x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1

    Bloqueio do diferencial




    Desculpem-me aqueles que lerão isto no tópico anterior. É que trata-se de uma nova dúvida e acabei postando lá por inexperiência . Mas acho que aqui obterei mais sucesso.
    Ocorre que sábado precisei colocar o "cara" de ré em uma rampa bem íngreme. Como tinha bastante cascalho solto travei o diferencial reduzi e, como de costume, subiu facim facim. Porém, quando desci, fui desbloquer a deu o maior trabalho. A alavanquinha nem se mexia! Precisei engatar primeira, dar uma arrancadinha, tentar e tentar até que liberou. O que pode ter acontecido? É normal isso?
    Obrigado de novo!
    Aguinaldo

  • #2
    Travar a alavanca de câmbio ou do bloqueio é normal... agora, a alavanca da reduzida eu não sei, mas nunca aconteceu comigo...

  • #3
    Ufa que alívio.
    Talvez não me expressei direito. Só a de bloqueio que travou. A da reduzida não.

    Obrigado

  • #4
    Caras, aconteceu isto comigo neste final de semana ... o bloquei travou e n queria destravar de jeito nenhum, tive q dar umas arrancadas com o carro para tentar destravar, precisei de ajuda de um amigo mais experiente em niva ... só assim consegui.
    alguém tem alguma resposta/solução pra isto?

  • #5
    A dica é o seguinte: se utilizou o bloqueio e andou para frente, ande um ou dois metros para trás e ai desengate o bloqueio. O mesmo vale para o processo inverso. Abraços.

  • #6
    Só pra deixar meu testemunho:
    Meu NIVA só desengata o bloqueio depois de rodar uns 2 (ou até 3) metros em sentido contrário ao que eu estava rodando. Sempre pensei que tinha que dar ré (no bom sentido...) pra desengatar (ops!). Só fui perceber "esse lance" de andar no sentido contrário ao que se estava pra desbloquear, quando, eu puxei de ré (iiiih, isso não soou bem...), um carro que estava atolado na areia fofa em um terreno aqui perto de casa (Quando ele me viu chegando com o NIVA já veio correndo e gritando com uma corda na mão, rsrsrs...) e pra desbloquear, eu tive que andar pra frente uns 2 metros, parar, e aí desbloqueou.

    Outra coisa:
    Já tentei, mas nunca consegui bloquear ou desbloquear em movimento,
    mas também nunca forcei, hehehe!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário
    Entrada
    15/01/2007
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    No meu Niva acontece a mesma coisa com o bloqueio mas eu consigo desengatar o bloqueio com o carro rolando (tentei uma vez e deu certo).

    Eu acho que se tentar engatar o bloqueio com o carro andando vai dar merda...

  • #8
    Um amigo postou uma vez que bloqueia e desbloqueia com o Niva andando (em linha reta, é óbvio) até uns 40km/h com extrema facilidade

    Resolvi experimentar e ele estava certo! A alavanca entra e sai (ops!!) com a maior facilidade!


    Abraços
    http://dentrododireito.blogspot.com
    "Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim."

  • #9
    Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    377
    Agradecimentos: 0

    Possíveis causas

    Quando se engata o bloqueio o eixo traseiro, em curvas, terá que girar na mesma velocidade do eixo dianteiro, o que causa um esforço torcional nas engrenagens do diferencial central. Daí, tentar desengatar o bloqueio com as engrenagens sob pressão é difícil. Porém, se levantar umas das rodas do chão é possível perceber que ela girará rapidamente alguns graus no sentido em que a engrenagem está sofrendo a pressão, e fica fácil desbloquear.

    Outro razão que já vivenciamos por 2 vezes aqui em Goiânia-GO foi o fato da relação do diferencial dianteiro ser diferente do diferencial traseiro, ou seja, pegamos casos em que tinha relações 4,1 (10x41):1 e 4,3:1 (10x43) no mesmo carro, e aí fica difícil conseguir desbloquear. A solução foi igualar as relações. Isso deve ter acontecido porque a relação 4,3:1 que veio em alguns Nivas não é tão fácil de ser achada, mas a 4,1:1 é, já que foi a mesma usada nos Laikas que vieram pra cá.

    []'s
    Roberto França
    Goiânia-GO.

  • #10
    Eu acho que se tentar engatar o bloqueio com o carro andando vai dar merda...
    Minha dúvida, era porque um amigo meu tinha uma Defender 110 (4x4 integral, como o NIVA) e o bloqueio era engatado e desengatado em movimento (em linha reta) e com extrema facilidade
    OBS. Essem mesmo amigo já teve (e eu ja andei neles, hehehe), Band e - atualmente - Engesa, e em todos, a tração dianteira era engatada também - sem o menor problema - com o carro em movimento (em linha reta, óbvio)...


    ...o fato da relação do diferencial dianteiro ser diferente do diferencial traseiro... e aí fica difícil conseguir desbloquear.... a solução foi igualar as relações...
    Não acho difícil o meu NIVA ter esse problema, a julgar pela quantidade de gambiarras e "serviços porcos" que ele tinha, e que fui descobrindo aos poucos...

  • #11
    Pessoal, além de linha reta, o terreno tem que ter boa aderência, ou seja, não se deve desengatar o diferencial em terrenos arenosos ou em lama, mesmo que esteja em linha reta...

  • #12
    Usuário Avatar de Carlos4x4
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    SAO JOSE DO RIO PRETO/SP
    Idade
    57
    Posts
    165
    Agradecimentos: 0

    desengate do bloqueio

    Olá pessoal!
    Se os pneus dianteiros e traseiros tiverem medidas diferentes, o desbloqueio do diferencial também vai ficar dificil, da mesma maneira que, se as relações dos diferenciais forem diferentes, como postou o colega.
    Abraços.
    Carlos.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Diferencial central X Bloqueio de diferencial
      Por leoutg no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 55
      Última resposta: 04/10/2013, 23:19
    2. Tração 4x4
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 07/07/2008, 18:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade