Fabio,
O "segredo" da maior economia está em utilizar o motor em rotação de maior eficiência, o que se consegue mantendo o motor em sua faixa de maior torque, e isso independe se o motor é carburado ou injetado.
Sds,
Sukys
Versão Imprimível
Fabio,
O "segredo" da maior economia está em utilizar o motor em rotação de maior eficiência, o que se consegue mantendo o motor em sua faixa de maior torque, e isso independe se o motor é carburado ou injetado.
Sds,
Sukys
Então usar a faixa máxima pode significar maior economia do que trocar as marchas com o giro baixo? No máximo em 2500 eu já troco de marcha, raramente deixo passar disso.
Lembrando que ainda não conferi no manual qual é a faixa do Niva.
http://www2.uol.com.br/bestcars/marchas.htm
Esse link acima ajuda a explica melhor a teoria !
Na prática é o seguinte, um Niva normal tem torque máximo a 3200rpm, essa é a faixa de trabalho do motor em que o combustível é mais bem aproveitado, gerando melhor queima e melhor aproveitamento de energia como um todo.
Se vc, por exemplo, estiver em uma subida, sei lá, com o motor a 2800 rpm ele vai perder velocidade muito rápido e vc vai ter que reduzir muitas vezes a marcha pra chegar ao topo, agora se vc estivesse fazendo essa subida a 3200 rpm, vc chegava ao topo mais rápido, sem trocar de marcha, gastando menos tempo e energia!
Nossa minha explicação tá muito tosca:parede:
Mas o momento ideal de troca de marcha sempre vai ser um pouco acima de 3200, talvez uns 3500 para que a próxima marcha que entre esteja na faixa dos 3200.
Só tem uma coisa, isso não significa que vc vai "FINCAR" o pé no acelerador e esperar a rotação chegar a "3200" pra trocar ! Ai vc vai estar jogando combustivel fora !
Mantem o pé leve, a aceleração gradual, apenas troque de marchas mais tarde um pouco :grin:
Digamos que um determinado motor tenha maior torque em 3.000 RPM, e que numa determinada situação e com uma determinada marcha, seja possível percorrer 1km com motor nesta rotação, o que resultará em motor funcionando por tempo igual a X.
Se percorrer o mesmo 1km com o motor em 2.000 RPM o consumo INSTANTÂNEO poderá ser menor, porém o motor funcionará por tempo igual a X + 33%, resultando em consumo TOTAL maior que no caso anterior, porque é na rotação de maior torque que acontece a maior eficiência, e é aí que está o menor consumo específico.
Sds,
Sukys
Aê! Da hora! Adoro estes tópicos aula! Continuando.
Eu percebo que meu Niva vai bem num subidão a 2300 - 2500. Menos que isso ele tende a perder ao invés de ganhar velocidade.
Será que o diferencial mais curto dos Nivas 1995 seria suficiente pra fazer toda esta diferença? (700rpm)
Relação de redução (câmbio + diferencial) tem que levar em conta a média de utilização e não algum eventual subidão. :-)
Sds,
Sukys
Já me perdi nessa história,
Vcs. estão muito técnicos hoje, hehe
Ana,
Assunto técnico tem que ser tratado com técnica, mas é possível simplificar essa história toda de eficiência e consumo apenas observando uma coisa que (quase) todo mundo faz: andar.
Sds,
Sukys
Ana,
Não falei em andar de carro, falei em andar a pé, e entrei nesse mérito apenas porque você achou que a conversa estava técnica demais, e fosse o caso, poderia te explicar fazendo analogia ao ato de andar, mas como a conversa não andou... :-)
Sds,
Sukys
Sem querer me meter no tópico, mas já me metendo, tive um Niva Pantanal, adaptei o carburador brosol solex a alcool e o danado fazia 7,5km/l sem ter que andar feito moça, pisando mesmo.
Para quem tem niva é uma adaptação que recomendo, só precisa aumentar a base da panela do filtro de ar pq ela fica raspando na tampa do motor e o cabo do acelerador que precisa de uma pequena adaptação.
Hoje tenho um Suzuki Jimny, mas estou tentando conseguir a mesma economia do meu bom e velho montanha-russa e não consigo......