (às vezes, até sobra um pouco de curso...);
    Um Niva com o motor AP, pelo que já ouvi em relatos, deveria manter a velocidade nas subidas longas com grande facilidade, pois é muito mais potente que o motor original.

    Isto me leva a concluir que deve haver algo de errado em seu Niva, seja no desempenho do motor, seja em outro componente. Seria interessante você procurar fazer uma análise junto a um bom mecânico.

    O assunto "Roda livre no Niva" é polêmico, eu sou radicalmente contra, pois seus componentes não foram projetados para tal, o uso exclusivo da tração traseira iria sobrecarregar cardan e diferencial traseiro (ainda mais com um motor AP, bem mais potente que o original!), acelerando o seu desgaste e conseqüente quebra prematura. Além disso, o Niva perderia em dirigibilidade e estabilidade nas curvas.

    A adaptação de diferenciais e câmbio de outros carros não é "plug & play", muito pelo contrário, é uma operação arriscada, e a emenda pode sair pior do que o soneto. O mesmo vale para os motores sugeridos, muito grandes e pesados para o Niva. O que você pode tentar é a troca dos diferenciais pelos diferenciais dos modelos de 95 em diante, cuja relação é mais curta, o que lhe trará uma quarta e uma quinta marcha mais fortes, contribuindo para um melhor desempenho nas subidas de estradas.

    Entretanto, antes de mais nada, eu, se fosse você iria pesquisar detalhadamente o seu motor AP, para descobrir porque um motor bem mais potente que o original está trazendo um desempenho tão ruim!
    4X4 Brasil
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #4
    Engraçado, quando tive a idéia de comprar um Niva, isso a uns 4 a 5 anos atras, já sabia que ele era 4x4 integral. E esse foi um dos pontos que me fez realmente fixar essa idéia.
    1 por me dar mais "segurança" e estabilidade nas curvas. Tá certo o carro não corre, mas óras, ele não foi feito pra isso. Viajando a 100km/h e até 110km pra mim tá ótimo, o cruel é chegar nesses 110km hehehehe Enquanto isso vou ralando com uns 1113 que passo na estrada rsrs.


    Gil, um comando desse da Aerocar, em média custa quanto ?
    É um investimento válido, relação custo benefício, posso sentir até alguma redução no consumo ?!

  • #5
    Citação Postado originalmente por Digger Ver Post
    Gil, um comando desse da Aerocar, em média custa quanto ?
    É um investimento válido, relação custo benefício, posso sentir até alguma redução no consumo ?!
    Digger, muita gente deve achar que eu ganho comissão do Giba, de tanto que eu elogio este comando! Isto não é verdade, é claro, mas concordo totalmente com a frase da propaganda do comando, no site da Aerocar, que diz que este comando deveria ser o comando original do Niva. Aliás, os motores 1.7 já têm comandos diferentes dos antigos, uma espécie de intermediário entre o comando original e o da Aerocar.
    Usei o comando por cerca de 140.000 Km no meu Niva anterior, um 90/91, e cerca de 35.000 Km no atual 95, e posso dizer com convicção que este comando é uma das melhores alterações (se não for a melhor!) que se pode fazer no Niva. Sem mudar o motor, sem gastar os tubos (não sei quanto custa hoje, mas eu paguei, em Out/06, R$360,00 pelo comando, mais R$160,00 de instalação, feita pelo Wilson).
    O que posso dizer é que a melhora no desempenho é muito grande, o carro parece ter recebido um novo motor, acelera melhor, sobe melhor as ladeiras longas nas estradas, enfim, fica muuuuuuito mais agradável de ser dirigido. O consumo deve permanecer o mesmo, porém, devido a este melhor desempenho, existe uma tendência, ao menos nos primeiros tempos, de se pisar mais fundo, pois, como o motor "enche" melhor, o carro fica mais "esportivo", e dá relamente vontade de andar mais depressa. Depois, a empolgação passa, e nos acalmamos (rsrsrs)
    Um detalhe importante é que o carburador esteja em muito boas condições. Quando instalei o comando no atual Niva, o resultado deixava a desejar, em relação ao Niva antigo (que também tinha o comando), até que eu troquei o carburador por um original russo novo, que eu importei. Aí a coisa mudou de figura, e me senti muito satisfeito com o desempenho do carro.

    Se você quiser, podemos combinar um encontro, para que você possa avaliar o desmepenho do Niva com o comando. Caso haja interesse, escreva uma MP, para combinarmos data e local.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #6
    Fala pessoal, obrigado pelos comentários.

    QUanto ao meu niva, inicialmente foi feito uma reforma geral na parte mecanica na AEROCAR mesmo, nao sei se o giba vai lembrar de nós, porém ele disse que foi um dos nivas mais inteiros que ele ja viu hehehehhe.... enfim, ele deu um tapa e o carro ficou bom , bem melhor do que era...

    Mas o caso é esse galera: o jipe em subidas longas nao mantém a velocidade de jeito nenhum, tem que pisar até o fundo mesmo, e aí vai consumo e tudo mais.... Os pneus que estou usando sao os RODO RURAL, nem são tão pesados assim.... E a minha ideia de se colocar uma roda livre era aumentar o desempenho, pois carro com traçao integral é mais "presão" mesmo....

    Depois do trato da aerocar, foi feita uma reforma geral na funilaria e no CAMBIO, que até entao nao tinha sido mexido.... pois bem, trocamos todos os retentores e rolamentos, colocamos parafusos maiores , deixamos zerado mesmo.. na lataria, colocamos chapa de aço nos podres, lixamos tudo e pintamos de vermelho ferrari, o carro tá brilhando que só, pra completar uns acessórios da maceral, bagageiro, mata cachorro e 2 estribos.. Com tudo isso acredito que o peso do jipe esteja em 1400kg, e eu acho muito pesado para o motor AP 1.8 que tem apenas 90cv.....

  • #7
    Na minha opinião, desligando a tração dianteira não vai melhorar o desempenho...
    Faz um teste, tire o cardã dianteiro e veja como fica. Aí é só bloquear a viatura e rodar. Comprare o consumo e desempenho.
    Uma coisa eu sei que vai acontecer, vai ficar mais instável nas curvas...

  • #8
    Usuário Avatar de Soldier
    Entrada
    20/06/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    2,526
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Otávio Luiz Ver Post
    Na minha opinião, desligando a tração dianteira não vai melhorar o desempenho...
    Faz um teste, tire o cardã dianteiro e veja como fica. Aí é só bloquear a viatura e rodar. Comprare o consumo e desempenho.
    Uma coisa eu sei que vai acontecer, vai ficar mais instável nas curvas...
    Essa questão de instabilidade em curvas é certa... ainda mais com os Rodo Rural (que eu uso)... de minha parte, fora alguns milagreiros que não contam o santo, penso que é impossível congregar no Niva, desempenho e economia... o Flugêncio, que tem roda livre no Niva dele poderia dar uma esclarecida, com certeza!

    []s
    SOLDIER ADVENTURES
    Land Rover Defender 110 - Peregrina

  • #9
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Amigo , ja estou há muito tempo defendendo a minha tese e quebrando o maldito paradígma , para o bem dos amigos , que um dia um cara falou no passado, no seu site que o motor para o niva é um 1.8 e o 2.0 é forte demais ......, guebra tudo etc ....

    Pois bem, quer resolver seu problema, troca o seu ap 1.8 e coloca um ap 2.0 , aí o seu Niva vai subir a serra de Santos em quinta a 120 km por hora .

    Por isso que esta cheio de Niva ap 1.8 para vender no ML etc .

    O Camarada gasta uma baita grana e põe o motor ap 1.8, porque um falou.... aí vÊ que mudou pouca coisa .
    Coloquem pelo amor de deus o motor ap 2.0 ....

    Até porque o seu maior torque é em 2800 giros .

    Valeu

  • #10
    Citação Postado originalmente por Turtle Ver Post
    Fala pessoal, obrigado pelos comentários.

    QUanto ao meu niva, inicialmente foi feito uma reforma geral na parte mecanica na AEROCAR mesmo, nao sei se o giba vai lembrar de nós, porém ele disse que foi um dos nivas mais inteiros que ele ja viu hehehehhe.... enfim, ele deu um tapa e o carro ficou bom , bem melhor do que era...

    Mas o caso é esse galera: o jipe em subidas longas nao mantém a velocidade de jeito nenhum, tem que pisar até o fundo mesmo, e aí vai consumo e tudo mais.... Os pneus que estou usando sao os RODO RURAL, nem são tão pesados assim.... E a minha ideia de se colocar uma roda livre era aumentar o desempenho, pois carro com traçao integral é mais "presão" mesmo....

    Depois do trato da aerocar, foi feita uma reforma geral na funilaria e no CAMBIO, que até entao nao tinha sido mexido.... pois bem, trocamos todos os retentores e rolamentos, colocamos parafusos maiores , deixamos zerado mesmo.. na lataria, colocamos chapa de aço nos podres, lixamos tudo e pintamos de vermelho ferrari, o carro tá brilhando que só, pra completar uns acessórios da maceral, bagageiro, mata cachorro e 2 estribos.. Com tudo isso acredito que o peso do jipe esteja em 1400kg, e eu acho muito pesado para o motor AP 1.8 que tem apenas 90cv.....
    Todos sabem que o que faz o carro, qualquer carro, andar é o motor. Mas às vezes não lembramos que o que impede o carro de andar nem sempre é o motor.
    No seu caso, embora tenham dado um "tapa" (seja lá o que isso quer dizer) no motor, o mesmo já pode ter desregulado. O carburador pode estar precisando de uma revisão. O combustível que você pode estar usando pode estar adulterado (mude de posto). Só para citar algumas poucas possibilidades.
    Quer um exemplo? Recentemente fiz uma viagem e o meu 4X2 ficou parado na garagem 20 dias. Quando voltei, enchi o tanque e fui até uma cidade vizinha distante 60 km. Ida e volta 120 km, arrendondando, rodei um pouco na cidade, 150 km. Gastei meio tanque de combustível, mais de 25 litros, quando normalmente deveria ter gasto cerca de 15 litros. Meu carro, Santana Quantum 93, 2.0, carburado, a 80 km/h, faz uma média de 10,5 km/l gasolina. Senti o carro meio "amarrado". Para resumir: Uma das lonas de freio de uma roda não estava retornando. Ficou "agarrada". Enfim, nada a ver com o motor.
    Às vezes colocamos um idéia na cabeça e não paramos para analisar outras possibilidades. Peça ajuda a um mecânico de confiança, explique para ele o problema. Você mesmo pode tentar algumas coisas. Levante o carro e veja se as rodas estão livres, principalmente as traseiras.
    Não sei se ajudei, mas se é como dizem, o que vale é a intenção.
    Boa $orte e depois nos diga o que descobriu.
    O nome "Turtle" tem alguma coisa com o fato do carro não andar?

    Zabumbas

  • #11
    Dica de ex-niveiro...
    Veja esses outros detalhes comentados...freios, rolamentos, cardas, carbura, filtro de ar, etc...
    Se quiser investir, eu mandava um kit turbo básico no AP mesmo. Sao muito mais baratos que qq outras destas combinaçoes que vc mencionou e que vao dar resultado com certeza...faria uma preparaçao leve pra subir uns 30~40cv e clqaro que um botao de over boost pra fechar a turbina a 2bar...kkkkkk
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #12
    Orra Nava, isso aí numa goleta box, fica shooow HOAuhAOuhoah

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade