x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 39
  • #13
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0

    Como o alcool afeta o ponto (da ignição!)




    Pessoal, lendo esse tópico antigo fiquei com uma dúvida: comentaram que o ponto indicado no manual era para a gasolina russa.
    Isso procede?
    E como a adição de alcool da nossa gasolina jabuticaba (só tem no Brasil) afeta o ponto recomendado pela fábrica?

    Abraços!

    Valdomiro

  • #14
    Citação Postado originalmente por VKASP Ver Post
    Pessoal, lendo esse tópico antigo fiquei com uma dúvida: comentaram que o ponto indicado no manual era para a gasolina russa.
    Isso procede?
    E como a adição de alcool da nossa gasolina jabuticaba (só tem no Brasil) afeta o ponto recomendado pela fábrica?

    Abraços!

    Valdomiro
    Salve, Valdomiro! E o 2105, já foi buscá-lo no Wilson?

    O ponto de ignição indicado no manual brasileiro já considera a gasolina brasileira.

    O álcool foi introduzido na nossa gasolina há vários anos, para substituir o chumbo tetraetila, componente altamente venenoso que aumentava a octanagem da gasolina. A octanagem permaneceu a mesma, embora, como bem sabemos, haja em nosso país dois tipos de gasolina: a gasolina e "gasolina", esta última composta de gasolina + solventes diversos, todos eles mais baratos que a gasolina, com o intuito de lucrar às custas dos incautos que abastecem em postos suspeitos.

    Poderá haver pequenas variações no ponto de ignição ideal de um motor, dependendo da altitude do local onde se encontra, do fato de já haver tido seu cabeçote retificado, etc.... Nestes casos, pode-se fazer algumas tentativas de alteração para mais ou para menos, porém sem esperar graaaaaandes melhorias no desempenho do carro.

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #15
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Salve, Valdomiro! E o 2105, já foi buscá-lo no Wilson?
    Gil, tudo bem? Sim, fui buscar e já estou de volta ao Rio. O Wilson e o Alcides merecem a fama que têm, o carro ficou ótimo! Já agendei a próxima visita.
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    O ponto de ignição indicado no manual brasileiro já considera a gasolina brasileira.
    Foi o que eu imaginei. Pelos avisos adesivos grudados no carro se nota que passaram por alguma "nacionalização". Resta saber qual era o teor de álcool na gasolina da época.
    Na verdade estava querendo saber se a adição de álcool implicou na mudança do ponto de ignição (que no 2105, segundo a etiqueta de fábrica é de cinco graus, mais ou menos dois), mas pelo visto a recomendação da Lada já leva em conta o nosso combusível.
    Abraço!

  • #16
    Do manual:
    Ponto de ignição, 820 a 900 rpm 0 a 2º apms

    apms = antes do ponto morto superior...

    Mas não achei sobre aquelas 3 marcas na carcaça, a maior lembro de ter visto uma vez que era 0º, e as outras não lembro, mas acho que são de 5º e 10º...


    E no GNV, quanto é o ideal? Botei no 10º, tô fazendo merda!?

  • #17
    Usuário Avatar de VKASP
    Entrada
    01/09/2007
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    191
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Do manual:
    Ponto de ignição, 820 a 900 rpm 0 a 2º apms
    É verdade! O manual do 2105 diz a mesma coisa, 0 a 2 graus, 820 a 900 RPM.

    O detalhe curioso é o seguinte: a etiqueta em português colada dentro do capô, (Regulamentação do CONAMA, blá, blá, blá...) recomenda:

    Gasolina com 22, mais ou menos 1 por cento de álcool.
    Ponto de ignição em 4, mais ou menos 1 grau.
    800 rpm (mais 50).

    Seria a famosa "nacionalização"?

    As marcas são 0, 5 e 10 graus, no sentido anti-horário.

    E quanto ao GNV, lembro de ter lido, acho que aqui mesmo no fórum, que ele obriga a atrasar o ponto.

    []s

  • #18
    GNV requer mais avanço de ponto que o álcool, e este mais avanço que a gasolina.


    .

  • #19
    SUKYS, mais avanço significa mais graus antes do ponto morto superior, certo?

    VKASP, com certeza isso é uma das coisas que rolou na nacionalização... agora me explica pq o manual (em portugues... nacionalizado) tá diferente da etiqueta!! heheheheh... mas, como tem umas partes do manual mecânico que a tradução é muito porca, eu confiaria na etiqueta...

  • #20
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    De modo geralk eu primeiro ligo o carro e vou girando o distribuidor até ter uma rmp mais alta na lenta, depois retorno um pouco até estabilizar o rpm. Deslilo e ligo o motor, ele tem que pegar na beliscada da chave e ficar sereninho. Depois disso confiro as marcações para ver se está próximo das marcas das polias quando fecham os contatos.
    Sempre deu certo comigo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #21
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    SUKYS, mais avanço significa mais graus antes do ponto morto superior, certo?
    Certo, mas é bom que se diga que o avanço estático tem a ver com estabilidade de marcha lenta. Dai em diante, quem manda é o avanço centrífugo.

    .

  • #22
    Hmmmm... se eu tô entendendo direito, daí em diante a curva vai estar tão diferente por causa do gnv que só com algum aparelho que altere a curva de ignição eu vou conseguir um ponto raozável, certo? hehehehe

    Agora, pra eu confirmar na prática que minha curva tá muito errada, posso:
    Regular o ponto de ouvido para a melhor marcha lenta.
    Travar o carburador em 3000 RPM
    Mexer novamente na base e se der muita diferença posso assumir que a curva está muito errada?
    (Ou seja, praticamente o que deve ser feito para regular algum desses aparelhos que corrijam a curva, só que sem o aparelho)

    Sds.

  • #23
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Hmmmm... se eu tô entendendo direito, daí em diante a curva vai estar tão diferente por causa do gnv que só com algum aparelho que altere a curva de ignição eu vou conseguir um ponto raozável, certo?
    Bingo!

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Agora, pra eu confirmar na prática que minha curva tá muito errada, posso...
    Regular o ponto de ouvido para a melhor marcha lenta.
    Mais uma vez, avanço estático serve para ajustar a estabilidade da marcha lenta, e só.
    Da marcha lenta até o limite de giro quem manda é o avanço centrífugo, que serve justamente para avançar o ponto em função da rotação do motor.

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Travar o carburador em 3000 RPM
    Pra que travar? Por que em 3.000?

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Mexer novamente na base e se der muita diferença posso assumir que a curva está muito errada?
    O avanço estático é somado ao avanço centrífugo, logo a alteração do estático também exerce influência no centrífugo, só que o procedimento pretendido tem que ser feito no EXATO MOMENTO em que o motor está sob carga e em rotação estável, caso contrário dificilmente perceberá alguma alteração, a não ser em dinamômetro.

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Ou seja, praticamente o que deve ser feito para regular algum desses aparelhos que corrijam a curva, só que sem o aparelho
    Sem o uso de equipamento eletrônico que permita a alteração da curva (RCI, por exemplo), só com o uso de dinamômetro + equipamento de acerto de curva (Distributor Test da Sun, por exemplo), só que fazer a alteração por este meio requer muito conhecimento, diversos conjuntos de contrapesos e molas de avanço centrífugo para teste, várias horas de trabalho, e não sai barato nem nos EUA, quem dirá no Brasil, além do que este tipo de alteração não serve para motor bi-combustível.

    http://www.vintagewerks.com/html/bod..._services.html

    .

  • #24

    Question

    TB não consegui entender o porque de travar o acelerador em 3000rpm !!!!

    qual a lógica disso ?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade