x
Convex Datacenter
Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 1234567 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 79
  • #13



    Citação Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    CAmaRAda Giuliano, teu Kit GNV" é "completo" - com Variador de Avanço - ? Sua ignição, quer dizer, a ignição do teu Niva é "convencional" (com platinado) ou eletrônica? Tuas velas/cabos estão bons? O filtro de ar é não está sujo?......
    São coisas relativamente simples que você pode verificar, e já dão uma melhorada - pelo menos estabiliza o funcionamento e consumo (tanto pra GNV, quanto pra gasolina), melhorando a queima e homogenizando a mistura ar/combustível...

    Pra quem quer andar no GNV sem perder - muita - potência, o variador de avanço é imprescindível, e o ideal mesmo era que se aumentasse a taxa de compressão.
    O problema é que uma taxa ideal pra GNV é maior que a usada em Álcool (se eu não me engano, por volta de 14:1), o que inviabiliza o uso na gasolina, principalmente em um carro carburado (sem "sensor de detonação" - pré-ignição, "batida-de-pino"...).

    Uma coisa que pode ser feita também - pra não perder tanto desempenho no GNV - , é a conversão pra álcool (aliada ao GNV), aumentando a taxa de compressão (rebaixando o cabeçote ou trocando os pistões), substituindo velas, etc... pois o álcool trabalha "mais próximo" do GNV que a gasolina: Ambos (Álcool/GNV) "precisam" de Taxa mais alta, ponto de ignição mais avançado, velas com "graduação térmica" semelhante...
    Agradeço as colaborações dos colegas.
    Luciano, com relação a velas, cabos e filtros, tá tudo 100%...agora a ignição do meu Niva foi trocada por platinado...pra manutenção emergencial na trilha dizem que é mais conveniente este sistema, mas não sabia que alterava o desempenho do Niva.
    Outra dúvida é com relação ao variador de avanço, eu achava que só carro com injeção eletrônica poderia usar...
    Por enquanto vou me ocupar tentando minimizar as vibrações, trocar fluidos e retentores, etc...além de dar um trato na suspensão dianteira (pivôs e amortecedores) pois o pivô inferior esquerdo se rompeu... ainda bem que tava devagar e não causou maiores consequências.
    Alguém saberia dizer quantos Km se pode rodar com cada jogo de pivôs com relativa segurança? Eu estou comprando os meus da Sarancar, segundo fui informado são os originais.
    O aumento da potência com troca de pistões eu vou estudar posteriormente, minha dúvida é com relação à adaptação do pistão na biela original. (pino, tec)

  • #14
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Rapaz, você fez um tremendo downgrade no seu sistema. Põe a ignição eletrônica de volta.

    Algumas vantagens da ignição eletrônica:
    - Não tem componentes eletromecânicos de desgaste - os contatos do platinado, que pulsam quatro vezes por rotação completa do motor (4 cilindros), ao invés disso existe um sensor de rotação do distribuidor, que pode ser por indução (bobina) ou efeito hall;
    - Está sujeito a menos falhas nas altas rotações, o que é normal de acontecer com o platinado. Por ser um dispositivo mecânico, é complicado mesmo ele pulsar 16.000 vezes por minuto com o motor a 4.000 RPM. Eventuais falhas nas altas rotações em sistemas de ignição eletrônica são devidas somente à bobina.
    - Não tem nada que ajustar platinado, limpar platinado, trocar platinado, lixar platinado, etc. etc. etc.
    - Menos problemas com água no distribuidor, principalmente nos de efeito hall. Só quem sofre é o conjunto rotor/tampa. Secou esses aí, tá tudo certo. Se entrar água num sistema com platinado, no meio da trilha você vai ter de secar absolutamente tudo.
    - Pelas características próprias do platinado, o ajuste de ponto deve ser revisto periodicamente. A mola do platinado cansa, fazendo com que o avanço se altere.
    - Em um sistema eletromecânico é muito mais difícil variar o avanço eletronicamente. Dá pra fazer, mas não existem equipamentos comerciais pra isso. Com ignição eletrônica a conversa é outra. Basta atrasar ou adiantar o pulso do sensor, o que qualquer produto de prateleira faz com as duas mãos nas costas e os pés amarrados.
    Tem muito mais, mas a história já está ficando longa demais

    Essa conversa de platinado ser melhor pra trilha é a mesma de quem diz que carburador é melhor que injeção eletrônica... É a tal paúra da eletrônica...

  • #15
    Valeu pelos esclarecimentos.
    Acabei de conseguir um sistema eletrônico (acho que é de um Laika, se não me engano) com um amigo que também tem um Niva e até que num preço até razoável... no dele, um Niva 91, ele colocou o sistema eletrônico e confirmou que o carro realmente vira outro, além do que não precisou fazer nenhuma adaptação.

  • #16

    Caso vá trocar os Pistões...

    O aumento da potência com troca de pistões eu vou estudar posteriormente, minha dúvida é com relação à adaptação do pistão na biela original. (pino, tec)
    Giuliano, Os pistões mais utilizados são os do Fusca 1500cc: É importante que seja do Fusca 1500, pois têm 83mm de diâmetro - maiores que os do Niva 1.6, que têm 79mm; e até os do Niva 1.7i, que têm 82mm - mas são (bem) menores que os do Fusca 1600 (85,5mm): Não daria pra alargar tanto...

    A adaptação nas bielas pode ser feita retrabalhando o furo do pistão, ou "embuchando" as bielas (o cara da retífica vai entender).
    Outra coisa que deve ser observada é o encaixe das válvulas, para que estas, quando abertas, não batam nos pistões. Para contornar esse problema, pode ser feito um rebaixo nos novos pistões, ou atrazar o ponto do comando, que - além de melhorar o torque "em baixa" - não bate mais.

    Outros pistões utilizados são os do Tempra 2.0 8v, que têm 84mm de diâmetro e não tem adaptação para encaixar nas bielas do Niva: entra um pouco "justo", mas entra (eiiita) e, PARECE (não estou bem certo disso) que não bate nas válvulas... Só que custa 3 ou 4 vezes mais que os do Fusca!!!


    A TÍTULO DE COMPARAÇÃO (Diâmetro dos pistões & Cm3 de Cilindrada - com o curso original do Niva, de 80mm).

    ORIGINAIS:
    79mm - 1.568cc (do Niva 1600)
    82mm - 1.689cc (do Niva 1.7i)

    OBS. Alguns Laika saíram com motor 1.6cc (igual ao do Niva) e outros com motor 1.5cc, com a diferença que, neste último, os pistões tinham 76mm de diâmetro, resultando em 1.451cc.


    C/ PISTÕES DE FUSCA 1500
    83mm - 1.731cc
    83mm ("sobremedida" 0.25mm) - 1.741cc
    83mm ("sobremedida" 0.75mm) - 1.752cc
    83mm ("sobremedida" 0.50mm) - 1.762cc
    83mm ("sobremedida" 0.100mm) - 1.773cc

    C/ PISTÕES DE TEMPRA 2.0 8v
    84mm - 1.773cc (iguais aos do Fusca 1500 "sobremedida" 0.100mm)


    A TÍTULO DE CURIOSIDADE:
    COM OS DO FUSCA 1600 (85,5mm), o Niva ficaria com 1.837cc, mas - repito - não dá pra alargar tanto!

  • #17
    Ok Luciano, valeu, vou dar uma conversada com meu mecânico à respeito - vou imprimir estas informações e levar pra ele.
    Acho que conforme a forma de pagamento vale a pena optar pelos pistões de Tempra, por ser bem mais prático e a princípio não requerer serviços de torneiro...agora seria interessante se alguém pudesse confirmar que realmente não bate nas válvulas.
    Só uma última dúvida...quantos cv adicionais, são esperados aproximadamente com a modificação dos pistões? (por regra de 3 daria uns 9,5 cv...)

  • #18

    Question

    Citação Postado originalmente por Giuliano Barbosa Ver Post
    Ok Luciano, valeu, vou dar uma conversada com meu mecânico à respeito - vou imprimir estas informações e levar pra ele.
    Acho que conforme a forma de pagamento vale a pena optar pelos pistões de Tempra, por ser bem mais prático e a princípio não requerer serviços de torneiro...agora seria interessante se alguém pudesse confirmar que realmente não bate nas válvulas.
    Só uma última dúvida...quantos cv adicionais, são esperados aproximadamente com a modificação dos pistões? (por regra de 3 daria uns 9,5 cv...)
    Antes de mexer no bloco, como já lhe explicaram, tem um monte de coisa que pode melhorar o desempenho do seu carro !
    Eu começaria pelo:
    1ª- variador de avanço
    2ª- bobina mais forte como a do gol MI
    3º- ignição vc já voltou o sensor hall né !
    4º- Velas de 4 eletrodos com abertora de 1mm
    5º- refazia todo o escape com cano de 2" e apenas um abafador no finalzinho
    6º- rebaixar o cabeçote e deixar a tx de compressão com no minimo 12:1, passando pra alcool
    7º- Compra um comando Sobe (o vulgo aerocar)

    Só depois de tudo isso é que eu partiria pra abrir o motor

    A não ser que vc tenha um grana ai sobrando, ai faz tudo isso numa pailada só e ainda injetava e colocava um MSD

    Fora isso não tem muito mais o que fazer não

    E ainda com tudo isso não vai chegar perto dos 100Cv

  • #19
    Potencia é inversamente proporcional a consumo.

    Tenho AP 1.8, faço 5 km/l no alcool na trilha, reduzida....nao precisa mais que isso, sobra motor.

    No asfalto anda a 90km/k susse e sobe morro a 60km/h em quarta....com pneus offroad e 3 diferenciais isso é o limite.

    Lembrem-se: vc comprou um niva e náo uma Pajero.

  • #20
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3

    Fazendo as pazes com o Niva

    Camaradas,

    Ontem finalmente terminei a instalação do carro, com os pistões do Tempra. Já rodei 100 Km e realmente ficou beeeeeeem melhor.
    Amanhã vou para o Rio, semana que vem para SP e em duas semanas terei rodado 3000 Km e poderei fazer um relato mais confiável. Em termos de consumo parece que está igual (gasolina e GNV), mas é cedo para dizer com 100 Km rodados. Estou enfiando o pé na jaca e já estou rodando no GNV sem dó, a 120 na Dutra... eita! Já fui pra Resende 4 vezes.
    Estou testando bem hoje, pois apartir de amanhã não vai ter moleza, vai ficar russo pro russinho.
    Em relação a tamanho de pistão, acho que da forma que fiz pode ser usado o do fusca 1600 ou mais, pois usei camisas de 90,8 mm de diâmetro externo, podendo ser usado camisas até 92 mm externo pelo visto. É claro que sumirão as paredes do bloco e ficará como no CHT (camisa molhada).
    Envio as fotos da brincadeira:
    Arquivos Anexos

  • #21
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Completando as informações junto às fotos, os pistões do Tempra ficaram quase faceando o bloco, e para isso tive que tirar 1 mm aprox. da cabeça do pistão (nesse modelo). Mas isso vai variar, pois existem vários modelos de pistão. Comprei outro jogo de pistões (custa 50,00 a 80,00 nas oficinas) para o próximo e têm o desenho da cabeça bem diferente.
    Outra coisa que aconselho (eu não fiz nesse) é colocar embuchamento na biela para os pistões do Tempra e usar as travas originais do pistão, ao invés de ficar prensando e esquentando a biela para tirar os pistões. Afinal é um trabalho artezanal e acabamos tendo que tirar e colocar mais de uma vez correndo risco de trincar o pistão. A taxa de compressão ficou entre 9 e 9,2.
    A abertura das válvulas ficou com 25 admissão e 30 escape.
    Estou com o comando Sobe, porém passei para a posição Stand. Penso em colocar na posição D, já que agora tenho torque em baixa demais da conta, e quero dar prioridade pra alta, mas não sei se vai bater nas válvulas já que será atrasada em 4 graus....

    Mas realmente ficou diferente, o ronco do motor mudou, antes eu subia o parque de Itatiaia em segunda e agora subo em terceira com folga, a subida de casa que fazia em primeira mesmo na gasolina agora fez em segunda tranquilamente. Agora na estrada, consigo andar a 110 Km no gnv (antes a 90) e não cai tanto nas subidas mas ainda cai. Acho que o desenho do motor não ajuda na alta, é um projeto para torque e não final. Será que passando a polia Sobe para posição D ajudaria em alta?...........
    Se eu chegar a conclusão que não melhorou muito na estrada, vou arrumar um motor de Tempra mesmo..... Afinal estou preparando o carro com prioridade para expedições e não para trilhas pesadas. Cada caso um caso. Ahhhh Patagônia........
    4X4 Brasil

  • #22
    Citação Postado originalmente por alexandre roveri Ver Post
    Antes de mexer no bloco, como já lhe explicaram, tem um monte de coisa que pode melhorar o desempenho do seu carro !
    Eu começaria pelo:
    1ª- variador de avanço
    2ª- bobina mais forte como a do gol MI
    3º- ignição vc já voltou o sensor hall né !
    4º- Velas de 4 eletrodos com abertora de 1mm
    5º- refazia todo o escape com cano de 2" e apenas um abafador no finalzinho
    6º- rebaixar o cabeçote e deixar a tx de compressão com no minimo 12:1, passando pra alcool
    7º- Compra um comando Sobe (o vulgo aerocar)

    Só depois de tudo isso é que eu partiria pra abrir o motor

    A não ser que vc tenha um grana ai sobrando, ai faz tudo isso numa pailada só e ainda injetava e colocava um MSD

    Fora isso não tem muito mais o que fazer não

    E ainda com tudo isso não vai chegar perto dos 100Cv
    Realmente meu motor estando bom não seria conveniente fuçar nele...estas novas dicas para aumento de potência a maioria eu não conhecia.
    Variador de avanço em carro carburado ainda é um mistério pra mim!
    O rebaixamento do cabeçote eu penso em fazer por ser mais simples, entretanto não sei quanto tirar para chegar na compressão do álcool de 12:1; (tem que mudar mais alguma coisa, tipo carburador, mangueiras, etc, vi em algum lugar que o álcool corrói tudo por onde passa...)
    Com relação às velas eu comprei as NGK recomendadas no manual, não sei a especificação dessas especiais de 4 eletrodos
    A bobina do Gol acho que consigo achar pra comprar...tenho que ver o preço.
    ... o lance do escape não faria ele perder força em baixa para ganhar em alta?
    ... agora o problema mesmo obviamente é o $$$$$ pra fazer tudo isso de uma vez!

    Não espero que o Niva ande como uma Pajero...modestamente pretendo que possa me levar e trazer a lugares que os 4x2 não vão, mesmo que seja meio devagar mas uns cv a mais seriam bem-vindos.

    De qualquer forma, legal as informações dos pistões do Tempra, talvez seja uma opção adequada para quando o motor já estver mais cansado.

  • #23
    Usuário Avatar de Mauricio Rossetto
    Entrada
    05/07/2006
    Local
    Itatiaia/RJ
    Idade
    57
    Posts
    513
    Agradecimentos: 3
    Amigos, só um detalhe: Para Nivas com GNV velas de 4 eletrodos não são indicadas.

  • #24

    Question

    Citação Postado originalmente por Mauricio Rossetto Ver Post
    Amigos, só um detalhe: Para Nivas com GNV velas de 4 eletrodos não são indicadas.
    não é indicado Eu achava que tudo o que melhorasse a faisca ajudava no GNV
    Exprica pra nois ai

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade