x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário Avatar de Edu Niller
    Entrada
    09/03/2008
    Idade
    39
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Pião, Coroa, Cx. Satelite, Rolamentos quais usar? onde encontrar?




    Caros camaradas... abrindo um topico porque presciso de uma certa urgencia saber quais peças adaptar e se sao confiaveis.. minha viatura tem um motor 2.0 a potencia exigiria um material mais reforcado!? se é q existe? quais nacionais posso usar? para substituir
    Coroa,
    Pião,
    Caixa Satelite,
    Rolamentos dos diferenciais,
    Rolamentos das rodas traseiras,
    Disco de Freio.

    Desde já agradeço a ajuda de todos...
    Minha urgência é pq presciso estar com a viatura pronta para Sabado dia 15!!!!!!!

    Forte Abraço do mais novo na comunidade dos camaradas!!!!!

    Edu

  • #2
    Edu, os diferenciais do Niva são únicos, então pião, coroa e cx. satélite só se mandar usinar a peça, eu acho inviável. A outra solução seria trocar os dif., já ouvi sobre os Dana44 da Rural, deve ser um baita dum trampo...
    Disco de freio terás de fazer uma adaptação, mas acredito que o melhor ainda sejam os originais. O que restringe o poder de frenagem é o servo-freio e cilindro mestre, então pense em adaptar estes e não o disco. Uma adaptação consagrada é do Kadett. Se o seu negócio é trilhas com muito barro considere também a adaptação de discos no lugar das lonas traseiras, veja no tópico do Niva Cangaceiro (no frota4x4) e também o site do Cassiano (www.natal4x4.com.br), lá tem como fazer esta adaptação.
    Os rolamentos procure nas lojas especializadas levando modelo.
    Aqui no fórum tem algumas pessoas que vendem peças (Jossano, Thyago Baré, etc) fora as lojas especializadas em Niva (Bomer, Sarancar, etc).
    Uma pesquisa e descobrirás váááários fornecedores, inclusive um site russo de peças originais (www.ladaparts.ru). Com o dólar barato importar é bom negócio...
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Edu Niller Ver Post
    Caros camaradas... abrindo um topico porque presciso de uma certa urgencia saber quais peças adaptar e se sao confiaveis.. minha viatura tem um motor 2.0 a potencia exigiria um material mais reforcado!? se é q existe? quais nacionais posso usar? para substituir
    Coroa,
    Pião,
    Caixa Satelite,
    Rolamentos dos diferenciais,
    Rolamentos das rodas traseiras,
    Disco de Freio.

    Desde já agradeço a ajuda de todos...
    Minha urgência é pq presciso estar com a viatura pronta para Sabado dia 15!!!!!!!

    Forte Abraço do mais novo na comunidade dos camaradas!!!!!

    Edu

    Amigo, eu tenho um com o ap 2.0 , ja fazem 2 anos.
    Diferenciais aquentam, cambio , reduzida , pelo contrário , acho que força menos com o motor mais potente .


    Oque não aguenta, pra mim foi um parto :


    1) A embreagem, não dura seis meses ( tanto disco do niva , como o do tempra nromal )
    Recomendo o do tempra turbo , mas é caro pacas ,então compra no mercado livre um de cerãmica com seis pastilhas e platô de 1200 libras, lembre-se miolo do tempra, disco do ap .

    2) SUPORTE DE FIXAÇÃO ADICIONAL DO DIFERENCIAL DIANTEIRO ( ISSO É CRUCIAL ) , SE NÃO TIVER , UMA HORA ELE VAI CAIR .

    3) Como o diferencial da frente , agora fica colado no motor e esquenta pacas , e por conta disso a viscosidade do óleo cai muito, mistura 50% sae 90 com 50% sae 140 .

    4) reforça as fixações da tcase e cambio no assoalho , com chapas extras por cima , devido ao maior torque do motor , tendem a forçar muito o assoalho . Além disso , agora a fixação do cambio que levanta a bunda do motor , então força mais naquela região.

    6) nas homocinéticas , por trabalharem mais inclinadas , coloca uma graxa especial , Indico Molikote Pasta G .

    7) distribuidor tem que ser vedado , porque ele é baixo e qualquer água faz pifar .

    Só isso , o resto aquenta .

  • #4
    Usuário Avatar de Edu Niller
    Entrada
    09/03/2008
    Idade
    39
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    valeu pelas dicas camarada... comprei meu niva na sexta, rodei sabado, domingo ja tinha estourado todo o diferencial dianteiro, mas qnd desmontei.. vi q ja tinha um mancal quebrado la dentro.. e nao foi comigo q quebrou pq estava faltando uma parte... entao.. ja veio assim!!! to preparando o Niva p particiar de uns rallys de regularidade.. ja to mandando refazer toda a transmissao do carro... mas agora to numa outra duvida
    um mecanico aqui em fortaleza q so mexe nesses carros me falou q posso usar coroas diferentes nos diferenciais tipow 41 dianteiro e 43 no traseiro... nao concordo com isso mas como foi a unica q encontrei.. e a que vo colocar... até concordo.. mas acho q fica impossivel usar o bloqueio... o que vcs acham?
    em breve vo descrever a saga... kkk

  • #5
    Citação Postado originalmente por Edu Niller Ver Post
    ............um mecanico aqui em fortaleza q so mexe nesses carros me falou q posso usar coroas diferentes nos diferenciais tipow 41 dianteiro e 43 no traseiro... nao concordo com isso mas como foi a unica q encontrei.. e a que vo colocar... até concordo.. mas acho q fica impossivel usar o bloqueio... o que vcs acham?
    em breve vo descrever a saga... kkk
    Mecânico tacanho!!!
    Você está certo, usando relações diferentes não poderá andar bloqueado, pois os eixos vão girar em velocidades diferentes.

  • #6
    Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    1,480
    Agradecimentos: 0

    Tacanho!!!

    Citação Postado originalmente por Edu Niller Ver Post
    valeu pelas dicas camarada... comprei meu niva na sexta, rodei sabado, domingo ja tinha estourado todo o diferencial dianteiro, mas qnd desmontei.. vi q ja tinha um mancal quebrado la dentro.. e nao foi comigo q quebrou pq estava faltando uma parte... entao.. ja veio assim!!! to preparando o Niva p particiar de uns rallys de regularidade.. ja to mandando refazer toda a transmissao do carro... mas agora to numa outra duvida
    um mecanico aqui em fortaleza q so mexe nesses carros me falou q posso usar coroas diferentes nos diferenciais tipow 41 dianteiro e 43 no traseiro... nao concordo com isso mas como foi a unica q encontrei.. e a que vo colocar... até concordo.. mas acho q fica impossivel usar o bloqueio... o que vcs acham?
    em breve vo descrever a saga... kkk
    Fique atento com o mecânico. O ideal e colocar as relações iguais, ainda mas pra quem quer competir.

  • #7
    Usuário Avatar de Edu Niller
    Entrada
    09/03/2008
    Idade
    39
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Flugêncio Ferreira Ver Post
    Fique atento com o mecânico. O ideal e colocar as relações iguais, ainda mas pra quem quer competir.
    pois é esse o problema... alem das peças.. mas um camarada deu uma ideia boa de importar!! vamos ver o que dá...

  • #8
    Citação Postado originalmente por Edu Niller Ver Post
    valeu pelas dicas camarada... comprei meu niva na sexta, rodei sabado, domingo ja tinha estourado todo o diferencial dianteiro, mas qnd desmontei.. vi q ja tinha um mancal quebrado la dentro.. e nao foi comigo q quebrou pq estava faltando uma parte... entao.. ja veio assim!!! to preparando o Niva p particiar de uns rallys de regularidade.. ja to mandando refazer toda a transmissao do carro... mas agora to numa outra duvida
    um mecanico aqui em fortaleza q so mexe nesses carros me falou q posso usar coroas diferentes nos diferenciais tipow 41 dianteiro e 43 no traseiro... nao concordo com isso mas como foi a unica q encontrei.. e a que vo colocar... até concordo.. mas acho q fica impossivel usar o bloqueio... o que vcs acham?
    em breve vo descrever a saga... kkk
    Camarada Edu, seja benvindo.
    Em Fortaleza? Mecânico que só mexe...?
    Mecânico não mexe. Mecânico conserta. Fuja desse cara amigo, fuja.
    Não sei em que lugar de Fortaleza vc mora, mas dê uma olhada no mapa que estou lhe enviando. As setas em amarelo, indicam a direção do tráfego. Aconselho vc a passar por lá.
    É uma oficina tocada por dois irmãos (Roberto e Emerson). Foi herdada do pai deles que também era mecânico. Desde pequenos que o mingau deles era à base de graxa. São muito bons.
    Eram eles que faziam os consertos e revisões de dois carros que tive, quando morava em Fortaleza. Eles não mexiam. Consertavam. Competentes e honestos, coisa rara de encontrar em qualquer lugar.
    Um deles, acho que o Roberto, tinha um NIVA vermelho, muitíssimo bem cuidado. Cansei de pedir para ele colocar preço na viatura. Ele, irredutível. Não vendia, não emprestava, não alugava...
    Infelizmente não tenho mais o telefone deles. Passe por lá e, por favor, pegue o telefone deles e poste para mim, pois pretendo levar o Pangaré para eles revisarem a parte mecânica. Tenho certeza de que vc vai gostar.
    Boa $orte
    Se um dia passar por Tamboril, avise. (se passar por Tamboril é porque se perdeu )

    Zabumbas do BACALHAU
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sao-joao-do-tauape.jpg  
    4X4 Brasil

  • #9
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post


    ...se passar por Tamboril é porque se perdeu...






    Esse Bacalhau é impagável, não há como ficar de mau humor lendo suas mensagens!

    Parabéns, continue sendo esta pessoa espirituosa, rir faz muito bem, o mundo precisa de gente assim!

    [ ]s desopilados
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Edu, o Marcio Rossetto têm bastante experiência com o Niva com motor AP2000, e as dicas dele têm prioridade, as leve muito em conta. Estou preparando meu Niva também para receber um AP2000. Se você têm o Niva em bom estado de suspensão e o problema que enfrenta é somente na diferencial dianteira, deixe-o assim por enquanto até mesmo porque não têm tempo habil para muitas mudanças, e leve em conta que mudanças exigem um tempo para provas e ajustes.
    Agora se você está com a 10/43 (4,3) na diferencial traseira, passe-a para 10/41 (4,1) também. Afinal é mais fácil encontrar a 10/41 e pela metade do preço da 10/43. O Niva com a 10/41 e motor AP2000 fica melhor de dirigir, mais econômico e melhor dimensionada a relação com o motor mais forte, vai aproveitar melhor no rally. Se fosse o motor original a 10/43 ficaria mais dimensionada já que o motor original é fraco, mas com AP2000 o ideal é a 10/41.
    10/43 e AP2000 só se for competir com CJ heheheheh . E depois se você achar que com a 10/41 ainda está curta a relação das marchas entre em contato com o Jossano e encomende a 11/43 (3,9) - (do Niva novo) que ficará melhor ainda. Os rolamentos, caixa de satélites e disco de freio originais do Niva são satisfatórios mesmo com o AP2000, se tiver problema neles é porque estamos falando de um jipe veterano, e é melhor trocar essas peças por novas do Niva mesmo (em Sampa têm a vontade lojas que enviam pelo correio: Sarancar por exemplo). Uma coisa que pode se programar para trocar que vale a pena é o sistema de freio e direção com o Rogério Bacelar.
    Então com tempo, um AP2000, direção e freio de Santana do Rogério Bacelar, diferenciais 10/41 ou 11/43 e os reforços sugeridos pelo Marcio ninguém te segura!
    Tenho outras recomendações e ajustes que também fiz, mas não vou te encher de coisas por enquanto, afinal não é para se estressar e sim te divertir. E tem bastante tempo pela frente, afinal é Niva....
    Abraços

    Obs: Rodei com o Niva por um bom tempo até descobrir que ele estava com a 10/41 na frente e a 10/43 atrás. Depois que coloquei também a 10/41 atrás ele ficou menos preso, e como descobri isso? Simples: em uma trilha pesada ao usar o bloqueio moeu a homocinética da roda.....

    Marcio, uso em tudo (menos motor é claro) oleo 140 com molikote ou militec, tem problema?
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Maurício , tudo bem , quando falamos da viscosidade dos lubrificantes industriais, falamos em ISO VG . Pois é uma escala , mais justa , mais precisa . A escala SAE é muita ampla . Redutores , caixas de transmissão , com engrenagens elicoidais, dentes retos, etc , devem usar lubrificantes ISO VG 150 a ISO VG 320 . ( recomendaçoes AGMA dos fabricantes de engrenagens )

    Se for de alta velocidade e carga média : ISO VG 150
    Se for de media velocidade e condição normal : ISO VG 220( 80% dos casos, das recomendações )
    Se for uma condição crítica de carga , engrenagens mais velhas , muita folga , etc : ISO VG 320 .

    Um SAE 90 por exemplo , pode variar de ISO VG 150 a 460 .
    Um SAE 140 de ISO VG 460 a ISO VG 1000.

    Acredito que o SAE 90 de posto de gasolina é um ISO VG 220 .
    Da mesma forma o SAE 140 , um ISO VG 680 .

    Quando misturamos 60% SAE 90 com 40% SAE 140, chegamos mais ou menos num ISO VG 320 .

    Também , a regra basica é o seguinte ,
    Maior viscoside , atende bem maior carga ,porém é ruim para a velocidade .
    Menor viscoidade é bom para maior velocidade , porém pior para maior carga .

    Então , perde-se de um lado , ganha-se do outro , tem que usar meio a meio .

    Resumindo , o máximo admissível e recomendado:

    No seu caso , se vc esta 100% com um SAE 140 , teoricamente vc esta lubrificando bem pra caramba a primeira e muito mal a quarta e pessimamente mal a quinta marcha e os rolamentos superiores , com certeza estão sofrendo muito , principalmente o do eixo piloto quando vc esta a 3000 rpm .

    Militec ( não usaria ) pois esses aditivos muito agressivos e de efeito rápido , são de compostos ácidos, que atacam o cobre ( e atacam muito )
    Possivelmente vc terá desgaste acelerado dos sincronizados que são de bronze .

    Os próprios aditivos EP , que são a base de fosforo , enxofre e cloro , atacam o cobre , por isso que muitos fabricantes de cambio , não indicam usar oleo EP , da classe SAE 90 .
    4X4 Brasil

  • #12
    Uma senhora aula.
    Mas concluindo, para os alunos mais lentos (tipo eu ), o recomendado para o NIVA é...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade