Quando eu comprei meu NIva, o motor estava péssimo, precisava usar a reduzida para subir rampa de shopping .
Resolvi colocar o motor AP então pois, como ela já tinha um kit GNV, o uso do carro é diário, além de algumas trilhas e passeios pegando a estrada mesmo.
Gastei por volta de R$5.500,00 em tudo e confesso que estou muito satisfeito, porque além de usar o carro diariamente gastando pouco (eu juro!!) brinco legal com ele também e não faz feio na estrada.
É claro que muitos preferem a originalidade do carro, mas como quando comprei o Niva (que era pra ser meu segundo carro) e hoje só tenho ele, não me arrependo não.
O serviço foi feito em uma oficina onde o dono tem, além de uma Camper, um Niva também. Por isso nunca precisei apertar sequer um parafuso do kit ou voltar lá refazer o serviço.
Eu digo sempre que tudo depende de nossas necessidades. Em meu caso preferi coclocar um Ap 2.0 injetado e está ótimo.
Camaradas, têm quem defenda a mecânica original e quem queira um jipe mais pro lado crossover. Se quiser preparar o Niva com motor original, tenho um motor que acabei de preparar: cabeçote, comando/polia Sobe/Aerocar... está ótimo, na estrada não faz mais feio até no GNV. Está andando mais que o motor que preparei com pistões de Tempra. Se interessar peço mil pratinhas. Como está instalado, poderá testá-lo no Niva antes de levá-lo.
Obrigado a todos os camaradas que ajudaram a esclarecer este iniciante. Se o lance com este Niva que tenho na alça da mira não der certo, devo começar a procurar um levando em consideração os conselhos recebidos. Alessandro, se não for incômodo, gostaria de trocar um mail em particular com Vc. para saber quem fez a adaptação no teu Niva.
Walter, já que vc é de Sampa, dê um pulo aqui em Sorocaba e procura o Marcão, da MacLada... ele tem dois ou três Nivas para vender... um deles é um legítimo Pantanal 4x4, vermelho, com direção aliviada francesa... o motor é original, só não lembro se foi passado para 1.7. O tel dele é (15) 3221-1982.
Se você estiver distante e pifar, dá pra adaptar um monte de coisas: Vamos pelo motor:
filtro- fiat
correia dentada: ha ha ha ha, não têm
correia do alternador: também nacional, nem me lembro!!!!
Alternador: já adaptaram um monte!!!!
carbura: vai desde weber a solex (não vai faltar aí)
retentor de válvula: carro nacional também
Pistão: têm nacional que serve....
cabo de vela.... e por aí vai
Só não passei os dados corretos pois fiquei com preguiça de procurar, mas é só ir lá no canto da página e buscar!!!!! Têm de aprender a usar o "çaite"!
Então!!!!
Como disseram antes os problemas são as outras coisas!!!!!!!
Abraços e boa sorte!
A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
Fábio.
Bom, vou dar a minha contribuição:
Ainda não tenho niva, na verdade estou vendendo minha Parati 93 1.8 Álcool, para pegar um Niva ap 1.6 diesel, apesar de já ter ouvi falar bem e mal desse motor, este niva está com motor e cambio novos ( com menos de 3 mil KM) e o dono está vendendo pq está construindo uma casa. Já com medo de pegar o carro e não gostar do motor, estou estudando como seria para voltar a usar um motor a álcool ou gasolina, eu poderia aproveitar o kit de colocar um AP 2.0 injetado, ai encontrei o pessoal aqui falando que o cambio, cx de tranf, eixos, etc. não suportam mais que 5.500rpm ... dado este que me deixou encafifado...
fui pesquisar e encontrei o seguinte http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Gol
portanto se a informação de que o cambio não suporta mais que 5500rpm for correta (coisa que não acredito), teria que ter o cuidado de não utilizar apenas as ultimas 250rpm do motor 1.0 e do 1.6, visto que o 1.8 tem potência máxima abaixo dos 5500 rpm.
Pelo que conheço de preparação, uma das únicas coisas que altera o regime de rotação de potência máxima é o comando de válvulas, portanto num niva original com comando aerocar, teremos o regime em questão alterado para cima ou para baixo ( se não estou enganado é para cima)
Bom, não sei se compliquei mais ainda ou se consegui demonstrar que a estoria das rotações do motor não tem nada a ver.
Aproveito para fazer uma pergunta, o niva que citei no começo da mensagem, está com o motor desalinhado em relação ao cambio ou o cambio em relação a cx de transferência. Conversando com o dono ele nem sabe disso, e deve estar rodando assim a aproximadamente 1 ano, quais problemas isso poderia acarretar ? e, qual seria o custo medio para corrigir isto ?
O meu Niva tem o ap 2.0 a alcool e a transmissão aguenta tranquilamente . Recentemente abri meu cambio para revisão e não encontrei nada gasto . Faço trilha também .
Tem mais , pode ver que ta cheio de Niva AP 1.8 para vender e isso porque alguem no passado falou que era o melhor motor , pois bem , isso é um mito. Imagina gastar quase 5000,00 para trocar 6 por meia duzia , ou seja, 1.6 para 1.8 e ganhar míseros 4 kgf/m de torque ?
Quem fez isso não ficou 100% satisfeito.
Por isso que afirmo, ja que vai gastar para trocar o motor , bota logo o ap 2.0 e aí vai sentir diferença.
Fala Márcio! Concodo com vc. Tenho um Niva com motor AP 2.0 a gasolina / GNV e é o bicho! Fui para a Pousada do Lado de Lá em Aiuruoca/MG e o Niva foi sossegado. Meu niva subiu onde um Tucson morreu...hahaha....agora não sei se o cara era bração ou o Tucson não aguentou. O cambio tá inteirão.