x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Tópico: Foi o Pivô!

  • #1

    Unhappy Foi o Pivô!




    Povo

    Estou abrindo este tópico para recomendar aos distintos amigos para verificarem seus pivôs da suspensão. Ontem estava eu com a família aqui em Curita quando de repente BUM! Um estouro e eu virei passageiro. Notem na foto que passei a uns 20 cm do poste e uns trinta da arvore! Gente. A coisa é séria. Estava chegando de Morretes. Imagine esta coisa estourar nas pirambeiras da serra do mar!!! Graças a DEUS dos males o menor!
    Não sei se vou acertar anexar fotos mas vou tentar.

    Fica aí o alerta. Poste de um lado, árvore do outro e para encerrar um muro de dois metros na frente! Haja coração!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jigfoi-001.jpg   -sony-003.jpg  

  • #2

    Pivôs

    Valeu pelo aviso, Agnaldo.
    Já me aconteceu a mesma coisa com um 4X2 no Rio, há muuuiiitos anos. A minha sorte é que eu estava num daqueles engarrafamentos e quando o pivô quebrou eu estava praticamente parado. O carro só fez arriar. Na época eu não sabia nem que existia pivô.
    Agora, quando compro um carro usado (e eu só compro carro usado) é uma das primeiras coisas que eu vou conferir.
    No Pangaré, encontrei um deles que já estava até torto. Vão ser trocados os quatro.
    Ainda bem que não aconteceu nada de mais grave com vc e sua família. Continue com essa $orte.
    Lá em Morretes ainda fazem aquela cachaça de banana?

    [ ]s do BACALHAU
    4X4 Brasil

  • #3
    Pois é, quando comprei meu Niva tive este desprazer também apenas 20 dias após a compra, ainda bem que estava a 20Km/h e num local sem tráfego. Chequei nos registros de manutenção que os pivôs do outro lado haviam sido trocados 2 meses antes, provavelmente devido a uma quebra, provavelmente ainda eram os originais do carro...putz, se um lado quebrou tem que trocar os dois!! Sinal de que já está ocorrendo fadiga! (Por exemplo meu rolamento da roda traseira direita precisou ser trocado 2 semanas atrás, logo já estou providenciando a troca preventiva do outro lado)
    Acho que os pivôs é um ponto fundamental na manutenção preventiva do Niva.
    Gostaria de aproveitar o tópico e perguntar aos mais experientes quais outros componentes da suspensão do Niva merecem um cuidado especial.
    Pra mim o desgosto (e o risco) da quebra não tem preço, o melhor é investir em preventiva!
    Pretendo fazer uma preventiva geral nele, especialmente nos componentes da suspensão, principalmente porque este findi peguei uma trilha muito pesada e utilizo o Niva no dia-a-dia também, logo preciso evitar surpresas desagradáveis.

  • #4
    Valeu Bacalhau!

    Quando a cachada tá cada vez melhor! Agora tem de banaa, pêssego, morango, maracujá e até jaca!

  • #5
    Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Idade
    49
    Posts
    1,364
    Agradecimentos: 0
    e olha q em outros tópicos falamos de Nivas a 100, 110...130 km/h. Fiquemos todos espertos...

  • #6
    Ai kct.... mais uma epidemia de quebra de pivos??? O Baré também quebrou esse final de semana.... na trilha...

    Camaradas,
    saiam dessa de pivo original.... D20 e pampa são muito mais seguros...

  • #7
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Se tratando de pivos de boas qualidades , pois se for piratão , não tem jeito mesmo , o maior problema na quebra dos pivos é a lubrificação .

    Por ser um jipe , passamos com o Niva na água do mar , lama , lavamos em excesso , etc

    Pois bem, a graxa que lubrifica vai embora rapidinho , inclusive porque a coifa de proteção não garante muito .

    Sem lubrificante ,o excesso de atrito, gera o desgaste da rótula , então , o excesso de folga , conduz a golpes e quebra do Pivo .

    Em muitos caso a oxidação interna da rótula por entrada de água , trava o pivo, ele chega a soldar por tribocorrosão e então como solicitado em um agulo maior numa trilha , ele não se movimenta e quebra .

    Se o pivo tiver bem lubrificado , minimiza em muito as chances de quebra .

    Como solução , busque sempre comprar pivos com bico graxeiro , para lubrificar uma vez por mês .

    Senão tiver bico graxeiro , compre uma graxa líquida em Spray da Wurth HHS 2000 e aplique uma vez por mes e sempre após as trilhas .
    Quando é aplicada, por estar dissolvida no gás do spary , penetra pela coifa e lubrifica internamente a rótula .

    Se tiver paciencia , desmonta as rodas e com a mão injete graxa de homocinética . ( com Bissulfeto de Molibdênio)

  • #8
    Usuário
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    61
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Amigos desculpe-me a compelta e etotal ignorância mais algum dos amigos poderia postar fotos desse pivô para que quando alguém como Eu for comprar um Niva possa verificar se eles estão íntregos!! Os 2 que fui olhar nesses messes so olhei dentro do cofre do motor para vê se tem muita ferrugem e embaixo no assoalho nunca havia me importado com o pivô que pelo que pude ver é uma peça realmente importantissíma!! aguardo fotos!! abraços!!

  • #9
    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Se tratando de pivos de boas qualidades , pois se for piratão , não tem jeito mesmo , o maior problema na quebra dos pivos é a lubrificação .

    Por ser um jipe , passamos com o Niva na água do mar , lama , lavamos em excesso , etc

    Pois bem, a graxa que lubrifica vai embora rapidinho , inclusive porque a coifa de proteção não garante muito .

    Sem lubrificante ,o excesso de atrito, gera o desgaste da rótula , então , o excesso de folga , conduz a golpes e quebra do Pivo .

    Em muitos caso a oxidação interna da rótula por entrada de água , trava o pivo, ele chega a soldar por tribocorrosão e então como solicitado em um agulo maior numa trilha , ele não se movimenta e quebra .

    Se o pivo tiver bem lubrificado , minimiza em muito as chances de quebra .

    Como solução , busque sempre comprar pivos com bico graxeiro , para lubrificar uma vez por mês .

    Senão tiver bico graxeiro , compre uma graxa líquida em Spray da Wurth HHS 2000 e aplique uma vez por mes e sempre após as trilhas .
    Quando é aplicada, por estar dissolvida no gás do spary , penetra pela coifa e lubrifica internamente a rótula .

    Se tiver paciencia , desmonta as rodas e com a mão injete graxa de homocinética . ( com Bissulfeto de Molibdênio)
    Verdadeira aula sobre pivôs!

    Acrescentando: é recomendável um exame periódico da suspensão, com especial atenção ao estado dos pivôs. Peço ao Wilson para fazer este exame com freqüência, e já houve vezes em que ele recomendou a troca de algum pivô. Para fazer o exame, é necessário levantar o carro e apoiá-lo na suspensão, sem a roda, para verificar se não há folgas excessivas nos pivôs, ou se os mesmos não estão travando.

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #10
    Show de bola Marcio e Girti, com as informações acima quem quiser vai poder minimizar 95% de chances de quebra de pivôs...
    Agora eu tenho uma outra preocupação: ouvi falar de um tal braço auxiliar que também pode quebrar...se for algum componente crítico seria interessante a troca preventiva dele também.
    Li que para quem for fazer trilhas também merecem cuidados frequentes o prisioneiro do diferencial dianteiro e os tirantes da suspensão traseira.
    Se alguém puder acrescentar alguma outra informação sobre estes e/ou outros itens que sejam importantes...

  • #11
    Usuário Avatar de GARCIA/SP
    Entrada
    20/02/2006
    Local
    Interior de SP/SP
    Idade
    60
    Posts
    1,080
    Agradecimentos: 0
    Ouvi dizer sobre uma famosa "quebradeira geral" de pivôs, ocorrida há tempos...foi a tal "epidemia", ou coisa parecida...

    Com a palavra, os mais antigos...

  • #12
    Troquei os meus pivos neste fim de semana,porque estavam com a coifa rasgada e ressecada.


    Renato
    Eu ja sabia da historia da epidemia mas foi me confirmado neste FS.
    Alguem mandou fazer um lote relativamente grande de peças nacionais e o que era colocado na parte inferior, quebrava.
    Não era dos hermanos, mas nacional.
    4X4 Brasil
    [ ] s
    Peter

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 7
      Última resposta: 08/10/2007, 22:38

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade