x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
  • #1

    Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.




    Pessoal, meu irmão tem um Niva ano 90 em perfeito estado, muito bem cuidado e, detalhe, de uso urbano o carro nem vê barro.

    Nesta sexta-feira, ele tinha ido dar uma voltinha de uns 40 km e quando voltava para casa, estava a uns 20km/h em uma pequena curva, o carro deu um estalo e perdeu a tração e freiou sózinho.

    Quando foi verificar o ocoorido, percebeu que havia sido quebrado o cubo da roda dianteira (lado motorista). Esse cubo é que segura todo o conjunto da roda dianteira, ficando sómente presa pela pinça do freio.

    O que impressiona é que fomos em uma concessionária comprar o cubo para troca e o atendente nos informou que é normal essa quebra.

    Por entender que a peça é vital para a segurança do veículo e de seus ocupantes e, também por nunca ter ouvido falar nesse tipo de quebra, fiquei preocupado com esse item e prefiro entender que o que ocorreu foi por um defeito de fabricação da peça, ainda mais pelo fato de que o Niva não é usado em trilhas e tampouco exigido sobre-esforços.

    Bem, nós estamos substituindo os dois cubos e resolvendo a situação, porém gostaria de lançar aquii uma pesquisa para saber se esse tipo de quebra já aconteceu com algum de vocês? Também vale um alerta para todos nós sobre mais essa ocorrência.

    Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

    Abraços

    Carlos

  • #2
    Usuário Avatar de João Costa
    Entrada
    27/03/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    122
    Agradecimentos: 0
    Fala Carlos,

    Já tive um Niva e também quebrei o cubo dianteiro, mas vale ressaltar que na época eu havia trocado o rolamento dianteiro e não tive a manha de ajusta-lo corretamente, deixei muito justo.

    Antes deste Niva tive outro por 2 anos que nunca deu este problema, eu usava o carro diariamente, e fazia umas trilhas aos finais de semana, acho que seu irmão deu azar.

    Abraços.

  • #3
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Olá,

    É Carlos, é normal quebrar o cubo de rodas sim. O que mais vai aparecer é gente falando que foi culpa disso ou daquilo, imperícia, mau uso, má manutenção, instalação errada e por aí vai. Depois tire suas conclusões.

    O curioso é que uma peça como essa, vital para o carro, assim como os pivôs quebram a 3x4 por aí e a culpa é sempre de um alienígena eleito qualquer.

    Uma coisa é certa: a qualidade das peças LADA são uma graaaande porcaria! E o pior é que com determinadas procedências ela ainda pode ficar pior ainda! (ex. cubo de roda da argentina... pior que a russa!)

    []´s,

  • #4
    Usuário Avatar de Firewall®
    Entrada
    26/03/2006
    Idade
    52
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Nunca tive um Niva, mas pelo conhecimento que tenho, creio que um ajuste errado em um rolamento da roda não deveria ser suficiente para causar a quebra do cubo da roda. Ou seja, parece mesmo ser um problema crônico do Niva.
    Vamos aguardar os comentários de outros foristas...

  • #5

    Fotos Da Peça

    Vou procurar tirar fotos da peça e colocar aqui no Fórum. É impressionante isso ter quebrado, porisso pergunto se já viram coisa parecida.

    Abraços

    Carlos
    Detalhe: O ajuste do rolamento estava correto, sem folga demasiada ou aperto excessivo.

    Certa vez o NIVA de um colega travou a roda a mais ou menos 90km/h, devido aperto excessivo do rolamento por um mecânico e não quebrou o cubo, porisso prefiro acreditar que é um defeito da própria peça. Caso contrário é preocupante.

    As peças novas compradas são brasileiras, acredito que são melhores que as Argentinas (rs rs rs), pois aparentam serem mais robustas do que as originais russas. Agora o problema que mesmo assim, ainda existe a dúvida da segurança?

    Ai vão algumas fotos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.-cubo-da-roda-niva-002.jpg   Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.-cubo-da-roda-niva-006.jpg   Pesquisa - Quebra do cubo da roda dianteira.-cubo-da-roda-niva-007.jpg  

  • #6
    Nunca tive um Niva, mas pelo conhecimento que tenho, creio que um ajuste errado em um rolamento da roda não deveria ser suficiente para causar a quebra do cubo da roda.
    Tem uma galera que se fode quando leva niva a mecânico que pensa igual vc hehehhe Dá uma olhada nesse vídeo.... http://sarancar.com.br/dicas.asp?cod=5999

    Até onde sei a culpa é, como o Márcio Magalhães falou, da péssima qualidade das peças... agora, onde arranjar peças de qualidade boa (segundo dizem, as italianas), não sei...

  • #7

    Quebra Do Cubo

    Notem pelas fotos que, na parte quebrada há sinal de ferrugem o que pode ser característica de pequenas fissuras internas da solda/material e que, pelo fato do carro nunca ter sido forçado em trilhas, a peça aguentou por 17 anos.

    Tá certo que 17 anos é muito tempo, mas mesmo assim a gente entende que essa peça deveria aguentar.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Tem uma galera que se fode quando leva niva a mecânico que pensa igual vc hehehhe Dá uma olhada nesse vídeo.... http://sarancar.com.br/dicas.asp?cod=5999

    Até onde sei a culpa é, como o Márcio Magalhães falou, da péssima qualidade das peças... agora, onde arranjar peças de qualidade boa (segundo dizem, as italianas), não sei...

    É isso ai Gustavo, peças de má qualidade. Só um detalhe: Temos Jeep há mais de 30 anos e nunca levamos a nenhum mecânico, nós mesmos fazemos as manutenções, porisso digo que os ajustes estavam corretos e rodaram assim por mais de dois anos após a última troca dos rolamentos que fizemos.

    PS: Não consigo acessar o link que você passou.
    4X4 Brasil Razão: complementando

  • #9
    Tenho meu carro a há 9 anos. Rodo com ele diariamente, mas a muito que não ve barro. Quebrar, claro que quebra, mas nada que um carro bem usado, mal dirigido, com 9 anos de uso e 110.000Km rodados.
    Meu carro é bem tratado e procuro usar peças sempre de boa procedência. Têm mais de 6 meses que não vê oficina. O que todo ano tenho de trocar é o maledito cilindro de embreagem. Na próxima quebra, vou partir para o da toyota.
    E tem tb o maldito GNV, que até hoje não acertei. Claro que se eu comparar os custos de manutenção com o meu fusca, ai sim...
    []s

  • #10
    Usuário
    Entrada
    09/01/2007
    Local
    Betim MG/MG
    Idade
    50
    Posts
    970
    Agradecimento: 1
    Pera aí amigo chará , tu de mal com o Niva . Na verdade todo jipe quebra , até a toyota bandeirante . Posso dizer isso porque tive Rural , Toyota Bandeirante 88; JPX 2005 e 2 Nivas .

    O meu primeiro jipe foi um Niva que compramos em 1993 (meu pai que comprou e usei de tabela ) . Não quebrava nem a pau , o motor foi aos 200000 km e o cambio nunca escapou marcha . etc. Foram inumeras viagens com galera acampar em castelhanos , tirei varios carros do areião e uma vez até uma d20 . Comecou a quebrar acessorios quando comecei a frequentar com assiduidade o Pinheiirinho , trilha das aranhas . Também fizemos a do camel , Ribeirão Grande ....
    Na aquela época , trocava embreagem 4 vez por ano .

    O JPX sem comentários apesar de ter ido 2 vezes para bonito com ele , não quero mais nem de graça .

    A toyota bandeirante , bem , aquenta bem mais , mas também quebra .
    O cambio por exemplo depois de alguns anos moe por dentro .
    O diferencial também quebra dente .
    O motor não , é pau para toda obra .

    Vitara, deus pai , tenho uma amiga que comprou e vendeu rapidinho :
    Homocinética batendo
    Suporte de coxim de motor que trincou
    Radiador de plástico que furou
    Sensor de injeção que acendia a luz toda hora .

    O ultimo passeio da anonimatos , em caucaia , de tres sportage , so um não foi rebocado , os outros a tração não funcinou .

    Bem , todo jipe quebra , o Niva tem muitos defeitos , mas muitas qualidades , por exemplo , dificil um diferencial quebrar , caixa de redução , etc .

    Esse cubo de roda quebrar , foi realmente um fato não comum .

  • #11

    Respondendo a pesqusa !!!!

    O CUBO DE RODA DO NIVA QUEBRA

    Meus, isso é um papo que nunca acaba!!!!!! è problema do Niva Na minha mais sincera opnião:
    NÃO !!!!
    É ajuste mal feito dos rolamentos de roda dianteiros !

    Não significa que foi a primeira vez que cagaram no pau, pode ter sido a segunda ou terceira vez que deu pau no aperto do rolamento e travou a roda !!!!!! Ou até mesmo uma folga não percebida pelo dono que gerou um calor e travou o rolamento !!!



    AGORA O QUE MAIS ME INCOMODA !!!!!!!!!!!!!!!!

    Todo cubo de roda DIANTEIRO de :fusca,brasilia, variant,etc.............. tem rolamento duplo conico
    Toda linha linha gol/parati/saveiro/voyage tem o cuBo de roda traseiro com duplo rolamento cônico !!!!!!
    Por que não dá pau nesses carros

  • #12
    Usuário Avatar de Márcio Magalhães
    Entrada
    23/11/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    48
    Posts
    662
    Agradecimentos: 0
    Olá,

    Que todo carro quebra e temos vários exemplos disso, é óbvio.
    ...que tem carro problemático que dura muito e não quebra toda hora, também existe.
    ...que a qualidade das peças do Niva são uma bomba, só não vê quem não quer.


    Faço uma lista de Nivas que que quebraram o cubo de roda. Outra para diferencial (que tem suporte de manteiga!). Outra para pivô (esse é até brincadeira!)... isso porque o Niva é ruim, mecânico não conhece ou qualquer outra desculpa? Não! A qualidade das peças sim, é pavorosa!

    []´s,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade