Caros Amigos Camaradas,

Preciso da receita de vcs para preparar um motor Lada com pistões do Tempra, mas antes, uma breve relato...

Minha viatura (o Romeu) tem um cheiro insuportável que impregna qq um q ande pelo menos 1 km no mesmo. Não sei se é de gasolina ou óleo queimado. O mesmo tava queimando mto óleo (fumaça super branca) mas, após troca dos vedadores das válvulas (pelos do VW Passat) a queima "aparentemente" acabou. A compressão do motor tá mto boa e ele não baixa mais óleo.

Estou estreando nele o carburador Weber 460 do Escort (com gicles 120 na baixa e 180 na alta), mas o mesmo ainda não está acertado pois tá sem marcha lenta e gastando 5 litros de gasolina/km rodado NA ESTRADA!!!

Tb instalei o Kit Performance da Aerocar (comando 280º, polia reescalonada - que na verdade é só um furo novo q permite alterar o ângulo da mesma - , filtro de ar esportivo - que acho q vou retirar pois não filtra nada! - cabos Accel e velas Champion). Falta ainda instalar a bobina Accel Stock (cromada) que está sendo importada pela Aerocar há mais de 2 meses!!!, enquanto isso, vou rodando com a bobina original mesmo!

Pois é! Mesmo com todo este investimento no dito cujo, ele ainda continua fedendo pra caramba (a mistura inhacada de óleo queimado com gasolina crua!), andando nadica de nada e bebendo mais que minha ex-Blazer 4.3!

Face à isto, estou planejando preparar um outro motor que tenho sobressalente para ter a garantia que o mesmo está realmente "zero bala"!

Estou intencionado a prepará-lo com o uso dos pistões do Fiat Tempra (se não me engano é do 8V), o qual, pelo que eu entendi, é o que "arranca" mais CV do velho motor russo. Por isso, gostaria que me orientassem com todos os detalhes possíveis para que eu possa solicitar esta modificação para o pessoal da retificadora.

Pretendo tb rebaixar o cabeçote, mas não sei exatamente qual seria o valor ideal. Segundo informações que tenho, seria 0,7 mm, mas este valor é o ideal? Poderia ser mais?
Com qual taxa de compressão o motor ficaria após este rebaixamento?
E o consumo, aumentaria ou diminuiria?
Os pistões do Tempra são "Plug and Play"?
Qual seria a potência esperada do mesmo com estes pistões, o Kit Aerocar, o rebaixamento e o a ignição eletrônica (o Romeu já tem).
Além do serviço de usinagem dos cilindros para a instalação dos pistões do Tempra, o rebaixamento do cabeçote, a troca de todas as juntas e retentores, talvez a troca dos esticadores da corrente do comando, a limpeza e pintura do motor, há mais algum serviço a ser feito que eu não mencionei? Qto eu posso/devo pagar neste up grade?

Quem fez esta adaptação gostou do resultado?

Galera, qq informação será mto bem vinda, inclusive para a solução provisória do motor atual. Agradeço a todos q colaborarem. Desculpem o tamanhão das minhas dúvidas. ()s