x
Convex Datacenter
Página 4 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 74
  • #37



    Shukys

    Gostei muito das suas colocacoes... realmente me ajudaram a rever alguns pontos... mas hidrodinamica é uma coisa que nao fui eu que enventei, é um termo de engenharia... entretanto podemos usar dinamica gasosa, dinamica dos fluidos ou escoamento gasoso...

    abracos

    Jossano

  • #38
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    talves vc nao tenha intendido minhas colocacoes, dei o exemplo do trolego para mostrar que um motor eletrico tem força e um rendimento superior a um motor de combustao interna... muitas vez as pessoas nao conhecem isso e nem a diferenca... sem colocar sistemas envolvidos, se nao as coisas ficam mais complexas e ai pode ficar confuso.
    Que um motor elétrico tem rendimento, torque, potência, controle maiores que um motor a combustão, além de ter menos peso, ser mais limpo e muito mais bonito, isso é indiscutível, mas novamente, é impertinente...


    Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Agora eu nao entendi sua colocacao sobre forca eletromotriz e contra eletromotriz a pesar de conhecer profundamente o assunto.... quando falei da quebra dos diferenciais quis dizer a seguinte situacao: veiculo parado e motorista pisando ate o fundo.
    Ora, como conhecedor do assunto, você deve saber melhor do que eu como se comporta um motor elétrico ao receber potência. E deve saber também que os trólebus, por seu tamanho e vias por onde trafegam, não podem dispor de dispositivos de dissipação de potência como os que existem nos trens a corrente contínua. Descarregue um dT/dt estúpido em cima de um diferencial num sistema onde o único ponto de escoamento é o próprio diferencial e tem-se a melhor máquina de moer relações do universo...

    Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Mas no fundo no fundo mesmo, o que quis deixar claro (e nao consegui) é que o motor a combustao interna é uma maquina que desde sua origem esta sendo aperfeicoada e mesmo assim nao temos ganho expressivos no rendimento.

    Inagine que maravilha seria se um motor a gasolina tivesse rendimento na ordem de 90%.... nao falariamos em motor 2.0 turbo..... falariamos em motor de 500cc puxando o Niva em qualquer estrada.
    Desculpa, mas aí é o óbvio ululante... Até eu que sou mais bobo queria...

    O que se discute aqui é: "um compressor a motor elétrico funciona?". Entenda por funcionar dar rendimento. Não é o que parece, pelo que foi exposto até agora, exceto pelo que você disse, que podem fazer os mais incautos saírem correndo pra comprar um compressor que tem "90%" de rendimento, sem pensar no que catso vai tocar esse miraculoso compressor.
    4X4 Brasil

  • #39
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Cavalcante,

    Para isso ate onde sei é que um turbo, blower ou qualquer coisa que de sobre alimentacao ao motor, ate um determinado ponto (0.5Kg, 0,3kg ???) aumenta o rendimento sem mecessitar injetar mais combustivel... Pergunto aos intendidos que ponto seria esse? Quanto de pressao posso colocar no meu motor sem precisar colocar mais combustivel, tendo maior potencia e nao maior consumo.

    Ja vi curvas de motores com e sem turbo mostrando ganhos de potencia no motor sem aumento do consumo ou seja so melhorando a estequiometria da relacao combustivel/ar

    abracos a todos

    Jossano
    Acho que agora posso dar uma opinião baseada em fatos

    Primeiro, vou dizer as características do motor do meu Niva, na época em que turbinei, que era 1.6 com pistões de 82mm do Chevette, de modo que era praticamente idêntico ao original 1.7 do Niva, que tem pistões de 82mm. A taxa de compressão era na ordem dos 9,2:1. A ignição era eletrônica e a ventoinha era elétrica. O carburador era um Solex 2E com venturis 21/25. Os gicleurs eram 130/150. O combustível era álcool. Nessas condições, aspirado, fazia uma média de 5 km/l de álcool na cidade, e cerca de 7,5 km/l na estrada.

    O motor rendia até bem, mas perdia muito na estrada em súbidas. Então, comprei um kit turbo de um amigo meu que era composto de um turbocompressor da Mitsubish L200 com A/R .35 (turbina) e .42 (compressor) e válvula de alívio (waste gate), bomba elétrica de combustível do Kadett 1.8 EFI, tampa de pressurização Beep Turbo para carburador Solex 2E com válvula de prioridade (aquela do espirro), dosador da linha de combustível e sensor de oxigênio (sonda lambda) e um manômetro de pressão com escala em bar. Acrescentei ao kit um intercooler do Gol 1.0 16VT. Fiz uma extensão 2x1 para o coletor de escape, e também um escapamento de 2".

    Montei tudo no Niva, com a válvula de alívio regulada para o mínimo e fiz o primeiro teste. Não deu mais que 0,2bar, e o resultado foi apenas modesto. Pensei que pudesse ser a regulagem mínima na válvula de alívio, e aumentei um pouco, pensando que daria mais pressão. Fiz outro teste e mais uma vez não passou de 0,2bar. Então, aumentei os gicleurs para 135/155, e voltei a válvula para o mínimo, e novo teste. Dessa vez chegou nos 0,4bar, e o motor se tornou outro em termos de desempenho. A 1500 RPM já dava 0,2bar no manômetro, e na casa dos 3000 RPM já dava 0,4bar. Folguei um pouco a regulagem da válvula de pressão e fiz novo teste. Aí chegou nos 0,6bar, e ficou bem mais agressivo, mas percebi pela tensão gerada pelo sensor de oxigênio que a mistura tendia a ficar pobre. Então, para não aumentar mais os gicleurs resolvi voltar novamente a regulagem da válvula para o mínimo e assim ficou estabelecido que a pressão máxima seria de 0,4bar.

    Como já falei em outras oportunidades, meu Niva não se tornou nenhum carro de corrida, mas era, de fato, um novo carro em termos de desempenho. Bem mais ágil nas arrancadas, na estrada subia bem em 5.a marcha, e raramente requeria uma 4.a. Com gicleurs 135/155 passou a fazer 5,5km/l de álcool na cidade, e fez até 8,5km/l de álcool na estrada.

    Resumindo, dependendo como o carburador estiver dimensionado para o combustível, talvez não seja necessário qualquer ajuste nos gicleurs para usar uma pressão de até 0,3bar. Um sensor de oxigênio conectado a um hallmeter ou voltímetro na escala de décimo de volt é fundamental para regulagem da mistura. E creio que o consumo teve ligeira melhora justamente porque a tendência de condução do Niva, ao contrário do Laika, e de acelerador mais aberto, ou seja, mistura mais rica, para que o motor renda melhor no Niva, já que o Laika, que apesar de ter o mesmo conjunto motriz, é bem mais econômico em função de fatores que despensam comentários. Então, o Niva já é gastador por natureza, e acrescentar ao motor um turbocompressor ou compressor de acionamento mecânico, com pressão moderada, só irá otimizar o resultado da queima desse excedente de combustível já dado ao motor do Niva.

    Ah, e antes que pergutem, fiz poucas trilhas com ele turbinado, mas como a turbina era de baixo ou lag, é comum manter pelo menos uns 2000 RPM em trilhas, e nisso a turbina já estava, dependendo da carga no motor, mandando pelo menos de 0,2 a 0,3bar para o motor, o que já fazia uma boa diferença.

    O problema em relação ao turbocompressor é que geralmente não compensa o investimento para se conformar com o ganho razoável como o que tive mantendo a pressão na casa dos 0,4bar. É aí que se descata a má fama do turbocompressor, pois quem geralmente faz o investimento espera ter mais de 50% de ganho, e só apelando para pressões maiores, o que acarreta as famosas quebras e aumento demasiado no consumo. Foi tudo o que não fiz, pois para mim o lance foi usar com moderação

    Agora, o TSSSssss nas trocas de marchas não tem preço, ainda mais em um Niva hehehehe

    Recomendo

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    4X4 Brasil

  • #40
    Citação Postado originalmente por Jossano
    ... mas hidrodinamica é uma coisa que nao fui eu que enventei, é um termo de engenharia...
    Quem se ateve ao termo não fui eu. Volta no texto e me inclua fora dessa!

    Citação Postado originalmente por Jossano
    Agora eu acho que o grande ponto da discussao toda deste topico é como extair a maxima potencia no nossos motores, sem gastar mais combustivel e principalmente muito dinheiro.
    Você, todas as montadoras e todos o donos de carro do planeta também querem isso!

    Citação Postado originalmente por Jossano
    Para isso ate onde sei é que um turbo, blower ou qualquer coisa que de sobre alimentacao ao motor, ate um determinado ponto (0.5Kg, 0,3kg ???) aumenta o rendimento sem mecessitar injetar mais combustivel... Pergunto aos intendidos que ponto seria esse?
    Sem injetar mais combustível, nenhum ponto!

    Citação Postado originalmente por Jossano
    Ja vi curvas de motores com e sem turbo mostrando ganhos de potencia no motor sem aumento do consumo ou seja so melhorando a estequiometria da relacao combustivel/ar
    Melhorar a estequiometria significa adequar a relação entre ar e combustível, logo, maior massa de ar é igual a maior massa de combustível, e como o turbo soca mais ar o combustível também tem que entrar na mesma proporção (na verdade até mais, mas pra simplificar deixa isso pra outro momento).

    Como não sei a origem das curvas que você viu não tenho como entrar no mérito, mas quando o assunto é dinamômetro tem que se tomar cuidado com o que aparece por aí.
    Primeiro, porque pode existir interesse financeiro, e aí é um tal de "entortar ponteiro de balança" que não tem nem graça.
    Segundo, porque ensaio com dinamômetro requer uma extensa lista de dados a serem controlados, inclusive ambientais (temperatura ambiente, pressão barométrica e umidade relativa do ar) e mesmo com um ótimo dinamômetro não é raro repetir o ensaio, com todas as variáveis praticamente idênticas, e obter resultado com 5% ou mais de variação.
    Pode parecer pouco, mas 5% é significativo quando se observa mudanças de pequena monta, como alteração de fluxo de ar aspirado por alteração de coletor, válvulas, comando, e por aí vai.
    Isso tudo pra ensaio quantitativo (valores absolutos), pra ensaio qualitativo (valores relativos) o rigor não precisa ser tão grande, desde que a alteração no motor não demande muito tempo, é claro.

    Mas, voltando a vaca fria, nem tudo está perdido, é possível sim melhorar a eficiência mas não na base da maior entrada de ar, que sempre deverá ser seguida da mesma proporção de combustível. O "segredo" está em aumentar a pressão média efetiva da câmara de combustão ou, em menor escala, melhorar a lavagem dos gases queimados, sem esquecer do re-enquadramento da curva de ignição, coisa que invariavelmente passa batido até quando se pensa em potência.

    Sds,
    Sukys

  • #41
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    O que se discute aqui é: "um compressor a motor elétrico funciona?"
    Lógico que funciona!

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Entenda por funcionar dar rendimento.
    Pode sim dar rendimento.

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Não é o que parece
    Não é o que parece porque até agora a única informação que apareceu foi o consumo elétrico, daí não dá pra falar muita coisa DESTE turbo-elétrico, mas dá pra falar do que se pode obter, na melhor das hipóteses, com coisa do tipo, e indo direto pros finalmente: Desde que seja adequado à cilindrada do motor, turbo-elétrico pode ser encarado como uma espécie de mini-micro-nano injetor de óxido nitroso. Em outras palavras, serve pra dar um alento repentino ao motor, não se presta pra uso continuado e nem atende o motor de forma adequada em todo o regime de giro.
    De quanto será o alento depende do motor e do turbo-elétrico, se vale a pena é definição de cada um.

    Sds,
    Sukys

  • #42
    Roberto,

    Tou com um motor diesel 1.7... um tesao de motor, mas a pesar de ter um bom torque o rendimento da estrada nao é muito grande... por isso estou procurando um sobrealimentador

    Entao, pela sua experencia uma pressao de 0,2bar ja daria uma diferenca substancial sem a necessidade de colocar mais combustivel certo?

    pelos meus calculos esses compressores eletricos dariam no maximo 0,2bar... ou seja, funciona!!!

    Bem agora vamos as mercadorias que estao disponiveis no mercado livre, Vc acha que eles realmente vao mandar uma pressao de 0.2 bar como prometem??? Pq a propagenda de ganho de 15% a 30% é uma grande mentira.

    Eu gostei muito do equipamento do forceflow, mas o valor total da 500 reais e uma drenagem na corrente do alternador... mesmo asim estou tentado.

    abracos

    Jossano

  • #43
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Cool O que parece ser a verdade

    Citação Postado originalmente por Jossano Ver Post
    Roberto,

    Tou com um motor diesel 1.7... um tesao de motor, mas a pesar de ter um bom torque o rendimento da estrada nao é muito grande... por isso estou procurando um sobrealimentador

    Entao, pela sua experencia uma pressao de 0,2bar ja daria uma diferenca substancial sem a necessidade de colocar mais combustivel certo?

    pelos meus calculos esses compressores eletricos dariam no maximo 0,2bar... ou seja, funciona!!!
    Até agora, com exceção do que falei sobre minha experiência com turbocompressor, falamos sobre a efetividade ou não do supercharger elétrico anunciado apenas baseando-nos em teorias. Por mais que cálculos sejam exatos, o que conta mesmo para a tomada de decisão é o depoimento de quem já fez algo que pretendemos fazer.

    Se procurarmos no Google encontraremos esse assunto sendo discutido em outros foruns, porém, ninguém ainda teve coragem de encarar, pelo menos que se tenha notícia aqui no Brasil.

    Fuçando na net, encontrei um depoimento de alguém que acredito ser um americano que teria experimentado o supercharger elétrico, como o anuncionado no MercadoLivre. Recomendo a leitura, e tire suas próprias conclusões

    A Review and Test: Electric Superchargers
    http://www.j-body.org/forums/read.ph...1&t=113561&p=1

    Sobre o que foi dito, só gostaria de fazer uma observação: o motor testado era bem maior que o que costumamos usar por aqui. Isso pode ter influenciado o resultado. Mas é apenas uma suposição

    Sobre a eficácia de se ter 0,2bar a mais no motor, pelo menos no meu caso, que era o motor do Niva 1.7, posso afirmar que era notável, mas nada espetacular. O que fazia a diferença mesmo era os 0,4bar.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.
    4X4 Brasil

  • #44
    Só pra esquentar mais um pouco a coisa te um cara vendendo por
    R$ 289,00 só q esse vem direto de fora, dizem q tem uns mais fortes q chegam até á 0,6 Psi, se tiverem contato com alguma loja de fora talves saia mais barato.

    Alguem se habilita??

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...tncia-show-_JM

  • #45
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Luiz André Ver Post
    Só pra esquentar mais um pouco a coisa te um cara vendendo por
    R$ 289,00 só q esse vem direto de fora, dizem q tem uns mais fortes q chegam até á 0,6 Psi, se tiverem contato com alguma loja de fora talves saia mais barato.

    Alguem se habilita??

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...tncia-show-_JM

    O problema é que nas qualificações do vendedor desse produto não há qualquer comentário relevante sobre a eficácia do produto, como pode ser visto no link a seguinte:

    http://www.mercadolivre.com.br/jm/pr...oper=0&orden=1

    Por hora, não encaro não.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #46
    Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    57
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    PessoALL,
    além de tudo que foi dito aqui, acredito que esse "turbo" só vá fazer efeito em determinada RPM, pois ele não vai alterar a rotação para manter a pressão, uma vez que é elétrico, pois quando houver uma admissão de volume maior, automaticamente ele não conseguirá manter os 0,2 psi... Então, a meu ver, só deverá ser usado quando se precisar uma potencia maior imediata. Como a sua eficiência é pouco, não vale a pena comprar. []`s

  • #47
    Gente, no meu ver 5000rpm nao garante folego nem pra marcha lenta. Turbos elétricos modernos tem controle da rotaçao pela pressao gerada e atingem fácil 50 mil rpm!

    O turbo normal pode atingir até 120 mil rpm.

    Pra gastar 500 e ficar na mesma, coloque um turbo bom, vai gastar uns 1000 mas vai prestar!

  • #48
    uiiaaaaaaaaa 50 mil??? RPM ???? 120 mil RPM ?????? uiiaaaaaa me mostra aonde tah esse niva q chega nessa rotação??????? heuheuheuheuhuehuehuehuehuheeuhuehue

    brincadeira eu entendi a msg só queria dar umas risadas heuheuheuheuheuheuhuehuehuehuheuheuheuhe

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade