x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 47
  • #13



    Velas de ignição não tem nada a ver com o sistema de ignição e sim com as características do motor, combustível, e até forma de utilização do carro.

    Bobina Bosch vermelha (KW-12) requer resistor ballast em série com a alimentação, caso contrário é grande a chance de mandar para o saco o módulo eletrônico (amplificador de corrente).


    .

  • #14
    Certo, sukys vc tem msn ??? precisava tirar algumas duvidas!!!! o meu é luizandremartins@hotmail.com

  • #15

    Ignição Eletrônica

    Olá, gALLera, segue abaixo o link de uma empresa que fabrica um dispositivo que achei interessante. Como sou totalmente leigo no assunto, gostaria da opinião de quem entende e de saber se algum dos camaradas já usou, viu, tem conhecimento, etc. (este assunto já foi discutido anteriormente)
    Anexei também cópia dos e-mails trocados com o sr. Sérgio Raposo, daquela empresa. As mensagens são bastante extensas, mas procurei saber o máximo de informações possível antes de postar aqui.

    www.motorspice.com.br


    From: BACALHAU
    To: motor_spice@hotmail.com
    Subject: Niva 1992
    Date: Sun, 23 Dec 2007 23:54:21 +0300
    Prezados Senhores:
    Moro no interior do Ceará.
    Possuo um NIVA 92, motor 1.6, original, a gasolina, com distribuidor de platinado.
    Penso ainda fazer uma adaptação para que funcione, eventualmente, com GLP (gás de cozinha) em trilhas pelo interior, onde postos de gasolina são distantes.
    Também sei que a "adaptação" mencionada acima é ilegal, mas, é uma necessidade por estas bandas.

    Gostaria de saber qual dos seus produtos seria o mais indicado para o meu caso.
    Favor informar, também, preço, condições de pagamento, se acompanha manual de instalação e se a mesma é simples (por aqui não existem oficinas mecânicas, apenas alguns mexânicos).

    Grato pela sua atenção.
    BACALHAU



    From: motor_spice@hotmail.com
    To: BACALHAU; sraposo@motorspice.com.br Subject: RE: Niva 1992 Date: Wed, 26 Dec 2007 16:23:57 +0000
    Caro BACALHAU, Confesso que ainda não tive produto instalado em carro com GLP e não sei se o que é adequado ao GNV é igualmente aplicável ao GLP. Em caso positivo, a versão do DIS para GNV ou a versão AMI-GNV seriam as mais indicadas. A versão para GNV custa R$330,00 e a AMI-GNV R$360,00. A segunda tem a vantagem de proporcionar ganho não só andando com GNV, mas também com a gasolina brasileira ou álcool. Sim, o produto é acompanhado de manual. Simples a instalação é, mas precisa que o instalador esteja minimamente preparado para fazer conexões elétricas confiáveis com solda e seguir as recomendações do manual. Simples, mas importantes.
    Atenciosamente,
    Sérgio Raposo




    From: BACALHAU
    To: motor_spice@hotmail.com
    Subject: RE: Niva 1992
    Date: Wed, 26 Dec 2007 22:05:39 +0300
    Caro Sérgio Raposo:
    Em primeiro lugar, agradeço a sua pronta resposta.
    Em seguida, abusando de sua boa vontade, gostaria que me enviasse maiores detalhes desse equipamento.
    Desculpe, mas, sou totalmente ignorante no assunto.

    1 - Gostaria de saber quais os componentes do kit (pela sua resposta parece que a versão AMI-DIS vai me atender melhor).

    2 - Se o conjunto já vem com tudo o que eu preciso, ou se vai ser necessário adquirir mais alguma(s) peça(s).
    3 - Já que não mais vai ser usado o distribuidor, eu não posso simplesmente retirá-lo?
    4 - Como é o funcionamento desse equipamento?

    5 - Um "mexânico" por aqui me disse que poderia adaptar uma ignição eletrônica, de não sei qual carro, no meu. O seu equipamento é ou substitui a ignição eletrônica?
    6 - É possível me enviar o esquema de instalação ou manual desse equipamento, para que eu possa avaliar como é feita a instalação, uma vez que, com quase certeza, vai ser feita por mim. Se o problema maior são as conexões elétricas bem feitas (soldadas) e seguir as recomendações, creio que dou conta do recado.
    7 - Se houver uma recomendação sobre um melhor tipo de vela, cabos e outros componentes que não sejam parte do kit, porém, que necessitem ser substituídos, acompanha as especificações dos mesmos?
    8 - Tem "suporte técnico", após a compra do produto, em caso de dúvidas?
    9 - Tem "assistência técnica" em caso de defeito ou peças de reposição?
    10 - Pode me informar o valor de envio (encomenda normal ou PAC) para o CEP 63.750-000? Qual o peso do kit MI-DIS?


    UFAAA...

    Provavelmente ache algumas (ou todas) indagações acima ridículas e por isso, mais uma vez, peço desculpas. Mas além de (devido à necessidade) ter que aprender pelo menos o básico de mecânica e eletricidade/eletrônica de automóveis, preciso estar seguro de que estou adquirindo um produto de boa qualidade e de pessoas idôneas, haja visto o sem número de "trambiqueiros" que andam por aí vendendo "milagres". (perdoe minha franqueza)

    Desde já agradeço a sua atenção e paciência.

    BACALHAU




    RE: Niva 1992
    De: Sérgio Raposo (motor_spice@hotmail.com)
    Enviada:quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 1:01:57
    Para:BACALHAU

    Caro
    BACALHAU,

    Responderei cada pergunta, repetindo-a aqui:


    1 - Gostaria de saber quais os componentes do kit (pela sua resposta parece que a versão AMI-DIS vai me atender melhor).
    Sim, pois ela corrige o mapa de ignição para o uso da gasolina nacional com, atualmente, 25% de etanol. O teu carro foi ajustado para uma gasolina que não se encontra mais aqui há muito.


    2 - Se o conjunto já vem com tudo o que eu preciso, ou se vai ser necessário adquirir mais alguma(s) peça(s).

    Você precisará comprar 2 bobinas para Palio 8v/Uno e, caso já não os tenha atualmente, cabos de vela supressivos.
    3 - Já que não mais vai ser usado o distribuidor, eu não posso simplesmente retirá-lo?
    EU não sei se o distribuidor do teu carro poderia ser retirado, pois parece que a maioria dos carros usa a árvore do distribuidor para acionar a bomba de óleo e/ou de combustível. De qualquer modo, o DIS precisa do sinal gerado pelo distribuidor (no caso, do platinado).


    4 - Como é o funcionamento desse equipamento?

    O DIS implementa um sistema de ignição por centelha perdida, como nos modernos motores. Ele oferece um centelha significativamente mais potente do que a gerado por sistema com platinado. Além disso, o DIS corrige o mapa de ignição para melhor uso do combustível atual.

    5 - Um "mexânico" por aqui disse-me que poderia adaptar um ignição eletrônica, de não sei qual carro, no meu. O seu equipamento é ou substitui a ignição eletrônica?

    Não há necessidade, a não ser que você queira. O DIS aceita o sinal do platinado e do módulo de ignição eletrônica, indiferentemente.

    6 - É possível me enviar o esquema de instalação ou manual desse equipamento, para que eu possa avaliar como é feita a instalação, uma vez que, com quase certeza, vai ser feita por mim. Se o problema maior são as conexões elétricas bem feitas (soldadas) e seguir as recomendações, creio que dou conta do recado.

    A parte mais 'difícil', ou menos fácil, da instalação é a confecção de um suporte para um sensor especial que é enviado junto com o módulo eletrônico. O suporte deverá ficar preso ao bloco do motor e deverá fazer o sensor ficar próximo à polia do virabrequim, na qual deverá ser preso um pequeno imã, também fornecido. Você precisará de ferramentas básicas para cortar, dobrar e furar um chapa rígida de metal.


    CONTINHUA...

  • #16
    ... CONTINUANDO

    7 - Se houver uma recomendação sobre um melhor tipo de vela, cabos e outros componentes que não sejam parte do kit, porém, que necessitem ser substituídos, acompanha as especificações dos mesmos?

    Velas mantém-se originais. Cabos de vela devem ser supressivos. Comumente os carros têm este tipo de cabo por causa do auto-rádio.

    8 - Tem "suporte técnico", após a compra do produto, em caso de dúvidas?
    Certamente! Por telefone, e-mail e/ou MSN/Skype



    9 - Tem "assistência técnica" em caso de defeito ou peças de reposição?
    Certamente.

    10 - Pode me informar o valor de envio (encomenda normal ou PAC) para o CEP 63.750-000?

    Dados gerados pela página dos Correios em
    http://www.correios.com.br/encomendas/precos/default.cfm

    "CEP: 24240-211 63.750000 Endereço: Rua Vereador Duque Estrada Bairro:

    Santa Rosa Cidade/UF: Niterói/RJ - Tamboril/CE Prazo de Entrega: 6 DIAS ÚTEIS Entrega: A entrega será realizada na agência mais próxima do endereço do destinatário.
    Dias de entrega: Segunda a Sexta-feira.
    Valor do Frete: R$ 14,90 Seguro Obrigatório Valor Declarado
    Serviços Opcionais:Caixa Encomenda 01 (18x13,5x9 cm): R$ 2,00

    Valor Total: R$ 16,90
    Localidade com DISQUE COLETA. Clique aqui para solicitar a coleta de sua encomenda".

    11 - o peso do kit AMI-DIS?

    Menor do que 600 gramas. A garantia é de 1 ano.

    Espero ter conseguido responder a contento. Informe se algo ainda carecer de esclarecimento.
    Atenciosamente,

    Sérgio Raposo
    Motor Spice electronic devices
    automação veicular - off-road - GNV - alta performance
    http://www.motorspice.com.br
    telefone: 0**21 2611-4209, 2610-5070

    celular: 0**21 9136-4003
    fax: 0**21 2611-4209, 2610-5070
    e-mail: sraposo@motorspice.com.br
    MSN Messenger: motor_spice@hotmail.com

    Aviso: o conteúdo deste e-mail é exclusivamente direcionado ao(s)
    destinatário(s) explicitamente arrolado(s) e unicamente para seu
    conhecimento. Exceto sob permissão expressa, é desautorizada sua
    divulgação e/ou cópia, parcial ou integralmente, em qualquer mídia
    que franqueie o acesso a terceiros, intencional ou acidentalmente.
    Se esta mensagem foi erroneamente recebida, apague-a sem lê-la.
    Caso leitura parcial ou total tenha ocorrido, seu compromisso de
    manter sigilo fica irreversivelmente assumido, sendo eventuais
    infrações tratadas em conformidade com a Lei em vigor.




    De:BACALHAU
    Enviada:
    quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 3:46:08
    Para:
    Sérgio Raposo (motor_spice@hotmail.com)


    Prezado Sérgio:

    Muito agradeço sua atenção e explicações esclarecedoras. As dúvidas eram muitas. Se a "turma" de Niterói está usando e aprovando, para mim já conta muito, pois, sou do Rio de Janeiro e conheci várias pessoas de Nikiti, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí que eram verdadeiros aficionados por suas viaturas e que não colocavam nas mesmas qualquer porcaria não.

    O "Pangaré" (meu Niva) está baixando no estaleiro na primeira semana de janeiro, para reparos estruturais (troca do assoalho, caixas de ar, longarinas, reforços, ferrugens e sabe lá Deus mais o que mais vai aparecer).
    O prazo de execução é de 15 a 20 dias (será?). Assim que estiver sendo montado entrarei em contato (provavelmente no início de fevereiro) para pegar seus dados bancários para efetuar o depósito. Pode ser desta maneira, ou você entrega no Rio?
    Como faço parte do "Fórum 4X4 Brasil" e várias pessoas têm se mostrado curiosas/interessadas em melhorar o desempenho de suas viaturas, sendo uma boa parte aqui do NE, onde não dispomos de muitas opções, principalmente no que se refere a Nivas, gostaria de sua autorização (tendo em vista o "aviso" que aparece no seu último e-mail) de compartilhar as informações que me disponibilizou, naquele "Fórum". Essas informações seriam "postadas" exatamente da maneira que recebi e com seus e-mail/telefones, para quem quiser adquirir o kit ou esclarecer dúvidas que entre em contato diretamente com você, uma vez que não tenho interesse em ser intermediário.

    Mais uma vez, o meu muito obrigado e os meus votos de um 2008 de muito $uce$$o.

    BACALHAU




    De: Sérgio Raposo (motor_spice@hotmail.com)
    Enviada:
    quinta-feira, 27 de dezembro de 2007 13:26:11
    Para:
    BACALHAU


    Prezado BACALHAU,

    Espero que você não tenha más surpresas ao longo da reforma. Carros costumam guardar alguns "brindes" para o dono nestas horas
    Fique à vontade para colocar alguma informação no fórum se achar que possa ser útil.

    Um forte abraço!


    Bem pesoALL, era "apenas" isso que eu tinha a apresentar. Desculpem o cansaço, mas achei que quanto mais informações melhor.
    Aguardo suas considerações.

    Zabumbas do BACALHAU

  • #17
    Bacalhau

    Da uma olhada no link a seguirhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...123#post489123
    [ ] s
    Peter

  • #18
    Bacalhau, tem este tópico criado pelo Eduardo, que deve ser da Motorspice...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ght=motorspice
    Este outro trata de ignição eletrônica no Niva, muito bom, acabei comprando um CDI do Sukys, quero ver se intalo neste fds.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ght=motorspice
    Boa leitura!

  • #19
    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    Certo, sukys vc tem msn ??? precisava tirar algumas duvidas!!!!
    Não tenho MSN, mas as dúvidas podem ser postadas por aqui mesmo, assim todos participam.


    .

  • #20
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Não tenho MSN, mas as dúvidas podem ser postadas por aqui mesmo, assim todos participam.


    .
    Bom sukys o que houve foi o seguinte, fui agora a tarde na eltrica, e testamos o modulo, está ok, testamos a bobina, tb está ok, o que restou segundo o mecanico, é o sensor hall do distribuidor, ah testamos tb com a ignição platinado e o carro pegou sem problemas, gostaria de saber se tem como testar o sensor hall com material simples, tipo um multimetro, pq é bem dificil de achar esse sensor para os distribuidores do niva, ou tenho outra opção??

    começando ficar preocupado.... hehehhe

  • #21
    Para testar o sensor Hall com multímetro e com todo o sistema de ignição instalado: polo negativo do multímetro no terminal 2 do conector do módulo e polo positivo no terminal 6 do mesmo conector.
    Chave de ignição ligada, girar o motor manualmente e observar que a tensão varia abruptamente entre 0 e 12V, em consonância com o disco de sincronismo (disco de janelas que fica dentro do distribuidor e que serve para comutar o sensor Hall).

    Eletrônicamente falando, o sensor Hall do Niva é compatível com qualquer outro da Bosch.
    Mecanicamente falando, tenho a impressão de que são iguais, e se houver alguma diferença fica por conta da fixação à mesa, coisa que qualquer pessoa com um pouco de habilidade manual pode tirar de letra.


    .

  • #22
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Bobina Bosch vermelha (KW-12) requer resistor ballast em série com a alimentação, caso contrário é grande a chance de mandar para o saco o módulo eletrônico (amplificador de corrente).
    .
    Sukys, tudo bem?

    Fiquei com umas dúvidas agora:

    1) o catálogo da Bosch cita a KW 12V (9 220 081 077) como reposição para a bobina original Lada. Suponho que a bobina original tenha capacidade semelhante.
    O equipamento original já vinha protegido com o resistor? Ou com aquele fio resistivo na ignição?

    2) Substitui recentemente minha bobina russa (com 10 anos de uso) por esta da Bosch, mas supondo que eram intercambiáveis, nem pensei no resistor. Se não são, você saberia me dizer qual o resistor e em que parte do circuito ele vai? Meu carro é ignição eletrônica original.

    3) Onde acho o diacho do resistor?


    []s, e obrigado!


    Valdomiro
    4X4 Brasil Razão: sukYs, e não sukIs

  • #23
    Vamos lá:

    1) Tenho os manuais de serviço do Lada (inglês e português) e em nenhum deles existe menção sobre resistor ballast ou fio resistivo. Levando em conta o diagrama elétrico não existe resistor como tal, mas não tenho como afirmar se existe fio resistivo ou se existe coisa do tipo interno ao módulo eletrônico.
    A bobina 9 220 081 077 realmente é a reposição da Bosch para o Niva, que é a mesma de alguns modelos da VW, tanto carburados quanto injetados.

    2) Se o resistor for na forma de fio resistivo, deve estar entre o relé de ignição (no diagrama em inglês consta um relé para controle da ignição) e o positivo da bobina ou entre a saída do módulo e o terminal negativo da bobina. Para saber, só com multímetro de qualidade, já que o valor da resistência é baixo (alguma coisa entre 1 e 1,5 Ohm, tipicamente).

    3) Na forma de fio resistivo só encontrará em ferro-velho, já que coisa do tipo não existe no mercado de reposição. Na forma de resistor propriamente dito poderá encontrar em lojas de auto-peças ou em auto-elétricos, mas é coisa rara, já que o comum, de fábrica, é o fio resistivo, e como isso raramente apresenta problemas...


    Por essas e outras é que sempre recomendo cautela na adaptação de módulos ou bobinas.
    Existem módulos que possuem controle de corrente (que é a mesma função do resistor ballast), outros com CCR (que é um dispositivo que desabilita a bobina em caso de motor parado com chave de ignição ligada) e tem módulo que não possui nada disso. E o pior é que estas informações não constam no catálogo do fabricante e muito menos em manuais de serviço.
    Daí, qualquer mistura entre módulo ou bobina, ou até mesmo substituição da fiação original que contenha fio resistivo, e o sistema de ignição deixará de render o que deveria ou a bobina/módulo terão a vida útil abreviada.

    Ignição em motor carburado é coisa simples, mas não aceita desaforo de adaptação sem critério.

    .

  • #24
    Bom felizmente consegui trocar o distribuidor no ferro velho, o cara tinha outro lá hehehehe, bom em questão da bobina vem escrito nela bem claramente, "Utilizar com resistor 0,8 ohm" acho q é isso se nao me falha a memoria, se na propria bobina diz, quem sou eu pra discordar hehehehe,

    tenho uma duvida sukys, o que pode causar pane no sensor hall, tem algum motivo ou é normal com o tempo de uso????

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade